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  1. Grande iniciativa esta!!!!!! O Tozé um dia disse-me que andavam a pensar em fazer um evento deste género: "Olha lá, não era fixe arranjarmos uns aquários, depois meter uma malta a montá-los e levá-los para a PetFestival para as pessoas verem?" Depois de me certificar que ele não estava etilizado, como é óbvio, desmoralizei-o como um bom céptico consegue! Disse-lhe todas as coisas que são necessárias para demover um carnivoro a comer um bom bife mal passado! Duvido que eu tenha sido o único! Para espanto meu, lá íamos conversando e ele teimava em levar esta coisa para a frente! Acredito que toda a equipa teve um papel essencial em manter esta ideia de pé, e o que é certo, é que isto corria mesmo a hipótese de acontecer! Faltavam umas semanas, e lá me convenceu a participar, pensei que seríamos 2, ou no máximo 3! Confesso que sou um homem de pouca fé! De um momento para o outro, estávamos 11 e acredito que se fosse necessário, passaríamos a 14 ou a 15! O Ismael lá se safou 😂 e a verdade é que deu um gozo incrível! É por isso mesmo, que por gajos como eu, que isto nunca andará para a frente, e resta-me agradecer a TODA A EQUIPA do forum, e muito em especial ao Tozé, por meterem uma coisa destas para a frente! Faz falta quem arrisque, quem aposte, quem trabalhe, quem chateie quem está acomodado, quem procure, quem arranje soluções, quem perde tempo, quem acredita!!!! Hoje fica apenas a tristeza de mais gente não ir, de não aproveitar a oportunidade de passar um tempo especial em torno de um hobby que tanto gostamos! Para o ano, não serão apenas 2 ou 3 a arranjar malta para participar, mas sim 12 "gajos" com a responsabilidade de perpétuar este movimento. Parabens a todos Quanto ao aquário, que é o que menos interessa neste percurso, lá vai andando... O layout foi feito na manhã, e à noite, enquanto via o rescaldo do jogo na tv, metia água. Preferia não passar a noite em drystart. Assim, assunto resolvido. Tpas de 2 em 2 dias, no minimo de 50%. Fertilização apenas com K e com Micros. Nunca trabalhei com este substrato, e por isso não fazia ideia como é que ele se portava. Arranquei de casa em direção à Casa dos Discos para falar com o Nuno, e ele logo me explicou como fazer. Assim, se correr bem o mérito é nosso, se correr mal, a culpa é dele!!!!!! 😉 Ao fim de uns dias, lá começo a olhar com calma para o aquário e percebo a infeliz escolha da Bolbitis e o local onde a coloquei. Nova encomenda de plantas e assunto resolvido. Na próxima semana está corrigido. Entretanto a válvula solenoide deu o berro! Passei à porta da Zanclus do Fortunato e lá ele confirmou. Nem vou dizer quanto custou, mas a conta está por pagar em nome do Tozé! Ele é que me arrastou para isto, ele que a pague que tem bom corpinho! No domingo passado, água toda fora, mudei a areia para um tom mais escuro, acho que funcionou 😄 Venham de lá as criticas, que para dizer bem está cá a minha mulher. Um dos meus filhos também gostou... da Patrulha Pata, e o outro também gosta... de comer! Nome do aquário: O Zezinando não tinha onde ir, e por isso lá se fez à estrada e foi ás Amoras (Zezinando foi ás Amoras) Data de montagem: 07 Outubro 2018 Dimensões do aquário: 45x30x30 cm, 5mm Extra Claro da Ila Volume: 40 L Equipamentos: Filtro: Hailea bio filter cascata SL-306 Iluminação/Fotoperíodo: Twinstar light 300 C, 10 horas Sistema de CO2: Pressurizado, difusor NEO L (?) Substrato & Hardscape: Substrato: Aquaria Neo Soil, Areia fina castanha Hardscape: Ryuoh stone Aqua Gravel ADA Red moor wood Fertilização: Equo, FLorido K, Florido Trace Flora: 1x Micranthenum micranthemoides 2x Microsorum pteropus 'Petit' 2x Rotala species 'Vietnam' 2x Rotala rotundifolia 2x Michanthemum sp. 'Montecarlo' 1x Bolbitis heudelotii 1x Rotala Wallichi Já em andamento: 1x Rotala Rotundifolia 2x Anubia petit? nana? (Não me lembro) Fauna: 0
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  2. Boas pessoal, Tenho andado um pouco afastado aqui desta comunidade mas aqui fica para quem ainda não teve oporetunidade de ver a foto final deste aquario que submeti a concurso !!! Espero que gostem Crystal Valley 2018 Final Shot by Nuno Matos, on Flickr
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  3. Olá malta. Deixo só uma de perfil... para não dizerem que nunca mais actualizei isto :) Cumprimentos Luís Fortunato
    11 points
  4. Boas a todos os amantes da aquariofilia! Há poucos mêses atrás, a minha vida tomou posse de uma nova etapa, ser pai, é algo que me fascina todos os dias, por esse motivo e por querer dar mais de mim, optei por abrandar um pouco mais a disponibilidade para os meus aquários, e como não consigo "pausar" o hobby por completo tive de analisar bem alguns pontos para conseguir uma logística aceitável. Os principais pontos que tinha de reduzir era nas podas e replantações optando por poucas plantas e de crescimento lento, não ter obstáculos que me dificultassem a limpeza dos vidros e conseguir algo simples e natural, onde se possam ter cores vivas e espaço suficiente para os peixes desfilarem, porque este aquário será o palco principal do meu filho e claro meu também ;) Esta montagem não tem nada de "tchanannnnn" ou técnicas X para alcançar Y....é simples, mas inspirada nas incríveis baías do Vietnã em Halong Bay, um local onde praticamente não existe intervenção de mão humana, autênticas baías perdidas. Setup Nome: Lost Bay Data montagem: 29-07-2017 Móvel: [DIY] Movel ADA Style 60cm Aquário: 60*30*36 | Vidro Float | Solaqua Aquários Iluminação: 1 calha led made in china +/- 2250lm (estou estupefacto com o resultado) + Vivagrow 60 Filtragem: Eheim eXeperience 250 + Lily Pipes vidro Termostato: Externo inline 200W Jebo Co2: Pressurizado | Kit Botija 3kg + atomizador + Drop checker | 3bps Hardscape: 7kg Dragon Stone | Solaqua Aquários Substrato: NEO Soil Plant 8L, Areia de sílica 1,5kg | Solaqua Aquários Flora: Montecarlo, Blyxa Japónica, Pogostemon Helferi, Limnophila Hippuridoides, ...outras espécies a apurar Fauna: Caridinas Japónicas, Boraras Urophthalmoides, .....outras espécies a apurar Fertilização: E.I. Micros + Macros + Seachem Excel Outros: [DIY] Cooler Slim Alumínio 2 ventoinhas Esta montagem ainda está a sofrer alterações, as plantas e fauna que menciono não estão todas, será breve, mas para já deixo um pequeno vídeo da montagem. Espero que gostem! Cumprimentos,
    10 points
  5. Hoje foi dia de manutenção. Aproveitei e tirei o material para umas fotos mais bonitas... Roots - 18082017 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-9 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-8 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-5 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-7 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-4 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-3 by Luís Cardoso, no Flickr Roots - 18082017-2 by Luís Cardoso, no Flickr No final da manutenção: Roots - 18082017-6 by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos, Luís Cardoso
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  6. Boa tarde a todos Ao fim de mais uma ausência sem partilhar nada, lá veio o Tó Zé desafiar-me a partilhar mais qualquer coisa. Esta montagem é completamente diferente do que tudo o que fui fazendo. Primeiro, O Objectivo. Era dedicado a uma especie de peixes: Apistogramma Boreli. Enquanto todos os outros aquarios que fui montando por aqui eram exclusivamente pensados para o aquascaping, escolhendo as especies de peixes depois, desta vez foi o contrário. Não sendo um entendido em apistogrammas escolhi uma especie bem facil, sugerida pela Ana Lopes da Blackwater (recomendo vivamente). Segundo, A Exigencia. Queria um aquario FACIL! De preferência que não me obrigasse a meter as mãos dentro de agua. Ao fim de tanto tempo, precisava de uns meses em que só observasse pelo prazer e não pelo desenvolvimento do que estava dentro dos vidro. queria ferias da tesoura e da pinça!!!! Assim, escolhi plantas de crescimento lento, e de preferência que pudesse utilizar as que vinham da ultima montagem - Resistebat Terceiro. A Duração. Quando montava os ultimos aquarios, sabia que depois das fotos, era contagem decrescente para desmontar. Neste não. É para ficar até me cansar dele ou ter vontade de fazer outro. Seja quando for. Ando a juntar material para a aquisição de um aquario maior (120.45.45), e enquanto vou comprando tudo (vai demorar o tempo que for necessario), este aquario vai ficando por aqui. Alem disso, como é de especies de plantas de crescimento lento, o tempo jogará sempre a favor dele e não o contrário. Nesta montagem tinha tambem um desafio: A dificuldade em arranjar uma data para que pudesse fazer isto com calma, assim, aquilo que vou descrever foi o processo de desmontagem da ultimo layout e a montagem deste, numa operação de um fim de semana. O texto (com poucas edições), foi retirado do post que fiz na página do Facebook, Aquariofilia. (data do post, 5 de maio de 2017) "Montar e desmontar aquários Este fim de semana desmanchei o layout que tinha e fiz outro, numa operação de 29 horas, que tentarei descrever a fim de ajudar quem se ‘mete’ nestes desafios. Tinha como objetivos a remodelação completa, assim como não utilizar nenhum outro aquário ‘de suporte’, não ter mortes nos peixes e gastar o menos dinheiro possível. Como é óbvio segue testamento, mas quem seguiu os outros (https://www.facebook.com/groups/Aquariofilialusa/permalink/1856989401189601/ e https://www.facebook.com/groups/Aquariofilialusa/permalink/1875338789354662/) já sabe o que espera… :) Comecei sexta feira ás 17.00. Fui buscar uma caixa do IKEA e coloquei lá água diretamente do aquário. Nessa caixa coloquei a água, um termo, uma bomba de ar, e um filtro interno com algumas cerâmicas que retirei do filtro que servia o aquário que ia desmontar. Apanhei os vivos (peixes e camarões) possíveis, uma vez que como estava severamente plantado não foi possível apanhar tudo, e coloquei na caixa. No aquário comecei a operação por podar todas as plantas de caule que tinha. Retirava o produto cortado com cuidado para não trazer vivos agarrados. Não usei a rede, apenas as mãos e deixava escorrer a água pelos dedos. Tudo junto deu um saco do pingo doce cheio… É extremamente importante não arrancar nada!!! Como podemos ter ainda alguns vivos na coluna de agua, não queremos remexer o substrato para não alterar os parâmetros da agua. Corta-se rente ao substrato com uma tesoura qualquer, porque como vamos acertar no substrato (ao de leve) varias vezes, uma tesoura de aquariofilia pode empenar ou perder qualidade na lamina. Com as plantas de caule fora, retirei anubias e musgos. As anubias estavam presas a troncos e a pedras e essas foram fáceis de retirar. As que já desenvolviam raízes para o substrato, foram cortadas essas mesmas raízes a fim de não levantar nada. Por ultimo retiram-se as criptos. Talvez as plantas mais difíceis de retirar. As criptos podem ter raízes que atingem os 30 cm ou mais de comprimento. Se puxarmos mexemos o substrato TODO. A solução passa por levantar ligeiramente com um garfo (que entra ligeiramente perpendicular à planta, dentro do substrato, e corta-se por baixo do garfo sem o retirar do substrato. Uma vez mais, utiliza-se uma tesoura qualquer). Depois de toda a massa vegetal ter saído, retira-se o hardscape (troncos e pedras) que não estão enterrados no substrato. Por fim retira-se todos os vivos restantes. Acreditem que nesta altura em que retirei os últimos camarões, a agua ainda estava muito transparente, mesmo depois de ter retirado tanta coisa. Com os vivos todos dentro da caixa, posso mexer à vontade. Escorro a agua TODA do aquário. Faço-o com o substrato dentro do aquário, e da seguinte forma: Chego o substrato todo para um lado e do outro lado enfio uma mangueira no fundo do aqua e retiro a agua (lama) que sai. O substrato retiro à pazada para dentro de caixas. Esse substrato é depois estendido em cima de tampas dessas caixas (do IKEA por exemplo) para secarem durante a noite. O aquário é lavado com agua e raspado com uma razor. Não aconselho o uso de detergentes quando se monta o aquário logo no dia a seguir como era o caso. O silicone pode absorver esses produtos durante a limpeza e não ter tempo para os libertar em poucas horas. Com isto tudo eram 02.30. Deitei-me… No dia seguinte, sábado, começo por tratar do substrato logo pela manhã, 10.00. Não ia precisar de todo, mas de alguns quilos apenas. Assim, não precisava de tratar de tudo o que ganhava tempo. Como faço para reutilizar? Simples… Uso maioritariamente nas minhas montagens a Amazónia. Nesta ultima tinha uma mistela de substratos. Tinha Amazónia antiga (já vinha de 2 montagens anteriores), 3 kg de Amazónia nova, power sand (uma embalagem pequena), mais o terra nera da Equo (2 montagens), e uma embalagem de Vigor Plus da Equo (2 montagens). Ou seja, substratos ricos, mas já reutilizados algumas vezes. Parte do substrato já vai para o terceiro ano! Utilizo estes porque alem de serem bons, mantêm a sua integridade ao fim de muito tempo. Ou seja, não se desfazem com facilidade. São caros? Uma saco de Amazónia custa aquilo que fumo durante 8-10 dias! Visto desta forma é caro ou barato? Caro é fumar… Assim, e como se mantêm a sua integridade, uso uma peneira para os separar. Utilizo uma grossa primeiro para separar o power sand e o vigor plus do resto. Ambos têm um grão de muito maior diâmetro, e assim ficam logo de fora. Vou utilizar outra vez, porque são substratos férteis e não acredito que estejam já ‘fora de validade’. A seguir, peneiro novamente com uma malha mais fina, separando o pó ou areia que possa existir do substrato do terra nera e da amazónia. Se vos mostrasse ao vivo este substrato que veio do aquário com um novo, dificilmente viriam as diferenças. O pó e areia restante vai para lixo ou floreiras… De manhã lavo também os troncos que vou utilizar (com agua apenas e escovo-os com uma escova de dentes ‘virgem’) e as pedras. Com tempo ainda até ao almoço, trato das plantas que vou reutilizar para a nova montagem. Tinha decidido que nesta montagem ia apenas colocar plantas de crescimento lento e nada de caule. Foram muitos meses de volta do aquário com a tesoura na mão e por isso preciso de descanso. Opto por utilizar apenas anubias, criptos, trident, buces e uma ou outra coisa que possa dar jeito. Comprei 3 potes de plantas que faltavam para completar a minha ideia e estava feito. As restantes plantas estavam a caminho do lixo. Pensava que as ia vender, mas depois de as ver com cuidado abortei essa hipótese uma vez que não estavam impecáveis. Liguei para quem já me tinha comprometido e pus ao corrente da situação: a HM tinha filamentosas. Logo, para mim, se não gosto de comprar plantas com algas, também não as vendo! Nem ofereço! Nem essas, nem qualquer outra que esteja no aquário como é obvio. Se precisasse do dinheiro para esta montagem provavelmente recuperava o aquário e depois fazia dinheiro, mas como tinha decidido que ia ter custo mínimo com ele, e os próximos fins de semana iam ser caóticos, optei por mandar para as floreiras… As plantas que ia usar, recupero o possível. Banho de lixivia a 1/10 durante uns minutos, sacrifica-se tudo o que esteja em pior estado. Corto as raízes em excesso, e retiro todas as folhas que não estejam bem. Mesmo assim fiquei com muito. Dos 4 potes de anubias que tinha colocado inicialmente, tinha neste momento, sem exageros, mais de 15! Todo o tridente que usei para esta, estava num único tufo na montagem anterior… separei agora em 4 porções bem generosas. Com isto já é hora de almoço, 13.00… Recomeço com aquilo que mais gosto, brincar com o layout. Não tinha muitas preocupações estéticas e o tempo era pouco, assim, numa hora coloco os troncos e as pedras. Utilizo apenas no chão do aquário, areia de sílica. Não a branca mas uma ligeiramente mais escura. A opção é estética mas também por causa fauna que penso colocar. O efeito fica impecável, uma vez que o móvel é lacado a branco e o aquário tem as colagens transparentes, hoje ao ver o aquário ao fundo da sala parece que o layout está em cima do móvel e não dentro de um aquário. Como vou colocar criptos e uma echino, tenho de colocar o substrato que preparei. Como não quero misturas a solução passou por arranjar uns garrafões. Corto na altura desejada, retiro o fundo e furo com orifícios pequenos em toda a volta. Lá dentro meto o substrato fértil primeiro e depois a amazónia. Como fica atrás dos troncos não se vê. O espaço entre eles é preenchido com pedras de tamanho pequeno. Passo à fase de plantar. Primeiro a parte posterior (echino e criptos), passo para a bolbitis e tridente e acabo a colocar as buces e anubias nas zonas de sombra. Acabo o layout com a colocação do areão que ajuda na perceção de continuidade da areia com os troncos. Encho com agua diretamente da mangueira do jardim e coloco de imediato um termo a funcionar com o skimer a funcionar para dar circulação na agua e apanhar uma ou outra folha que se tenha soltado. A agua estava ligeiramente baça (muito pouco mesmo) por causa da areia. O filtro (2217), que entretanto esteve sempre na caixa do IKEA com o caudal reduzido, foi colocado logo no aquário. Uma vez que nunca parou (aliás, parou apenas no processo de mudança aquário-caixa-aquário) nunca deixou de estar ciclado. Ou seja, mesmo sendo uma montagem nova, o processo bacteriológico não foi interrompido dentro do filtro. A ajudar esse processo, tudo (com exceção da areia) estava ‘ciclado’ (troncos, pedras, substratos, etc…). Na caixa ficou apenas o outro filtro interno que aguentava perfeitamente algum tempo (pouco), uma vez, que tal como referi, tinha matérias filtrantes cicladas. Com isto finalizado, Janta-se. Depois de jantar, e deixando a agua do aquário chegar aos 25 graus, a mesma da caixa, começo o processo de passagem dos vivos para o aquário. Retiro agua da caixa (25% de cada vez) para o cano, e volto a encher com agua do aquário recém montado. Ao fim de o ter feito umas 4 ou 5 vezes, começo a apanhar os vivos com uma rede e a colocar no aquário. No fim de tudo são 22.00 de sábado, ou seja, 29 horas depois. Hoje conto apenas um morto, um camarão que levou com um calhau na caixa. Tudo a comer bem, e feliz da vida. O melhor disto? Foi a primeira montagem que o puto (4 anos) ajudou… PS: Dinheiro gasto, +/- 20€ (em 3 potes) … PS2: O que fiz aos restantes troncos, pedras e substrato? O que faço sempre, guardo tudo, porque não quero gastar muito dinheiro na próxima vez ;)" O aquário ficou assim nesse dia, Desde esse fim de semana já sofreu algumas alterações, - alguns troncos mudaram de posição -4 cocos foram colocados para os apistos -foram retiradas algumas plantas que estavam atrás e não gostava da forma como ocupavam o aquario - foi retirado o gravel que estava de inicio -foram retirados os dois ancistrus sp. que aparecem nas fotos em baixo. O setup final do aquario, está no fim das fotos. As fotos seguintes retratam como o aquario está neste momento. Espero que gostem. Primeiro a FAUNA A REMODELAÇÃO ACTUALMENTE SETUP Fauna: Casal de Apistogramma boreli; 2 x Farlowella acus; 10 x Corydora habrosus; 15 x Paracheirodon axelrodi; 1 x Swellia leoonelata; 1 x Yunnanilus sp. rosy Flora: Anubias barteri var. nana; Bolbitis heudelotii; Bucephalandra sp. 'Red'; Bucephalandra 'Wavy Green'; Echinodorus palaefolius; Lagenandra meeboldii 'Red'; Microsorum pteropus 'Trident'; Taxiphyllum 'Spiky'; Hardscape: Hornwood; Seiryu Stone; Areia de Silica; Amazonia reciclado Filtro 2217 (5kg de Stilla); Calha MasWas 30w; CO2 pressurizado (1 bps); TPA: Semanal 25% Fertilização Equo: 1ml P, 2ml K, 3 Trace (3 x semana) Valores Agua: Nitratos 5; Ph 6; kH 4; gH 4; 26ºC Aquario 70x50x45
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  7. Boa noite pessoal algum tempo que não vinha ao fórum deixo vos o meu projeto para 2018 abraços Setup: Aquário: ADA 60P Substrato:ADA Amazónia Hardscape: Spirit Stone, La Plata Sand Iluminação: ADA Aquasky 601 Irei fazendo update quanto a fauna e flora pois ainda não está decidido. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
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  8. View File Calculadora EasyFert (Estimative Index) 2018 Para quem faz os seus próprios fertilizantes em casa e não gosta de depender da disponibilidade da internet para ter acesso a calculadoras online, esta aplicação resolve o problema, também foi desenvolvida a pensar nos iniciantes do E.I. por esse motivo decidi criar o campo "Como administrar" para ajudar a entender melhor outros patamares importantes, o campo "Como administrar" só aparecerá quando preencherem os primeiros 3 campos. Contém 2 métodos de fertilizantes, ou seja, método 1 (cálculo em gramas) é fazer as pesagens dos compostos apontando a um valor alvo em ppm, o método 2 (cálculo em ppm) é para aqueles que gostam dos valores mais correctos fazendo os fertilizantes em separado colocando os ppm pretendidos por cada ml e devolvendo a quantidade em gramas a colocar do composto à solução. Qualquer dúvida/melhoria ou possível erro encontrado por favor contactar-me via mp. Esta aplicação é apenas compatível com Windows. Obrigado! Cumps, Submitter Miguel Simões Submitted 26-01-2018 Category Programas
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  9. Bom venho aqui deixar 2 fotos deste layout a primeira já com alguns dias !!! Generated from my Samsung SM-G950F using tools.rackonly.com A segunda foi tirada hoje após uma grande tesourada e manutenção !!! Generated from my Samsung SM-G950F using tools.rackonly.com Espero que gostem da evolução !!! [emoji4] Enviado do meu SM-G950F através de Tapatalk
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  10. Ao longo dos mais de 14 anos que esta comunidade tem, milhares de novos membros nos perguntaram qual seria a melhor escolha para começar no hobby ou nos questionaram sobre se o kit X ou Y à venda seria uma boa escolha. A todos fomos respondendo com mais ou menos escolhas acertadas de acordo com o que existia à venda no mercado. Nas últimas semanas, aquando de mais um novo membro que nos procurava para saber qual material comprar, fez-se luz nas nossas cabeças e surgiu a ideia de criarmos um kit dentro de certos requisitos que entendemos ser os mais acertados para quem começa poupando assim algum dinheiro e dores de cabeça aos membros. Evitamos assim que os membros comprem os kits em grandes espaços comerciais, na sua grande maioria inadequados, obrigando a deitar fora algum equipamento por troca de material mais de acordo com o ideal. Aos nossos patrocinadores propusemos que dentro de uma lista de material que achamos equilibrada para quem começa o hobby ou mesmo para quem pretende adquirir novo aquário, que nos enviassem listagem dos produtos que cada um disponibiliza nas suas lojas. Podemos então desde já divulgar os kits que quer a Soluções Aquáticas quer A Casa dos Discus nos indicaram e que achamos serem boas escolhas daí levarem o selo recomendado pelo forum. Queremos desde já deixar claro que não teremos qualquer lucro associado à venda destes kits sendo da exclusiva responsabilidade dos lojistas toda a parte comercial e técnica dos produtos que compõe os kits. Este tópico será actualizado sempre que haja alterações de produtos. Boas compras! . . . . . .
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  11. Data da montagem : 15/08/2018 Trabalho realizado a 4 mãos, um grande obrigado Tozé. Aquário – cm: 108C X 40A X 50P Filtração - Eheim 2213 (440l/h) e Eheim 2217 (1000l/h) Iluminação – Duas zetlight de 90cm a 100% CO2 – pressurizado com um difusor TMC Aquagro a 2 bps Fertilização – Método EI Substrato – Tudo o que já tinha (que era uma mistura de Ada, Tropica e Jbl) para dar altura e mais 25l de JBL manado. Basicamente foi tirar, secar e reutilizar. Utilização de filtro UV 3 horas diárias. Harscape – Troncos e raizes de oliveira Fauna – neritinas puligera, C. Japonica, Red cheries e a peixarada ainda está por definir Flora – Blixa japónica, musgos de java, anubias var mini, S. Repens, E. párvula (parece-me que tenho lá uma folha), Buces, H. pinaffitida, Hydrocotyle verticillata, micranthemum monte carlo, marsileia hirsuta, lilaeopsis brasiliensis, hemianthus micranthemoides e mais
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  12. E pronto...o aquário entrou na sua fase máxima ou quase.. Apartir daqui é aó tentar manter...vamos ver como corre. Eu julgava que a montecarlo ia ficar abafada mas pelos vistos vai ser ao contrario. Com o tempo dá uma mistura engraçada. Já tenho ajudante. 😉 Só falta um fotografo para a foto final. 😉
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  13. Boa noite, ontem li este tópico e realmente fiquei bastante incomodada, daí preferi não responder a quente e esfriar as minhas ideias, só tenho que LAMENTAR QUE MEMBROS NÃO SE RESPEITEM E NÃO MANTENHAM A BOA EDUCAÇÃO num fórum que se dedica precisamente à entreajuda num hobby que em princípio todos gostamos! Estamos cá para impor esse respeito, mediar de forma imparcial e justa! E obviamente ajudar quem precisa de respostas, mas também quem as queira aceitar. Obviamente que quem cria um Tópico está sujeito a um role de opiniões, que podem ser do seu agrado ou não, mas que quase sempre são construtivas e querem SALVAGUARDAR A BOA CONDUTA NA AQUARIOFILIA , afinal trata-se de manter seres vivos e todos se devem esforçar por lhes dar as melhores condições. Ora é normal que nem sempre estejam de acordo mas com isso não quer dizer que se criem desarmonias, faltas de educação, ora posto isto, @Gabriel Boccia SÓ LHE FICAVA BEM UM POUCO DE HUMILDADE E UM PEDIDO DE DESCULPAS aos membros e ao fórum! Mesmo assim, vou responder às suas dúvidas se se der ao trabalho de as ler, pode ser que o ajudem a tomar boas decisões num futuro próximo, pelo menos é o que espero pelo bem da fauna que agora mantém. Acabei de montar um aquário de ciclídeos com as seguintes especificações: - 63 litros (45x40x35) Totalmente inadequado para ciclídeos africanos no geral. Sendo que para ciclídeos dos Lagos Malawi e Vitória é impensável. 120cm de frente é o mínimo dos mínimos para um aquário do lago malawi, apartir dos 150cm de frente é o aconselhável. No entanto, para uma espécie de conchiculas do lago Tanganyika até seria possível, se tivesse cuidado com o layout. - Filtro Aquaclear 200 Filtro inadequado para as dimensões desse aquário, de mochila com pouco caudal. Informo-o que ciclídeos sejam de que parte do mundo forem, precisam de bons filtros, é um equipamento indispensável para o bem estar da fauna, pois são eles que providenciam a boa qualidade da água no aquário. Para africanos devem ter um caudal de saída de 7X o volume do aquário, guiando-me pelo caudal anunciado pelos fabricantes sem matérias filtrantes, porque na prática com as matérias filtrantes perdem 30%a 50% do anunciado, dependendo das marcas. - Substrato Samoa Pink Sem problema. - Rochas Sansibar Aqui deve-se ter cuidado e ter em atenção na escolha da rocha, porque esta às vezes apresenta buracos que se tornam pequenos e os peixes podem ficar entalados ou até arestas onde se podem magoar. Mas é uma rocha comum nas montagens de africanos, tendo em atenção também a disposição das mesmas. - Aquecedor com termostato Roxin 100w Sem problema - Iluminação Led calha comúm Sem problema, não precisam de grandes calhas de iluminação e às vezes as suas cores até sobressaem mais que menos intensidade de luz. A fauna do aquário é a seguinte: - Aulonocara nyassae pink 5 cm - Tropheus Duboisi 3 cm - Demasoni Pombo 5 cm - Labidochromis yellow 4 cm Aquários de ciclídeos africanos devem ser montados consoante o lago que escolhemos! Portanto, outro ponto a ser levado em consideração é o facto de não se dever misturar espécies de lagos diferentes. Ora dessa lista tem espécies de Malawi e uma de Tanganyika, nomeadamente Tropheus, logo a partir daí começam as incompatibilidades entre espécies, fora por exemplo ter um Mbuna com um tropheu com cores idênticas, coisa que não suportam gerando conflitos entre si, fora guerras por território, etc.  Montei este aquário para deixa-lo com o aspecto de marinho e gostaria de saber a opinião de vocês sobre layout e fauna, por exemplo, "Quais peixes posso colocar?" "Devo colocar mais rochas?" Pois, a começar pelo aspecto marinho que não entendo o porquê de se preocupar com isso, já que não são espécies de água salgada. Que peixes pode colocar, a resposta é nenhum, pois não são as condições adequadas para eles, para além de que se adiciona-se mais alguns, supondo que os compra juvenis, não iam chegar a adultos... Quanto às adicionar rocha também não vale a pena, por todos os motivos que identifiquei desde o início, para mais que 45cm de frente não são de todo minimamente suficientes para para albergar a fauna que mantém, por isso não é isso que vai ajudar para não haver confrontos entre eles. Sei que o aquário é pequeno, mas pretendo ficar com ele por só mais 1 ano e depois aumenta-lo para um maior (ainda não sei quantos litros). É notório o seu desconhecimento sobre o tema, o que de todo não é um comentário depreciativo nem pretende sê-lo, pois todos começamos por algum lado e vamos aprendendo ao longo da nossa vida, com isso evoluímos em todos os aspectos. Duvido muito que algum desses peixes chegue até lá, o que devia fazer era devolvê-los a quem lhos deu ou vendeu e optar por outro caminho, outras espécies, outro tipo de layout, etc. Acho que esta é a informação indispensável, não vale a pena dizer mais para já. Espero que o tópico prossiga sem mais incidentes, obrigada aos outros membros que por aqui passaram até ao momento.
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  14. 07-02-2018 Um pequeno update depois da poda da semana passada. 07022018-_MG_3389-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 07022018-_MG_3390-Editar by Luís Cardoso, no Flickr 07022018-_MG_3391-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos, Luís Cardoso
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  15. Quatrocentos e dez dias de vida!!! [emoji16] Enviado do meu SM-G900F através de Tapatalk
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  16. Bom quase a perfazer 2 semanas de vida o arranque não podia ter sido melhor, as plantas arrancaram logo em força, posso dizer que ja levou tesoura 2x !!! Aqui fica uma fotografia tirada hoje !!! IMG_4399 by Nuno Matos, on Flickr
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  17. Obrigado Sérgio. Agradecemos as tuas sugestões e levaremos em conta se houver interesse quer de quem compra quer dos lojistas, isto não depende de nós! A nossa opção por um aquário de 60 foi após muitas horas de discussão interna de maneira a termos um compromisso entre litragem e restante material que fosse equilibrado a preços atingíveis por quem começa ou mesmo para aqueles que já tendo algum aquário pretendam um destas dimensões. NGE, ainda bem que sentiste curiosidade :) Quanto aos materiais que compõe cada kit, ao contrário daquilo que achas, nós enquanto equipa não vimos nenhuma fraqueza para os efeitos pretendidos ou não teríamos colocado o nosso selo de recomendação! Apesar de não ser da nossa responsabilidade a escolha de cada elemento que compõe o kit nunca aceitariamos escolhas que prejudicariam o kit final! Quanto à tua sugestão de kits para crianças, não sei se elas se sentiriam confortáveis dentro de um aquário de 60 cms! :p Agora a serio, nós não fazemos aquários para crianças mas sim para peixes, invertebrados, etc etc. A aquariofilia responsável não deve ser considerada como se de novo brinquedo para brincar e depois chutar para canto! Infelizmente muitos pais oferecem pequenos nanos ou pior ainda boiões junto com alguns desgraçados peixes de agua fria num impulso o que vai contra tudo aquilo que defendemos!!!! Se os papas querem oferecer um ser vivo que criem condições para tal e ensinem as crianças! Isto serve para peixes como para tartarugas, cães, gatos, pássaros, etc etc.
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  18. Ciclo do Azoto & Síndrome do Novo Aquário O que é o Ciclo do Azoto? Tal como todas as criaturas vivas, os peixes libertam excrementos (xixi e cócó). Estes compostos à base de nitrogéneo decompõem-se em amónia (NH3),que é altamente tóxica para a maioria dos peixes. Na natureza, o volume de água por peixe é extremamente alto, e os resíduos diluem-se para baixas concentrações. No aquário, ao contrário, pode demorar tão pouco como algumas horas para que as concentrações de amónia atinjam níveis tóxicos. Quanta amónia é demais? A resposta rápida é: se um kit de teste é capaz de a medir, já é demais (i.e. está em concentrações que pode prejudicar os peixes). Considere acções de emergência (mudanças de água, zeólitos, argila) para reduzir o perigo. (uma discussão mais detalhada da toxicidade da amónia está mais à frente nesta secção.) Falando em termos de aquários, o "ciclo do azoto" (mais precisamente, o ciclo de nitrificação) é o processo biológico que converte a amónia noutros, relativamente inofensivos, compostos de azoto. Felizmente, existem bactérias que fazem esta conversão para nós. Algumas espécies convertem amónia (NH3) para nitritos (NO2-), enquanto outras convertem os nitritos para nitratos (NO3-). Assim "fazer o ciclo do o aquário" refere-se ao processo de estabelecer colónias de bactérias no substrato filtrante que convertem amónia -> nitritos -> nitratos. As espécies desejáveis de bactérias nitrificadoras estão presentes em todo o lado (e.g. no ar). Portanto assim que tiver amónia no aquário é apenas uma questão de tempo antes que as bactérias desejáveis estabeleçam uma colónia no substrato do seu filtro. A melhor maneira de conseguir isto é colocar um ou dois (ênfase no UM ou DOIS) peixes resistentes e baratos no seu aquário. Os detritos dos peixes contém amónia da qual as bactérias vivem. Não dê comida a mais! Mais comida significa mais amónia! Sugestões para algumas espécies são: peixes dourados comuns (para tanques de água fria), zebras, barbos para tanques de água quente e peixes donzela em aquários de água salgada. Durante o processo de ciclo, os níveis de amónia vão subir e depois repentinamente baixar à medida que as bactérias formadores de nitritos se estabelecerem. Dado que as bactérias formadoras de nitrato só começam a aparecer quando houver nitritos presentes em quantidade suficiente, os níveis de nitrato vão disparar (à medida que a amónia acumulada é convertida), continuando a subir à medida que a amónia produzida é convertida em nitritos. Uma vez as bactérias formadoras de nitratos estejam estabelecidas, os níveis de nitritos vão cair, os níveis de nitratos vão subir, e o aquário está em ciclo. O seu aquário estará totalmente em ciclo assim que haja produção de nitratos (e os níveis de amónia e de nitritos sejam zero). Para determinar quando o ciclo está completo, compre os kits de teste apropriados (veja a secção de Test Kits) e meça os níveis, ou leve uma amostra de água à loja de peixes deixando-os efectuar os testes por si (talvez por uma pequena quantia). O processo de ciclo demora normalmente entre 2 a 6 semanas. A temperaturas abaixo de 21C, demora mais a fazer o ciclo do aquário. Em comparação com outros tipos de bactérias, as bactérias nitrificadoras crescem lentamente. Em condições óptimas, são precisas 15 horas para uma colónia duplicar de tamanho! Muitas vezes é possível acelerar o tempo de ciclo. Alguns procedimentos comuns são descritos mais abaixo nesta secção. Cuidado: EVITE A TENTAÇÃO DE COMPRAR MAIS PEIXES ATÉ QUE O SEU AQUÁRIO TENHA EFECTUADO O CICLO COMPLETO! Mais peixes significam maior produção de amónia, prejudicando o seu bem estar e provavelmente causando mortes. Uma vez atingidos níveis de amónia altamente prejudiciais ou tóxicos, o seu aquário sucumbiu ao "Síndroma do aquário novo", o aquário ainda não está totalmente em ciclo e a amónia acumulada tem concentrações letais para os peixes. Quanta amónia é demais? Num aquário estabelecido, a amónia não deve ser detectada usando os test kits comuns, disponíveis nas lojas. A presença de níveis detectáveis indica que o iltro biológico não está a trabalhar em condições, ou porque o aquário ainda não estabilizou completamente, ou porque o filtro não está a funcionar de forma adequada (e.g. demasiado pequeno para a carga de peixes, entupido, etc.) É imperativo que trate do problema (o filtro) conjuntamente com os sintomas (altos níveis de amónia). A concentração letal para os peixes varia entre espécies; algumas são mais tolerantes do que outras. Além disso, outros factores, tais como a temperatura da água e a química têm um papel importante. Por exemplo, a amónia (NH3) muda continuamente para amoníaco (NH4+) e vice-versa, com as concentrações relativas de cada um dependendo da temperatura da água e do pH. A amónia é extremamente tóxica: o amoníaco é relativamente inofensivo. A altas temperaturas e pH, há mais azoto na forma de amónia do que com um baixo pH. Os test kits comuns medem a amónia total (amónia + amoníaco) sem distinguir entre as duas formas. O quadro seguinte dá-nos a quantidade máxima de amónia-N em mg/L (ppm) que pode ser considerada segura a uma dada temperatura e pH. De novo, note que um aquário com um filtro biológico estabelecido não terá amónia detectável; este quadro é apenas para fins de emergência. Se os seus níveis se aproximam ou excedem os níveis mostrados, tome medidas de emergência IMEDIATAMENTE Temperatura da água pH 20C(68F) 25C(77F) ______________________________ 6.5 15.4 11.1 7.0 5.0 3.6 7.5 1.6 1.2 8.0 0.5 0.4 8.5 0.2 0.1 Minimize o stress dos peixes durante o ciclo Se os níveis de amónia se tornarem altos durante o processo de ciclo devem ser tomadas medidas correctivas de modo a prevenir a morte dos peixes. Provavelmente será necessário efectuar uma sequência de mudanças parciais de água, diluindo a amónia para níveis seguros. Como medida de precaução final, vários produtos comerciais (i.e. "Amquel ou "Amno-Lock") neutralizam com segurança a toxicidade da amónia. Amquel não remove a amónia, apenas neutraliza a sua toxicidade. Filtragem biológica é sempre necessária para converter a amónia (neutralizada) em nitritos e nitratos. Assim, adicionando Amquel, a amónia produzida pelos peixes é neutralizada instantaneamente, no entanto ainda permite a continuação do ciclo do azoto. Usar Amquel durante a fase de ciclo tem, no entanto, uma significante desvantagem. Amquel e produtos similares podem provocar falsas leituras em test kits, tornando difícil determinar exactamente quando o ciclo se completou. Veja a secção test kits para mais detalhes. Também é possível fazer o ciclo de um aquário sem adicionar peixes. O papel dos peixes no processo de ciclo é apenas a produção constante de amónia; o mesmo efeito consegue-se adicionando formas químicas de amónia manualmente (e.g. cloreto de amoníaco). No entanto é uma pouco mais complicado do que usar peixes porque a química da água precisa de ser controlada mais de perto de modo a adicionar a quantidade certa de amónia diariamente. Acelerando o processo de ciclo O ciclo do azoto pode ser acelerado ou ter uma boa ajuda de diversas maneiras. Infelizmente requerem o acesso a um aquário já estabelecido, o que um aquariofilista principiante pode não ter disponível. A ideia principal é encontrar um aquário já estabelecido, tirar algumas das bactérias e colocá-las no novo aquário. Muitos filtros têm uma esponja ou lã no interior, à qual as bactérias nitrificantes aderem. Colocando todo ou parte desse conteúdo (proveniente de um aquário estabelecido) no interior do filtro do novo aquário acelera um pouco as coisas. Se o aquário já estabelecido usa um filtro de fundo, as bactérias nitrificadoras aderem ao areão. Leve algum do areão (uma chávena ou mais) e suspenda-o, embrulhado num saco de pano, dentro do seu filtro (se possível), ou disponha-o por cima do areão do aquário novo (se este tiver um filtro de fundo). Se tiver um filtro externo, de esponja ou de canto, ligue-o a um aquário estabelecido e deixe-o funcionar durante mais ou menos uma semana. As bactérias na água irão estabelecer uma colónia no novo filtro. Após uma semana mude o filtro, já "cultivado", para o novo aquário. Ultimamente, produtos que contêm colónias de bactérias nitrificadoras estão disponíveis nas lojas de animais (e.g. "Fritz", "Bio-zyme", "Cycle"). Em teoria, adicionar bactérias acelera o processo de colonização. A experiência na "net" com estes produtos tem sido contraditória: algumas pessoas têm sucesso, enquanto outras avisam que não funciona de todo. Em princípio, tais produtos deveriam funcionar bem. No entanto, as bactérias nitrificadoras não conseguem viver indefinidamente sem oxigénio e alimento. Assim, a eficácia do produto depende da sua frescura e pode ser afectada por uma má utilização (e.g. sobreaquecimento). Infelizmente, estes produtos não vêm com data de embalagem, assim não há forma de saber a idade que têm. Algumas (não muitas) lojas de aquários fornecem aos compradores uma chávena de areão de um aquário já estabelecido. Uma palavra de cuidado é apropriada nesta altura. Devido à natureza do negócio, os aquários das lojas muito provavelmente contêm agentes patogénicos indesejáveis (bactérias, parasitas, etc.), não quer certamente inseri-los num aquário já em ciclo. Para alguém que está a montar o seu primeiro aquário, no entanto, todos os peixes serão provavelmente comprados nessa mesma loja, assim o perigo é relativamente pequeno, dado que os novos peixes já estiveram expostos aos mesmos agentes patogénicos. Se possível faça o ciclo com bactérias que não sejam provenientes de um aquário de uma loja. Claro que há muitas variações ao que foi dito que também funcionam. No entanto, é um pouco difícil dar uma receita exacta que funcione de certeza. O melhor é usar uma atitude conservadora e não adicionar peixes muito rapidamente. Além disso, teste a água para se certificar que os nitratos estão a ser produzidos, eliminando o trabalho de adivinhar quando o seu aquário está em ciclo. Cumprimentos, Autor: FAQ http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html
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  19. Bom dia, No seguimento do meu anterior tópico : Decidi elaborar mais este em complemento e atendendo a muitas duvidas que vou vendo por aí. Porque cada aquário tem as suas particularidades e vida própria, acertar o CO2 depende de muitos factores, como sendo logo à cabeça a qualidade do material que temos em mãos, a força do filtro a provocar corrente/caudal (como lhe quiserem chamar, é-me indiferente desde que percebam que estamos a falar da velocidade de água que circula pelo aquário e assim transporta CO2), a construção que fizeram, o tipo de plantas, a luz etc. Pretendo com este post ajudar a clarificar ideias e tentarei aqui reproduzir de forma mais fiel possível apenas um método que possa ser utilizado por quem se inicia, e que de alguma forma dê garantias de menor erro neste âmbito. Quando falamos de humanos há sempre o fator erro associado por mais que tentemos dar uma explicação o mais detalhada. E ler é uma coisa ouvir é outra, e ver fazer então seria o ideal mas não é possível. E digo para os que se iniciam porque os mais experientes fazem a seu gosto e encontram uma metodologia com que se adaptam. Não recomendo seguir a dualidade PH/KH porque embora esta temática/quadros permaneça nos milhentos sites da web, contem erros já clarificados também na web mas não em todos os sites o que ainda leva muita gente a percorrer penosos caminhos de aprendizagem. Nem usem a técnica do copo invertido. Assim e partindo do pressuposto que temos o equipamento mínimo necessário: Botija/Extintor de CO2 Regulador de Pressão Válvula Solenoide Tubo rígido e macio Conta Bolhas Difusor Reagente Drop Checker Temporizador Primeiro aspeto: Reagentes são um elemento chave neste processo. Pessoalmente não confio em soluções caseiras 4Dkh. Não corro o risco de deitar tudo por terra para poupar 5 a 10 euros num reagente. Um reagente mal produzido/calibrado pode equivaler a uma enormíssima dor de cabeça e no limite até à obrigatoriedade do aquariofilista ter que recomeçar do zero e deitar tudo fora ou o mais lamentável neste oficio, a morte da fauna por nossa culpa. De todos os que já testei até hoje e já foram bastantes aquele que mais garantias me deu de fiabilidade foi o da JBL. 2 ML ou 35 Gotas deste reagente puro para dentro do DropCheker. Mudo de 2 em 2 meses mais coisa menos coisa. Calibração /Regulação do Co2: Acertar o CO2 é como andar de carro. Quanto mais injeção lhe dermos mais ele acelera. Entendam o aquário como sendo o carro e a injeção é o acelerador. E aqui cabe a cada um ter consciência das suas habilidade de condução e quais os riscos que pretende correr. Eu recomendo uma velocidade cruzeiro e é a que se segue. Nota 1 – Fazer isto ou num fim de semana ou para os que não têm um Sabado e Domingo completo em casa, tentar coordenar folgas ou como conseguirem para estarem sempre presentes em casa. Este procedimento obriga a estar em casa. Não há volta dar. Quem o quiser fazer sem este principio está ( mais uma vez) por sua conta. Nota 2 – Marcar no GPS do carro que o destino principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com a sua função. Se for o JBL referido lá atrás deverá estar numa cor verde normal o que equivalerá a uns 20 PPM. Agora claro está dependendo do reagente que forem usar pode ser uma cor verde normal, ou verde claro porque aí não sei quantificar e lá está mais uma vez é uma das razões de terem que estar em casa para monitorizar o que vai acontecendo nesse dia. Mas este procedimento sustenta-se sobretudo no reagente da JBL. Que isso fique claro. Depois de tudo instalado é hora de dar ignição ao motor e clicam no punho do extintor. Ligaram a máquina. Agora vão através da valvula de regulação injetar CO2 para o aquário. E aqui tenham calma porque se aceleram demais o mais certo é na primeira curva estarem a chamar o reboque. Vamos lá meter isto em velocidade de cruzeiro. Portanto depois de aberto vão abrindo a válvula de injecção até aparecerem as bolhas no conta bolhas. E aqui vão ter que ter paciência para ir ajustando até conseguirem ter 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas. Sugiro duas. Esforcem-se! Arranjem maneira de afinar isso para duas. De cada vez que mexerem no ajuste (botão) têm que esperar um bocado até o efeito dessa mexida se reflectir ao que está no conta bolhas. Há sempre um retardamento (delay). Se fecham ou abrem um bocadinho a válvula de ajuste, se aceleram ou desaceleram portanto, tal como o carro a aceleração é evolutiva e a desaceleração igualmente inversa mas não imediata também o mesmo acontece quando mexem no botão do CO2. Mexeu no botão? Aguarde uns 2 minutos até poder contar as bolhas que estão lá dentro com alguma certeza. Acelerem e desacelerem com calma até dominarem a caixa de velocidades e terem 1 a 2 bolhas por segundo. Não há pressa. Uma vez acertada a velocidade (Injecção) vamos ao passo seguinte. Um bocadinho como faz um piloto de automóveis.. a afinar a máquina antes de ir para a estrada. O ligar o CO2 uma ou duas ou três horas antes e desligar não sei quantas antes também antes da luz apagar é muito relativo. Não tem que ser uma ou duas até pode ser três ou quatro. Tudo depende dos imensos factores abordados logo no inicio e o débito que está a ser efectuado. Lembrem-se : O nosso destino (Objéctivo) principal é que uma hora após as luzes ligarem o reagente no drop checker esteja de acordo com verde normal! Se passar ligeiramente disso ninguém morre nem há acidentes. Mas esse é o objectivo. Amarelado nunca! (Ver notas no fim) E uma hora depois porquê? Porque a maioria dos reagentes tem também um “delay”. Não é estalar os dedos e já está a marcar. Não é começar a entrar CO2 para a água e pensar que o reagente acusa ou indica de imediato a volumetria/débito injetado. E medimos uma hora depois porque pelo menos assim temos uma garantia que se uma hora depois das luzes ligarem já tivermos o reagente com uma coloração adequada, significa isso que À HORA que as luzes ligaram lá atrás (uma hora antes) já tinhamos CO2 a nível dentro do aquário. Ou seja a hora que o Timer abre o Solenoide está boa. Portanto para atingir este objectivo é por tentativa e regulação. Mas com um ponto de partida de 1 a 2 bolhas por segundo no conta bolhas acredito que num fim de semana ou mais tardar em três dias isto esteja afinado. Assim, já com o reagente dentro do aquário e tudo a postos, num dia regulam o reostato/timer para que o CO2 ligue uma hora antes das luzes. Nesse dia e uma hora depois das luzes ligarem vão verificar o Drop. Se estiver com um verde normal ou ligeiramente mais claro é como referi lá atrás. Está correcto. Duas horas depois verificam se continua com verde normal ou ligeiramente mais claro. Se assim for não mexe mais. Significa que está no ponto. O CO2 que entra está a ser consumido e mantém-se a nível porque a côr do reagente à uma hora atrás é a mesma que está agora. (verde normal ou claro conforme visualização)… Será uma sorte acertar à primeira.. Sorte de principiante mesmo. Se não estiver verde normal ou claro uma hora depois das luzes ligarem, nesse dia não mexe mais e deixa isso correr assim. Recomendo assim para não mexerem no débito e por conseguinte a aceleração.. se já tiveram o trabalho a afinar a máquina é preferível mexer apenas no Timer. Apenas irão alterar a regulação do timer para que o CO2 no dia seguinte ligue não uma hora antes mas sim duas horas antes. E nesse dia voltar a verificar as cores do Drop tal como descrito antes. E repetir isto até acertar. No limite à terceira tentativa isso estará no ponto. A partir daí o meu amigo não mexe mais na válvula de regulação nem no conjunto do CO2. Perigo: Inversamente pode suceder que o reagente duas horas depois das luzes ligarem esteja mais amarelado que verde e aí estará em excesso. - Ver comportamento da Fauna - Nesta situação temos mesmo que desacelerar e teremos que reduzir ligeiramente o débito de entrada (mexer na válvula) e no dia seguinte repetir tudo. Porque certamente que está a debitar mais que o necessário e embora esteja com 1 a 2 BPS pode estar a debitar muito. Dependendo dos equipamentos pode suceder que no limite 2 BPS seja demasiado. (Aconteceu-me com um regulador que tive antes deste) Não é comum mas pode acontecer. Fica o reparo. O regulador era usado e por isso nunca consegui ter total confiança comprei um novo. Ou não estão a contar bem as bolhas… há conta bolhas e valvulas e ajustes finos “danadinhos” e até o utilizador estar familiarizado com o equipamento que tem, os erros podem suceder por isso muita atenção ao Drop e à Fauna. No caso de excesso de CO2 sugiro desligar o equipamento e tomar atenção à Fauna. Se reacções estranhas começarem a suceder com os vivos é de efectuar imediatamente uma TPA de 30% Com 2 BPS isto não é suposto acontecer. Só se houver algo de errado com os equipamentos e/ou erro humano. Mas nunca é demais avisar já que aqui não temos luz vermelha no painel de instrumentos nem aviso sonoro. Por isso é altamente recomendável a quem nunca afinou um sistema de CO2 que esteja por casa, que veja como os equipamentos trabalham, e se familiarize com a coisa. Mas joguem sempre pelo seguro: Afinem o motor para 1 a 2 BPS e não haverá riscos maiores. Com o tempo e domínio do sistema poderá o aquariofilista quando se sentir mais à vontade mexer no débito e assim alterar toda a cadência do circuito. Se me escapou alguma coisa acrescentem que é para isso que o forum serve. Espero que vos seja útil. Abração a todos.
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  20. Olá pessoal, Apresentação do aquário: Num momento de loucura, decidi aceitar o desafio de participar no Primeiro Desafio de Aquascaping deste fórum, e a verdade é que não me arrependo nada. Foi no meio de um grupo de talentosos artistas do mundo subaquático, que nasceu o Rookie. O nome deve-se a dois factores. Não só porque enquanto o aquário e o móvel do Aurora não chegam, este passa a ser o primeiro aquário plantado da minha vida; mas também é uma homenagem ao Gonçalo - colega de desafio, que tanto me tem ajudado a esclarecer várias dúvidas aqui no fórum, e que ontem me apelidou de "rookie", enquanto me mostrava qual a melhor técnica para plantar a flora que tinha disponível. [emoji16] Ficha técnica do Rookie: 1 – Nome do aquário: Rookie 2 – Data de montagem: 07 Outubro 2018 3 – Dimensões do aquário: 45x30x30 cm, da Ila em vidro extra claro de 5 mm. 3.1 – Volume bruto e útil: 40 L, com um volume útil que deverá rondar os 30 L 3.2 – Móvel: Está em cima de um movelzinho caquético que está aqui em casa há anos, sem nunca ter tido uma grande utilidade. Agora sim, é um móvel que se orgulha de ser móvel. 4 – Equipamentos: 4.1 – Filtro: Hailea bio filter cascata SL-306 4.2 – Termostato: Sicce termostato scuba 25 W 4.3 – Iluminação/Fotoperíodo: Twinstar light 300 C, estou a pensar num fotoperíodo de 8h. Se alguém discordar, por favor não hesite em dizê-lo. 4.4 – Sistema de CO2: Aquario Neo CO2. Nunca usei nada do género. Espero que funcione bem. Alguém tem algo dizer sobre o assunto? 5 – Substrato & Hardscape: 5.1 – Substrato: Aquaria Neo Soil for plants, e comprei Red desert sand numa tentativa de dar alegria e profundidade ao Rookie. Optei por areia encarnada, para o contraste não ser tão grande (caso fosse branca), mas especialmente para fazer aquela homenagem ao clube que ontem mais brilhou. 5.2 – Hardscape: Rocha: Ryuoh stone Madeira: Red moor wood 6 – Fertilização: Está em estudo. Mas pelo que entendi, só tenho que me preocupar com ela, uma semana depois de o aquário estar a bombar. 7 – Flora: Elatine hydropiper - Aquaflora Bucephalandra "deep purple" - Aquaflora Anubias barteri var. nana "mini" - Aquaflora Anubias nana "mini mini" - Aquaflora Hydrocotyle cf. tripartita - Aquaflora Rotala rotundifolia - Aquaflora Pogostemon erectus - Aquaflora Micranthemum micranthemoides - Aquaflora Ludwigia sp. "mini super red" - Aquaflora Seguindo o conselho do nosso campeão, hoje fui comprar mais uma anubias nana "mini mini", e o resultado melhorou consideravelmente. 8 – Fauna: Por enquanto só Deus sabe. Agora só falta ganhar coragem para encher o Rookie de água, e ver o resultado da minha técnica de plantação. Se algum pedaço de elatine hydropiper ficar no substrato, já me vou sentir vitorioso. [emoji1] Entretanto aqui fica uma foto de como ele está no momento:
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  21. Mountain Cave Data de Montagem: 26 -10 - 2018 Aquário: Aquaeden Watercube 60x30x36 Móvel: DIY Iluminação: Twinstar 600S Filtragem: Eheim Pro 4 250T CO2: Pressurizado com Difusor NEO Medium Outros equipamentos: Twinstar Nano Hardscape: Frodo Stone Substrato: Neo Soil Fertilização: DYI Fauna: Caridina Japonica & Red cherry Flora: Rotala green, Rotala Coin Leaf, Bucephalandras, Anubias Pangolino, H. monte carlo, Riccardia chamedryfolia, flame moss, marisela hirsuta, H. Pinnatifida, Limnophila Sp. Vietnam Deixo aqui a segunda de 3 setups novos que tenho em andamento. Fotos: Testes harscape 28092018-IMG_3451 by Luís Cardoso, no Flickr 07102018-IMG_3541 by Luís Cardoso, no Flickr 07102018-IMG_3544 by Luís Cardoso, no Flickr 10102018-IMG_3556 by Luís Cardoso, no Flickr 26102018-IMG_3696 by Luís Cardoso, no Flickr Hardscape final 17112018-IMG_3602 by Luís Cardoso, no Flickr Depois de cheio 29102018-IMG_3728 by Luís Cardoso, no Flickr 27102018-IMG_3713 by Luís Cardoso, no Flickr Uma semana e meia 09112018-IMG_3803 by Luís Cardoso, no Flickr Primeira poda às duas semanas 14112018-IMG_3817 by Luís Cardoso, no Flickr Estado actual 28112018-IMG_3907 by Luís Cardoso, no Flickr Mais uma vez as fotos foram tiradas com o tlm pois era o que tinha ali pronto para ser usado. Cumprimentos Luís Cardoso
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  22. Data de Montagem: 19.06.2017 Aquário: Brothers side by side - YIN & YANG YANG Dimensões: 30*30*30 Volume: 27 litros brutos Iluminação: Projector de led com 10W, 6500kv e cerca de 1000lm Filtragem: Cascata HBL - 601 Aquecimento/Arrefecimento: Termostato de _ W. Temperatura = 25º Hardscape: Rocha Maple Leaf Substrato: Neo Plant soil CO2: Garrafa de 2kgs da TMC, Kit Redutor de pressão 2 manómetros, Válvula solenoide e de ajuste fino Difusor Neo Mini (S) Fertilização: Nenhuma. Fauna: Nome comum : Chocolate Shrimp, Nome cientifico : Neocaridina Heteropoda Var. Chocolate Tamanho macho / fêmea : 2 cm / 2.5 cm Origem : Taiwan Parâmetros aconselhados: KH : 0 - 8 GH : 4 - 14 pH : 6.5 - 7.5 TDS : 100 - 300 Temperatura : 18ºc - 28ºc Flora: Ammannia sp. "Bonsai" Bucephalandra "Deep Purple" Bucephalandra sp. Lamandau mini Micranthemum Monte Carlo Vesicularia "Weeping" Parâmetros da agua: pH = 7 Dureza Carbonatos (KH) = 0 Dureza Total (GH) = 0 Amónia (NH3) = 0 Nitritos (NO2) = 0 Nitratos (NO3) = não medi que acabou o teste. Vista do conjunto
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  23. Boas pessoal! Começo aqui o meu primeiro post neste grande fórum com uma nova montagem. Pretendo fazer um pequeno diário com toda a evolução do meu aquário de 80x40x40 e partilhar com toda a gente. O objectivo desta montagem era experimentar plantas que eu nunca tinha usado, e aprender como elas se comportam dentro do aquário, mas sempre seguindo a temática do Nature Aquarium e fazer algo apelativo, o que pode ser um pouco difícil porque não sei como as plantas se vão comportar mas é aí que está o desafio. Data de Montagem: 01/03/2019 Aquário: 80x40x40 Iluminação: FTB led light 90 Filtragem: EHEIM Professionel 4+ 250 CO2: Pressurizado com Difusor NEO Large Hardscape: Na parte do hardscape usei Seiryu stone e Ent Wood (não tenho a certeza se é este o tipo de madeira). Tinha apenas uma ideia de fazer um layout concavo, com umas peças de madeira dominantes, mas que não ficasse muito confuso ao olhar, para que as plantas também pudessem saltar à vista. Substrato: Em relação ao substrato, usei gravilha de lava rock (3kg) para criar alguma altura na parte de trás, depois usei substrato fértil da Tropica (2.5L) por cima da gravilha depois usei um saco de Amazonia soil da Ada (9L) e por cima um saco de soil da Tropica (9L). Para completar meti uma camada muito fina de substrato powder também da Tropica. Pode parecer um pouco exagerado, mas eu gosto de começar com um bom soil carregado de nutrientes porque assim não tenho que fertilizar tanto. O importante é fazer grandes TPA’s nas primeiras semanas. Fertilização: Green Brighty Neutral K e Green Brighty Mineral Flora: É aqui na parte das plantas que tá o desafio maior. Como referi acima, a maior parte das plantas que usei nesta montagem são novidade para mim. Background: Heteranthera zosterifolia, Nesaea crassicaulis, Limnophila hippuridoides, Pogostemon erectus, Rotala ‘Green’. No background já usei a Rotala ‘Green’ e a Pogostemon erectus, as outras 3 nunca usei e apenas vi a Limnophila hippuridoides num aquário ao vivo. Middleground: Bolbitis heudelotii, Anubias ‘Petite’, Cryptocoryne albida ‘Brown’, Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Nesta zona já tinha usado as Anubias ‘Petite’ e a Cryptocoryne wendtii ‘Green’. Foreground: Glossostigma elatinoides, Bacopa ‘Compact’. A Glossostigma elatinoides é a planta que me falta experimentar das mais comuns usadas para tapete. ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------ Seguem agora umas fotos e um pequeno vídeo do processo de montagem e plantação: Hardscape concluído: Aquário plantado e cheio: Passado 5 dias, já se nota crescimento em todas as plantas: Vídeo da montagem do hardscape: A parte da plantação vai sair em breve! Espero que gostem e se tiverem alguma pergunta ou algo a acrescentar comentem!
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  24. Mais um participante! Agora é tentar levar a coisa a bom porto. Foi um dia muito bem passado e a organização foi TOP. Na minha opinião foi o inicio de um grande evento.. Setup Início da montagem: 07/10/2018 Aquário: ILA 45x30x30 extra claro Iluminação: Twinstar 300C - 8h/dia Filtragem: Hailea SL-306 500L/h Media: Lã de vidro Esponja Substrato: 10L Neo Soil - Obrigado Tozé pelo litro extra CO2: CO2 caseiro Difusor velho de origem desconhecida Hardscape: Red Moor Wood. Ryuoh stone Fertilização: DIY Flora: Anubias barteri var. nana 'mini mini' - 1x Ludwigia sp. 'Mini Super Red' - 2x Rotala walichii Hemianthus Micranthemoides Utricularia graminifolia pogostemon helferi x3 elatine hydropiper Bucephalandra green Taxiphyllum 'Spiky'
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  25. Fotos finais....
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  26. Olá a todos. Tinha para aqui um nano aquário a apanhar pó, e um destes dias resolvi dar-lhe alguma vida. Achei o resultado engraçado e gostaria de partilhá-lo convosco. A ideia era ter algo mais a cair para o decorativo, algo que contribuisse para o Feng Shui da casa. Talvez mesmo sem qualquer peixe. O aquário é bem pequeno. Tem 40x25x20cm, penso que equivale a 18lt. Como subtrato utilizei uma areia fina branca que para tinha para aqui de uma anterior montagem. plantei um mix de plantas de tapete, espalhando sementes no substrato humido, com muito pouca água. Comprei uma estatueta que achei interessante, para o que queria, e imprimi uma imagem de uma floresta de bamboo para o fundo. Coloquei uns pequenos pés de fetos bolbitis nas laterais para criar alguma profundidade e tentar esconder um pouco os equipamentos. Por fim acrescentei um filtro de ar (a ser substituido em breve), um termostato de 25w e uma calha led. Como unico habitante está actualmente um peixe (pseudomungil furcatos) adoptado da minha sogra, sendo que é o ultimo sobrevivente de um cardume da mesma especie. Está para oferta para quem tiver algum cardume de australianos. Um dia que o deixe de ter talvez coloque um betta no aquário, se encontrar o certo. Qualquer sugestão ou questões estejam á vontade. Abraço.
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  27. Hoje deixo-vos duas fotos para apreciarem o crescimento maluco deste aquario 28-01-2018 28012018-28012018-_MG_3371 by Luís Cardoso, no Flickr 12-02-2018 12022018-_MG_3393-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso
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  28. Olá malta, Faz imenso tempo que não ando por estes lados, mas como me ameaçaram (por mais do que uma vez [emoji849][emoji848]) que se cá não viesse criar um tópico não me deixavam entrar em Lisboa... Mais vale prevenir que remediar. Nunca se sabe, se não precisarei de fazer um desvio por aqueles lados e não me deixarem entrar... [emoji23] Bem, este aquário tem mais de 12 meses, não sei precisar bem a data porque sinceramente já nem faço ideia onde andam as fotos do início da montagem. Por esse motivo e ao contrário do que costumava fazer, vou começar o tópico ao contrário e consoante for encontrando as fotos antigas vou postando. Este áqua ainda não está terminado, já ando há mais de 4 meses a tentar apanhar o ponto certo para tirar umas boas fotos, mas o trimming sai sempre ao lado... É o que dá usar plantas de caule e estar ausente a maior parte do tempo. Mas um dia chego lá, não tenho qualquer pressa em acabar e quando chegar o momento, lá terá de ser. Setup do aquário: Aquarium by Ecoarium, custom made with 60x40x35h cm Lighting system: Twinstar 600SP CO2: JBL external reactor with 2bps, pressurized CO2 injection. Plants powered by Aquaflora: Eleocharis parvula, Riccardia chamedryfolia, Cryptocoryne beckettii, Cryptocoryne petchii 'Pink', Rotala species Green, Rotala rotundifolia, Ludwigia arcuata, Ludwigia sp. 'Mini Super Red', Hygrophila pinnatifida, Eriocaulon sp. 'Dong Ha', Anubias nana 'Mini Mini', Bolbitis heudelotii and Microsorum pteropus 'Trident'. Filtration System: Lily pipes nano by VIV, Chihiros Powerjet MP-10NR-X01 and DICI surface skimmer. Fertilization by Seachem Aquavitro Ps. Desculpem o setup em inglês mas já o tinha escrito e sempre que publico algo nas minhas redes sociais sobre o aquário, 90% das vezes tenho de repetir a mesma coisa. Espero que gostem! Filipe Oliveira aka FAAO Enviado do meu VKY-L09 através de Tapatalk
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  29. Depois das várias sugestões relativamente à parte de cima do layout, com as quais estava completamente de acordo, e com a ajuda do Tozé, a quem agradeço desde já, resolvi arregaçar as mangas e meter as mãos à obra/água. O primeiro passo foi remover todos os vivos do aquário (excepto 2 simulans que não se deixaram apanhar, sacanas!), uma vez que ia colocar mais substrato e certamente alterar os parâmetros da água. Aqui ficam as fotos. 22/12/2017 1. Diminuir o nível da água até a cuba estar de fora. 2. Cortar a cuba em pequenas porções de forma a retirar juntamente com o substrato. 3. Adicionar substrato e voltar a colocar a cuba. Foram adicionados cerca de 2L de Amazonia Light. 4. Voltar a encher e cruzar os dedos para que não caísse tudo ravina a baixo. Medo... Com o aumento do ângulo, aumentou também a superfície, daí ter ficado com um bocado despido, sem plantas. Era suposto a Eleocharis parvula ter chegado nesse dia, mas só chegou ao final da tarde do dia seguinte. Como andou uma semana a viajar não a podei antes de plantar, para que não sofresse mais. 23/12/2017 Dia 24, e depois de duas TPAs valentes, os vivos voltaram ao aquário. Não iam passar o Natal num tupperware! :) 25/12/2017 26/12/2017 Agora é esperar que a cuba e a parvula cubram aquele bocado de cima, e se misturem. Não estou muito satifeito com o 'Flame' que está nas ranhuras da pedra grande que tem o musgo em cima, alguma sugestão? Espero que tenham gostado da foto-reportagem e que o layout esteja melhor. Um abraço!
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  30. Boas malta! Segue uma pequena actualização, embora as calhas que tenho desde início façam muito bem o seu trabalho, acabei por me render à tecnologia das Vivagrow, noto que perdi um pouco de iluminação no entanto as cores são muito mais naturais e agradáveis. #Dia 49 Para já estou a gostar do que vejo, esperemos que não hajam grandes problemas com a adaptação da nova iluminação. Brevemente novo cardume e nova colónia de invertebrados. Cumps,
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  31. Boas NGE! A mancha vermelha já saltou fora...... irá permancecer a cor mas mais suave! Aqui vai então algumas actualizações, foi retirada a planta vermelha e deu entrada a Limnophila Hippuridoides, retirei também algumas repens da frente que já eram demais (cresce bué) e claro foi introduzida alguma fauna que ainda não tinha colocado fotos e acabei por colocar mais uma dragon stone para dar altura que pretendia.. Vamos ver como vai ficar ali aquele canto esquerdo com a Limnophila Hippuridoides a ver se fiz boa escolha ou se foi escolha precipitada! Cumps,
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  32. Boas pessoal, fui abençoado com um sábado à noite sozinho em casa! Eis o resultado: DSC_0014 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0032 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0042 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0046 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0025 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0037 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0040 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0051 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0052 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0053 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0054 by Gonçalo Silva, no Flickr DSC_0010 by Gonçalo Silva, no Flickr
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  33. Boas, Após 10 semanas, resolvi dar a primeira poda à monte carlo, à blyxa e plantar a Limnophila Hippuridoides, esta última ainda não se vê mas será para breve. @Joana M, conforme solicitado pela sua excelência lol aqui vai uma foto da "casa das máquinas" ....e não, não está organizado como as apreensões policiais! (ainda não me apeteceu...lol) Para a próxima semana, entrada da fauna, tinha inicialmente pensado num cardume de Boraras Urophthalmoides mas mudei de ideias e vou optar por um cardume de Tetras Âmbar, o segundo cardume ainda está por apurar. Cumps,
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  34. ...Em fase de desmontagem pensada e faseada. Vou oferecer os vivos e as plantas e reaproveitar o substrato. Filtro será mantido ligado para um "Nature Aquarium" que é o projecto que vai dar inicio. Um verdadeiro "Nature" com troncos, e algumas pedras. A todos os que seguiram estes "socalcos" que redundaram num estilo holandês agradeco as palavras de carinho e apreço, bem como os conselhos e visão. Foi uma bonita viagem mas sobretudo uma grande escola. E assim se despede o "Sussoa" que deriva de dois nomes. "SUSete / SOAres". À minha companheira um grande aplauso por me ter acompanhado nesta jornada. A vocês.. um Muito Obrigado de coração. Enviado do meu SM-A510F através de Tapatalk
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  35. Boas, Tenho constatado que muitos aquariófilos (e até alguns importadores...) se referem incorrectamente a peixes selvagens como sendo F0. Por isso, permitam-me aqui clarificar um detalhe: se queremos utilizar a nomenclatura correctamente, não existe a classificação F0. Os peixes de aquário ou são WC (sigla de "Wild Caught", que significa capturados no seu habitat natural) ou TR (sigla de "Tank Raised", que significa criados em tanques, em cativeiro). Ora só os peixes TR podem ser F1, F2 e por aí em diante (ou seja, "filhos de"...), apesar do facto de depois da quarta geração a árvore genealógica já não fazer muita diferença... Já a qualidade da linhagem e o grau de parentesco, esses sim, fazem muita diferença, pois qualquer criador minimamente experiente sabe bem que há riscos de os defeitos serem transmitidos geneticamente e que os malefícios das consanguinidades podem resultar em criações inteiras de peixes defeituosos... Isto porque o "F" vem da palavra latina "filialis", o que significa algo como "filho de" ("fīlius" = "filho" and "fīlia" = "filha"). Portanto, algo como "Filialis Zero" é coisa que não existe. Na árvore genealógica, o "zero" são os pais (no caso dos nossos peixes, o casal de exemplares WC...) Um peixe F1 é um peixe TR que é filho de dois peixes WC e que é portanto a primeira geração de crias desse casal. Os F2 são filhos de um casal em que ambos os pais são F1 (portanto são a segunda geração obtida a partir de peixes WC...) e por aí em diante... Há quem fale até de F1.5, quando um dos pais é WC e o outro é F1... Lembrei-me de publicar este "post" porque muitas pessoas que me contactam para saber mais sobre os peixes que crio e que às vezes ponho à venda me perguntam se são "F's" (éfes qualquer coisa...) Não, não são e por uma boa razão. Regra geral, não gosto de fazer criações com peixes selvagens e não os escolho para reprodutores. É uma escolha pessoal. Está muito na moda falar-se de peixes selvagens (penso que alguns importadores até se utilizam disso para inflacionar os preços... Porém, também isto é uma opinião pessoal, sublinhe-se...) mas convém ter-se em conta o seguinte: antes de tudo, só porque um peixe é selvagem, não significa que seja perfeito. Está provado que um criador que trabalhe com peixes selvagens pode oferecer peixes TR (sejam eles F1, F2 , ou mesmo sem "F"...) tão bons ou mesmo melhores (mais resistentes, mais saudáveis e até mais bonitos) que os selvagens. Desde logo porque (a não ser que o peixe venha de uma fonte absolutamente fidedigna, sem intermediários...) nunca se sabe quantos anos tem um peixe selvagem, o local exacto onde foi capturado, etc. Quem nos garante que essa informação é absolutamente correcta? No Malawi e no Amazonas, só para dar dois exemplos, há montes de peixes que são criados em redes colocadas no seu habitat selvagem, sendo que na sua maioria são exportados como sendo "Wild Caught". Porém, quando entram nos circuitos comerciais tudo muda, perde-se o controlo e já foram identificados inúmeros casos de falsificações de documentos. Mas há mais riscos. Veja-se a foto em baixo, retirada do site do Projeto Piaba, por exemplo. Quais são as probabilidades de estarem ali peixes irmãos? Como é fácil de imaginar, eles não testam o ADN de cada peixe que vai para exportação... Por outro lado, há peixes selvagens que nunca recuperam do trauma (nunca se alimentam como deve ser, apanham doenças frequentemente, etc) e duram poucos anos. Eu tenho um óscar selvagem (com ocelos na barbatana dorsal, uma espécie que o Dr Axelrod até tentou classificar como diferente do Astronotus ocelatus) com cerca de 3 anos que só me dá problemas sempre que o tento acasalar. Intraespecificamente é muito mais agressivo que a maioria dos óscares, requer muito mais território do que os outros, etc. A realidade é que há muito menos problemas com peixes criados em cativeiro: não são tão esquisitos, são menos tímidos, estão perfeitamente adaptados ao ambiente em que foram criados e sobretudo comem qualquer coisa. Ora, como hoje em dia há muitos alimentos no mercado que fornecem todas as vitaminas para termos peixes saudáveis (e até ajudam a realçar as cores), o risco de comprar exemplares problemáticos é menor quando se compram peixes criados em tanques. Volto a salientar que muito do que aqui escrevi é apenas reflexo de opiniões pessoais. Como isto é um fórum, é suposto ser um espaço aberto, vocacionado para fomentar debates. Mas espero ter conseguido ajudar a clarificar o assunto. Cumprimentos a todos. Post-Scriptum: Como não vi no Aquariofilia.net nenhuma referência ao falecimento do Dr Herbert Axelrod, no dia 15 de Maio de 2017, aproveito para partilhar o link do obituário publicado pela Practical Fishkeeping com o resto do pessoal (a leitura vale a pena): http://www.practicalfishkeeping.co.uk/news/fishkeeping-news/articles/2017/5/30/obituary-dr-herbert-r-axelrod
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  36. Boas, Tinha prometido a alguém fazer este diy, fui aproveitando os espaços livres e aos poucos lá acabei. A minha primeira ideia era fazê-lo da forma mais fácil e clean possível, como não gosto de ver equipamentos pretos no aquário teria de optar por outro material desde que não revelasse ferrugem derivado à humidade. então aqui vai: Material: 2 ventoínhas 12v 80mm*80mm*1cm 6 parafusos próprios para ventoínhas 1 led 3mm azul 3v 1 resistor 470 ohms 1 barra em L de alumínio 1 metro (14mm*10mm) Fios eléctricos/ solda/ Serra ou dremel/ Esquadro/ Alicate Para primeira fase, defini as medidas a olho e fui mancando com um lápis para depois fazer os ângulos de 90º nos cantos onde pretendia dobrar o alumínio: Pronto, este é o ponto principal da estrutura visto que vamos repetir em todos os cantos não sendo necessário parafusar, rebitar, nem outra coisa qualquer. Aqui voltei a fazer os ângulos mas na parte oposta que são os apoios que irão encaixar no vidro do aquário: Feito de ambos os lados, dobrei e quis logo ver como ficava com as ventoínhas Feito isto, fiz os cortes para encaixar no vidro, neste caso 6mm, deixando uma pequena aba para se quiser subir o apoio endireitando-a. Neste momento a aba está aberta para o lado de fora, mas são para ficar do lado de dentro, havia um motivo para as abas mas não foi necessário. Aqui estava tudo certinho parti para as furações onde serão parafusadas as ventoinha (quem quiser aqui pode colar com cola quente) Agora vamos à parte da montagem, na parte da frente coloquei 1 led azul apenas para saber se as ventoínhas estão a trabalhar, o led só liga quando as ventoínhas ligam, isto porque o controlador vai ficar dentro do móvel. Vou usar um transformador de 12v que irá alimentar as ventoínhas, neste caso para usar um led de 3,3v temos de usar um resistor de 470 ohms para limitar os volts recebidos pelo led para não queimar, portanto testei e preparei o led antes de montar as ventoinhas: Tudo pronto, colocado o led e as ventoínhas no sítio, para o próximo passo: Entre as ventoínhas usei um pouco de tubo termorectátil para esconder os fios do led e das ventoínhas, depois cortei um pouco de uma placa de circuito para soldar os fios ligando-os de forma limpa e que não ocupe espaço: Inicialmente esta placa era para ficar no topo mas entretanto verifiquei que conseguia colocá-la dentro do tubo e assim o fiz, desta forma a calha irá fechar o suporte sem se ver rigorosamente nada de ligações ficando assim: Pronto, cooler acabado vamos testá-lo no aquário a ver como fica E pronto ficou como o idealizei Só para esclarecer que uma das ventoínhas apenas tem 3 hélices, um pequeno descuido e parti algumas, para não vibrar arranquei todas as outras ficando apenas as 3 centrais, ficou um mimo e dá quase tanto vento como a outra, cheguei a perguntar-me para quê tantas lol.....adiante a nova ventoínha vem a caminho para ser reposta ;) Também já tenho o controlador de temperatura a trabalhar, só me falta fazer uma caixa para ficar xpto ;) Espero que tenham gostado, e já sabem, qualquer crítica será bem vinda, um trabalho melhorado só com a ajuda de todos. Cumps,
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  37. Já nasceu o meu peixe preferido pessoal :D
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  38. O irmão mais novo está a nascer... IMG_2596-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Nos próximos dias aparece com toda a informação...
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  39. Gonçalo, decidi seguir o teu conselho, hoje dei logo uma de manhã Entretanto tive dar uma bela lixadela e voltar a colocar massa em todos os topos porque é uma zona que absorve muita tinta e via-se as junções do mdf e não gostei, após todo o trabalho consegui que ficasse melhor, as fotos abaixo foram tiradas logo após a pintura portanto o brilho não é como vai ficar no final visto ser acetinado, é esperar até secar. Já só falta pintar melhor o interior das furações e dar a última demão na porta, e finalmente começar interior Brevemente mais novidades ;) Cumps,
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  40. Brown Fingers in the Jungle (180L) DSC_0323 by Gonçalo Silva, no Flickr Tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/topic/252078-brown-fingers-in-the-jungle/
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  41. Boas, Sei que ando desaparecido, mas fica aqui uma foto rápida via telemóvel. Abraços
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  42. O Fórum Aquariofilia.net disponibiliza aqui, um pouco da parte do percurso dos Portugueses ao longo da ultima década, nos principais concursos de Aquascaping que acontecem um pouco por todo o mundo. Esta compilação serve no essencial para “sentirmos o pulso” da evolução nacional ao longo dos últimos anos, e acompanharmos de perto quem tem concorrido e em que Categorias. As nossas participações enchem-nos de orgulho e em cada uma delas, independentemente do resultado, está um pouco de nós! Dos lugares cimeiros a todos os outros, há por detrás do aquário uma dedicação e empenho, uma paixão e vivência, que sentimos necessidade de apoiar e incentivar! Existem hoje em dia muitos concursos de Aquascaping e a nossa atenção prendeu-se apenas nos maiores concursos: IAPLC – Internacional Aquatic Plants Layout Contest EAPLC – European Aquatic Plants Layout Contest IIAC – ISTA International Aquascaping Contest AGA – Aquatic Gardeners Association’s, Internacional Aquascape Contest CIAC – CIPS International Aquascaping Contest Podíamos também colocar outros concursos mais pequenos, mas a falta de critério para selecionar alguns entre eles, obrigou-nos a que apenas nestes 5 se focasse a nossa atenção. Mais tarde poderemos fazer um upgrade para outros concursos também. Em todos os concursos, fomos até ao que as paginas oficiais e oficiosas nos permitiram ir. Sabemos que existem resultados fantásticos de Portugueses antes dos períodos que apresentamos. No entanto, se existem anos (e existem) que tiveram resultados muito bons e não estão aqui, foi porque não conseguimos recolher a totalidade dos mesmos! Fica o pedido para toda a comunidade, que caso alguém consiga recolher os dados inteiros dos anos em falta, que nos forneçam, a fim de editarmos e completarmos a informação. Assim, e porque queremos o todo e não apenas uma parte, apenas estão referidos os anos seguintes a 2008 do concurso IAPLC. Contamos com a ajuda de toda a comunidade a fim de irmos actualizando todos os dados que completem a nossa história. Não foram excluídas as desclassificações nacionais no IAPLC do ano de 2018, uma vez que as desclassificações foram conhecidas após a classificação final e esta deveu-se não a 'batota', mas sim por multi participação! Como não houve nova classificação, mantem-se a existente. Existem concursos que dividem as participações por categorias, e aqui também dividimos as nossas participações pelas mesmas. Dividimos também as participações por ano. Mostramos no fim também a evolução Portuguesa ao longo dos concursos nas varias categorias, e as melhores classificações em cada concurso. Todo o tópico terá as imagens de alguns dos aquários melhor classificados ao longo dos anos. A fim de irmos actualizando com informação que não está referida (imagens e classificações anteriores a 2008), solicitamos que nos comentários disponibilizem essa informação a fim de mantermos este post vivo! Este post é parte da nossa história, e por trás destes resultados estão muitas vitorias e muitas derrotas de cada autor! Muitos deles partilharam essas historias ao longo dos anos aqui no fórum, e por isso mesmo, muito para alem de um resultado, ficam todos os ensinamentos que nos deixaram com cada aquário! A todos eles, a TODOS, fica o nosso obrigado por cada uma das suas participações!!!! TOP 127 IAPLC (2009-2020) 10º Filipe Oliveira (2007) 32º Nuno Matos (2018)* 36º Luís Cardoso (2020) 76º Samuel Ferreira (2020) 79º Filipe Oliveira (2009) 82º Pedro Moreira (2009) 83º Luís Cardoso (2019) 84º Luís Cardoso (2017) 87º Francisco Matos (2016) 92º Filipe Oliveira (2010) 92º Luís Cardoso (2018) 99º Margarida Almeida (2013) 109º Ana Rodrigues (2018)* 111º Pedro Rosa (2014) 116º Nuno Matos (2015) 119º Vera Santos (2020) 121º Francisco Matos (2015) * Desclassificado por utilizar a mesma imagem em concursos não autorizados pelo IAPLC TOP 100 EAPLC (2015-2020) Standard 8º Luís Cardoso (2017) 15º Nuno Matos (2017) 28º Pedro Rosa (2015) 31º Francisco Matos (2015) 40º Luís Cardoso (2016) 52º Tiago Miravent (2015) 54º Sónia Santos (2015) 59º Rui Alves (2015) 74º Ricardo Costa (2014) 81º Tiago Miravent (2017) 81º Ana Rodrigues (2015) 85º David Gomes (2017) 89º Ricardo Jorge (2017) 90º Luís Cardoso (2015) 92º Pedro Rosa (2016) 97º Ismael Figueira (2017) Nano 24º Luís Cardoso (2020) 26º Miguel Reis (2015) 32º Filipe Serrenho (2018) 34º Ismael Figueira (2020) 35º Luís Cardoso (2018) 38º Bruno Carvalho (2020) 41º Ricardo Costa (2015) 57º Pedro Mendanha Dias 68º Jorge Carvalho (2016) 72º Luís Mendes (2018) 73º Pedro Moreira (2017) 77º Luís Lopes (2016) 80º Bruno Carvalho (2018) Medium 3º Nuno Matos (2018) 8º Luís Cardoso (2020) 32º Bruno Carvalho (2020) 45º Francisco Gomes (2018) 76º Ivo Soares (2018) Large 2º Luís Cardoso (2020) 11º Samuel Ferreira (2020) 23º Luís Cardoso (2018) 28º Ismael Figueira 43º Tozé Nunes (2018) 45º Vera Santos (2020) WabiKusa 5º Pedro Rosa (2017) 5º Pedro Rosa (2015) 12º Pedro Mendanha Dias (2020) 16º Francisco Gomes (2017) 16º Susana Rosa (2016) 16º Margarida Matos (2015) TOP 100 IIAC (2015-2019) 15º Ana Rodrigues (2018) 18º Luís Cardoso (2018) 22º Filipe Oliveira (2020) 24º Tiago Miravent (2018) 28º Nuno Matos (2018) 29º Luís Cardoso (2015) 39º Luís Cardoso (2016) 51º Silvino Viegas (2018) 55º Luís Cardoso (2020) 65º Luís Cardoso (2017) 71º Vera Santos (2020) 78º Nuno Matos (2017) TOP AGA (2004-2020) 28~55L Top10 Luís Cardoso (2020) 55~80L Top10 Rodolfo Provenzano (2020) <70L 1º Filipe Oliveira (2009) 1º Filipe Oliveira (2007) 2º Filipe Oliveira (2006) 3º Filipe Oliveira (2010) Menção Honrosa André Nóbrega (2004) 60L/120L 2º Francisco Matos (2015) Top10 Luís Cardoso (2018) Top10 Luís Cardoso (2019) 80~160L 2º Luís Cardoso (2020) 120L/200L Menção Honrosa Francisco Matos (2015) 200L/400L 1º Filipe Oliveira (2006) Biótipo Top10 Nuno Matos (2014) Top10 Claire Moreira (2013) TOP 100 CIAC (2017-2019) Standard 7º Tiago Miravent (2018) 12º Luís Cardoso (2017) 15º Luís Cardoso (2018) 25º Nuno Matos (2017) 49º Tiago Miravent (2017) 64º Gonçalo Silva (2018) 75º Ana Rodrigues (2017) 89º António Nunes (2018) Medium to Large 7º Luís Cardoso (2019) 57º José Pinto (2019) 67º Luís Alves (2019) Nano 3º Luís Cardoso (2019) 6º Ana Rodrigues (2018) 8º Nuno Matos (2018) EVOLUÇÃO PORTUGUESA NO IAPLC Entradas Nacionais - Numero de Participações Portuguesas Melhor Português - Melhor Classificação Portuguesa Top 127 - Numero de Classificações Portuguesas no Top 127 Top 500 - Numero de Classificações Portuguesas no Top 500 Verde - Melhores Resultados Vermelho - Piores Resultados Numero de Participações Portuguesas no IAPLC por Ano Numero de Participações Mundiais no IAPLC por ANO Nota da Moderação: Devido á necessidade de actualização anual e para permitir uma melhor visualização foi decidido editar este excelente tópico criado pelo @Ricardo Gil separando a participação portuguesa em anos consecutivos e bloquear os comentários para mais fácil leitura. Os comentários até agora feitos pelos membros em relação a este tópico foram colocados neste tópico, no qual podem participar.
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  43. LáNaChina [ lá na china ] Data de Montagem: 14|12|2018Aquário: 128L Brutos [80x40x40 ILA]Móvel: DIY [carvalho] + estrtura em ferroIluminação: Chihiros RGB (60cm) + DIY (no futuro)Filtragem: Eheim 250TCO2: 2KG + redutor + Atomizador Qanvee (in-line)Hardscape: Vila de Rei Stone [King's Stone]Substrato: NeoSoilFertilização: DIY (Diana Walstad style)Fauna: Planorbarius corneus | Melaniaides tuberculata | Physa Flora: Crepidomanes cf. malabaricum (falta)Cryptocoryne albida 'Brown'Hygrophila PinnatifidaLimnophila sp. "Vietnam" . Vietnam AmbuliaMicranthemum 'Monte Carlo'Rotala sp. "Green"Rotala sp. "Orange"Rotala sp. 'Colorata'Staurogyne sp. "Porto Velho (falta)Staurogyne sp. 'Repens'Vesicularia ferriei 'Weeping' (falta) Aqui inicio mais uma montagem neste novo vidro: Desta vez um vidro da ILA: Detalhes da colagem: Vamos ver como fica o Lánachina :
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  44. Parabens a todos, principalmente a quem teve a iniciativa de organizar o concurso! Depois aos melhores classificados so tenho de dizer que vou precisar de umas aulinhas vossas! ehehehe Agora a serio! A malta foi toda espectacular, desde o dia da montagem, ao durante e ao fim, onde tive os mestres a darem uns toques no meu aquario que estava uma miseria comparado com voces que percebem imenso disto! Valeu para aprender! Aceito os desafios e vale o que vale! Acho que para alem de ser uma competição é muito mais que isso e o companheirismo que se vive aqui no forum é algo que supera tudo! Abraço a todos e estamos todos de parabens por fazer algo de diferente na tuga!
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  45. Bem, ando a cortar isto com uma tesoura normal, não é nenhuma ADA... fico sempre é com pena de tirar de mais! Ontem desbastei muito que isto ja estava uma selva, e no lado direito já é a 3º poda que faço! (desta vez foi mais rente ao substrato para ver se alarga mais) A UG diziam que era a mais dificil e coiso e tal, mas tem se safado lindamente!! Não faço TPA à mais de 2 semanas, apenas acrescento agua que evapora com agua dos ciclideos Ainda nao limpei o filtro, só limpo o vidro da frente ahaha Pus umas quantas crias de guppys endler e 2 caracois que ja se reproduziram! 😕 Alimento com northfin comunity de 3 em 3 dias, de resto andam a picar algas
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  46. Olá a todos, Agradeço-vos os comentários e sugestões, que foram tomados em conta, e peço desculpa pela minha ausência. Depois do transplante a cuba levou alguns meses a recuperar, mas já se encontra em forma. Também coloquei montecarlo por cima da pedra onde estava o musgo, mas foi toda à vida. Deixo-vos uma fotografia tirada no mês passado. Abraço. 16/07/2018
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  47. 6 Semanas Muita gente pergunta se as cores são muito alteradas na edição que se faz das fotografias. Deixo-vos aqui duas fotos, a primeira acabada de sair da maquina e a segunda com a edição que habitualmente faço. IMG_3242 by Luís Cardoso, no Flickr IMG_3242-Editar by Luís Cardoso, no Flickr E mais algumas fotografias do aquário IMG_3227-Editar by Luís Cardoso, no Flickr _MG_3245-Editar by Luís Cardoso, no Flickr _MG_3246-Editar by Luís Cardoso, no Flickr Cumprimentos Luís Cardoso
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  48. Paulo, isto é recorrente, daí a chamada de atenção, porque é que intervéns lá do alto da tua sapiência, com as tuas verdades doutrinais (que são só tuas) e depois vens com estas "pérolas"...? "Esclarecidas as duvidas se quiseres continuar a falar por MP agradeço porque este Tópico é do VIC e não devemos continuar a ocupar o seu espaço com trocas de ideias personalizadas. Penso que percebas. " intervéns num tópico de um membro, mas se alguém discordar, deve contactar-te por MP???... o tema é recorrente, e discussões por MP nada acrescentam ao fórum e SÃO SEMPRE DE EVITAR!! Cumps,
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  49. Já era tempo de actualizar isto. O desabar do propósito inicial segue o seu caminho... com a introdução de co2 e mais alguma fertilização para alimentar as plantas os poucos camarões vão sobrevivendo aos mais tratos...mas chega de desabafos, eis as fotos tiradas com telemóvel:
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