Principais Doenças em Bettas


Vmeister

Recommended Posts

Analisando o fórum percebi que existem muitos tópicos de doenças (inclusive meu). Para evitar o acumulo de tópicos iguais, e para um rápido diagnostico e tratamento dos nossos peixinhos, pensei que podíamos fazer um tópico com as principais doenças de Bettas.

O tópico seria com o nome da doença, características e tratamento e o principal: FOTOS de BETTAS com a doença. Todos os sites de peixes que falam sobre doenças que eu conheço ou não tem foto ou tem com outros peixes.

Peço a ajuda dos senhores para façamos um belo material.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, já que ninguem postou nada eu vou colocar uma!

 

POP-EYE (Olhos inchados)

Os olhos apresentam-se inchados e com o aspecto "saltado" e fosco. É uma doença causada pela má qualidade da água. Não é uma doença fatal, nem contagiosa e é de fácil tratamento. Ocasionalmente o peixe pode perder o olho afetado.

Tratamento: Troque 100% da água. Use um antibiótico.

 

Fonte: bettasbrasil.com

 

2213900697_30ed59cd89_m.jpg

Editado por Vmeister
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei mais uma foto de betta doente!

 

Constipação:

A causa é a alimentação; má qualidade, pouco variada e(ou) em excesso. Ração de "bolinha" é o causador nº1.

Tratamento: Mudar a dieta. Se possível oferecer alimentos vivos, patês, etc.

 

 

2215651307_34960640bb_o.jpg

 

Gostaria da ajuda de todos os criadores de bettas mais esperientes que eu, para colocar mais doenças no tópico.

Editado por Vmeister
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ninguem postou nada por culpa tua ! :laugh:

 

Estas a fazer um excelente trabalho nyah com fotos e tudo banana rock

Continua

Cumpr.

 

 

Pois, Vítor lá isso é verdade como o antlou salientou estas a fazer um excelente trabalho.

 

Martinho.

Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow

 

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Hidropsia

A Hidropsia não é uma doença, mas um conjunto de sintomas e sinais que surgem no decorrer de certas doenças. Ocorre quando há retenção de líquidos na cavidade abdominal, músculos e pele dos peixes, com conseqüências para todos os seus órgãos. Quando isto ocorre, o nível de proteínas do sangue diminui muito, o sangue se dilui, fica aquoso. Ocorre insuficiência dos rins e do coração do peixe. Ele não consegue eliminar água de seu organismo. Incha. As escamas, que estão presas a ele só por uma parte, se levantam, eriçam.

 

Tratamento: O início imediato do tratamento é essencial. Quanto mais cedo se iniciar, melhores as chances de o peixe reagir. Contra a inchação do peixe, em si, para ajudá-lo a eliminar água, pode-se tentar o uso do sal grosso. Antibióticos indicados são Aureomicina (clorotetraciclina) 25mg/L. Terramicina (oxitetraciclina), 50mg/L,em banhos de 24 a 72 horas, renovando-se a solução se estiver dando resultado. Cloromicetina (cloranfenicol),também é usada na mesma dosagem e tempo que a Terramicina.

 

Fonte: bettasbrasil e Criação, manejo e reprodução do peixe Betta splendens (Regan 1910).

 

2297321905_8f245bb382_m.jpg

 

2298115874_8ed135016f.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Necrose das Nadadeiras

A necrose das nadadeiras ocorre na sua maioria em peixes jovens submetidos a situações estressantes, como variações de temperatura, excesso de amônia e matéria orgânica na água ou Ph muito acido. As nadadeiras ficam esbranquiçadas e se desfazem. Primeiro de tudo corrigir a água. Fazer trocas de água de 2 em 2 dias, em estados mais criticos usar fungicida e paraciticida.

2298132220_a1fcdf3e9b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...)

Constipação:

(...)

Constipação ou obstipação?

 

Parabéns e continua com o tópico. Desta forma é muito mais fácil a pesquisa de informação sobre as doenças mais comuns.

 

Força neste projecto!

Editado por Menina

Agora não se diz que está frio, está cá uma ausência de calor do catano...

Oh!! E agora as bananas do "PD de Alvalade" que cheiram a peixe?!

Ex-Menina

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Achei mais uma foto de betta doente!

 

Constipação:

A causa é a alimentação; má qualidade, pouco variada e(ou) em excesso. Ração de "bolinha" é o causador nº1.

Tratamento: Mudar a dieta. Se possível oferecer alimentos vivos, patês, etc.

2215651307_34960640bb_o.jpg

 

Gostaria da ajuda de todos os criadores de bettas mais esperientes que eu, para colocar mais doenças no tópico.

 

Boas tenho o meu betta igual ao da foto é grave!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite foi uma boa ideia a sua de colocar fotos com a doença.. alias uma optima ideia..:crazyeyes:

so e pena nao estar ai a que a minha betta tem..:crazyeyes:

mas talvez voce me possa ajudar.,

ha uns dias pus a minha betta pa reproduzir e eles la cumpriram a missao lol.. ao acasalar a minha femea ficou machucada porcausa do macho.,

 

acho que as feridas infetaram ou algo assim . porque parece que ganharam uns pelinhos pequeninos (tipo o bolor do pão)

alguem sabe-me dizer o que fazer? ?? :rainbowafro:

 

(e a primeira vez que tenho bettas, )

ja os separei dos pequeninos, tao num aqua cominitario e separados o macho da femea.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

ainda há poucos dias, adquiri um casal CT. 5 dias depois ovos e nasceram os alevins. Já lá vão 15 dias com os alevins a crescer, isto tudo em PH de 6.0. Outras vezes até menos. Até agora tudo bem ... será que estou com sorte? Nova colocação de ovos será feita amanhã, mais uma vez.

 

Será que estou com sorte?

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite foi uma boa ideia a sua de colocar fotos com a doença.. alias uma optima ideia..:crazyeyes:

so e pena nao estar ai a que a minha betta tem..:crazyeyes:

mas talvez voce me possa ajudar.,

ha uns dias pus a minha betta pa reproduzir e eles la cumpriram a missao lol.. ao acasalar a minha femea ficou machucada porcausa do macho.,

 

acho que as feridas infetaram ou algo assim . porque parece que ganharam uns pelinhos pequeninos (tipo o bolor do pão)

alguem sabe-me dizer o que fazer? ?? :rainbowafro:

 

(e a primeira vez que tenho bettas, )

ja os separei dos pequeninos, tao num aqua cominitario e separados o macho da femea.

 

 

Boas, podes utilizar produtos para ajudarem à cicatrização das feridas causadas pelo macho!

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, podes utilizar produtos para ajudarem à cicatrização das feridas causadas pelo macho!

 

Tal como nos humanos, pode-se sempre tentar com uma diluição de sal refinado, ou Bicarbonato de sódio, essa solução salobra ajuda e bastante na cicatrização.

Senão pode-se sempre tentar colocar um penso rápido :D

 

 

Abraço

Paulo Silva a.k.a. "O enfermeiros fishador"

Editado por PauloSilva
assinatura.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

O ictio pega-se? O caso e este, tenho um betta com ictio e neste momento tenho-o num aquario com mais duas bettas femeas. Ele encontra-se a parte, coloquei-o numa criadeira para que nao se movimentasse muito mas tenho medo que a doença se propague para os outros peixes. Ja subi a temperatura para 30ºC e gostaria de saber tambem se devo começar um tratamento com algum fungicida. Desde ja obrigado.

 

Abraço

Editado por Kost
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Oiee :lol:

 

me ajudem... meu peixe tah com uma aparência esbranquiçada... uma amiga disse q pode ser bolor, mas ñ encontrei essa doença em nenhum outro site....

 

eu encontrei algumas doenças com as msm características, mas ñ encontro exatamente o que ele tem... c vcs puderem postar algumas fotos com peixes dessas características seria ótimo, pois facilitaria eu encontrar o nome correto dessa doença e assim tratá-la de maneira adequada...

 

obrigada :lol:

Thety *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em princípio será um fungo.

Creio que se tratar o mais depressa possível diluíndo sal na água, aumentando um pouco a temperatura e apagando a luz, isso poderá melhorar, mas o melhor era tentar perceber porque apareceram os fungos.

 

O peixe tem feridas?

Qual o setup do aquário? tamanho, ph, temperatura, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não tem feridas, a termperatura eh quase q ambiente... um pouco gelada, as vezes... jah me recomendaram elevar a temperatura, mas ñ sei como fazê-lo... o tamanmho eh pequeno... cabe mais ou menos 1,5 litros de água....

ele ñ tem demonstrado mta relutância pra comer, só se passar do horário em que ele está acostumado a comer (22hs30min).

O que eu tenho percebido eh q as nadadeiras jah ñ são tão cheias qto antes e ele parece estar desbotando...

eu uso um produto na água pra controlar o Ph e o cloro, a própria loja onde o comprei me deu. Por enquanto eh só!

 

 

Obs: a propósito, diluir sal na água ñ poderá prejudicá-lo de alguma forma?

 

vlw!

Editado por Thety Serra

Thety *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ele não tem feridas, a termperatura eh quase q ambiente... um pouco gelada, as vezes... jah me recomendaram elevar a temperatura, mas ñ sei como fazê-lo... o tamanmho eh pequeno... cabe mais ou menos 1,5 litros de água....

ele ñ tem demonstrado mta relutância pra comer, só se passar do horário em que ele está acostumado a comer (22hs30min).

O que eu tenho percebido eh q as nadadeiras jah ñ são tão cheias qto antes e ele parece estar desbotando...

eu uso um produto na água pra controlar o Ph e o cloro, a própria loja onde o comprei me deu. Por enquanto eh só!

 

 

Obs: a propósito, diluir sal na água ñ poderá prejudicá-lo de alguma forma?

 

vlw!

 

1,5 litros de água não chega para peixe nenhum.

Os betas não devem estar em água com menos de 20º.

Esses produtos químicos não servem para nada.

O sal não faz mal nenhum, mas não pode ser muito!

Mas seja como for, se não puser o peixe num aquário melhor, ele não vai durar muito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais