devem adicionar-se sais à água de um Tanganika ?


FILIPEALMEIDA

Recommended Posts

Queria lançar aqui uma questão para a qual não encontro informação suficiente...

 

Montei agora um aquário Tanganika de 100x30x40. As TPA's serão feitas com água da torneira devidamente acondicionada...

 

Deverei adicionar alguns sais à mesma ? e quais ?

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende da água que tens :wink:

 

A água do tanganika tem ph elevado, niveis elevados de kh e uma dureza muito elevada.

 

Aqui em minha casa a água sai da torneira com

ph: 8,2

kh: 14º

gh: 13º

 

Estes valores para um tanganika estão no limite inferior e deveria aumentar o kh e gh para 20 e qualquer coisa e o ph para perto de 8,6.

Pode-se usar sais para isso, mas num aquário de 400L andar a juntar sais a cada TPA fica carissimo.

 

Pessoalmente optei por não usar sais por agora, principalmente porque os peixes que tenho não são selvagens mas peixes nascidos e criados na europa e como tal os parametros de água do tanganika não lhes serão muito familiares.

Se mantivesse peixes selvagens ou descendentes de selvagens, aí sim, iria tentar que a água do aquário se aproximasse o mais possivel à água do lago.

 

Em relação a sais, se os quiseres usar tens diversos de marca comercial ou podes fazer tu, encontras por aí pela internet alguns sites com receitas caseiras para sais.

Podes ver esta receita: http://www.cichlid-forum.com/articles/buff...ffer_recipe.php

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o sal e buffer da seachem feitos para o malawi, e com cada produto faço cerca de 2600l (usados para tpas semanais de 40l isso não é nada mal...) e não são caros. No Brasil os 2 saíram por R$ 70,00 ou cerca de 30 euros...

 

 

Falow

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso o sal e buffer da seachem feitos para o malawi, e com cada produto faço cerca de 2600l (usados para tpas semanais de 40l isso não é nada mal...) e não são caros. No Brasil os 2 saíram por R$ 70,00 ou cerca de 30 euros...

Falow

Tens a certeza que é só para as tpa's? É que os dados que disponho é que a cada tpa tens de colocar a dosagem do aquário completo.

Mas mesmo assim 30€ dá para sal caseiro para uns anos.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Há umas dosagens que tenho andado a divulgar há muitos anos mas para minha surpresa aparecem sempre mais pessoas que não as conhecem. Aqui vai, para o Tanganyika: Uma colher de sopa cada por cada 50 litros, de sal, sulfato de magnesio e bicarbonato de sodio. Estes dois ultimos produtos encontram-se na maior parte dasfarmacias ou mandam vir.Se comprados em lugares que vendem quimicos são vendidos em quantidade e muito mais barato.

Os ciclideos do Tanganyika são os mais exigentes em relação á quimica da agua, se a agua da torneira não for adequada o melhor é torna-la adequada. Selvagem ou F 1000 uma especie do Tanganyika é sempre do Tanganyika e portanto os seus requerimentos não mudam. Claro, todas as especies têm o seu nivel de tolerância mas as especies deste lago são muito pouco tolerantes devido a viverem num meio muito estavel.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os ciclideos do Tanganyika são os mais exigentes em relação á quimica da agua, se a agua da torneira não for adequada o melhor é torna-la adequada. Selvagem ou F 1000 uma especie do Tanganyika é sempre do Tanganyika e portanto os seus requerimentos não mudam.

Claro, todas as especies têm o seu nivel de tolerância mas as especies deste lago são muito pouco tolerantes devido a viverem num meio muito estavel.

Concordo apenas parcialmente contigo Paulo, porque acho que parte dessa tolerancia tem que ver com as águas em que os peixes foram criados.

 

Obviamente que não aconselho a ter tanganikas em ph abaixo de 8 ou águas pouco mineralizadas. Agora aquilo que digo é que um F0 precisa muito mais de água próxima à do lago dado que nasceu por lá e não estará habituado a outro tipo de água.

Comparando com um peixe criado na Europa com águas da torneira não me parece que estes ultimos sejam tão criticos como um peixe selvagem.

 

Mas é claro, geneticamente estão preparados para águas com ph elevado, muito mineralizadas e muito duras e devemos tentar na medida do possivel fornecer esses parametros. Mas penso também, que sendo peixes habituados a estabilidade, seja pior parametros em mutação constante do que parametros estáveis, embora no limite inferior da tolerancia.

Até hoje tenho seguido a politica de manter as águas o mais estável possivel e não tenho tido problemas nem de doenças, nem de peixes mortos nos 4 aquários que mantenho.

 

Espero que no aquário de tropheus (a minha joia da coroa) também não venha a ter problemas, mas segundo o fishbase os valores de ph vão de 8 a 9 , e o gh vai de 9 a 19.

 

Já agora uma pergunta...

O sal que falas é sal normal de cozinha ou é preferivel sal marinho mesmo (mais natural... e mais caro também) ?

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens a certeza que é só para as tpa's? É que os dados que disponho é que a cada tpa tens de colocar a dosagem do aquário completo.  

 

Boas,

 

Nuno, não é necessário em cada TPA adicionar a quantidade para o aquário todo. Basta pensares que estamos a falar de sais dissolvidos na água. Como tal, ao fazeres uma TPA, vais reduzir as concentrações de sais dissolvidos na água. Se adicionares à agua da TPA, sais em quantidade necessária, para teres uma concentração igual à do aqua, quando terminaes a TPA os valores pouco ou nada se terão alterado e apenas usaste sais para a quantidade de agua da TPA.

Ricardo Sousa (ex-Ulmo) APC#147

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanto quanto sei e admito estar errado (isto de ler regularmente várias fontes de informação às vezes cria confusões) os sais "gastam-se" normalmente por combinação com outros produtos presentes na água do aquário, afinal de contas estamos a falar de iões.

 

Além disso os próprios peixes "consomem" os sais directamente da coluna de água.

 

Penso que li em algum lado que se deve dar a dosagem completa para o aquário a cada TPA, mas também não posso precisar a 100% se é mesmo assim ou não.

Se voltar a encontrar o site onde vi isso, logo confirmo.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além disso os próprios peixes "consomem" os sais directamente da coluna de água.

Exactamente! Além disso, muitos dos sais necessários para replicar as águas dos lagos não são só os carbonatos. Há que ter em atenção todos os outros que constituem o GH. No caso do lago Tanganyka, os níveis iodo e o magnésio são importantes para a saúde dos peixes.

 

Só um reparo: F0 não significa necessáriamente selvagem. Mas os biólogos poderão explicar isso melhor do que eu...

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só um reparo: F0 não significa necessáriamente selvagem. Mas os biólogos poderão explicar isso melhor do que eu...

Sim essa questão existe.

Mas na aquariofilia é normalmente aceite que F0 será uma espécie selvagem, capturada no seu ambiente natural, F1 será a descendencia dessa espécie, etc.

 

São questões de nomenclatura na realidade, acho inclusivamente que já houve discussões por aqui no forum acerca disso.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Venho dar o meu testemunho, tenho aquário só ainda à 6 meses portanto vale o que vale.

Não faço qualquer mistura na água seja do que for, e a água reposta nas TPA's vem directamente da rede publica para o aquário.

Só faço mudas de água de 3 em 3 semanas e de apenas 20% do volume ou seja de 500L troco apenas 100L (encho 2 vezes um recepiente que tenho que suporta 50L), tenho o cuidado de aspirar o fundo que é onde existe mais "lixo".

Sou apologista sim de um bom sistema de filtragem mecânica e biológica e confio na fauna para melhorar parâmetros como a dureza da água.

Tenho o cuidado de medir os nitratos/nitritos para ter a percepção se a periodicidade das TPA'S é a correcta.

 

Sou da opinião que os peixes precisam dos parâmetros da água o mais estáveis possíveis e aceito que peixes com gerações criadas na "água da torneira" não tenham problemas de viver nela uma vida inteira.

Tenho tido criações, não tenho mortes e os peixes andam todos felizes da vida.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sal é recomendado apenas para tpas (5g p/ 40 litros), nunca para água evaporada. Apenas se usa o sal para o total de água do aquário, na montagem inicial do aquário, nunca nas tpas. O buffer é usado tbm na mesma proporção do sal, apenas se diferencia no uso de água evaporada pois é recomendado. Ambos tratam cerca de 2600 litros

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apenas se usa o sal para o total de água do aquário, na montagem inicial do aquário, nunca nas tpas

Porquê?

Quando fazemos uma TPA não estamos a retirar também sal, ou sais?

Aliás, este tópico não é sobre o cloreto de sódio(sal) mas sobre todos os outros sais (cálcio, magnésio, iodo, etc.)

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Uso sal normal, de cozinha, que no caso é sal marinho, mas o outro tambem serve.

F0 é sempre um especime selvagem. Esse é o uso na Killifilia e na ciclidofilia. O uso da designação "Wild" em vez de F0 tira logo as duvidas mas o significado é o mesmo.

Quando se repôem determinada quantidade de agua tem que se repor os sais em quantidade proporcional como é obvio.

Os ciclideos do Mallawi e do Victoria em geral não necessitam de aditivos quimicos excepto quando a agua a usar é muito pouco mineralizada.

Naturalmente os peixes selvagens são mais exigentes que as estirpes de aquario, daí o risco de os adquirir, tanto mais que o preço é sempre elevado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Uso sal normal, de cozinha, que no caso é sal marinho, mas o outro tambem serve.

Paulo a pergunta do sal era mesmo nesse sentido. É que há sal da cozinha que compras por aí em qualquer lojita e depois de vez em quando aparece sal marinho, que pelos vistos tem um tratamento ligeiramente diferente do sal de cozinha normal.

Calculava que o que se usa fosse logo sal de cozinha mas queria ter a certeza.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sal:

 

Guaranteed Analysis (Amounts per 1 g)

Calcium (min) 3.24 %

Calcium (max) 3.50 %

Magnesium (min) 11.83 %

Potassium (min) 10.08 %

sodium (min) 3.53 %

Sodium (max) 3.75 %

Aluminum (min) 0.90 mg

Iodine (min) 0.02 mg

Iron (min) 0.20

http://www.seachem.com/products/product_pa...idLakeSalt.html

 

 

Buffer (malawi)

 

http://www.seachem.com/products/product_pa...lawiBuffer.html

 

 

Taí pra quem quiser ver.

"A paz vem de dentro de você mesmo. Não a procure à sua volta."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Existem dois tipos principais de sal usado na cozinha, um é o sal marinho, recolhido nas salinas, outro é o sal não marinho, que é retirado de minas.Há ainda um terceiro tipo de sal de cozinha, muito menos comum e mais caro, que tem varios nomes, um deles é o de cristal de sal, e que é tambem um tipo de sal marinho.

Em rigor tanto no Tanganyika, no Victoria ou no Malawi não há sal. No entanto a adição de mais este tipo de sal ajuda um pouco em dar condições adequadas ás especies desses lagos. Não se deve abusar na quantidade e a por menos sais deve-se por menos sal.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amigos,

 

tenho estado a ler com toda a atenção o tópico... obrigado a todos pelas respostas. foram claramente exclarecedoras.

 

É fácil adquirir o sulfato de magnésio ?

 

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Link to comment
Partilhar nas redes sociais