"Shell Nature" Tanganyika 160LT Update:24/01/2006


Mário Ribeiro

Recommended Posts

Pois caros amigos estou em fase "estudo" para montar um Tanganyika.

 

Aquário:

80 x 50 x 40 (160 Litros)

 

 

Parte Técnica:

Que filtragem ?

Que Aquecimento ?

Luz ?

 

Substracto:

Areia da Praia

 

Fauna:

Estas são as espécies que eu gosto (entre muitas) e que "pre-escolhi".

Eu sei que poderão (e existirão concerteza incompatibilidades) mas conto com a vossa ajuda para reduzir e definir o grupo final.

 

Lamprologus Similis (tem de lá estar, é obrigatório :) )

Lamprologus Ocellatus

Altolamprologus calvus

Neolamprologus brichardi

Neolamprologus leleupi

Julidochromis ornatus

Julidochromis marlieri

Tropheus... :roll:

 

Se quiserem sugerir mais alguma..

 

 

Flora

Aceito sugestões

 

 

Decoração

Aceito sugestões. Dependendo do tipo de "setup" poderá ter mais ou menos "rocha".

 

 

Conto com a vossa opinião e experiência para que esta nova montagem possa ter barbatanas para nadar :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 121
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que filtragem ?

A melhor que consigas arranjar. De preferência, um externo que faça uns 700 l/hora.

 

Que Aquecimento ?  

150W deve chegar...

 

Luz ?  

Depende... É para plantas ou para ver os peixes?

 

Lamprologus Similis (tem de lá estar, é obrigatório  )  

então coloca uma colónia destes e não ponhas mais nada. Todas as outras espécies habitam a zona das rochas e vão surgir conflitos entre eles, se oos misturares. Quanto aos tropheus, parece-me que sabes bem que é para esquecer...

 

Flora  

Aceito sugestões  

 

Plantas pouco exigentes (sempre poupas na iluminação) como as anúbias, valisnérias ou fetos de Java.

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Lamprologus Similis (tem de lá estar, é obrigatório  )  

então coloca uma colónia destes e não ponhas mais nada. Todas as outras espécies habitam a zona das rochas e vão surgir conflitos entre eles, se oos misturares. Quanto aos tropheus, parece-me que sabes bem que é para esquecer...

 

Não posso por mais nada ? Não posso devido ao tamanho do aqua ou por imcompatibilidade ?

 

Tendo em conta o querer ter Lamprologus Similis / Ocellatus que outras espécies posso ter ?

 

Sim à partida sei que é "Impossível / Complicado" colocar Tropheus nesse aqua.... é pena :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não posso por mais nada ? Não posso devido ao tamanho do aqua ou por imcompatibilidade ?

Poder até podes... uns julies mas os similis podem vir a sofrer comaagressividade dos outros, especialmente se existirem casais. Não tenho conchículas, mas creio que o ideal tê-los em colónia, num penico de 50 litros

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

O grande problema do aquário é o comprimento curto...e a altura desnecessária. :wink:

 

Podes colocar um casal (grupo é o ideal) de similis, mas prepara-te para teres 50cm, pelo menos, ocupados exclusivamente pela comunidade.

Isto se quiseres uma comunidade a sério, e não te queiras desfazer dos bebés, o que para mim é a única forma de manter similis/multifasciatus apreciando o seu comportamento natural...

 

O que podes fazer é colocar as conchas todas a um canto, ocupando talvez 40cm. No outro canto colocas um monte bem alto de rochas, e adquires um casal/grupo de julidochromis. Em principio não terás problemas, mas precisas de "arrumar" muito bem as rochas criando inúmeras cavernas.

Entre as conchas e as rochas, deixa um espaço de pelo menos 20cm a separar. Sobram-te, portanto, cerca de 20cm para uma grande parede de calhaus...aproveita o melhor que puderes.

 

É extremamente arriscado, mas pode ser que consigas.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Portanto o problema não é juntar Conchiculas mas sim o Aquário...é isso ?

 

O aquário ainda não o tenho.. mas estou muito interessado em adquiri-lo. Mas é claro que estou a considerar outras hipoteses que passariam por algo com 100x40x40.

 

E considerando que não colocaria Lamprologus Similis.. (usaria então um dos aquas de 60cm) o que poderia fazer ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Como diz o diesel e muito bem, o melhor para os conchículas é um penico de 60L só para eles do que um aquário maior com outras espécies, devido ao facto de estes serem demasiado pequenos e territoriais para conviverem com outro tipo des espécies.

Num aquário desse tamanho podes tentar por exemplo colocar similis de um lado e ocellatus de outro, eu já os tive num aquário mais pequeno e consegui :) mas no entanto não é garantida a armonia das duas comunidades.

Povoar um aquário do tanganyika não é fácil, muito menos desse tamanho, porque o problema é que queremos colocar sempre mais peixes do que o aquário suporta. Esta dificuldade de fazer cohabitar duas ou três espécies juntas nesse aquário é o facto de os tamanhos e comportamentos serem completamente distintos ou no caso inverso serem exatamente iguais e consequente luta pelas mesmas coisas.

O meu conselho é: mais vale ter uma espécie bem do que duas mal :)

A maior parte dos aquário do tanganyika que se vêm por aí pecam quase todos pelas mesmas falhas: peixes a nadar juntos de um lado para o outro sem comportamento nenhum que os distinga dos outros...

Talvez outra mistura que poderás fazer e que poderá ter algum sucesso poderá ser Neolamprologus leleupi x Julidochromis ornatus criando dois territorios rochosos um de cada lado do aquário.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o aquário tivesse 100x50x40 alteraria significativamente o que ja foi dito ? (coabitação das especies referidas).

 

Sintetizando o que foi dito até ao momento temos 3 cenários já ponderados.

 

1) Mono Espécie

 

2) Conchiculas (Ocellatus e Similis)

 

3) Julidochromis e Similis (tricky :))

 

Uma das espécies que ainda não foi referida...

Altolamprologus calvus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se o aquário tivesse 100x50x40 alteraria significativamente o que ja foi dito ?

 

Significativamente...não, mas melhora um pouco a margem de manobra.

 

Sendo que a maioria dos tanganyikas ("lamprologus", claro...) gostam de defender um único território, criando geralmente um pequeno espaço só seu nas rochas ou no meio da areia (conchiculas), torna-se dificil conseguir juntar mais que 2 espécies deste tipo num aquário sem que percam o seu instinto de defesa de um único território, passando a ser exclusivamente "passageiros" que nadam de um lado para o outro.

 

A ideia de juntar 2 espécies de conchiculas é bastante boa, no entanto é preciso cuidado com as espécies: nunca juntar, por exemplo, similis com multifasciatus.

Eu tenho no meu aquário 2 espécies que convivem muito bem: multifasciatus e brevis. Posso até aproximar as conchas das três "comunidades" (1 de brevis e 2 de multifasciatus) para perto uma da outra sem que haja grandes guerras.

Tenho também um casal de "lamprologus" que desovam nas rochas (Variabilichromis moorii) e tinha, também sem problemas, um casal de Julidochromis que desovava constantemente (agora tenho apenas 3 alevins que sobraram). A diferença é que o meu aquário tem 1,5m de frente e foi sendo "revisto" conforme os peixes queriam reproduzir.

Com a morte dos julidochromis e amadurecimento dos variabilichromis vi-me obrigado a algumas alterações que visaram o estabelecimento de um novo território exclusivo para os segundos.

 

Sinceramente acho que devias optar por um aquário com 2 espécies de conchiculas, tendo o cuidado de colocar as conchas bem separadas. Uma pedra no centro evita o "eye contact" entre as duas espécies, e diminui a agressividade.

Se preferires, constroi uma parede de rochas num dos cantos do aquário e arrisca numa espécie "cave/rock dweller" menos agressiva ou, idealmente, mais pequena (julidochromis, talvez).

 

Quanto aos Altolamprologus, tenho a sensação (nunca mantive) que são peixes que, no aquário, passam mais tempo na zona de areia ao invés de estarem "enfiados" no meio das rochas. Além disso são predadores de conchiculas...

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ponto de Situação:

 

Situação 1:

2 Espécies de Conchiculas

 

Lamprologus Similis

Lamprologus Ocellatus

 

Neste caso teriam de ser criadas duas zonas distintas com conchas e separadas.Sei de quem o fez... e o resultado foi que as duas comunidades acabaram por criar uma montanha entre eles :shock:

 

 

Situação 2:

1 Conchicula e 1 Rock / Cave

 

Lamprologus Similis ou Lamprologus Ocellatus

Julidochromis sp.

 

Com o comprimento de 80cm seria mais complicado definir os dois territórios sem comprometer... Com 100cm seria mais "fácil" no entanto e como ja aqui disse provavelmen te vou mesmo manter a hipótese 80cm.

 

 

 

Em relação às plantas estou a pensar em Vallisnérias Gigantea e Anubias.

Para substracto tenho duas hipoteses.. Areia da Praia e Areia de Filtro (de piscina). Qual será a mais indicada...?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

buenas, eu tenho ocellatus e multifasciatus todos juntos :) , num aqua de 100x30x40, cada colonia tem o seu territorio, multies de um lado, rochas ocellatus do outro, (ainda tenho uma julia, vou comprar mais) e fora as birras uns com os outros, da-se tudo lindamente, as vezes da um bocadinho de ;) , mas nada de preocupante! eu no teu caso, não pensava duas vezes, tem so em atençao que os machos ocellatus sao muito violentos uns com os outros, por isso, aconselhava-te a teres apenas um, senao vai haver grandes disputas de territorio entre eles, e muito provavelmente um deles... :wink: no outro... se tiveres smillis e ocellatus, vais adorar o teu aqua :):lol::lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já que o aquário vai ser alto opta por pores uns cypris ou outra espécie de meia-alta altura e deixas o fundo para os similis ou outros conchichulas que quiseres. Podes sempre por também umas pedras para quebrar a monotonia das conchas e está feito. Neste caso era melhor o 100x40x40cm

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que eu saiba os cipris não se dão mal com os conchiculas por isso podes ter.

 

Mas agora vou-te baralhar o esquema... e porque não uma colónia de conchiculas em "andares"?

 

Os conchiculas querem é conchas para habitar e areia para escavar, e não me parece que sejam muito esquisitos acerca das conchas estarem no fundo do aquário ou a meia altura.

Assim, poderias arranjar umas caixas e fazer "andares", aproveitando os 50cm de altura que tens e aproveitando melhor o espaço :wink:

Ficava engraçado, poderias colocar 2 espécies à vontade, e teres várias colónias a viverem em harmonia sem se chatearem muito.

 

Fica a ideia maluca :wink:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os cypris são peixes de cardume pelo que o ideal para esse aquário seja de 8 a 12 indivíduos. Dão-se muito bem entre eles, por isso não te preocupes se ocorrer alguns crescerem mais rápido que outros... Quanto ao comportamente para com outras espécies, são peixes extremamente pacíficos, e não pegam com ninguém.

 

Podes colocar um monte de pedras de um dos lados do aquário, e planta as fendas com anúbias e valisnérias, fica altamente!Isto também quebra a continuidade da areia com conchas e ajuda os cypris a localizarem-se no aquário. Eles gostam de água aberta perto de zonas rochosas.

 

Fica bem e força com isso!!!

Cumprimentos!

Diogo Correia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Andares :wink:

 

Parece que já os estou a ver

"Então vizinho, qual é o andar ?"

 

"Ontem à noite andaram em mudanças ? Era só conchas a bater "nhic nhic" :)"

 

O pior seria a reunião do condomínio... :wink:

 

Tenho de ponderar todas as hipoteses.. tenho e de libertar o habitantes actuais.. já coloquei em leilão... a ver vamos. Em Setembro arranco com tudo. Até la "planos e planos" :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto já deve ter sido aqui muito discutido, mas como cada um tem uma opinião e isto por vezes 1 mes ou 2 em aquariofilia pode significar novas experiencias que fomentem novas opiniões aqui fica uma pergunta.

 

Para substracto estou a pensar usar esta areia.

 

http://www.maxmat.pt/maxmat/produtos/level...D=1124494243823

 

É areia de "construção". Será que faz mal ? É que é muito branca :) Mesmo como eu gosto.

 

Em relação às pedras encontrei estas

http://www.maxmat.pt/maxmat/produtos/level...D=1124494508072

 

Digam qualquer coisa se conhecerem estes produtos :evil:

 

Isto vai... :) É que é já a seguir :oops:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os conchiculas não... eles preferem as conchas mesmo :evil:

 

Para as julies, servem mas não precisas de muitas. Se comprares, lava-as muito bem, procura as mais esburacadas e se possivel passa uma lixa nas arestas que notares mais vivas para evitares cortes nos teus peixes.

 

Eu resolvi o problema das arestas nas minhas com uma escova de aço... serviu para limpar a pedra e ao mesmo tempo "limou" as arestas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, eles realmente preferem as conchas (que inclusivamente já tenho :evil: Mas queria um pouco de rocha e acho que vou obtar por estas :oops:

 

Preciso mesmo de "encaminhar" os peixes para poder proseguir com os planos... se alguem estiver interessado

 

2 x Tubarão Bala (Balantiocheilos melanopterus)

1 x Tubarão Labeo Bicolor (Epalzeorhynchos bicolor)

3 x Bótia Palhaço (Botia macracantha)

1 x Tubarão "Martelo" (Pangasius sutchi)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais