TMC Signature - Primeiro Plantado


josemacedo

Recommended Posts

Plantado TMC Signature

 

Olá,

 

Depois de muitas tentativas falhadas e algum tempo afastado da aquariofilia, resolvi desta vez estudar e investir em melhor material.

 

Por agora estou só a estudar o layout, como podem ver nas fotografias.

 

Relativamente às plantas já estão mais ou menos definidas, estou apenas indeciso entre a rotala rotundifolia e a ludwigia sp. para dar um bocado de cor e contraste.

 

Fico à espera das vossas críticas e sugestões.

 

Um abraço,

 

José

 

 

SETUP

Aquário

TMC Signature 60x45x30cm

Filtro
Eheim Experience 250T Thermofilter

Pipes
DoAqua Violet Glass VP-1 Outflow 13 mm (Lilly Pipe)
DoAqua Violet Glass VV-1 Inflow 13 mm (Lilly Pipe)

CO2
ADA CO2 Advanced System
Polen Glass CO2 Diffuser
ADA Joint Glass JG-007

Iluminação
Aurora Lights Aquaeden (30w - TC leds: 8000k)

Substratos
ADA Amazonia Powder
ADA Power Sand S
ADA Nile Sand

Hardscape
Ryouh Stone

Plantas
Echinodorus tenellus
Eleocharis sp.
Eleocharis parvula
Eleocharis sp. 'mini'
Hemianthus micranthemoides

 

Aqua1.jpg

 

Aqua2.jpg

 

Aqua3.jpg

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bravo. Material de topo, boa disposição de hardscape, boa escolha de flora. O que mais posso dizer? Na tua dúvida em relação à ludwigia vs rotala eu sugeria outras hipóteses: Proserpinaca palustris 'Cuba' ou Myriophyllum mattogrossense 'red'.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José,

 

Muito bom!

Gostei do hardscape :)

Essas medidas são excelentes para aquascaping e essa primeira foto tira partido disso mesmo.

 

Só não sei onde vais colocar tantas plantas de caule (3!)... não será demais?

 

Muito boa sorte.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material espetacular não te falta aí ! e o plantio é para quando?

 

O plantio é para esta semana. Ainda não sei o dia ao certo.

 

 

José,

 

Muito bom!

Gostei do hardscape :)

Essas medidas são excelentes para aquascaping e essa primeira foto tira partido disso mesmo.

 

Só não sei onde vais colocar tantas plantas de caule (3!)... não será demais?

 

Muito boa sorte.

 

Pedro.

 

Obrigado Pedro.

 

Relativamente às plantas pensei:

- Rotala sp. ''green'' por detrás das pedras do fundo com alguns pés de Rotala rotundifolia entre ela para dar uns apontamentos de cor (não sei se é boa ideia ou não).

- A Hemianthus micranthemoides entre as pedras do fundo e as do meio a vir um bocado para a frente e direita.

- Eleocharis sp. junto ao vidro no fundo e do lado esquerdo junto ao vidro até ao meio.

- Eleocharis parvula entre as pedras do meio e as da frente e a fazer a transição da HM para a direita para terminar com um tapete de Eleocharis sp. 'mini'.

 

Como sou muito verde nisto, e também estou com dúvidas em relação às plantas, gostava de saber o que me sugeres.

 

José.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

- A Hemianthus micranthemoides entre as pedras do fundo e as do meio a vir um bocado para a frente e direita.

 

 

hummm... isso vai-te tapar as pedras de tras. Não metas...

Talvez a staurogyne ou a Pogostemon Helferi...

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

hummm... isso vai-te tapar as pedras de tras. Não metas...

Talvez a staurogyne ou a Pogostemon Helferi...

 

A staurogyne parece uma boa opção. :smile2: Nesse caso achas que deva manter a Rotala sp. "green" ou uso HM no fundo? E o que achas da ideia de ter um pés de Rotala rotundifolia por entre as outras para os tais apontamentos de cor? Resulta bem ou nem por isso?

 

Mais uma vez obrigado Pedro.

 

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de te ter dado as sugestões fiquei a pensar se as dimensões das folhas não seriam desproporcionais...

As que te disse talvez ficassem melhor com a Rotala... com a HM talvez à frente (entre as pedras) a Ammania...

Não sei... tantas opções e o gosto de cada um varia muito :)

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois de te ter dado as sugestões fiquei a pensar se as dimensões das folhas não seriam desproporcionais...

As que te disse talvez ficassem melhor com a Rotala... com a HM talvez à frente (entre as pedras) a Ammania...

Não sei... tantas opções e o gosto de cada um varia muito :)

 

Obrigado Pedro. Quanto mais plantas vejo, mais confuso fico. Já tinha uma ideia concebida de como as plantas se iam relacionar...

 

A HM nem com podas constantes pode resultar? Também gostei da bacopa australis e da bacopa monnieri 'Compact' mas o resultado deve acabar por ser o mesmo.

 

José.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tens tudo para isto ser um sucesso!

Aguá com isso!

As plantas é mesmo assim, às vezes só experimentando.

Com o tempo/experiência vamos afinando a planta certa para o efeito.

cumprimentos

Editado por tmiravent
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Desde já agradeço todos os comentários e ajuda.

 

Depois de alguma hesitação relativamente às plantas, acabei por me decidir por:

 

Echinodorus tenellus
Eleocharis sp.
Eleocharis parvula
Eleocharis sp. 'mini'
Hemianthus micranthemoides

 

As plantas chegaram esta tarde e deitei logo mãos à obra.

 

Deixo-vos aqui duas fotos, uma durante a montagem, outra com o aquário acabado de encher e a água ainda muito turva.

 

Quero também deixar uma palavra de agradecimento ao Rui Alves da Aquaeden por toda a disponibilidade que demonstrou e pelo fantástico serviço prestado.

 

Abraço,

José

 

Aqua_Day1A.jpg

 

Aqua_Day1B.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá mais uma vez,

 

Quero apenas deixar-vos um pequeno update e relatar o que tenho andado a fazer. Fico à espera dos vossos comentários e sugestões.

 

Estou com um fotoperíodo de 8h (das 15h às 23h). Inicio o CO2 3h antes do fotoperíodo, uma vez que a sala onde o aquário se encontra tem bastante luz, e termino 1h antes do final do fotoperíodo.

 

Hoje dei um desbaste na Eleocharis sp. e na Eleocharis parvula, para tentar que ela desenvolva mais lateralmente (penso que o deveria ter feito logo ao início). Aumentei também o CO2 de 1bps para 2bps e faço TPAs de 50% todos os dias. Como fertilizantes utilizo "Green Brighty Step 1" e "Brighty K" da ADA. Gostava de saber se devo também juntar "Green Brighty Special Lights" à lista de fertilizantes.

 

A Echinodorus tenellus não parece estar com a melhor saúde, mas espero que seja apenas o período de adaptação da planta. Ainda relativamente à flora, ando a pensar colocar Marsilea hirsuta junto às pedras.

 

Aqui ficam mais umas fotografias do segundo e terceiro dia.

 

Um abraço,

José

 

Dia 2 - 01.03.2014

 

Aqua_Day2B.jpg

 

Aqua_Day2C.jpg

 

Aqua_Day2D.jpg

 

 

Dia 3 - 02.03.2014

 

Aqua_Day3A.jpg

 

Aqua_Day3B.jpg

 

Aqua_Day3C.jpg

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gosto muito deste aqua tem muito potencial .

Sem duvida um aqua a seguir .

Continue a postar fotos do desenvolvimento do mesmo .

So tenho a desejar boa sorte com o aqua .

 

 

Abraço Ângelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está excelente, gostei da escolha das plantas. apenas o reparo de que talvez as pudesses ter dividido mais ao plantar.

 

também acho que o difusor do co2 podia estar mais abaixo e assim rentabilizar melhor o gás.

 

de resto 5 estrelas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cumps,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Hoje analisei a água, e os resultados foram os seguintes:

 

pH: 6,6

kH: 6º dkH

gH: 8º dgH

NO3: 25ppm

NH4: 1,5ppm

PO4: 0,1 ppm

Fe: < 0,02 ppm

 

Julgo que os valores estão dentro dos parâmetros normais para um aquário com 4 dias, mas apesar de ter lido, tenho dúvidas em relação aos fosfatos (o nível deveria ser inferior?) e ao ferro (deveria ser mais elevado?).

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Um abraço,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Gosto muito deste aqua tem muito potencial .

Sem duvida um aqua a seguir .

Continue a postar fotos do desenvolvimento do mesmo .

So tenho a desejar boa sorte com o aqua .

 

 

Abraço Ângelo

 

Vou sempre tentar manter o tópico actualizado, e partilhar convosco a evolução do aquário.

 

 

boas,

 

está excelente, gostei da escolha das plantas. apenas o reparo de que talvez as pudesses ter dividido mais ao plantar.

 

também acho que o difusor do co2 podia estar mais abaixo e assim rentabilizar melhor o gás.

 

de resto 5 estrelas biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

cumps,

 

Depois de ter plantado fiquei com essa mesma ideia, de que deveria ter dividido mais os pés de parvula.

 

Quanto ao difusor do CO2, já tratei do assunto.

 

 

 

Obrigado a ambos pelo feedback, ajuda e motivação,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

e os habitantes?

já tens algumas coisa prevista?

cumprimentos

(podes ir preparando a tesoura para a HC!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Em relação aos habitantes ainda estou um bocado indeciso, mas para começar devo colocar uns Amano.

 

A tesoura está pronta!

 

Cumprimentos,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.