TMC Signature - Primeiro Plantado


josemacedo

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Aqui ficam umas fotografias do aquário com três semanas.

 

Esta semana dei uso à tesoura, e acrescentei 4 potes de sp. mini. Felizmente, já não há sinal de algas, mas a Eleocharis sp. decompôs-se completamente.

 

Contínuo com um fotoperíodo de 6h e fertilizo com 2ml de Step 1 e 2ml de Brighty K (fertilizantes ADA), em dias alternados.

 

Agora é esperar que as plantas se desenvolvam e, quando os tapetes estiverem quase formados, devo colocar um pouco de H. cuba e Marseila hirsuta, de modo a alcançar um aspecto mais natural.

 

Vou também começar a pensar na fauna. Sugestões são bem vindas.

 

Um abraço,

José

 

 

Dia 21 - 21.03.2014

 

Aqua_Day21A.jpg

 

Aqua_Day21B.jpg

 

Aqua_Day21C.jpg

 

Aqua_Day21D.jpg

 

Aqua_Day21E.jpg

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse difusor parece estar muito em cima. Não sei a que horas tiras-te a foto mas esse dropcheker não perdia nada em estar com um verde mais claro. De resto quanto a fauna, pessoalmente gosto de ver cardumes de uma unica espécie e dentro destas há várias. Força nesse projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse difusor parece estar muito em cima. Não sei a que horas tiras-te a foto mas esse dropcheker não perdia nada em estar com um verde mais claro. De resto quanto a fauna, pessoalmente gosto de ver cardumes de uma unica espécie e dentro destas há várias. Força nesse projecto.

 

Olá Manuel. Quando tirei as fotografias já estava a terminar o período de injecção de CO2. De facto a cor do drop checker é bem verde, mas ao testar a concentração de CO2 obtenho um resultado de aproximadamente 30mg/L. Pelo que li é suficiente e até deveria ser um pouco menor, corrigi-me se estiver errado.

 

Em relação à posição do difusor, coloquei o "joint glass", mas também fiquei com a ideia de que deveria estar mais baixo. Acho que vou ter de tirar o vidro e voltar a colocar o tubo.

 

Em relação à fauna também prefiro ver cardumes de uma só espécie, agora tenho de pensar qual vai ser.

 

Obrigado pela tua disponibilidade para me ajudares.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso continua com bom aspecto, parabéns.

 

Realmente esse difusor é bem alto, e a ligação à mangueira por baixo não ajuda..., funcionava bem era de cabeça para baixo biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Reparei agora que somos "vizinhos", vives num paraíso.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estas a usar uma solução 4dk no dropchecker? Não tens que agradecer, é para isso que serve o forum, partilharmos experiências. ;)

 

Não estou a usar solução 4dk, mas já pedi. Costumo medir o pH e o kH na última hora do fotoperíodo, e depois uso a tabela CO2/pH/kH para saber a concentração de CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso continua com bom aspecto, parabéns.

 

Realmente esse difusor é bem alto, e a ligação à mangueira por baixo não ajuda..., funcionava bem era de cabeça para baixo biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

Reparei agora que somos "vizinhos", vives num paraíso.

 

Abraço,

 

Obrigado vizinho! De facto vivo num paraíso, mas nesta altura é calmo demais.

 

Está com melhor aspecto porque acrescentei os 4 potes de sp. mini, estava muito mais despido antes de ontem!

 

Amanhã tenho tratar do difusor sem falta. :)

 

Abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente estará bem, apenas chamou-me a atenção essa cor e o teu comentário relativo a eleocharis ter-se decomposto. Se isso foi o vulgar melar da planta é um dos indicadores de pouco co2. No teu caso não descarto a eventual adaptação da planta que também normalmente tem o mesmo comportamento. Sem stress, vamos acompanhando a reacção dos novos pés.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Por aqui não há grandes novidades, só alguns problemas.

 

A Tenellus está a ficar amarela e a desfazer-se, julgo que devido a uma insuficiência de ferro. Hoje realizei o teste e o valor continua inferior a 0,02ppm. Tenho de arranjar uma solução para esse problema senão a planta vai acabar por morrer tal como aconteceu à Eleocharis sp.

 

Outro problema são as caridinas japonicas. Quando chegaram vinham domesticadas e portavam-se bem, agora não descansam enquanto não me arrancarem todos os pés de sp. mini.

 

Vamos ver como evoluem as coisas, pensamento positivo.

 

Um abraço,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Entao ja resolveste o problema do ferro?

 

a tenelus?

 

cumprimentos

Olá Nutter,

 

Aumentei os níveis de fertilização e CO2 e parece que a Tenellus está a recuperar lentamente. Vamos ver.

 

Um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Depois de alguns problemas parece estar tudo a melhorar. :) Para isso foram necessários ajustes no método de fertilização e a adição de uma nova calha igual à primeira. Vamos ver se é desta que o tapete desenvolve. Não posso deixar de agradecer ao Rui Alves da Aquaeden e ao Pedro Rosa por toda a ajuda.

 

A outra grande novidade é a introdução de um cardume de Paracheirodon simulans.

 

Um abraço,

José

 

Dia 37 - 06.04.2013

Aqua_Day37A.jpg

 

Aqua_Day37B.jpg

 

Aqua_Day37C.jpg

 

Aqua_Day37D.jpg

 

Aqua_Day37E.jpg

 

Aqua_Day37F.jpg

 

Aqua_Day37G.jpg

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é que é luz com fartura, essas calhas dão para regular a intensidade?

 

Está a ficar muito agradável e gostei da escolha da fauna. Talvez devesses arranjar também 4 ou 5 ottos.

 

Para dar uns pequenos apontamentos de cor sugiro uns pézitos de Araguaia. Tem um tom alaranjado bem bonito.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isso é que é luz com fartura, essas calhas dão para regular a intensidade?

 

Está a ficar muito agradável e gostei da escolha da fauna. Talvez devesses arranjar também 4 ou 5 ottos.

 

Para dar uns pequenos apontamentos de cor sugiro uns pézitos de Araguaia. Tem um tom alaranjado bem bonito.

 

Abraço,

Olá António,

 

Ainda não dá para regular a intensidade da luz com estas calhas, mas o Rui da Aquaeden está a trabalhar num regulador para que isso seja possível.

 

A Araguaia parece uma planta interessante, mas por agora vou esperar que os tapetes desenvolvam e que a tenellus volte a estar em forma.

 

Obrigado pelo feedback. :)

 

 

Já ensinaste as caridinas? :)

Ensinar as caridinas... Era bom, como tenho poucas algas parecem caterpillars e o que não falta são uns pézitos de sp. mini a boiar todos os dias, além de encherem a areia com substrato, daí ter colocado mais pedras na "barreira".

 

 

Abraço.

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, isso parece estar a correr bem.

Não sei a quanto tempo tens a segunda calha mas ja se nota as folhas das tenelus a ficar meias roxas. o que é sinal de bastante luz :)

 

continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, isso parece estar a correr bem.

Não sei a quanto tempo tens a segunda calha mas ja se nota as folhas das tenelus a ficar meias roxas. o que é sinal de bastante luz :)

 

continuação

Olá Nutter,

 

A calha só está desde sexta feira. As folhas da tenellus estavam quase todas amarelas mas parecem estar a recuperar. :)

 

A Hemianthus micranthemoides, que também já quase não crescia, está de novo em forma.

 

Só falta o tapete começar a desenvolver em força.

 

José.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite,

 

Aqui fica mais um pequeno update. Parece que as plantas estão a desenvolver melhor.

 

Abraço,

José

 

Dia 42 - 11.04.2014

 

Aqua_Day42A.jpg

 

Aqua_Day42B.jpg

 

Aqua_Day42C.jpg

 

Aqua_Day42D.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Aqui fica mais um pequeno update. Hoje foi dia de manutenção/limpeza e dei uma poda geral. Espero que gostem! :)

 

Ando aqui numa luta com as algas, dia sim, dia não tenho de limpar os vidros que ficam completamente verdes. Será por excesso de fertilização? Os níveis de CO2 continuam por volta dos 30mg/L e contínuo com um fotoperíodo de 6h. Amanhã faço uns testes para ajudar a descobrir o problema e coloco aqui.

 

Gostava também de saber se há alguma método de impedir que a tenellus invada áreas que não quero, ou se devo apenas limitar-me a cortar constantemente os novos rebentos.

 

Um abraço,

José

 

 

Dia 45 - 14.04.2014

 

Aqua_Day45A.jpg

 

Aqua_Day45B.jpg

Editado por josemacedo
  • Votar + 2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Algas verdes nos vidros, se for a GSA costuma indicar fosfatos baixos, tens de por aqui o resultado dos testes.

 

Também acho estranho esse tapete não arrancar à séria, embora só tenha 3 semanas, com esse substrato, essa luz e deves estar a fertilizar com potássio, por isso devia estar mais composto.

 

Usas água da rede nas TPA's, certo?

 

De qualquer forma continua excelente e recomenda-se ;)

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Algas verdes nos vidros, se for a GSA costuma indicar fosfatos baixos, tens de por aqui o resultado dos testes.

 

Também acho estranho esse tapete não arrancar à séria, embora só tenha 3 semanas, com esse substrato, essa luz e deves estar a fertilizar com potássio, por isso devia estar mais composto.

 

Usas água da rede nas TPA's, certo?

 

De qualquer forma continua excelente e recomenda-se ;)

 

Abraço,

Olá António,

 

Antes de mais obrigado pelo apoio.

 

Eu penso que as algas sejam GSA.

 

Como referiste estou a fertilizar com potássio, o tapete já tem 6 semanas, e também penso que já devia ter arrancado, se bem que está a evoluir melhor desde há uma semana. Não sei se o arranque foi lento devido aos nitratos terem estado baixos, ou insuficiência de algum outro nutriente.

 

Quanto às TPA utilizo água de garrafão.

 

Um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Quanto às TPA utilizo água de garrafão.

 

 

 

 

A não ser em situações muito particulares, não percebo pq muitas pessoas fazem isto.

A água da tua zona tem algum problema? Algum parâmetro muito diferente?

 

Já agora, como está esse GH?

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

A não ser em situações muito particulares, não percebo pq muitas pessoas fazem isto.

A água da tua zona tem algum problema? Algum parâmetro muito diferente?

 

Já agora, como está esse GH?

Olá Pedro,

 

Como a água da zona onde vivo é muito calcária pensei que fosse melhor usar de garrafão, corrige-me se estiver errado.

 

Aqui seguem os resultados dos testes:

 

pH: 6,6

kH: 7º dkH

gh: 6º dgH

NO3: 10 ppm

NH4: < 0,25 ppm

PO4: 0 - 0,03 ppm

Fe: < 0,02 ppm

 

Realizei os testes no inicio do fotoperíodo, e antes de fertilizar.

 

Pelo pouco que sei disto, a maior parte dos parâmetros deviam ser mais elevados.

 

Depois de ter andado a fertilizar durante duas semanas com doses maiores, neste momento estou a fertilizar da seguinte forma:

 

Bright K: 2ml diariamente.

Step 1: 2ml diariamente.

Special Lights: 3ml diariamente.

 

Obrigado pela ajuda,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

isso esta com optimo aspecto :)

 

tens que aumentar esse po4 se não vais ter muito trabalhinho a limpar vidros e pedras :P

 

o ferro também me parece baixo.

 

vai mostrando fotos :D

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.