TMC Signature - Primeiro Plantado


josemacedo

Recommended Posts

Boas.

 

Está a ficar porreiro José!

 

Realmente, os teus fosfatos estão muito baixos e tenho quase a certeza que essa é a causa das tuas GSA. Como eu fertilizo por EI, não te consigo ajudar com os fertilizantes da ADA mas parece-me que vais ter de aumentar a dose. :eusathink:

 

Abraço

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Eu uso dessa mesma água e o pH do meu comunitário é também de 6 e pouco, substrato da TMC :cool2: e tudo impecável.

 

Tens de fertilizar com fosfatos e micros, mesmo os nitratos é pouco para um plantado.

 

Bons valores são, nitratos a 20, potássio a 30 e fosfatos a 2 ou 3 ppm's. Nos micros o Fe a 0.5,

 

Abraço,

 

Edit: Uso água da rede, das àguas do Algarve.

Editado por António Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

isso esta com optimo aspecto :)

 

tens que aumentar esse po4 se não vais ter muito trabalhinho a limpar vidros e pedras :P

 

o ferro também me parece baixo.

 

vai mostrando fotos :D

 

cumps

 

Boas.

 

Está a ficar porreiro José!

 

Realmente, os teus fosfatos estão muito baixos e tenho quase a certeza que essa é a causa das tuas GSA. Como eu fertilizo por EI, não te consigo ajudar com os fertilizantes da ADA mas parece-me que vais ter de aumentar a dose. :eusathink:

 

Abraço

 

Boas,

 

Eu uso dessa mesma água e o pH do meu comunitário é também de 6 e pouco, substrato da TMC :cool2: e tudo impecável.

 

Tens de fertilizar com fosfatos e micros, mesmo os nitratos é pouco para um plantado.

 

Bons valores são, nitratos a 20, potássio a 30 e fosfatos a 2 ou 3 ppm's. Nos micros o Fe a 0.5,

 

Abraço,

 

Edit: Uso água da rede, das àguas do Algarve.

 

Olá pessoal,

 

Desculpem a demora na resposta mas andei aqui uns dias ocupado.

 

Obrigado a todos pelos comentários e ajuda! :)

 

Continuo aqui na luta com as GSA e agora também com diatomáceas. Ando a tentar ajustar a fertilização, a ver se acabo com este problema.

 

De resto tudo na mesma, pouco evolui, a HM é que não pára de crescer e hoje levou mais uma poda. Fiz também uma TPA (desta vez usei água da rede) e limpei tudo, excepto o filtro que ainda não lhe toquei desde o início da montagem. Umas 4 horas depois de limpar, já os vidros começavam a ficar verdes.

 

Deixo-vos aqui umas fotos tiradas há 3 dias com o telémovel para verem como ficam os vidros de 2 em 2 dias, e algumas tiradas hoje com tudo limpinho, como o amigo "Nutter" diz, muita mão de obra.

 

Um abraço,

José

 

 

Dia 53 - 22.04.2014

 

Aqua_Day53A.jpg

 

Aqua_Day53B.jpg

 

 

Dia 56 - 25.04.2014

 

Aqua_Day56A.jpg

 

Aqua_Day56B.jpg

 

Aqua_Day56C.jpg

 

Aqua_Day56D.jpg

 

Aqua_Day56E.jpg

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dass...

 

Depois desse investimento todo, o aspecto disso é lamentável..., algo está muito errado...

 

Temos de ir por partes, para ver se descobrimos as falhas..., o Moderador desta área tem andado ocupado, mas o Pedro Rosa deve andar por aqui e concerteza que irá dar uma ajuda.

 

Eu inclino-me para excesso de luz e défice de fertilização.

 

Diz lá aqui o que estás a fazer neste aspecto, horas de luz e fertilização semanal.

 

Se quiseres, eu tenho os pós para fazer todos os fertilizantes, e em troca de uma sandes de moreia, vou aí levar o que necessitares :cool2:

 

Abraço,

Editado por A. Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Consegues só ter, por exemplo, a segunda calha metade do tempo?

Estou como o Antonio, isso tem muita luz para os nutrientes que estarás a dar.

Desde que começaste com agua da torneira tens testes feitos? (Principalmente GH, NO3 e PO4)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

omg!!!

 

Eu sempre tive problemas com GSA mas nada dessa dimensão! Como o Pedro disse, tens claramente luz a mais para a fertilização que fazes.

 

Por norma, as GSA são causadas por baixos niveis de fosfatos e as diatomáceas costumam aparece por flutuações de CO2 ou então má circulação.

 

Boa sorte nisso José!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então,

 

Em relação à luz, continuo com ambas as calhas apenas 6h diárias, mas amanhã já meto uma das calhas com metade do tempo.

 

Relativamente à fertilização:

 

- Há algumas semanas andei a fertilizar por excesso com Step1 e Brighty K a ver se o tapete arrancava, o que não aconteceu.

 

- Quando recebi a segunda calha, recebi também o special lights (NO3, Fosfatos). Como tinha o NO3 em baixo, durante uma semana fertilizei com 3ml de special lights (dose recomendada) diariamente, e parei com os outros fertilizantes.

 

- Depois voltei a fertilizar com 3ml de special lights diariamente, e 2ml de Step1 e Brighty K em dias alternados.

 

- Durante a última semana voltei apenas a fertilizar apenas com special lights, 3ml diários, a ver se conseguia normalizar os parâmetros.

 

- Hoje depois da TPA, recomecei com os outros fertilizantes. Como não há meio de os fosfatos subirem, e o NO3 anda sempre nos 10ppm, não sei se deva aumentar as doses, se devo dar mais do que o recomendado. Sinceramente, não sei bem o que devo fazer.

 

Testes ainda não fiz, porque apenas hoje fiz uma grande mudança de água. Amanhã já volto a fazer testes, e publico.

 

Em relação ao CO2 estou com 3bps há já algum tempo, e parece-me haver uma boa circulação da água.

 

António, vou ver se descubro as sandes de moreia para petiscarmos! :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

José, isso de andar a alternar fertilizantes só pode dar buraco :)

As plantas consomem todos, nas devidas proporções, mas senão tiverem algum(s) já não consomem os outros. Vê a bula para os fertilizantes ADA (esse três) e duplica ou triplica durante uma ou duas semanas. Depois falamos.

Bem, espero que as durezas andem pelos valores que tinhas.... Gh=6

 

Pedro.

Editado por Pedro Rosa

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Pedro, a pouca experiência aliada à parvoíce dá nisto. ;) Andei a tentar melhorar, e só devo ter feito pior.

Vou seguir o teu conselho e aumentar a dosagem de todos os fertilizantes durante pelo menos uma semana.

 

Devo, de qualquer forma, reduzir o período de iluminação da segunda calha? E uma vez que vou aumentar as doses de fertilizantes, devo aumentar o CO2?

 

Acabei de realizar o teste do Gh e continua 6.

 

Obrigado e um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, diminui uma um pouco. Estabiliza isso e depois voltas a colocar.

Parece-me que deves ter bastante CO2 para a litragem, pelo que dizes.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que a uns dias atrás indicaste que tinhas comprado mais uma calha até me arrepiei...mas como indicaste que estavas a seguir indicação do rui da aquaeden não me meti. Mas sem duvida nenhuma que quando um setup está a correr mal, e tendo este já luz suficiente, aumentar ainda mais a luz antes da coisa estar estável é mesmo a pedir mais problemas. Eu desligava essa segunda calha pois algo já estava errado antes da sua adição e só veio piorar. Apenas a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que a uns dias atrás indicaste que tinhas comprado mais uma calha até me arrepiei...mas como indicaste que estavas a seguir indicação do rui da aquaeden não me meti. Mas sem duvida nenhuma que quando um setup está a correr mal, e tendo este já luz suficiente, aumentar ainda mais a luz antes da coisa estar estável é mesmo a pedir mais problemas. Eu desligava essa segunda calha pois algo já estava errado antes da sua adição e só veio piorar. Apenas a minha opinião.

 

Olá Manuel,

 

Antes de mais deixa-me dizer que aceito todas as opiniões e críticas. Além disso, tens-me sempre ajudado desde do início, e os teus comentários são sempre bem vindos. :)

 

Tentei a segunda calha porque a sp. mini não estava a desenvolver como deveria ser normal, e pensou-se que devido à largura do aquário, a luz de apenas uma calha não estaria a ser suficiente para iluminar toda a área que devia.

 

O tapete continua sem desenvolver e agora estou com estes problemas de algas. Hoje só trabalhou uma calha, e aumentei as doses de fertilizantes de modo a tentar resolver os problemas. Quando conseguir estabilizar tudo, logo penso em aumentar a luz.

 

Também já pensei que o problema pode estar em não ter substrato suficiente na zona da sp. mini. Como coloquei o power sand por baixo, a altura do amazonia powder pode ser insuficiente para que a sp. mini crie as raízes. Além das caridinas andarem sempre em escavações e atirarem com metade do substrato para cima da areia, tornando a sua altura ainda menor. Será que isso também pode ser uma causa para a sp. mini não arrancar?

 

Mais uma vez obrigado pela tua ajuda e um abraço,

José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desanimes que a sp. mini é uma planta....chamemos "manhosa".

tentando ajudar:

"..Como coloquei o power sand por baixo, a altura do amazonia powder pode ser insuficiente para que a sp. mini crie as raízes..."

 

Não me parece que seja problema para a sp. mini por esse lado, o problema pode ser a libertação excessiva de nutrientes para a agua devido a um isolamento insuficiente do power sand.

O que fazer:

Trocas de agua generosas (já devem ser feitas de qualquer forma).

 

A sp. mini até nem é uma planta muito exigente em termos de iluminação, nem mesmo de substrato fertil. Tenho-a no meu a lançar runners em areão preto sem substrato fertil (vieram do green&grey do Pedro Rosa), fizeram melt e toca a crescer de seguida.

 

O que funciona para mim:

Muita movimentação da água ao nível do substrato (evita a acumulação de toxinas)

Co2 q.b. para a quantidade luz.

isto cobre 95% dos problemas.

 

Os outros 5% são garantir que não faltam nutrientes e que a manutenção é feita periodicamente, inclusivé os filtros.

Isto não é novidade nenhuma.

 

Por vezes essa planta demora a "arrancar", mas tendo as condições e arrancando depois é igual as outras.

 

Nas minhas primeiras montagens em que tive problema com a parvula, o que fiz foi poda quase rente ao substrato de forma a remover partes mortas, aspirar o substrato, Tpa, ajustar o co2 e diminuir a luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Manuel.

 

Em relação a TPAs, limpeza, toda a manutenção, tenho dedicado bastante tempo ao aquário, de forma a que esteja sempre tudo o melhor possível. Como dizes, a sp. mini está a ser "manhosa".

 

As algas estão a desaparecer, e tudo parece muito melhor, de volta ao caminho certo.

 

Obrigado a todos pela ajuda e vamos ver como tudo desenvolve no pouco tempo que resta a esta montagem, que infelizmente será de apenas 2-3 semanas, uma vez que eu e a maior parte do material vamos viajar 8000Km até à República Democrática do Congo, onde uma nova montagem já está a ser planeada.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoal,

 

Porque aqui está tudo muito melhor, até a sp. mini parece começar a arrancar, especialmente do lado direito.

 

Um abraço,

José

 

 

Dia 63 - 02.05.2014

 

Aqua_Day63A.jpg

 

Aqua_Day63B.jpg

 

Aqua_Day63C.jpg

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda e vamos ver como tudo desenvolve no pouco tempo que resta a esta montagem, que infelizmente será de apenas 2-3 semanas, uma vez que eu e a maior parte do material vamos viajar 8000Km até à República Democrática do Congo, onde uma nova montagem já está a ser planeada.

 

Esperemos que tudo corra de acordo e que para onde vás tenhas acesso à net e partilhes connosco as peripécias da nova montagem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

boa viagem e partilha a nova montagem!

Achas que vais ter acesso fácil a plantas e espécies do Congo?

Era interessante...

cumprimentos e até breve.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Esperemos que tudo corra de acordo e que para onde vás tenhas acesso à net e partilhes connosco as peripécias da nova montagem.

 

Boas,

boa viagem e partilha a nova montagem!

Achas que vais ter acesso fácil a plantas e espécies do Congo?

Era interessante...

cumprimentos e até breve.

 

Obrigado ao dois! Internet há, apesar de ser super lenta! :) E claro que vou partilhar a nova montagem e continuar a aprender convosco.

 

Quanto às plantas e espécies do Congo tenho de descobrir como ter acesso, julgo que não deve ser muito complicado, mas não penso que seja para a primeira montagem que vou fazer por lá.

 

José.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

desejo-te felicidade por essas terras longínquas e como já aqui foi referido, não te esqueças de dar notícias.

Abraço

 

Boa sorte José!

 

Esperamos por novidades!

 

Obrigado aos dois.

 

Entretanto como a viagem foi adiada por duas semanas, no final da semana passada dei uma poda valente na sp. mini e na parvula para ver o que ainda consigo atingir.

 

As GSA estão controladas, mas agora apareceram BBA... Amanhã vou tentar aplicar H2O2, vamos ver se não faço asneira.

 

Também ainda não limpei o filtro, será que devo limpá-lo amanhã com a água da TPA?

 

Amanhã meto umas fotos.

 

Abraço,

José

Editado por josemacedo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Está bom, se quiseres coloca agora a segunda calha mais a frente e dá-lhe um boost de 2 horas apenas para tentares fechar o que falta. Parabéns pelo trabalho.

 

Obrigado Manuel.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.