Malanbuce


tmiravent

Recommended Posts

Data de Montagem: 12 Setembro 2015
Aquário: 96L Brutos [80x30x40 Vidromoldura]
Móvel: DIY [carvalho] e frente em branco [agradecimento Tozé] + estrutura metálica vidromoldura
Iluminação: DIY ZéLaite [40W - 3200 lumen - 6000ºK]
Filtragem: Eheim ecco300
Aquecimento: 300W made in china (vou mudar para externo)
CO2: Kit Co2 Aquaeden com válvula solenóide Garrafa 2kg + Controlador Co2 UP
Hardscape: Pedra 'azul cascais'
Substrato: GlasGarten Environment Aquarium Soil
Fertilização: DIY - EI + Doseadora Jebao DP-4
Fauna: sugestões?

Flora:
Bucephalandras sp: "Riam Macam", 'Kedagang', "Midnight Blue II", "Fake Catherineae", Black Phantom, Pink Lady, Cherry red, Popcorn, Brownie Ghost, Velvet leaf entikong, Brownie ghost upper stream, Supermini catherinae, Brownie purple, Brownie fire bird, North Star, Flora, Metallica

Cryptocoryne Parva
Cryptocoryne petchii "Pink"
Glossostigma elatinoides
Utricularia Graminifolia (talvez troque por Elatine hydropiper)
Helanthium tenellum
Lilaeopsis New Zeland
Rotala Nanjeshan

 

O desenho com a ideia para a plantação...

 

21208437880_4acdca11f3_o.jpg

 

 

O trabalho de partir e colar pedra...

 

20773882744_322e7e808f_o.jpg


Depois de encher com água (agradecimento ao Hugo Santos)...

 

21209623139_8cfb0c3d32_o.jpg

 

cumprimentos

Editado por tmiravent
  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout excelente escolha de flora! Quanto à fauna, podia por um cardume de Corydoras Corydoras pygmaeus, (ou Corydoras sp. (C144), Corydoras hastatus, Corydoras hastatus), e que tal alguma especie de rainbow fish para cardume?

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto bastante do layout excelente escolha de flora! Quanto à fauna, podia por um cardume de Corydoras Corydoras pygmaeus, (ou Corydoras sp. (C144), Corydoras hastatus, Corydoras hastatus), e que tal alguma especie de rainbow fish para cardume?

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

 

Gosto bastante das cory. pygmeu! Aliás ainda tenho 3 no desobediência. As hastatus também são bonitas (já tive).

Raimbow fish.. achas que ficam bem? acho que vou ver essa sugestão.

Ainda tenho tempo para escolher, falta 1 mês para meter fauna! :tongue:

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que focam dependendo da espécie, eu gosto muito das melanotaenia e existem algumas que não crescem muito como por exemplo: melanotaenia praecox neon dwarf rainbow fish. Talvez mesmo assim sejam grandes...

Existem muitas espécies, vê aqui: http://rainbowfish.angfaqld.org.au/Melano.htm

 

Enviado do meu Alcatel Idol 3 5.5" através do Tapatalk

Editado por Rodrigo Isaac
  • Votar + 1

River of the Stone Age (acabado)

____________________________________

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As M. Praecox crescem um pouco, principalmente os machos, são extremamente bonitos com um azul brutal mas ficam com uns 6/7cm.

As minhas ficaram desse tamanho.

 

Gosto do layout fora do "habitual"...quando as plantas fizerem o seu trabalho vai ficar muito bom!!!!

 

Algum cuidado especial para o substrato não "descer" para a parte direita?

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desconheço os raimbow fish, vou ler alguma coisa para tentar aprender.

Já vi que são bonitos!

 

Algum cuidado especial para o substrato não "descer" para a parte direita?

 

 

Rezas, muitas rezas! :baned:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmiravent, tem algum cuidado então com a entrada de camarões (caso se aplique), são dos maiores destruidores de desníveis existentes.

Pelo menos até a flora agarrar bem essa parte do substrato.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

 

No fds meti novamente o meu 60P a trabalhar com uma montagem quase so com Buces tb :)

Tu tens uma coleção significativa :) Aquela que te arranjei pegou bem?

 

Não me parece que as M. Praecox fiquem bem aí. O Vasco já avisou do crescimento e perdes completamente a proporção para as pequenas folhas das Buces.

 

Pedro.

  • Votar + 2

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tmiravent, tem algum cuidado então com a entrada de camarões (caso se aplique), são dos maiores destruidores de desníveis existentes.

Pelo menos até a flora agarrar bem essa parte do substrato.

Vasco tens toda a razão! Apenas acrescento que são também muito bons a baralhar amazónia com areia!

:rolleyes:

 

Tiago,

 

No fds meti novamente o meu 60P a trabalhar com uma montagem quase so com Buces tb :)

Tu tens uma coleção significativa :) Aquela que te arranjei pegou bem?

 

Não me parece que as M. Praecox fiquem bem aí. O Vasco já avisou do crescimento e perdes completamente a proporção para as pequenas folhas das Buces.

 

Pedro.

 

Olá Pedro, sim pegou bem.

Finalmente tenho um tanque dedicado às ditas! Vamos ver como corre.

Em relação à fauna ainda tenho tempo para estudar, todas as sugestões são bem vindas!

mas concordo, o tanque não é muito grande, não dá para grandes aventuras.

ainda não percebi que peixes ficam lá bem... :whocares:

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Microrasboras num cardume considerável deve ficar engraçado!!! aquário pequenos com grande cardumes ficam geralmente muito bem!!!

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Microrasboras num cardume considerável deve ficar engraçado!!! aquário pequenos com grande cardumes ficam geralmente muito bem!!!

Sou da mesma opinião.

 

Quanto ao aqua, muito bom conforme já nos vens habituando. Uma ótima ideia, um aqua para desenvolveres a tua paixão por buces.

A acompanhar, só um senão, pedem-se muitas fotos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Microrasboras num cardume considerável deve ficar engraçado!!! aquário pequenos com grande cardumes ficam geralmente muito bem!!!

 

Já tenho algumas rasboras na outra montagem, talvez experimente outra coisa, vamos ver... Mas é uma boa sugestão!

 

Vera, aqui fica mais uma foto:

Depois de algum 'melting', parece que finalmente as plantas começam a dar sua graça!

O termo também passou a 'inline' para deixar de me aborrecer!

Entrou o tapete de UG do 'migalhas'

A glosso finalmente dá sinais de expandir...

 

21715743032_e1c52cd5a8_o.jpg

 

cumprimentos

  • Votar + 4
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens 2 entradas do filtro certo? ou são 2 filtros?

Boas é um Eheim Ecco300 com um 'inflow' e dois 'outflow'. (o ecco300 ainda carrega com o reactor de Co2 e o aquecimento DIY inline)

 

As saídas do filtro separadas servem para:

- garantir agitação à superficie

- garantir distribuição de corrente, Co2 e aquecimento no plano médio/inferior do aquário.

Outra das razões é que acho o ecco300 muito potente para esta litragem (mesmo carregado à burrico) :horse:

, mas isso sou eu que gosto de correntes fracas...

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes.te uma caixa em acrílico onde passa a água que sai do filtro e que passa pelo termo ?

Tens fotos disso ?

Essa ideia de distribuir a entrada de água pelos planos não é nada má ideia ... Notas que sobre pressurizá o filtro ?

 

Quando falam de micro rasboras onde encontram isso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fizes.te uma caixa em acrílico onde passa a água que sai do filtro e que passa pelo termo ?

Tens fotos disso ?

Essa ideia de distribuir a entrada de água pelos planos não é nada má ideia ... Notas que sobre pressurizá o filtro ?

 

Quando falam de micro rasboras onde encontram isso ?

 

Boas,

a caixa em acrílico deve sair um bocado caro...

Como fiz não é muito bonito mas é prático.

Por acaso até tenho imagens:

 

Antes de colar (faltam algumas peças)

21634927520_052122ff7c_o.jpg

 

Depois de colar:

21201884303_6658620871_o.jpg

 

Usei tubo da canalização, é relativamente em conta.

Usei cola tipo 'araldite' para as partes e silicone nos encaixes finais (para facilmente mudar as peças e o termo)

O termo que usei é do chinês, 300W. (neste caso convém aferir a temperatura e corrigir o erro).

 

Em relação aos dois outlet's:

- não estrangula 'muito' na configuração que tenho, por exemplo a flauta estrangula mais...

- já tinha esta configuração na montagem anterior e funcionou bem, mas cada aquário é um caso! (demorei até chegar à configuração ideal)

 

Mas isto sou eu que gosto de andar a perder tempo com DIY a descobrir o que as marcas/modelos já resolveram faz tempo! :alberteinstein:

Micro rásboras?

- na loja! :bleh:

 

Não quero fazer publicidade a nenhuma em particular.

Tens uma ai em Leiria que já ouvi falar bem (não conheço), tens outra na Malveira, tens muitas em Lisboa, tens uma no Porto que arranja quase tudo o que é raro, etc. Procura nos patrocinadores do fórum e feedback das lojas.

Algumas onde compro vivos (da mais próxima de mim para a mais longe): Aquamagia, AquaHobby e Aquaeden.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Depois de algum 'melting', parece que finalmente as plantas começam a dar sua graça!

 

 

Tiveste melting nas Buces?

Eu estou relativamente assustado com o meu 60P pq, principalmente as Mini-Catherine, não gostaram nada da mudança!

Como mudei para Kramerdrak em micros tb estou um bocado sem saber exactamente do que elas não gostaram :)

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive Pedro e não foi pouco!

Foi a primeira vez que arranquei um tanque com elas. No passado introduzi sempre em sistemas já maturados.

Também passaram algum tempo má caixa, que também não gostaram...

Mas parece que agora já está estabilizado. :)

Não creio que a micros façam diferença, já ouvi dizer bem dessas micro!

 

 

Enviado do meu B1-750 através de Tapatalk

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Sobre o aquário, gosto!

 

Sobre eventual fauna, para esse tamanho e ambiente, já consideraste as Rasbora espei (Trigonostigma espei) ou as Rasbora rubrodorsalis

 

Tenho as espei e adoro as bichas, são mais pequenas que as arlequim, com umas cores mais intensas e fazem um cardume coeso, no meu aqua dá gozo ver as meninas em pelotão de um lado para o outro... As Rasbora rubrodorsalis, segundo li ainda são coesas no agrupamento e movimento...

 

Acho que ficavam brutais nesse ambiente ;)

 

Cumprimentos

Pedro Bernardo 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Obrigado Pedro Bernardo,

boa sugestão!

 

Aqui fica a foto dos 30 dias desta montagem:

 

21904130550_f34ea753a1_h.jpg

 

cumprimentos

  • Votar + 3
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola..

 

Gosto muito do teu aqua,está muito giro,parabens.

 

Em relaçao à fauna..eu sou fã das rasboras,acho-as lindas,acho que irias ficar bem servido,eu tenho um cardume de 10 espei e ja tenho 10 rasboras rubrodorsalis encomendadas.

Tive um cardume de 10 normai mas ja morreram 5,sao muito bonitos mas tambem sao algo sensiveis..provavelmente os parametros da minha agua nao é o mais indicado para esses peixinhos.

 

 

In Paradise!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande bricolagem fiquei na duvida, é fácil de abrir para alterar temperatura ou está tudo colado? Quanto ficou, incluindo o termóstato?

Quanto ao aqua estou a gostar do desenvolvimento.
Penso ser da foto que ficou escura mas n deixes escurecer o hardscape senão fica tudo um pouco escuro demais e com diminui o contraste com o fundo.

Se te ajeitares com macros mete aí umas das Buces..são espécies novas e o pessoal fica sempre a conhecer uma pouco melhor os detalhes


Abraços

Editado por Vasco Ferreira
  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande bricolagem fiquei na duvida, é fácil de abrir para alterar temperatura ou está tudo colado? Quanto ficou, incluindo o termóstato?

Quanto ao aqua estou a gostar do desenvolvimento.

Penso ser da foto que ficou escura mas n deixes escurecer o hardscape senão fica tudo um pouco escuro demais e com diminui o contraste com o fundo.

Se te ajeitares com macros mete aí umas das Buces..são espécies novas e o pessoal fica sempre a conhecer uma pouco melhor os detalhes

Abraços

Vasco, o termo fica colado na última rosca. Acesso total ao ajuste de temperatura e o silicone que veda o termo não está em contacto com a água. Não me lembro ao certo quanto custa o termo do chinês, não é dos mais baratos é de inox, inquebrável.

Mais rápidos a aquecer que os eheim. Devem durar muito menos, acho eu...

Ao todo devo ter gasto 35 ou 50 euros. Mas com esse material fiz 3 termos externos.

Um de 100w para o nano de 30 litros, outro de 300w para o de 90 litros e um weipro de 350w para 220 litros com controlador de temperatura.As peças são coladas com Araldite e as roscas que posso alterar (para substituir o termo) com silicone.

Tudo deve ser testado antes de meter a funcionar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.