Xibalba


whiteweasel

Recommended Posts

Vivas,

 

Faz isso e numa próxima montagem passas a parte detrás para a frente, foi o que eu fiz.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Vivas,

 

Faz isso e numa próxima montagem passas a parte detrás para a frente, foi o que eu fiz.

 

Abraço,

 

Hehe eu bem queria, assim como também queria meter um fundo branco para experimentar como seria... mas o vidro de trás do aquário é mesmo preto... na altura como o aquário era barato comprei-o mesmo assim e não pensei em mais nada... confesso que estou um bocado arrependido :oops:

 

mas também a próxima montagem vai ser num aqua maior por isso :mrgreen:

 

Um abraço António e mais uma vez obrigado ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguido o layout a meu ver ;) Acho que tiveste cuidado com as posições de cada elemento e isso só favorece, como é óbvio.

Quanto à glosso quase te posso garantir que pega num piscar de olhos e ainda passa por cima da cuba se for preciso xDDDD

Vou estar atento!

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bem conseguido o layout a meu ver ;) Acho que tiveste cuidado com as posições de cada elemento e isso só favorece, como é óbvio.

Quanto à glosso quase te posso garantir que pega num piscar de olhos e ainda passa por cima da cuba se for preciso xDDDD

Vou estar atento!

 

Abraço

 

Mais uma vez obrigado pelos elogios Janf :)

 

também tenho esperança que a glosso se dê aqui bem... pelo que li fiquei bastante motivado hehe... depois dou notícias se foi bem sucedida ou não...

 

o unico senão vai ser mesmo aquela zona por baixo do tronco que faz a "ponte". É uma zona muito enssombrada e penso que nenhuma planta aí consiga crescer. Tenho feito experiências em colocar lá uns pezinhos de cuba mas obviamente se no resto do aquário ela não se desenvolve ali morre logo passado uns dias..

 

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter de pôr é mão nela se não fica descontrolada xDD

 

Aí podias colocar echinodorus tenellus ou eleocharis parvula. Aposto que se safavam! A cuba nem pensar... :P

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vais ter de pôr é mão nela se não fica descontrolada xDD

 

Aí podias colocar echinodorus tenellus ou eleocharis parvula. Aposto que se safavam! A cuba nem pensar... :P

 

hehe tou a ver que tenho de comprar uma tesoura decente que a que eu cá tenho corta mal :P

 

tenho tenellus na lateral direita mas ele não está a ter grande evolução... eu também apostaria se calhar na parvula... mas tudo vai depender do comportamento da glosso.

 

Um abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

Mais abaixo sim.

Na parede oposta parece-me desnecessário pois a corrente é produzida pela flauta que é uniforme ao longo da lateral do aqua!

Abraço!

 

Quando se utiliza difusor, deve ser colocado sempre no lado oposto da entrada de água no aquário. As razões são óbvias - a água é empurrada contra o lado contrário do aquário e as bolhinhas ficam mais tempo na água, desfazendo-se quase na totalidade. Como está devem haver algumas que chegam à superfície por traz da flauta.

Isto é verdade com flauta ou saída direta.

Relembro que o CO2 é tanto mais aproveitado quando mais fácil se diluir.

 

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é já passaram 2 meses desde a minha ultima actualização... o tempo passa mesmo depressa hehe...

Por aqui as novidades são poucas... mas depois de ter estado 3 meses a juntar dinheiro esta semana introduzi uma nova calha o que também me veio dar uma nova motivação para continuar com este projecto... vamos ver como corre daqui para a frente...

 

O problema agora é que fiquei sem a minha velhinha máquina fotográfica... é sempre um pretexto para comprar uma nova mas o dinheiro não estica... basicamente as fotos que tenho tirado ao aquário são todas de telemovel...

 

Entretanto o musgo flame que estava no tronco central e que faz a "ponte" soltou-se... basicamente agora tenho uma "bola de musgo em cima do tronco"... Desta vez já não vou cometer o mesmo erro e vou prender com fio de pesca... agora só me falta ganhar coragem para tirar o tronco ou baixar o nivel da agua para poder meter mãos à obra hehe.... já tentei prender o musgo assim como está mas a tarefa é quase impossível.

 

 

deixo-vos das poucas fotos que tenho do aquário tiradas com uma máquina que de vez em quando vou pedindo emprestada...

 

Foto tirada dia 23 de Março

130maro-1.jpg

 

 

Foto tirada dia 16 de Abril

213abril-1.jpg

 

 

Foto tirada dia 16 de Maio

3maio2.jpg

 

 

 

Então este aquario está parado???

 

Nelson o aquário tem estado em constante evolução... quem tem estado parado é o dono hehe... a ver se agora com a nova calha a cuba cresce e o projecto ganha as formas que eu idealizei ;)

 

Pois...

 

Um dos meus do "top ten" de favoritos, pede-se uma actualização SFF

 

:tapfoot:

 

Abraço,

 

Epá até me sinto lisonjeado hehe... TOP 10

Obrigado ;)

 

 

Quando se utiliza difusor, deve ser colocado sempre no lado oposto da entrada de água no aquário. As razões são óbvias - a água é empurrada contra o lado contrário do aquário e as bolhinhas ficam mais tempo na água, desfazendo-se quase na totalidade. Como está devem haver algumas que chegam à superfície por traz da flauta.

Isto é verdade com flauta ou saída direta.

Relembro que o CO2 é tanto mais aproveitado quando mais fácil se diluir.

 

Pedro.

 

Olá Pedro,

 

em primeiro lugar obrigado por comentares e em segundo lugar obrigado pela tua explicação :)

Não sei bem qual é o post, mas algures refiro isso mesmo... não com essa explicação tão exacta mas que depois de ter mudado o difusor de lado, para o lado oposto ao da saida do filtro notei um melhor aproveitamento do CO2 ;)

 

Um abraço e obrigado a todos :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quem voltou :doofywave: até que enfim pá!

Essa calha é da Aquaeden, certo? Que lâmpadas trás equal o foto-período?

Tens que podar os musgos.

Agora pede lá a maquina emprestada e tira fotos aos pormenores, as panorâmicas a mim não me servem de muito para avaliar o estado disso.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quem voltou :doofywave: até que enfim pá!

Essa calha é da Aquaeden, certo? Que lâmpadas trás equal o foto-período?

Tens que podar os musgos.

Agora pede lá a maquina emprestada e tira fotos aos pormenores, as panorâmicas a mim não me servem de muito para avaliar o estado disso.

Abraço.

 

quem é vivo sempre aparece ;) hehe...

pois é tenho de podar os musgos, as hidrocotyle, os fetos... enfim...

 

Quanto à calha é da aquaeden sim...

e antes de me chamarem de louco vou proceder à explicação... como tenho o objectivo de montar um aquário maior de 100cm e ainda não o fiz por falta de espaço, comprei esta calha já a pensar no futuro, ou seja, a calha tem 4*39w e tem 90cm de comprimento... mas calma não estão todas ligadas...

 

Na altura falei com o Rui da Aqueden para arranjar uma solução para este aquário... obviamente e tendo o aquário 80cm a melhor hipotese seria uma calha apropriada de 80cm com 4*24w. mas também lhe expliquei a situação e que não queria estar agora a investir numa calha nova para daqui a 5 ou 6 meses desmontar este aquário e depois ter que estar a vender para comprar outra calha para um aquário de 1metro.. E neste aspecto tenho de tirar o chapeu à aquaeden não só pela simpatia com que somos atendidos mas também por todas os esclarecimentos prestados e pela sinceridade com que o Rui fala connosco. Em vez de ter a típica atitude de vendedor de querer logo impingir o produto mais caro, ele disse-me logo que esta situação não iria ficar muito bem em termos estéticos uma vez que como a calha sai 5cm para fora de cada lado existem muitos reflexos sobre o aquário... como podem comprovar pela ultima foto. Existia também o problema de provavelmente ter que desligar uma das lâmpadas, o que faria com que não aproveitasse todo o espectro como seria com uma calha de 4*24w...

 

No entanto já arranjei uma solução que vou por em prática este fim de semana, que consiste em colocar em cada lado uma pequena tira daquele acrílico que vem normalmente nas calhas da aquapor, pintado de preto para a luz das lâmpadas incidir unicamente sobre a água do aquário...

 

e agora respondendo à tua pergunta, e como a calha tem 3 circuitos independentes, em vez dos convencionais 2, tenho uma lâmpada de 8000k ligada 10 horas e 2 lâmpadas ligadas 8 horas, 6500k e 4200k... mas ainda estou em fase de testes e estou a pensar mudar até porque as algas que tinha têm aumentado a pouco e pouco. a calha trás mais uma lampada de 10000k que está desligada.

 

Um abraço e obrigado ;)

 

Jaime, mete a tesoura nisso ... sem medo ;) Elas voltam a crescer.

 

Abraço

 

pois tenho mas sabes como é... eu pessoalmente gosto deste aspecto de "selva" e tenho sempre pena de lhe meter a tesoura... mas tem de ser, até porque tenho de começar a rentabilizar o investimento e a vender umas plantas que isto não pode ser só gastar €€€... lol

 

um grande abraço Ricardo e muito obrigado por toda a ajuda que me tens dado ;)

 

Reparei que mudaste de calha de iluminação, essa nova e da aqueden? Viste melhorias? Abraço

 

 

Até agora estou bastante satisfeito com a calha e não tem nada a ver com as calhas chinocas como a que eu tinha... em primeiro lugar esta é feita à medida como tu quiseres e totalmente personalizada... depois já vem com as lâmpadas ideais.. por exemplo a calha que eu tinha vinha com 3 lampadas de 10000k... ou seja depois de ter gasto o dinheiro da calha tive de encomendar as lampadas... e depois todo o atendimento e o acompanhamento ao cliente feito pelo pessoal da aquaeden é 10 estrelas...

 

Um abraço e obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu gosto do aspecto selvagem que o aquário tem.

 

Nada a apontar, gosto muito do layout e da forma como as plantas respiram saúde.

 

Continua :mrgreen:

 

Abraço.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 7 meses depois...

Boas pessoal,

 

Depois de ver aqui no fórum uma actualização de um aquário que tenho vindo a acompanhar já à bastante tempo, o Hannah do amigo Daniel (N1keslb), ganhei coragem e decidi pedir uma máquina fotográfica emprestada tirar umas fotos e actualizar este tópico.

 

Já lá vão uns bons meses desde a ultima actualização e poderia dizer que não tenho dado continuidade a este tópico por falta de tempo ou por inúmeras outras razões. A verdade é que desde à uns meses para cá que este aquário tem vindo a ser alvo de um “corte orçamental” tornando-se num aquário cada vez mais “low cost”. Também o facto de eu não ter uma máquina fotográfica, sendo quase todas as fotos tiradas com telemóvel e com péssima resolução, deixam-me com um pé atrás para o partilhar convosco.

 

Já lá vai quase 1 ano desde a data da montagem e nos últimos meses tem sofrido bastantes alterações, principalmente a nível de flora pois já esteve uns 5 meses sem CO2.

 

A grande diversidade de plantas que tinha diminuiu, tendo agora maioritariamente plantas pouco exigentes à excepção do tapete de glosso que foi reintroduzido à cerca de 3 meses. As plantas mais exigentes como didiplis diandra, ludwigia arcuata, Micranthemum umbrosum e hemianthus micrantemoides foram todas substituídas por rotalas rotundifólia e sp. Green.

 

A crypto e a Marsilea hirsuta que vieram do aquário do amigo brancaman têm tido um crescimento incrível. No entanto esta ultima tem sido completamente abafada pela glosso mas mesmo assim está alastrada a quase toda a parte frontal.

 

O musgo também se tem aguentado bem apesar por vezes surgirem zonas mortas pois está constantemente a ser bombardeado com flourish excel para matar as Cladophora que já se instalaram à alguns meses e que nunca mais consegui erradicar.

 

Já agora aproveito e deixo também o apelo para que se alguém conhecer alguma forma eficaz de erradicar estas algas que partilhe, pois eu já fiz de tudo um pouco sem grandes resultados. Já aprendi a “viver” com elas e para mim o que tem dado melhores resultados é agarrar numa escova de dentes e retira-las manualmente.

 

Bem deixo as fotos, e peço mais uma vez desculpas pela qualidade das mesmas hehe.

 

Foto tirada uns dias depois da plantação do tapete de glosso:

IM000026_zps3434eea8.jpg

 

 

Foto tirada à duas semanas antes de uma poda

IMG_8787_zpse1291ad4.jpg

 

IMG_8795_zps8569597b.jpg

 

 

Pormenor do musgo flame:

IMG_8800_zps842d3f32.jpg

 

 

IMG_8797_zps452003ba.jpg

 

IMG_8805_zps1044c7d0.jpg

 

IMG_8792_zps9ae99963.jpg

 

IMG_8793_zpsc8e1fab1.jpg

 

 

Pormenor da marsilea:

IMG_9887_zpsa90cf4d2.jpg

 

 

Fotos tiradas ontem:

IMG075_zps8ff850c3.jpg

 

IMG_9881_zps1a50eba6.jpg

 

 

e por fim uma panorâmica tirada ontem á noite (14 Jan.) depois da poda da semana passada:

IMG_9866_zpsbc045697.jpg

 

Um abraço e bom ano a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quem voltou, :dance: e logo com tantas novidades. Essa marsilea está um espanto, tens que começar a retirar alguma senão ainda te trepa pelos vidros acima. Daqui podes criar um rendimento extra. Essas crypto estão brutais, tens bons genes o raio da bicha biggrin.png' alt=':biggn:'> . Afinal onde para a glosso, pelas fotos não dá para perceber. Vai dando actualizações, e fotos sejam com telemóvel ou não.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essas crypto estão brutais, tens bons genes o raio da bicha biggrin.png' alt=':biggn:'> .

 

Confirmo! LOLOLOL

 

Quanto ao aquário, gostei muito. As plantas estão com MUITO bom aspecto. Bom trabalho! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Excelente. Gosto imenso, a paisagem melhorou, faz lembrar as paisagens dos filmes com dinossauros, acho que é por causa dos genes dessas cryptos aliada ao musgo flame nos troncos.

 

A marsilea também tem bons genes mas a glosso abafa-os.

 

Cinco estrelas!

 

Abraço e venham mais fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha quem voltou, :dance: e logo com tantas novidades. Essa marsilea está um espanto, tens que começar a retirar alguma senão ainda te trepa pelos vidros acima. Daqui podes criar um rendimento extra. Essas crypto estão brutais, tens bons genes o raio da bicha biggrin.png' alt=':biggn:'> . Afinal onde para a glosso, pelas fotos não dá para perceber. Vai dando actualizações, e fotos sejam com telemóvel ou não.

 

Abraço.

 

Amigo brancaman toda essa planta verde vivo que vês no tapete é glosso hehe... a marsilea também lá está mas está completamente abafada pela glosso aparecendo apenas pontualmente... editei a foto que tinha colocado para perceberes melhor:

 

IMG_9887_zps6b48b23a.jpg

 

e sim, a glosso se não for constantemente podada trepa pelos vidros, pelas rochas, pelos troncos e pelas outras plantas... só existe um sítio onde o raio da planta teima em não crescer, que é debaixo do tronco que faz a "ponte"... aliás a unica planta que aí tem crescido e mesmo assim com muitas dificuldades é a lilaeopsis novae-zelandiae...

 

Um abraço e obrigado pelo comentário

 

 

 

Confirmo! LOLOLOL

 

Quanto ao aquário, gostei muito. As plantas estão com MUITO bom aspecto. Bom trabalho! :)

 

Obrigado Paulo Lisboa, mesmo assim e não sei se é devido à dureza da água elas têm uma certa dificuldade em crescer após as podas.

 

Um abraço

 

 

 

Vivas,

 

Excelente. Gosto imenso, a paisagem melhorou, faz lembrar as paisagens dos filmes com dinossauros, acho que é por causa dos genes dessas cryptos aliada ao musgo flame nos troncos.

 

A marsilea também tem bons genes mas a glosso abafa-os.

 

Cinco estrelas!

 

Abraço e venham mais fotos.

 

Obrigado amigo A.Ferreira,

 

espero que apesar das alterações este aquário ainda esteja digno do seu TOP 10 como tinha referido à uns meses atrás hehehe...

 

Na altura coloquei neste aquário apenas 4 cryptos... Duas cryptocoryne wendtii brown do lado esquerdo, umas delas que veio do brancaman, uma cryptocoryne wendtii tropica e uma cryptocoryne parva do lado direito: Nunca percebi porquê mas a crypto parva é que tem apresentado o crescimento mais fraco... penso que de momento sejam umas 3.

 

No entanto quanto às outras cryptos (brown e tropica) devem ser umas 10 ou mais, fora as que já retirei deste aquário... só num aquário de camarões estão talvez umas 7 ou 8 provenientes daqui. Por acaso ainda ontem estive a replantar mais duas pequeninas que surgiram no meio da glosso.

 

Um abraço e obrigado :)

Editado por whiteweasel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Amigo Jaime, tentei mandar uma MP, mas não pode receber... dá para limpar a caixa ou indicar-me o mail SFF...

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas,

 

Amigo Jaime, tentei mandar uma MP, mas não pode receber... dá para limpar a caixa ou indicar-me o mail SFF...

 

Abraço,

 

 

Pois é tinha a caixa cheia e nem tinha reparado... já está operacional ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.