[DIY] Móvel 100*40*50 (passo a passo)


ZANITO

Recommended Posts

Boas malta, cá vai a minha tarde de ontem, iniciado as 5:30 da tarde, e acabado as 10 da noite cheers

 

Bora lá fazer um móvel que eu não papo grupos para pagar 100€ por um numa loja ;)

 

O Inicio, as tábuas, que lindas que elas são ao monte, a fita e os parafusos....

Pic_652_27.jpg

 

Comecemos pela parte de baixo :

Pic_652_28.jpg

 

O futuro inquilino do móvel :

Pic_652_29.jpg

 

Vamos lá meter a divisória a meio para aquilo não ficar tipo baloiço

Pic_652_30.jpg

 

Um parafuso aqui e outro ali:

Pic_652_31.jpg

 

E já tamos na próxima fase, as laterais de suporte aos tampos:

Pic_652_32.jpg

Pic_652_33.jpg

 

e....Cá estão as laterais e o meio pronto :

Pic_652_34.jpg

 

Siga para o tampo de baixo, depois das medições, toca furar :

Pic_652_35.jpg

 

e Voilá :

Pic_652_37.jpg

 

Só falta um tampo....ta quase, toca medir outra vez, com os olhos inxados já!!!

Pic_652_38.jpg

 

a furar:

Pic_652_39.jpg

Pic_652_40.jpg

 

a aparafusar:

Pic_653_2.jpg

 

e por FIM, colar as fitas :

Pic_653_3.jpg

Pic_653_4.jpg

 

O RESULTADO FINAL :

Pic_653_5.jpg

 

Agora as respostas, para não haver as perguntas habituais :

 

Dimensões : 100 de comprimento por 40 largura/profundidade por 50 altura. (100*40*50)

 

Quanto custou ? -> 20.33€ (Madeira) + 1.76€(4metros de fita + 20 parafusos

 

A que loja fui ? -> uma loja em Tires própria para este tipo material

 

É seguro ? -> Seguríssimo, levou 20 parafusos, não levou cola, tem a estrutura que os das lojas têm, e em vez de ser montado só com palitos(que para mim não dão sergurança nenhuma) é com parafusos.

 

E é assim, espero que tenha conseguido cativar alguém a experimentar, não é complicado, o mais chato são mesmo as medições, para os furos, achar os centros e meios centros para cada placa, etc etc. Mas é engraçado de se fazer e digamos foi uma tarde trabalhosa mas bem passada, e agradou-me imenso o resultado final, para a primeira vez que fiz um móvel, acho que não estive nada mal (modéstia a parte) :P. Este móvel é destinado para o aqua que está em cima dele, que será um terrário para 2 cobras lindas ;) que a minha cara metade tanto venera hehehehe. Beijo a ela e obrigado pela paciência que teve que ter quando insisti em lhe fazer um móvel ehhehe.

 

;)

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito muito muito bommm.. zanito

isso ficou de cinema, dá uma idéia pra todo mundo ter seu movel.. até eu vou tentar fazer um desse !!!

cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ZANITO muito bom o móvel. Parece seguro com as tábuas perpendiculares a servirem de " pilar". É um bom DIY para quem não está para gastar um balúrdio num móvel. O próprio artigo ficou simples e fácil para qualquer um entender.

 

5*

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel ficou impecável... eu também estou a fazer uma para o aqua novo de 1.40m, no entanto é bastante diferente do teu. Já agora parabéns pela excelente "reportagem".

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não quero paracer ma onda, mas esse movel não vai durar muito tempo. Mas e so uma opinião minha, para ja, o material que usaste e super fraco para fazer de tampo e de fundo, daqui a um ano vais perceber o que digo. tens as madeiras ao alto, mas esse material com o tempo começa a perder a força, acredita que não são os parafusos não fazem tudo, e ja agora, pergunto, puseste verniz no movel??? se sim qual????

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas.

 

Antes de mais nada, muito parabéns ZANITO. Tá muito fixe o móvel.

Eu tenho de momento também um projecto desses a decorrer, mas apenas o posso completar agora nestas férias do Natal (não há tempo para nada, esta faculdade tira-nos o tempo todo) é muito parecido com o teu mas tem uma tábua a fazer de costas na parte central (ou seja, a parte central é tapada atrás) e as placas verticais/laterais de suporte acompanham os dois tampos ao longo do comprimento (ficando apenas com um centímetro a menos de cada lado), são ideiais para esconder os filtros externos cheers e é para um aquário mais pequeno (de 60 cms apenas)

 

Não quero paracer ma onda, mas esse movel não vai durar muito tempo. Mas e so uma opinião minha, para ja, o material que usaste e super fraco para fazer de tampo e de fundo, daqui a um ano vais perceber o que digo. tens as madeiras ao alto, mas esse material com o tempo começa a perder a força, acredita que não são os parafusos não fazem tudo, e ja agora, pergunto, puseste verniz no movel??? se sim qual????

Eu também não quero parecer chato, mas pelo que eu li, o móvel não é para um aquário e sim para um terrário... ainda para mais, um de cobras, que em princípio será seco e não húmido. Por isso a tua preocupação em termos de vernizes creio que não se torna tão óbvia como se fosse no caso de se tratar de um aquário.

 

Cumprimentos.

Luís Fortunato

 

PS: Mais uma vez parabéns ZANITO. Qualquer dia tens que fazer um para pormos um aquário com uns L's bacanos ;)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Riklos disse :

Que tipo de madeira é?  

Parece contraplacado....não tens medo?  

Passa aí o material todo que utilizaste, incluindo ferramentas

Madeira a imitar Faia. Não é contraplacado, é a madeira que se usa naqueles móveis pretos standard vendidos nas lojas de aquariofilia.

Ferramentas, lápis fita métrica e bourbequim (não sei seé assim que se escreve).

 

Sagitário:

Não quero paracer ma onda, mas esse movel não vai durar muito tempo. Mas e so uma opinião minha, para ja, o material que usaste e super fraco para fazer de tampo e de fundo, daqui a um ano vais perceber o que digo. tens as madeiras ao alto, mas esse material com o tempo começa a perder a força, acredita que não são os parafusos não fazem tudo, e ja agora, pergunto, puseste verniz no movel??? se sim qual????  

Abraço

 

Meu caro amigo, apenas fiz um móvel, para mim, não para venda, nem coloquei isto com intuito de começar fazer móveis para a malta. Como disse no tópico. D.I.Y., espero que sirva para incentivar a fazerem os vossos próprios móveis em vez de serem xulados por lojas ou por particulares! Quanto ao aguentar ou não, se este que fiz não aguenta, então nenhum móvel vendido em lojas de aquariofilia aguenta, porque são todos do mesmo tipo madeira ;). Este móvel foi feito para terrário para as cobras, mas arrisco a dizer que posso meter um aqua 200 litros em cima dele que ele não se ressente, nem numa semana nem num ano. E mais te digo, o móvel que tenho em minha casa a suportar o meu aqua de 240 litros, veio todo desmontado, é apenas suportado pelos palitos madeira, tive eu a montá-lo, e no fim montagem eu abanava o móvel e ele desengonçava-se todo, até hoje continua com um aqua de 240 litros que deve ter a volta 300 Kg de peso bruto, e o móvel continua firme.

Quanto ao parecer má onda, tas a vontade, mas em relação à segurança, fala dos teus móveis que fazes, não fales dos móveis dos outros que não montaste, porque como é lógico, não fazes a minima ideia se são seguros ou não #food. Se considerares a minha resposta um pouco agressiva, é porque não a estás interpretar na melhor das formas, apenas defendo o que construí porque sei que não ficou uma bela SHIT ;) e no final de 5 horas uma pessoa gosta sempre de ver o trabalho que teve reconhecido no caso de merecer tal reconhecimento.

 

Ivanpantz disse:

PS: Mais uma vez parabéns ZANITO. Qualquer dia tens que fazer um para pormos um aquário com uns L's bacanos

 

hehehe, tás a vontade, é so ir comprar as madeiras que se começa logo a fazer, depois do 1º feito, só dá vontade de fazer já outro ;). Aliás, a patroa mandou logo a boca, vais-me mobilar a casa toda agora heheheh.

 

Quanto ao resto do pessoal, obrigado pelos comentários :P

 

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oix!

acho que o móvel ficou muito bom, quanto ao peso concordo com o zanito, é um movel igual aos que se compram na loja, apenas a cor é diferente, Ah, e é mais barato tambem.

vinha mesmo a calhar para abrir um sacção DIY cheers

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O móvel parece bem bom e ficou muito bem acabado, os meus parabéns.

 

A nivel da segurança seria preocupante se não tivesse as abas laterais.

Por acaso ao referires os "palitos" tens alguma razão mas tem atenção ao seguinte:

Os "palitos" são normalmente para colar, encaixam à pressão nos buracos para eles e acaba por não existir folgas.

Os parafusos ferem a madeira por dentro e ao fim de algum tempo especialmente se fosse um móvel para arrastar de um lado para o outro iriam apresentar problemas sérios.

 

No teu caso como todo o peso é transferido na vertical o unico ponto de preocupação seriam os parafusos do topo e da base, mas como as abas impedem o movimento lateral esse problema é minimizado.

Por isso diria que se esse móvel não levar pancadas laterais fortes e estiver numa superficie direita não terás qualquer tipo de problema :cry:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo, Parabéns

Simples de construir, estético e agradável a vista, pratico, barato E SEGURO ou contrario do que se comenta, tenho visto bem pior e €€€€€€€€€ :cry:

Mais um excelente projecto para a tão aguardada secção D.I.Y.

É este tudo dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim, axo que me precipitei, mas acredita, que os moveis que se vendem para aquariofilia, nas lojas igual a essa, não valem um xaruto,a creditem, ja tive uma ma experiencia com eles, e conheço 3 pessoas que passaram o mesmo que eu. :oops:. mas visto que é para cobras, ai ja concordo com preço/qualidade, o projecto esta bastante bom, mas so mesmo para coisas que não tenham nada a ver com agua e muito peso. acreditem, eu sei daquilo que falo. Parabens pelo projecto e desculpa ter falado antes do tempo. :roll:

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok quando é que posso faze a encomenda do meu? :)

 

he he

 

Grande Puto ;) Sim senhor nunca diria que há um artista em ti :)

 

Muito bom para primeiro móvel está excelente e não tenho dúvidas que aguente umaquário com 300/400 kilos :)

 

Boa foto reportagem também ;)

 

Abraços e continua assim :)

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Excelente.... quase igual ao meu... eu usei MDF de 19 mm e coloquei uma parede traseira... primario de poliuretano... e acabado em poliuretano preto fosco. Um dia pomho a qui a foto. Custo 30 € ( medeira, cola e parafusos).. a tinta arranjei de borla :roll:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Zanito !!! Este é o tipo de topicos que mais aprecio :)

 

Só te quero dar uma sugestão, que é em moveis futuros e visto que tens jeito para a coisa podias anida fazer uma porta para fechar a prateleira do meio ( isto no caso de não se querer deixar ver os fios dos equipamentos a ver-se ).

 

De resto acho que mostras de uma maneira muito clara ( agora até eu conseguia fazer 1 :):roll: )

logoforumcartazes1.pnglogotdtonlinemagazine.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa assim inda me convencem a envergar pela carpintaria eheheheheheheh kidding :D

É bom sentir que a malta gostou do que viu, é sinal que ficou COOL , acreditem que não custa nada :D. Quanto ao levar porta, não coloquei porque a ""patroa"" não quiz, como é para cobras, não ia colocar nada dentro das prateleiras que não devesse ficar a vista. Como as cobras só comem ratos, aquelas prateleiras devem ficar sempre vazias :?.

 

Agora outra novidade.....próximo projecto :

Móvel para aquário 150*60*60.

Claro que para este não pode ser da mesma maneira, se alguém tiver sugestões, agradeço, todas as ideias são bem vindas, com um desenho e a malta chega lá :lol:. É que o aquário já está a espera de se ""deitar"" ao comprido em cima do futuro móvel ehehehe.

 

:D

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Zanito, se serve de alguma coisa, o meu móvel é igual (até a cor), excepto no tamanho onde é ligeiramente mais pequeno. Foi comprado numa loja, com o aquário... logo é em tudo semelhante ao que tu montaste.

 

Mas como imaginas, o preço foi outro :D

 

Excelente trabalho!

 

Vlad!

Se xcreves axim e eu respondi é pk tivxt sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

O móvel ficou á maneira, muito bom.Tenho um ideia para te ajudar no seu novo projecto, aqui vai uma foto e um desenho para ter uma ideia, desculpa lá a qualidade da foto e do desenho, mas foi o que se podia arranjar :(

 

 

Este foi o móvel de onde tirei a ideia:

Pic_2238_3.jpg

 

E este é o esboço que fiz no paint, não tá lá grande coisa:

Pic_2238_4.jpg

 

 

o 1º esboço é com a porta aberta o nº1 representa o reforço que iria ser em 2 colunas de madeira uma na frente e outra atrás para ter espaço suficiente para colocar um sump

 

Espero ter ajudado mesmo com a foto e o desenho mal feito

Se tiver alguma dúvida, e se quiser pode adicionar o meu e-mail ao MSN. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora outra novidade.....próximo projecto :

Móvel para aquário 150*60*60.

Claro que para este não pode ser da mesma maneira, se alguém tiver sugestões, agradeço, todas as ideias são bem vindas, com um desenho e a malta chega lá :roll:. É que o aquário já está a espera de se ""deitar"" ao comprido em cima do futuro móvel ehehehe.

 

:shock:

 

 

Boa Zanito, bom móvel, sim senhor. Eu também tenho um feito nesse material com um tanque de 200 L em cima e já lá vai um ano sem problemas.

 

Quanto a ideias... olha no que eu tropecei na uebe:

 

http://saltaquarium.about.com/gi/dynamic/o...2Fdiy_stand.htm

 

um abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais