Floresta rochosa!!!


korvo

Recommended Posts

Boas noites a todos, :)

 

Depois do aqua de 50cm...( da minha filha) fiquei com o bichinho e resolvi entrar numa nova aventura, e montar um novo (brinquedo) aquario!

espero que gostem e me ajudem a melhorar algumas coisas, (pois é o meu primeiro a serio) mas deixemo-nos de conversa e vamos ao setup inicial e algumas fotos do começo!!! ;)

 

SETUP:

 

Aquatlantis 120X40X55 comp, larg, alt

Filtro EHEIM 2217

Aquecedor EHEIM JAGER 200W

Aquecedor Aquatlantis 200W

Bomba EHEIM 200

Iluminação T5 2X54W (color)+(natura) cerca de 10horas diarias.

CO2 Extintor de 2.5kg (montado para a semana)

 

TEMPERATURA:

28.5º

Ph 6.5

 

FLORA:

 

2X Rotala wallichii

3X Egeria densa

3X Anubias nana

3X Pogostemon helferi

3X Cabomba caroliniana

3X Echinodorus tenellus

 

INERTES

PEDRAS AREIAS E AFINS:

 

Substrato (2kg aprox)FLOURAL+7 bolas fertelizantes JBL

Areão medio e fino (30kg aprox)

Areia cilica branca media (1kg aprox)

Pedra pequena preta (0,5kg aprox)

Gravilha marfim (0,5kg aprox)

Pedras de Xisto (apanhadas ao pé do Autodromo do Estoril)

 

 

FAUNA:

 

12 Cardinais

2 L25 pitbull

2 SAE siamese

2 Botia palhaço

2 Corridoras

5 Nariz de bebado

1 Espada

1 Colisas shuma

1 Discus azul turquesa

1 Escalar panda

1 Escalar zebra

 

 

 

Foto do aquario com areão misturado com substrato

paulo003a.jpg

 

Vista frontal com os montes a aparecer, (tubos de ar já instalados)

paulo021a.jpg

 

Grande plano do monte do lado esquerdo

paulo023a.jpg

 

já com os troncos e as pedras (peço desculpa não ter fotos intermedias, mas estava entusiasmado que me esqueci)!lol

paulo038a.jpg

 

E lá se passou quase um dia inteiro, com as habituais pausas para um cigarrinho,e o almoço a correr, ficou quase pronto, amanhã vou tirar e postar as fotos do trabalho completo!

 

Mais uma vez boas noites, :roflroll2:

 

Ora aqui estão as imagens do projecto finalizado!!! com algus extras :)

 

gn5f1633.jpg

 

Vista do lado esquerdo!

dto1.jpg

 

Lado esquerdo de outro anglo!

dto2.jpg

 

Vista central!

centroy.jpg

 

Centro de outro anglo!

frente2w.jpg

 

Lado direito!

lateraldireto.jpg

 

Anglo do lado esquerdo!

lateral1p.jpg

 

E agora algumas estrelas da festa!

semttulo1ynu.jpg

 

semttulo2lx.jpg

 

semttulo3d.jpg

 

semttulo4g.jpg

 

Então espero que gostem, aguardo os vossos comentarios!

:P

Mais tarde vou actualizando com fotos novas.

Fiquem bem e bons projectos!

Editado por korvo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva…gostei. Está muito agradável mesmo, para o primeiro aquário “a sério”. Ficou bem harmonioso. Parabéns

 

Apenas umas opiniões.

- A bomba de ar, neste aquário, n tem utilidade, só mesmo se gostares do efeito.

- Esse disco pede companhia.

- Assim como as botias, os espadas, e as corys, são peixes de cardume, agradecem companhia e vais ver que seu comportamento fica bem mais agradável.

- A equipa de limpeza num aquário com ciclideos (escalares e discos) é importante, nada de descurar essa parte.

 

De resto tem tudo para dar bem…agora é manter e ir dando noticias.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Bom projecto, intressante de seguir.

Queres explicar como ciclaste o aquario=? É que, pela montagem do tópico, dá a ideia que inseriste Discus e Escalares imediatamente após a montagem. Espero que não tenhas feito as coisas à pressa.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

1º excesso de fauna

2º no meio desse excesso tens peixes de cardume sozinhos

3º tens ai uma mistura enorme de especies desnecessario

4º adorei o layout simples e bonito

5º vai atualizando :P

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não concordo com o ponto 1.

Afinal o aquário tem mais de 200l.

 

Agora sim....o ponto 2 e 3 são o principal problema.

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva…gostei. Está muito agradável mesmo, para o primeiro aquário “a sério”. Ficou bem harmonioso. Parabéns

 

Apenas umas opiniões.

- A bomba de ar, neste aquário, n tem utilidade, só mesmo se gostares do efeito.

- Esse disco pede companhia.

- Assim como as botias, os espadas, e as corys, são peixes de cardume, agradecem companhia e vais ver que seu comportamento fica bem mais agradável.

- A equipa de limpeza num aquário com ciclideos (escalares e discos) é importante, nada de descurar essa parte.

 

De resto tem tudo para dar bem…agora é manter e ir dando noticias.

 

Abraços

 

 

Pois, eu tambem quero mais dois discos no minimo, outro botia tb estava a pensar em comprar, o espada é que não sabia disso, disseram que poderiam ser agressivos, mas como foi o primeiro peixe que comprei fiquei com ele, quanto ás corridoras vou então por mais duas!

 

abraços e brigado pela dica!

 

Viva.

 

Bom projecto, intressante de seguir.

Queres explicar como ciclaste o aquario=? É que, pela montagem do tópico, dá a ideia que inseriste Discus e Escalares imediatamente após a montagem. Espero que não tenhas feito as coisas à pressa.

 

Boa Sorte

Cumprts

José.Dias

 

boas,

Não, o aquario ficou uma semana sem peixes, e já com agua modifiquem algumas pedras como pode comparar nas imagens, exepto os plecostomus, que meti no 2º dia, de resto fiz assim: de 3 em dois 3 coloquei uma especie!

Quanto aos escalares com são mt pequenos adaptaran-se bem, isto é não se metem com ninguem, que era o meu medo! Mas vamos ver o que dá para o futuro!

 

abraços e obrigado

 

boas

 

1º excesso de fauna

2º no meio desse excesso tens peixes de cardume sozinhos

3º tens ai uma mistura enorme de especies desnecessario

4º adorei o layout simples e bonito

5º vai atualizando :P

 

cump.

 

boas,

pois acredito que sim, mas o meu erro é gostar de ver varios peixes juntos lol,

quanto aos que estão sosinhos vou tratar disso!

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

devias deixar o ciclo fazer agora não te admires que te morra tudo.

 

ptuga excesso de fauna sim deixa os peixes crescerem e vez alem que se ele adiciona mais 2 discos ai sim vai ser mais confusão

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

podes ser mais especifico, quanto ao ciclo, é que é o meu primeiro aquario, estou neste hobby á cerca de 20 dias, por isso é que agradeço as criticas que me possam ajudar a melhorar e a compreeder certas questões!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ler sobre o ciclo aqui: [manual]inicio Na Aquariofilia

 

Em resumo é um certo período de tempo em que existem picos tóxicos na água até esta atingir um grau de habitabilidade.

 

Realmente a fauna penso que esteja puxada para o aquário em questão.

 

Os plecos não devem estar juntos com discus.

 

Discus devem ser no mínimo três, a não ser que se tenha um casal para a reprodução.

 

Escalares + discus ocupam grande parte da litragem do aquário.

 

bótia palhaço não deve estar só, vai crescer imenso.

 

corydoras devem ser no mínimo 6.

 

Espada não deve estar só. É de cardume.

 

Quando os escalares crescerem o beta pode ser uma vitima.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o sr hugo ja referiu tudo, um dos excelentes moderadores deste forum sempre disposto a ajudar

 

para iniciado tens ai um excelente aqua apenas com 2 erros um deles bastante grave.

 

o 1º e menos grave e a iluminação, para plantas como a rotala e pouca mas isso e facil de se resolver adicionando outra

 

o 2º e o mais grave a fauna onde dentro deste tens varias falhas

- ciclo do azoto devias de esperar : solução: varias tpas e rezar para que os peixes aguentem os picos de amonia ou arranjar um amigo que tenha um aqua cicldo e que possa aguentar os peixinhos

- grande quantidade de diferentes especies: terás que optar por discos ou escalares ja que o aqua tem apenas 230L o que para 6 ciclideos e reduzido

- botias crescem muito e puderão stressar os discus ou escalares

-espadas e colisas roubarão espaços aos discus e escalares

-falta de corydoris e ottos

-plecos adoram o muco libertado pelos discus o mais provavel e colarem-se a eles

- cardume pequeno tens 3 especies e no maximo convinha 2

 

minha opinião: libravame dos espadas colisas botias plecos e tetras, escolhia entre os discus e escalares colocava umas 6 corys da mesma estirpe, uns 4 ottos e ficava com os bebados e cardinais, atenção isto e so a minha maneira de ver como ficava um aqua em boas condições e espera por mais opiniões.

 

edit: esqucime de referir o betta, e um peixe bastante territorial e desaconcelhavel para comunitarios era mais um a sair do aqua.

 

cump.

Editado por Mistake

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N querendo entrar em discussões porque cada um tem o direito de ter as suas opiniões, acho que já depreendeste que tens ai uma salganhada de espécies e em nr não adequados.

 

o ideal, seria escolheres uma espécie principal, (discus ou escalares) com no mínimo 3 exemplares e dp duas a três espécies mais pequenas de cardume.

 

 

um exemplo, a meu ver:

3 discus (ou 4 escalares)

20 cardinais

12 nariz de bêbado

8 corys

2 Ldas25, pitbull - são uma espécie de pleco, muito trabalhadora e que n cresce.

1 betta (amigo mistake, acho que estamos de acordo em discordar :alberteinstein:. O betta até pode ser territorial, mas num aquário, com esta litragem tem muito pouco a quem fazer mal. A cardinais e nariz de bêbado, nunca na vida lhes toca e a discus, por experiência própria é preferível ficar quieto no seu canto)

 

Qt à ciclagem, devias ter esperado um tempinho... mas agora está feito, como tens isso bem plantado...faz umas trocas de água mais frequentes e maiores nas primeiras 2-3 semanas que vais ver q isso vai ao sitio sem problema.

 

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o sr hugo ja referiu tudo, um dos excelentes moderadores deste forum sempre disposto a ajudar

 

para iniciado tens ai um excelente aqua apenas com 2 erros um deles bastante grave.

 

o 1º e menos grave e a iluminação, para plantas como a rotala e pouca mas isso e facil de se resolver adicionando outra

 

o 2º e o mais grave a fauna onde dentro deste tens varias falhas

- ciclo do azoto devias de esperar : solução: varias tpas e rezar para que os peixes aguentem os picos de amonia ou arranjar um amigo que tenha um aqua cicldo e que possa aguentar os peixinhos

- grande quantidade de diferentes especies: terás que optar por discos ou escalares ja que o aqua tem apenas 230L o que para 6 ciclideos e reduzido

- botias crescem muito e puderão stressar os discus ou escalares

-espadas e colisas roubarão espaços aos discus e escalares

-falta de corydoris e ottos

-plecos adoram o muco libertado pelos discus o mais provavel e colarem-se a eles

- cardume pequeno tens 3 especies e no maximo convinha 2

 

minha opinião: libravame dos espadas colisas botias plecos e tetras, escolhia entre os discus e escalares colocava umas 6 corys da mesma estirpe, uns 4 ottos e ficava com os bebados e cardinais, atenção isto e so a minha maneira de ver como ficava um aqua em boas condições e espera por mais opiniões.

 

edit: esqucime de referir o betta, e um peixe bastante territorial e desaconcelhavel para comunitarios era mais um a sair do aqua.

 

cump.

 

Boas,

resumindo, de cardume ficava só com os cardinais e bebados, certo?

quanto aos outros, eleminava os escalares (por exp) e ficava com 3 duiscus que era o meu objectivo, tirando os plecos, quem posso por para fazer o mesmo tipo de limpeza?

botias, teria de meter no minimo mais um! alem das corridoras.(4)

acho que percebi assim!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Mistake,

 

minha opinião: libravame dos espadas colisas botias plecos e tetras, escolhia entre os discus e escalares colocava umas 6 corys da mesma estirpe, uns 4 ottos e ficava com os bebados e cardinais, atenção isto e so a minha maneira de ver como ficava um aqua em boas condições e espera por mais opiniões.

 

Desculpa responder assim, mas ter um aquário nao é ter prazer e ter aquilo que gostamos lá dentro?

Obviamente que não estou a defender coisas cretinas e misturas altamente desaconselhadas de espécies, mas não me parece que isso exista neste aquário.

De facto Discus e Escalares, aparentemente, não deveriam estar no mesmo Aqua, mas estou farto de ver aquários por aqui com essas configurações e sem problemas. O "dono" deverá ver se existirá ou não problemas no comportamento dos bicharocos.

Alem disso pode não ter piada para alguns misturar peixes de diferentes proveniências, mas é bom saber que hoje em dia quase todos os peixes (Agua Doce) são criados em cativeiro o que os faz perder qualidades e ganhar outras, nomeadamente capacidade de estarem em aquários comunitários.

 

Alem disso para 230L num aquário de 120 cm são muitos peixes? Creio bem que não... e aqueles dois cardumos (Bebados :alberteinstein: e Neon) devem ser fabulosos no conjunto...

 

Alem disso será que fazemos ideia do que os peixes passam até chegarem aos nossos aquários e quantos morrem? Noutro dia num livro li que em cada peixe de água salgada que chega ao aquário, morrem oito ou nove :(

 

Enfim só uma opinião...

 

Cumprimentos,

Pedro.

Pedro.

 

Atuais: Risa (60l)

Descontinuados: Dutch by the book (300l) Dark Land (300l)  Lost Nature (60l)  Wabi-kuza II (38 cm)  Utopia (60l) The Forsaken World (300l) by the Forest Shore (60l) Green&Grey" (300l) Beach Cliff (60l) Valley Roots (300l) Throught the Distance (300l) Utopia (60l)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

N querendo entrar em discussões porque cada um tem o direito de ter as suas opiniões, acho que já depreendeste que tens ai uma salganhada de espécies e em nr não adequados.

 

o ideal, seria escolheres uma espécie principal, (discus ou escalares) com no mínimo 3 exemplares e dp duas a três espécies mais pequenas de cardume.

 

 

um exemplo, a meu ver:

3 discus (ou 4 escalares)

20 cardinais

12 nariz de bêbado

8 corys

2 Ldas25, pitbull - são uma espécie de pleco, muito trabalhadora e que n cresce.

1 betta (amigo mistake, acho que estamos de acordo em discordar :alberteinstein:. O betta até pode ser territorial, mas num aquário, com esta litragem tem muito pouco a quem fazer mal. A cardinais e nariz de bêbado, nunca na vida lhes toca e a discus, por experiência própria é preferível ficar quieto no seu canto)

 

Qt à ciclagem, devias ter esperado um tempinho... mas agora está feito, como tens isso bem plantado...faz umas trocas de água mais frequentes e maiores nas primeiras 2-3 semanas que vais ver q isso vai ao sitio sem problema.

 

 

 

Abraços

 

boas,

acho que opto pelos discus, em relação aos de cardume não é possivel ter 3 especies?

 

abraço e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas :alberteinstein:

bem 1º ha gostos para tudo e não se discutem o que eu referi era o que eu fazia não o que ele irá fazer foi apenas uma opinião :P

ha bettas e bettas e sim os bettas viram-se a discos o meu morreu a pancada com 1 escalar 3x maior que ele lol podes e ter sorte e ter um betta que não queira saber de territorios

 

quanto a ter 3 cardumes sim e possivel desde que seja com poucos exemplares de cada especie e para mim a meu ver "gosto pessoal" fica muita confusão

 

quanto aos botias ja falei que crescem mui, sao muito movimentados podendo provocar o stress aos discus

 

quanto a optar por discos ou escalares fazes bem em ficar com os discos mas pra ja n metas mais nenhum e quanto a colocar as 2 especies num so aqua e possivel desde que haja espaço para eles coabitarem o que nao e o caso em 230L

 

edit: quanto a junção de especies e aos parametros um exemplo exagerado mas o melhor para demonstrar este ponto, quem nasce num barraco vai ficar sempre naquele barraco porque está habituado? ou ira procurar um nivel de vida melhor? o mesmo se passa com os peixes nascem em parametros que nao os dele mas irao sempre procurar as melhores condições para viver, e a minha opiniao

 

cump. :(

Editado por Mistake

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parabéns pela montagem. Está bonita e enxuta.

Quanto aos peixes não vou adiantar mais nada do que aquilo que já te disseram.

Quanto ao ciclo devias ter tido mais cuidado, pois o investimento que fizes-te merecia mais atenção.

Lê, lê e lê.

 

Outra questão que me "saltou" quando vi a primeira foto.

 

Esse movel é seguro?

É que para 260 e tal litros de água o móvel tem que ser algo mais do que o que me parece que tens...

Pode ser impressão minha mas muuuiiitttaaaa atenção a isso.

 

Ele não está "vergado"/"abaulado" com o peso?

Os apoios laterais também têma mesma espessura da tampa?

Huummm não sei não... vê lá isso.

Editado por João Paulo Viegas
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Parabéns pela montagem. Está bonita e enxuta.

Quanto aos peixes não vou adiantar mais nada do que aquilo que já te disseram.

Quanto ao ciclo devias ter tido mais cuidado, pois o investimento que fizes-te merecia mais atenção.

Lê, lê e lê.

 

Outra questão que me "saltou" quando vi a primeira foto.

 

Esse movel é seguro?

É que para 260 e tal litros de água o móvel tem que ser algo mais do que o que me parece que tens...

Pode ser impressão minha mas muuuiiitttaaaa atenção a isso.

 

Ele não está "vergado"/"abaulado" com o peso?

Os apoios laterais também têma mesma espessura da tampa?

Huummm não sei não... vê lá isso.

 

Boas,

não é bem um movel,

tem dois apoios em V de marmore, e tabuas de 1,9mm, o abaulado pede ser ilusão das fotos, eu já me fui certeficar e não vi nada?

 

abraços :smile2: e obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OK.

Então era impressão minha. Desculpa.

No entanto recomendo-te alguma atenção.

Esse v em marmore é colado? Vê lá não "abra" com o peso que tens em cima que de certeza deve andar a rondar os 300 kilos.

Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em que zona do autódromo? eu moro na quinta da penha longa e passo lá TODOS OS DIAS, e nunca lá vi nada...e queria umas para o meu aquáriO!;)

assinaturadance.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma coisa, desenterra as anubias, ou vais perde-las.

 

São plantas que devem ser atadas, e não enterradas. o mesmo para os fetos de java, caso tenhas algum.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto... gosto muito mesmo... o layout está bem fixe, a escolha de plantas parece-me bem também.

 

2 pequenos reparos em relação à fauna...

 

ou escalares ou discus (prefiro escalares :priere: )

 

ou bebados ou neons (prefiro bebados :roflroll2: têm um comportamento de cardume muito superior aos neons )

 

Fora isso acho que está muito bem...

 

Já agora e tal como o Tugz diz... se as anubias estiverem enterradas é saca-las pa fora e atar a uma pedrita dessas, fio de pesca transparente nem se nota nem nada ;)

 

Abraço e boa sorte!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.