Ver tudo

Esta fonte actualiza-se automaticamente

  1. Esta hora
  2. Hoje
  3. LOL... Não, não te irei dizer isso, até porque ainda não conheço a foto "final", mas adoro a profundidade que conseguiste com a última foto. A cor, também não me parece mal, mas só se estivesse a procurar lacunas é que me iria preocupar intensamente com isso. Gosto muito. Obrigado pela partilha!
  4. Após o ultimo post este aquario ja teve duas sessões de fotos para foto final, tenho duas candidatas. A ultima foto que postei aqui foi esta As fotos finais nao vou colocar aqui, mas na primeira sessão as moitas passaram do ponto por uns dias e a foto esta espectacular mas um pouco crescido demais, tem sim um cardume com 30 neons chineses muito bem colocados. Fiz poda e a segunda tentativa estava no ponto, so que tem metade dos peixes, entre primeira e segunda os chineses tentaram voar para a china, mas so chegaram ao chão da sala, nota pessoal, nao voltar a usar e peixe saltador mesmo com o nivel da agua mais baixo eles arranjam maneira de cometer suicidio, ainda apanhei alguns com vida do chão. A primeira foto ta perfeita a nível de edição esta segunda tou com dificuldades em acertar a edição. Bom foi so para fazer ponto da situação, chegamos a hoje o aquario estava crescido demais, as rochas a ficar ja muito sujas e foram feitas inumeras sugestoes de que a moita do lado direito nao estava muito bom, agora que ja tirei a foto final do caminho podia arriscar uma poda mais drastica entao temos isto, tirada com tele logo apos TPA e manutenção que me levou uma tarde. Provavelmente alguns me vao dizer que a foto final devia ter levado este corte, mas tive receio pois como podem ver pelas cor a moita ja nao esta no seu melhor. Mas antes de fazer poda inversa queria ver como ficaria. As chances de recuperar ate ao fim do mês sao poucas, mas quem sabe nao se tenta mais uma foto caso recupere.
  5. Yesterday
  6. Antes era chapéus de chuva, agora são cogumelos...😁 os macronutrientes não são para consumo humano pá 🤣
  7. Claro que sim. Nada contra a planta. Eu é que sou preguiçoso 🙂 . O vídeo da Green Aqua desta semana tem um pouco haver com isso... o que se pode fazer com a mesma planta em diferentes situações... ou a maneira como a mesma planta se comporta em diferentes situações. Uma que quero muito experimentar, e da qual muitos fogem como o Diabo da cruz, é a Hemianthus Micranthemoides. Terá que ser uma montagem muito bem pensada, mas acho que é uma planta muito versátil, e muito amiga de pessoas como eu, que gostam muito pouco de algas. Exactamente, Álvaro!
  8. Boas Muito comer,muitos caracóis,pouco comer muitas cascas de caracóis mortos. Saudações
  9. Pois eu sabia que nao querias tripartita. Mas em defesa da planta, tens visto as fotos do meu aquario e acho que tenho um bom exemplo de que é possivel controlar a planta e fazer algo dela. É uma questão de perceber os timmings das podas.
  10. Tripartita, nem pensar! A que eu quero é a outra, e foi mesmo essa primeira fotografia que o @Bruno R. Carvalho postou que me fez apaixonar por ela. Faz-me lembrar cogumelos espalhados por um campo.
  11. Relaxa! Isso não é nada. Este hobby é feito de muitos obstáculos. Pensa neles como um caminho de aprendizagem.
  12. Tens razão @Bruno R. Carvalho, estava a confundir as duas espécies. A vercillata há muitos anos que não vejo nos plantados.
  13. Tozé tas a fazer confusao isso é a hydrocotle tripartita. A verticillata nao tem esse feito praga.
  14. 🤦 Passas demasiado tempo nas lojas do chinês! Lá na China é que os chapéus de chuva são planos... No entanto a Hydrocotle verticillata é tipo praga! Ou andas de tesoura afiada ou aquilo vai tomar conta do aquário!
  15. Obrigado, pela ajuda, confesso que apesar. De poder adiar o peixe dentro de água, ja é um pouco consolador ver movimento la dentro
  16. Estás a pensar bem. Podes correr o risco de nessa altura eles já serem muitos, mas aí podes comprar o tal produto.
  17. Boas, na verdade são dois. lv_0_20240428005247.mp4
  18. Eu tive a procura, e achei umas cenas, e dizem que nao afeta os peixes e plantas, so como dizes caracois e camarão. Eu também so tou a pensar meter o peixe no final de maio que ainda vou tar uns dias fora de casa e assim quando voltar introduzo o peixe. Tive a pensar e vou deixar eles tratarem das algas porque ou comem isso ou entao plantas (NÃO TOU A METER COMIDA NO AQUARIO) e se vir que ta muitos indivíduos e que me tocam nas plantas ao ponto de as estragar, vou a loja de animais e peço um produto para os limpar e depois mais tarde voltar a introduzir uns menos ferteis com camarões tmb.
  19. 🙂 Nunca tive essa. Vou procura-la. Está respondido. Obrigado Bruno! Essas sim. Estavam na lista... esqueci-me de referir.
  20. Nao estará a falar da Hydrocotle verticillata?
  21. Eu falei nas Cryptocoryne parva! Apesar do nome 😁 são muito pequenas e para usar como pormenores junto às pedras apenas! Por essa discrição não estou a ver quais sejam... Continuo a achar que te falta algumas plantas para preencher um pouco do vidro traseiro por detrás das plantas, talvez umas eleocharis acicularis? Fica a sugestão.
  22. Crypto parecem-me demasiado grandes. Acho que quebrariam a escala. Lembrei-me daquelas que parecem um chapéu de chuva... sabes como se chamam essas? Uma aqui e outra ali são capazes de resultar bem... juntamente com a Eleocharis e a Helanthium. Acho que não vou mesmo para plantas mais altas... uma carpete variada faz mais o meu género. Fica a imagem do estado atual do aquário. Limpei as pedras, ontem, mas a bateria da escova de dentes acabou antes de as limpar todas 🙂 . De qualquer forma, a contenção na luz está a dar alguns frutos... já não é tão difícil manter as pedras com uma cor aceitável (antigamente ficavam todas verdes, e só conseguia limpá-las com escova de aço). Também aparei o tapete no último domingo... ainda está a recuperar. Dá para ficar com uma ideia.
  23. É, mas funciona 🙂 e é o método mais natural. Há muitas armadilhas que prometem apanhar todos os caracóis. E também há videos na internet que explicam como as fazer. Eu fiz e não apanhei quase nenhum. Existe, sim! Não me recordo do nome... tens que procurar. Nesta fase podia ser bom para ti, porque ainda não tem peixes, e esses produtos podem afectar camarões e outros cimos mais pequenos. Não me recordo mesmo do nome... Mal eles não fazem... é apenas uma questão estética, porque até ajudam a limpar o tanque.
  24. Eu sempre gostei de misturar elocharis e cuba ou montecarlo nos tapetes. Devias acrescentar algumas plantas de pormenor junto às rochas tipo crypto parva ou marsilea por exemplo que tem folhas pequenas mas maiores que as do tapete. Nos tais 3 cms atrás dá para fazer muita coisa 😁
  25. Uahu. Bem é assustador, nem sei se tire as que vejo ou se as deixo ficar. Depois tmb tive a ver o caracol assassino a limpar os outros é mais assustador 🫣. A minha ideia era ter caracois, mas nao era reproduzirem 24/7 😅. Vi na Amazon https://amzn.to/3UH8QW6 Está armadilha. Nao sei se funciona ou nao. Pela tua descrição escusado sera perguntar se nao ha um produto que de cabo delas sem afectar o aquário. Uma vez que ainda tou no 8° dia de ciclo. Porque pelo que li uma população exagerada pode atrofiar a agua mas dai ate o exagero? A idea era ter um betta e ns caracóis e uns camarões. Obrigado pela resposta
  26. Obrigado pelas tuas palavras Tozé! Como já disse aqui atrás, o aquário está bastante diferente... o musgo tem crescido bastante, e até agora ainda não tive nenhum a descolar-se das pedras. O que tenho feito de vez em quando, é cortar uma parte do mesmo para colocar em novos espaços (estou a gostar deste efeito das rochas cobertas)... neste caso já uso super-cola em gel, ou tento prende-lo em pequenas fendas. No espaço de uma ou duas semanas, começa logo a crescer. Na minha "receita" usei apenas água da torneira, substrato esmagado (em pó) e o musgo cortado em pedacinhos muito pequenos. Não precisas usar a máquina da cozinha... eu esmaguei o substrato com um pilão, e cortei o musgo com uma faca afiada. Depois é só pincelar a mistela nos sítios onde queres que cresça e esperar. Para verificar se está bem preso, usei uma técnica sugerida pelo @Alvaro Silva - passei um pincel macio por cima para ter certeza que não saía do lugar. Ah... muito cuidado para não o deixares secar! Tive dois sítios (mais próximos da calha) onde o musgo estava quase sempre seco e mesmo depois do aquário inundado o musgo não vingou. Tive que o substituir, e ainda estou à espera de resultados. Já agora espreita mais atrás, no tópico, a maneira que encontrei para ter o aquário sempre húmido (usei um humidificador da Loja China 🙂 ). Quanto à tua sugestão... a minha ideia no início era deixar a carpete fechar e depois usar algumas plantas mais altas atrás das pedras, mas infelizmente julgo não ter espaço para isso (tenho uns 3cm, no máximo!) portanto vou ter que seguir outro caminho. O que me sugeres? Estava a pensar em Eleocharis Mini e Helanthium Tenellum aqui e ali, só para acrescentar pormenor à carpete. Acho que o foco deste tanque, pelo que tenho visto, vai ser mesmo o jogo entre os espaços com e sem musgo nas rochas. Vou avaliar com tempo... não tenho nenhum deadline e não quero apressar as coisas para não estragar o que parece estar bem feito. Aliás... tinha aumentado a luz de 6 para 8 horas diárias e já voltei atrás nessa decisão, por sugestão do @C Mocho. As pedras começaram a ficar verdes, e percebi rapidamente que ele tinha razão quando me disse que era uma alteração muito brusca (obrigado Mocho!). Quando as luzes ligarem vou tentar fazer uma fotografia para colocar aqui. Um abraço, e mais uma vez, obrigado!
  1. Ver mais actividade