Primeiro Nano 30L - Gambas


Recommended Posts

Olá malta,


Eu e a namorada decidimos montar um candeeiro de quarto :drool3:

Este é o nosso primeiro projecto de aquários.

Aqui vai:

Composição:
Aquário:30x30x30 Dennerle Nano 30L (já adquirido)
Iluminação: Calha Dennerle 11W (já adquirido)
Substrato: Shrimp Active Soil 4L, escolhemos este substrato pelas reviews que tem e por baixar o PH já que as águas Londrinas rondam os 8-8.5 (já adquirido)
Filtragem: Eheim Liberty 75, deveriamos ter optado pelo 150 mas o barulho preocupa-nos já que o aquário vai ficar no quarto (já adquirido)
Aquecimento: Eheim 50W (já adquirido)
Dois troncos pequenos Red Moor (já adquirido)

Fertilização: dúvidas ...

CO2: dependendo da flora que ainda não está escolhida estavamos a pensar em começar por um sistema simples tipo o tropica plant growth system 60.

Fauna:

Acho que vamos esperar pela decisão da flora analisar os parâmetros da água e depois sim decidimos o tipo de gambas.


Flora:

Ambos adorámos o dutch aquascaping e encontrámos um kit porreiro a um bom preço (o que para Londres é difícil ...)

1 x Potted Pogostemon Helferi

1 x Potted Cryptocoryne

1 x 'Dutch Street' plant

1 x Midground Stem Plant

2 x Background Stems

1 x Red Plant

Musgo de Java também já que é essencial para as gambas.

Link: http://www.aquariumgardens.co.uk/dutch-aquascaping-plant-collection-for-tanks-up-to-24x22-775-p.asp

As dúvidas são:

A flora escolhida será um estilo adequado para um aquário de gambas ?

Podemos manter o substrato que comprámos e compensar com fertilização liquida ? Se sim vou precisar de umas dicas.

Necessitamos de CO2 correcto ? Ja li que algumas destas plantas são bastante exigentes.

 

Comentários e opiniões são bem vindas !

Estamos no bom caminho ?

Obrigado :naughty:

Editado por JoséFigueira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização não deve conter cobre é extremamente tóxico para os camarões

CO2 penso que não seja muito boa ideia num aquário de camarões mas deixo para alguém mais entendido na matéria visto que não conheço muito de camarões

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Aquários Ativos: Tanganyika Tank  

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A fertilização não deve conter cobre é extremamente tóxico para os camarões

CO2 penso que não seja muito boa ideia num aquário de camarões mas deixo para alguém mais entendido na matéria visto que não conheço muito de camarões

 

Enviado do meu LENNY2 através de Tapatalk

Obrigado pela dica relativa ao fertilizante biggrin.png' alt=':biggn:'>

Quanto ao CO2 penso que não há problema já que todos os nanos de gambas que vi aqui no forum usam CO2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não há problema em usar co2 em aquas de camarões.

 

Quanto ao estilo dutch acho que não é o mais indicado, visto que os camarões gostam de andar no solo e o aquário holandês vai te escondê-los todos. Se vires aí os aquas do forum ninguem tem estilo holandês. Mas isso não implica que não possas comprar esse pack ;) depende como montas o layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não sendo um entendido em camarões, suponho que deverias de escolher a flora de acordo com o biótopo da(s) espécie(s).

Se os invertebrados são um pouco sensíveis aos fertilizantes, deverás de ter um aquário pouco exigente a nível dos mesmos.

No caso do cobre, acho que por exemplo a utilização do Flourish em níveis reduzidos não causará qualquer mal e contribuirá para a saúde das plantas. A quantidade de cobre presente é diminuta.

Existem todavia espécies mais sensíveis e que exigem biótopos apropriados, como por exemplo os dennerli.

http://www.planetinverts.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, não há problema em usar co2 em aquas de camarões.

 

Quanto ao estilo dutch acho que não é o mais indicado, visto que os camarões gostam de andar no solo e o aquário holandês vai te escondê-los todos. Se vires aí os aquas do forum ninguem tem estilo holandês. Mas isso não implica que não possas comprar esse pack ;) depende como montas o layout.

 

 

Olá,

 

Não sendo um entendido em camarões, suponho que deverias de escolher a flora de acordo com o biótopo da(s) espécie(s).

Se os invertebrados são um pouco sensíveis aos fertilizantes, deverás de ter um aquário pouco exigente a nível dos mesmos.

No caso do cobre, acho que por exemplo a utilização do Flourish em níveis reduzidos não causará qualquer mal e contribuirá para a saúde das plantas. A quantidade de cobre presente é diminuta.

Existem todavia espécies mais sensíveis e que exigem biótopos apropriados, como por exemplo os dennerli.

http://www.planetinverts.com/

 

Obrigado a todos pelas dicas !

 

Penso que nos restam 2 opcoes: (1) ou alteramos o projecto para peixes (2) ou adequamos a fauna as gambas.

 

Acham possivel com o material que temos disponivel criar e manter a lista de plantas que colocamos no inicio do topico ?

 

1 x Potted Pogostemon Helferi

1 x Potted Cryptocoryne

1 x 'Dutch Street' plant

1 x Midground Stem Plant

2 x Background Stems

1 x Red Plant

Link: http://www.aquariumg...24x22-775-p.asp

Sem substrato fertil (compensar com liquido talvez).

Apenas com 11watts de iluminacao.

Posso adequirir um kit de CO2.

 

Obrigado.

 

Desculpem a falta de acentos (teclado ingles)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o aquário é 30.30.30 ou 30.30.35 (altura)? é que é diferente na hora de opinar...

 

assim para já diria que é pouca luz, vais precisar pelo menos do dobro, ainda por cima se sempre fores para o CO2 + ferts, quanto aos camarões, se forem neocaridinas ou tiger's não há grande problema desde que não exageres, CRS/CBS/Taiwans é que são mais "flores de estufa", e podes sempre por uns peixitos "shrimp friends", ottos/iriatherinas/boraras, neons NÃO!

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o aquário é 30.30.30 ou 30.30.35 (altura)? é que é diferente na hora de opinar...

 

assim para já diria que é pouca luz, vais precisar pelo menos do dobro, ainda por cima se sempre fores para o CO2 + ferts, quanto aos camarões, se forem neocaridinas ou tiger's não há grande problema desde que não exageres, CRS/CBS/Taiwans é que são mais "flores de estufa", e podes sempre por uns peixitos "shrimp friends", ottos/iriatherinas/boraras, neons NÃO!

 

abraço,

 

Boa tarde Sr. Ferreira,

 

Obrigado pelas dicas !

Tem razao o aquario e 30x30x35 cm

De qualquer forma o tipo de flora que gostariamos de ter (dutch) nao se enquandra muito num aquario de camaroes certo ? Provavelmente teremos de optar por outro tipo de plantas

 

Cumprimentos,

JF

 

(nao tenho acentos teclado ingles peco desculpa) :fart004:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

porque não? os camarões até irão ajudar muito na limpeza.

 

é evidente que em 30 x 30 não irás ter muito espaço para um verdadeiro "dutch" que se cracteriza pelos corredores de diferentes cores, mas um mini pseudo dutch é sempre possível, claro que é um desafio para o jardineiro, mas é isso que nos apaixona, os desafios biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

arranja mais uma calha dessas e força nisso! :cool2:

 

tenho esta calha num cubo igual a esse :tongue:

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

porque não? os camarões até irão ajudar muito na limpeza.

 

é evidente que em 30 x 30 não irás ter muito espaço para um verdadeiro "dutch" que se cracteriza pelos corredores de diferentes cores, mas um mini pseudo dutch é sempre possível, claro que é um desafio para o jardineiro, mas é isso que nos apaixona, os desafios biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

arranja mais uma calha dessas e força nisso! :cool2:

 

tenho esta calha num cubo igual a esse :tongue:

 

abraço,

 

Bem chego a conclusao que ja falhamos na calha :confused4:

Andamos a ver artigos a cerca de 3 meses e a comprar as coisas com calma e mesmo assim ... Aqui em Londres torna-se complicado encontrar uma loja de animais "igual as portuguesas" tive de mandar vir tudo pela internet.

 

Eu ca adoro desafios a minha experiencia e nula mas vou dar o meu melhor :naughty:

Ultima questao acha que podemos manter o active shrimp soil e compensar com fertilizacao liquida ou teremos de adquirir substrato fertil ?

 

Obrigado mais uma vez !

JF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

essa calha nesse áqua só dá para musgos, fetos e outras plantas muuiittto pouco exigentes...

 

claro que podes manter o solo e se fizeres fertilização, para um bom desenvolvimentos das plantas convém um pH = ou inferior a 7.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

essa calha nesse áqua só dá para musgos, fetos e outras plantas muuiittto pouco exigentes...

 

claro que podes manter o solo e se fizeres fertilização, para um bom desenvolvimentos das plantas convém um pH = ou inferior a 7.

 

abraço,

Obrigado !

 

Hoje vou tentar passar na loja dos animais depois de sair do trabalho. Que tipo de fertilizacao liquida deverei adquirir ?

Alguma marca em particular ? Se me puderem dar uma ajuda era porreiro !

 

JF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

em que tipo de gambas estás a pensar?

 

com CO2 e fertilização recomendava neocaridinas, há com diversas cores, mas as vermelhas continuam a ser as mais apelativas, 10 bicharocos desses e ao fim de 6 meses tens o áqua a abarrotar deles biggrin.png' alt=':biggn:'> , compra logo de cor apurada, sakuras ou bloody mary, ou de outra cor que prefiras está claro.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

em que tipo de gambas estás a pensar?

 

com CO2 e fertilização recomendava neocaridinas, há com diversas cores, mas as vermelhas continuam a ser as mais apelativas, 10 bicharocos desses e ao fim de 6 meses tens o áqua a abarrotar deles biggrin.png' alt=':biggn:'> , compra logo de cor apurada, sakuras ou bloody mary, ou de outra cor que prefiras está claro.

 

abraço,

Boa Tarde Sr Ferreira,

 

Vou seguir o seu conselho ja que nao sou muito entendido na materia. Neocaridinas e gostava de ter um pequeno grupo de boraras (talvez 3-4) nao tenho muita litragem.

 

Acha que posso utilziar o fertilizante que referi sem afectar as gambas ?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o "Sr" está no céu, deixa-o lá estar sossegado a olhar por isto.

 

boraras deves por no minimo 6, eu num cubo igual a esse tenho 12 e mal as vejo. neocaridinas são "tanques de guerra", não há problema com fertilização nem CO2.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

o "Sr" está no céu, deixa-o lá estar sossegado a olhar por isto.

 

boraras deves por no minimo 6, eu num cubo igual a esse tenho 12 e mal as vejo. neocaridinas são "tanques de guerra", não há problema com fertilização nem CO2.

 

abraço,

Ha parece-me muito bem entao !

Vamos la as ultimas compras para ver o que sai daqui :drool3:

Muito obrigado pelas dicas depois ponho fotos !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está porreiro, não vais por um fundo?

 

põe o tronco de molho para encharcar, senão vai flutuar.

 

abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

está porreiro, não vais por um fundo?

 

põe o tronco de molho para encharcar, senão vai flutuar.

 

abraço,

 

Sim tenho o fundo preto para por.

O tronco esta amarrado a uma pedra (que nao se ve) para dar algum volume :roflroll2:

 

Agora falta o melhor a flora !

 

Abraco

 

JF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora o começo está bom sim senhor :)

 

Considerações:

 

coloca neocaridinas, tenta não fazer fertilização em exagero, ainda assim, ideal seria nada mas pronto :)

a entrada do filtro precisa de uma esponja para os pequenos não serem sugados.

 

De resto, está no bom caminho.

És do distrito de Aveiro? Queres vir para o nosso grupo?
Clica na imagem...

gallery_26293_1342_184.jpg
viviparos.pt.vu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.