Destruição das algas azuis com Eritromicina


CMarques

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Início da destruição das algas azuis com Eritromicina.

 

Dia 0 (6/9/2003)

- Compra da Eritromicina (E.S.E -1000 sachets)

- Ida à RedFish, para saber se deveria deixar a cerâmica ou tirar.

- Resposta, deixar tudo!! As cinobactérias podem ficar no filtro e podem não morrer. Por isso devemos deixar o filtro com tudo o que teve em contacto com as cinobactérias.

- Limpeza Geral do Filtro Eheim 2217 e tubos. Lã nova para o filtro, retirei as resinas. Só ficou a filtragem mecânica e biológica.

- Abertura das saquetas de Eritromicina. Têm cor laranja e cheiro a laranja.

- Utilizei meia saqueta que corresponde a 500mg de Eritromicina. 250 mg por 100 litros.

- Não dei de comer aos peixes.

- Ao final do dia os peixes estão de boa cara.

 

Dia 1 (7/9/2003)

- Verificar se os peixes estão vivos.

- Está tudo vivo e os discus pedem comida, eu não dou!! :shock:

- As algas estão mais fracas, já não apresentam a forma compacta normal!!

- Os Vidros deixaram de estar cobertos e agora só se apresentam baços com o que ainda resta das algas.

- Troca de água de 30 litros, só para limpar a porcaria feita pelo Pleco e cascas de camarão!!

- A água não está tão cristalina, apresenta-se suja devido à decomposição das algas.

- Introdução do resto da embalagem de Eritromicina

- Os camarões estão a morrer com espasmos. :cry:

- O Discu pequeno está a fazer um banquete com os camarões :shock:

- As duas fêmeas estão a pôr ovos :shock:

- 17:30 - A água ficou esbranquiçada Nitritos 0,3 mg/l e Nitratos 10 mg/l

- As fêmeas continuam a pôr ovos

- 18:00 Troca de 40 Litros de água

- 18:30 A água continua esbranquiçada Nitritos 0.1 mg/l e Nitratos 5 mg/l

- A Fêmea azul já acabou de meter ovos, mas a vermelha continua

- 22:18 - Já fiz mais uma troca de água de 30 Litros. Os Nitritos e o Nitratos mantêm-se nos mesmos valores

- Os peixes têm um comportamento normal. Acho que as duas fêmeas ainda não repararam no estado em que está o aquário. Estão a tratar de um monte de ovos que ambas meteram durante a tarde.

- O outro discu que normalmente tinha uma respiração muito rápida, agora está a respirar como os outros. Parece bem, e não se apresenta assustado.

- A água está BRANCA!! Já quase não vejo o fundo ao aquário.

- As algas parecem estar a desaparecer, embora ainda tenha alguns redutos no tronco e na "areia". Os vidros estão completamente limpos.

- Agora já não devo ter bactérias no filtro, os nitritos e nitratos não estão a alterar. Devo estar a ter amonia. Não tenho cá nada para a medir :wink: Tenho de comprar amanhã!! Até lá vou deixar os peixes sem comida. Já não comem deste ontem ao meio dia!!

- 23:50 Troca de mais 30 Litros de água

- Os peixes parecem estar normais!!

 

-Dia 2 (8/9/2003)

-19:30 Os peixes estão vivos e de boa saúde.

-Ainda existem vestigios de algas no areão e tronco. As plantas estão limpas.

- A água está cristalina.

- Dei de comer aos discus

- Fiz o teste de NH4 -> Depois de muito tempo a comparar acho que está a 0 mg/l, PH está a 7.4.

- Nitritos estão a Zero(Nutrafin)

- Troca de 30 litros de água para tirar a porcaria que o pleco faz!!!

- Vou deitar mais 500 mg de Eritromicina.

- Não disse atrás, mas digo agora. Resolvi deixar as luzes do aquário apagadas durante o dia, por causa do peixes. Não notei grande diferença nos vestigios de algas entre a manhã e a noite!!

- 23:30 A água continua cristalina as bactérias do filtro devem ter morrido todas ontem.

- Os discus parecem OK, excepto a fêmea Vermelha. Penso que não foi relacionado com o tratamento. As duas fêmeas meteram os ovos no mesmo local e desde que cheguei que vejo a vermelha a tentar chegar perto dos seus ovos e a azul a atacar. Ela está um pouco em baixo penso que é só cansaço embora a pele esteja um pouco mordida.

- O Pleco está calmo agarrado ao vidro.

- O limpa-fundos está com um comportamento anormal está muito agitado!!

- Alguns dos camarões não morreram ontem e estão a comer os últimos pedaços de musgo de java.

 

-Dia 3 (9/9/2003) The final day

-20:00 - A água está cristalina, Nitritos 0.1mg/l e Amónia a 0

- Não vejo nenhuma alga!! O areão está limpo :D :D :D

-Os peixes estão todos bem, tenho pelo menos 4 camarões vivos.

-21:30 - Troca de 50% da água

-Tirei a lã do filtro, estava completamente verde e com o cheiro característico das algas.

-Meti lã nova e meti carvão activo

 

-Dia 4 (10/9/2003) Não fiz nada

 

-Dia 5 (11/9/2003)

-20:30 -Retirei o carvão activo e o filtro de fosfatos e meti mais lã.

- No filtro só tenho filtragem mecânica e biológica.

- Os peixes estão bem 8)

Medi todos os valores do aquário:

PH = 7.6

KH = 2.24 ºdH

GH = 2.24 ºdH (também)

No3 = 5 mg/L

No2 =0.1 mg/L

Po4 = 0.0 mg/L

Temperatura = 29ºc

Ferro toxico = 0

Ferro não toxico = 0

Depois meti fertilizante liquido para plantas e K 3 ml de cada

 

-Dia 11 (17/9/2003)

Já acabei o tratamento à uma semana os resultados são os seguintes:

Não tenho algas Azuis!!!! :D :D :D

Os troncos estão completamente limpos e as plantas também!!!

Só o sistema de Co2 da Nutrafin é que está completamente castanho das bactérias mortas.

Mas o fundo ficou de cor acastanhada :x São as cinobactérias mortas.

Tenho feito nos últimos dias uma aspiração do fundo para retirar as bactérias mortas.

Os peixes estão bem, embora se encontrem com um pouco de medo de mim! Tanta troca de água deixou-os um pouco traumatizados! :(:(

Quanto à qualidade da água:

PH 7,2

NO2 a cor está entre o 0,1 e 0,3mg/l. Aumentou!

NO3 mantém-se nos 5 mg/l.

Amoniaco continua a 0

Um Abraço,

CMarques

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Viva,

Tive uma consulta no médico e aproveitei e pedi o xarope para os peixes. :shock:

Só com receita médica!!

 

Obrigado :shock: , agora estou a tentar torná-lo ainda mais giro, sem algas azuis!!!

 

Vamos lá ver se consigo não matar os peixes, os camarões já foram quase todos.

 

Eu vou continuar a descrever o que está a acontecer na mensagem anterior. Pode ser que ajude alguém no futuro. :shock:

Um Abraço,

CMarques

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Viva Nuno,

Isto é o que está escrito no "E.S.E.-1000 sachets"

"Cada Carteira contém Etilsuccinato de Eritromicina com actividade a 1 g de Eritromicina base."

 

Se reparares eu estou a fazer a descrição de tudo numa mensagem acima e vou continuar a escrever nessa mensagem até acabar o tratamento. Os Discus estão bem, quanto às algas ainda falta um dia e uma noite de tratamento. Ainda não sei se vou meter mais Eritromicina, ou se deixo só actuar!!

Vai lendo, que eu vou escrevendo!! Amanhã só devo escrever no final do dia :shock::shock:

Um Abraço,

CMarques

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Algas vivas no filtro? hummm... :?:

 

Não tinha conhecimento de nenhuma alga que sobrevivesse sem luz... :?:

 

Também estou com uma praga (ainda que pequena) de cyanobacterias e estou/vou resolver aumentando os nitratos, que estão baixos e aumentando a massa vegetal.

 

Pelo que já me pude aperceber estas algas aparecem em três condições não comulativas:

 

- Zonas sem movimentação (por exemplo aquelas zonas onde algumas plantas chegam à superfície e criam como que uma barreira à movimentação da água).

 

- Grandes cortes (diminuição brusca da massa vegetal).

 

- Boa luz (para não dizer HQI/ HCI...). Este factor não tenho muita certeza...

 

 

P.S.:Já agora podes dizer que luz tens e quantos watts por litro?! e qual o nível de nitratos e fosfatos?

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

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A eritromicina não deveria atacar as bactérias do filtro.

 

existem dois grupos importantes de bactérias, as gram-positivas, e as gram-negativas, os medicamentos contra umas não resultam contra o outro grupo, existindo poucos medicamentos que façam resultado em ambas as classes de bacterias.

 

A maior parte das espécies que fazem o processode nitrificação são gram-negativas, a eritromicina resulta mais com as bactérias gram-positivas, se bem que existem uma grande variedade de bactérias nitrificadoras, portanto sinceramente podem haver algumas situações em que algumas destas espécies sofrerão.

 

eu também tenho esse E.S.E.-1000 sachets, no entanto nunca usei...

mas nunca se sabe.

 

em relação a existir algas vivas no filtro, sim pode acontecer mas só em estado de hibernação, sem luz morrem.

 

E é neste ponto que elas são fortes, (todas as algas não só estas cianobacterias). As algas "superiores" têm um sistema de reprodução curioso e quando as coisas andam mal (pouca luz, medicamentos, etc..), fazem a dita reprodução sexuada, gerando esporos (nas cianobacterias isto não acontece, já que estão no grupo das bacterias, e eu aprendi que as bacterias é só reprodução asexuada).

 

Estes esporos aguentam tudo, inclusivé irem ao vacúo, seja lá o que for... UV, radiação, temperaturas de fervura.

 

não sei o que se passa com as cyanobacterias mas devem ter um mecanismo de defesa semelhante, algumas bacterias sobrevivem em forma de cisto (protegidas do exterior) durante milhares de anos à espera de melhor ambiente.

 

portanto não pensem que conseguem irradicar seja o que for.

talvez com uma bomba nuclear...

:lol:

 

Para mais estas coisas andam no ar, e mesmo que irradicassem elas voltariam...

 

a melhor solução é mesmo a que o hugo falou, aumentar os nitratos (só se tiverem plantas, claro), mas cuidado estas também toleram elevados niveis de nitratos, pode também o numero destas explodir se em presença de nitratos altissimos.

 

elas suportam aquilo que as outras não suportam, estão mais afastadas a nivel genético das algas "superiores" que as algas "superiores" das plantas.

Aliás nem deveriam ser classificadas como algas, a única coisa em comum é a capacidade de fotossintese.

 

Seria mais correcto classificar as plantas como algas, que estas bacterias como algas.

 

Abraços!

António Vitor

 

P.S.

Se o que disse falha em algum aspecto é favor dizer, não investiguei rigorosamente nada para produzir este pequeno "artigo", isto foi o que ficou depois de andar por quase 2 anos pela net á procura de informação...

 

Abraços

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excelente chtorn!

 

aqui está uma passagem importante:

, I recommend you remove any biowheel that you may be running and disconnect the sponge filter. Put the biowheel and the sponge into a separate container of aquarium water for safe-keeping for a couple of days. Yes, lack of ammonia will reduce the nitrifying bacteria, but the colonies will rapidly rebound. And if you have an undergravel filter, merely disconnect the airstones.

 

Be prepared for the massive cyanobacterial die-off. Dying cyanobacteria can release toxins that will stress your fish and all the other organisms in the tank and could be deadly. Cyanobacterial toxins affect the neural system and damage the liver. Liver damage will not be evident perhaps, until a victim suffers symptoms of "dropsy" long afterwards. Rinse out the filter media each day. Manually collect as much of the cyanobacterial sheets as you can in a brine-shrimp net. After 48 hours, do a 40% water change and repeat the erythromycin dosage. On the fourth day, siphon again carefully and do another 40% water change.

 

Be prepared too for a possible ammonia spike that you might see after nuking cyanobacteria with erythromycin. The pulse of ammonia in your water might be a result of nitrifying bacteria getting knocked back. It might also be the result of ammonia released into the system as fragments of dead cyanobacterial sheets are decomposed by other aerobic bacteria. Any pulse of ammonia is liable to bring on a small pulse of nitrite in its wake. Life can be hell.

 

segundo a informação dada, deverias ter retirado o filtro...

bom o mal já está feito...

 

outra coisa, eu cheguei a usar água oxigenada a 3% (10 volumes), durante uns tempo, para aumentar os radicais livres de oxigénio, que as tais bacterias não gostam, e que passam ao lado dos peixes e plantas...

 

não tive grande sucesso, tenho mais com o pearling, sim o pearling das plantas combate as cyanobacterias...

 

Abraços!

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Viva,

 

Algas vivas no filtro? hummm... :lol:  

 

Não tinha conhecimento de nenhuma alga que sobrevivesse sem luz... :lol:  

 

Eu já tenho estas algas faz alguns meses e cada vez estavam piores. No início reduzi o tempo de luz do aquário para 8 horas.

Resultados: As algas cada vez maiores e as plantas cada vez piores. Não resultou!

 

Durante alguns dias deixei o aquário sem luz.

Resultado: As algas não morriam!!

 

Eu tentei, mas as algas estavam sempre lá!!

 

- Zonas sem movimentação (por exemplo aquelas zonas onde algumas plantas chegam à superfície e criam como que uma barreira à movimentação da água).

 

- Grandes cortes (diminuição brusca da massa vegetal).

 

- Boa luz (para não dizer HQI/ HCI...). Este factor não tenho muita certeza...

 

Eu tenho um filtro Eheim 2217 de 1000 litros/hora e tenho algas em tudo! Vidros, plantas e troncos.

 

Cortes de plantas só tive de os fazer quando as algas cobriram as plantas e não as deixaram crescer.

 

Boa luz, aqui pode ser um problema, tenho só 60 watts para 200 litros estou a pensar em comprar umas lampadas T-5 que têm muito mais watts.

 

P.S.:Já agora podes dizer que luz tens e quantos watts por litro?! e qual o nível de nitratos e fosfatos?

 

Nitratos 5 mg/L

Fosfatos 0 (Tenho filtro de fosfatos)

 

A eritromicina não deveria atacar as bactérias do filtro.

 

A verdade é que ataca!!!

Eu fiz alguma pesquisa na internet e vi relatos de outras pessoas.

por exemplo em

 

http://www.geocities.com/aquabrasilis/bga.html

dizem :

 

"..... o tratamento é de risco, pois pode afetar a filtragem biológica do aquário, já que se utilizará o antibiótico Eritromicina – não se esqueçam que o filtro biológico nada mais é que a colônia de bactérias nitrificantes.

"

 

O que eu verifiquei foi que as algas quando mortas ficam castanhas, tive o aquário no primeiro dia turvo mas com um cor acastanhada!!

No segundo dia, quando repeti o tratamento, tive o aquário completamente branco. Pela minha experiência, posso estar enganado, isto acontece quando as bactérias do filtro morrem.

No terceiro dia tenho a água cristalina!!

 

excelente chtorn!

segundo a informação dada, deverias ter retirado o filtro...

bom o mal já está feito...

 

Eu perguntei, ninguém respondeu!!

 

outra coisa, eu cheguei a usar água oxigenada a 3% (10 volumes), durante uns tempo, para aumentar os radicais livres de oxigénio, que as tais bacterias não gostam, e que passam ao lado dos peixes e plantas...

 

não tive grande sucesso, tenho mais com o pearling, sim o pearling das plantas combate as cyanobacterias...

 

Eu também tentei água oxigenada, não consegui resultados positivos...

Um Abraço,

CMarques

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Viva a todos,

Agora que acabei o tratamento vou deixar dois dias com carvão activo.

Tenho algumas dúvidas que provavelmente o pessoal poderá responder.

A meu ver as bactérias do filtro foram afectadas, mas o António Vitor tem opnião contrária.

 

A eritromicina não deveria atacar as bactérias do filtro.

 

 

1-Deverei ou não introduzir bactérias?(quando tirar o carvão) Se as bactérias ainda lá estão, as bactérias que vou introduzir podem não ter alimento e morrer?

 

2-Quando acabarem as 48 horas vou tirar o carvão. Também tenho de fazer uma troca de água?

 

3-Se as bactérias tiverem morrido tenho de fazer trocas de água de x em x tempo? Ou basta estar a controlar a amónia, nitritos e nitratos(e reagir se for necessário)?

Um Abraço,

CMarques

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duvido que o teu filtro tenha "morrido", certamente que sofre um pouco mas não morre, tal como disse as maior parte das bacterias nitrificadores/nitrificantes são gram-negativas, podem sofrer um pouco, mas a colonia ainda aí está viva, de certeza, claro se meteres muito disso até vai plantas, peixes tudo à vida...

 

não sei se devas colocar mais disso, trata mas é de incluir radicais livres de oxigénio (pearling das plantas)

 

repara essas bacterias foram um dos primeiros seres vivos a fabricar oxigénio, produziram grande parte do oxigénio que respiramos, começaram a morrer, porque os residuos das suas existência lhes era tóxico..

 

sim o oxigénio!

a tua experiencia prova isso mesmo.

 

que plantas tens?

 

outra coisa tu fizeste o pedido das algas aonde?

 

não reparei em nada... senão tinha-te ajudado.

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Viva António Vitor,

 

duvido que o teu filtro tenha "morrido", certamente que sofre um pouco mas não morre, tal como disse as maior parte das bacterias nitrificadores/nitrificantes são gram-negativas, podem sofrer um pouco, mas a colonia ainda aí está viva, de certeza, claro se meteres muito disso até vai plantas, peixes tudo à vida...

 

Concordo contigo, acho que não vou meter mais bactérias, vou sim controlar a amónia, nitritos e nitratos.

 

não sei se devas colocar mais disso, trata mas é de incluir radicais livres de oxigénio (pearling das plantas)

 

Desculpa a minha ignorância, mas o que são os radicais e quais é que são livres de oxigénio? :oops:

 

Estarei a pensar bem? Os radicais com oxigénio são o NO2, No3 e PO4

e sem oxigénio o Fe e o K?

Eu meto Fe e K, devo meter mais alguma coisa :?:

 

repara essas bacterias foram um dos primeiros seres vivos a fabricar oxigénio, produziram grande parte do oxigénio que respiramos, começaram a morrer, porque  os residuos das suas existência lhes era tóxico..

 

sim o oxigénio!

a tua experiencia prova isso mesmo.

 

Como é que prova? Não percebo :?

 

que plantas tens?

 

4 Anubias barteri (uma em flôr)

7 Anubias nana (duas delas enfiadas nos buracos do tronco)

2 Somolus  

14 Echinodorus amazonicus (Amazonense) - Crescem muito e ficam com as folhas muito compridas por causa da fraca luz

Alguns pés de Cabombas verdes que estou quase a tirar porque a temperatura é mortal 29 graus!!

 

O aquário o setup está descrito no seguinte link.

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=871

 

outra coisa tu fizeste o pedido das algas aonde?.

Foi neste tópico

http://aquariofilia.lusotec.com/forum/view...topic.php?t=904

O que se estava a falar no tópico era sobre a morte de bactérias, e se deveriam ser introduzidas bactérias. Foi daqui que eu fiquei com a ideia que a água branca era das bactérias do filtro mortas.

 

não reparei em nada... senão tinha-te ajudado.

Eu sei que sim :wink:

 

Eu fiz alguma pesquisa na Internet e depois ainda estive a falar com algumas pessoas das lojas. Juntei toda a informação e lá fui. Estava desesperado :?::?:

 

Vamos lá ver como vão ser os proximos dias :wink:

Um Abraço,

CMarques

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Desculpa a minha ignorância, mas o que são os radicais e quais é que são livres de oxigénio? :?:  
são moleculas muitissimo mais reagentes (grande poder oxidante) do que a simples molecula de oxigénio (O2), por exemplo o ozono é um deles (O3) (existem mais...), o O2 com os ultra violetas das luzes podem converter-se por exemplo em ozono, as plantas e peixes têm aminoacidos que os podem proteger, essas cyano não...

 

Estarei a pensar bem? Os radicais com oxigénio são o NO2, No3 e PO4

e sem oxigénio o Fe e o K?

Eu meto Fe e K, devo meter mais alguma coisa :?:

 

não é isso ver em cima...

não se trata de regime de fertilização

:wink:

 

O nome radical livre não sei a origem, só sei que dão este nome a moleculas de oxigénio associadas de alguma forma, e bastante mais reactivas que a vulgar O2.

 

se só metes K e Fe, e não metes mais nada, falta-te muita coisa no aqua...

 

geralmente falta também magnésio na água bem com uma imensidão de traces, o ferro é apenas um deles.

 

repara essas bacterias foram um dos primeiros seres vivos a fabricar oxigénio, produziram grande parte do oxigénio que respiramos, começaram a morrer, porque  os residuos das suas existência lhes era tóxico..

 

sim o oxigénio!

a tua experiencia prova isso mesmo.

 

Como é que prova? Não percebo :oops:

 

Quando reduzistes o tempo de luz e estas aumentaram, é prova que um ambiente com menos oxigénio (menos produção de O2 nas plantas e algas), lhes são benéficas.

 

4 Anubias barteri (uma em flôr)

7 Anubias nana (duas delas enfiadas nos buracos do tronco)

2 Somolus  

14 Echinodorus amazonicus (Amazonense) - Crescem muito e ficam com as folhas muito compridas por causa da fraca luz

Alguns pés de Cabombas verdes que estou quase a tirar porque a temperatura é mortal 29 graus!!

 

não acho que o teu problema é da temperatura, já tive eggeria densa, e tenho agora glossostigma que dizem não suportar mais do que 26ºc, pois bem, suporta fácilmente!

as cabombas também aguentam perfeitamente 29ºc...

o teu problema é outro!

 

Abraços

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Viva,

Aqui está a lista de todos os elementos que meto no aquário, com marcas:

 

Da HBH - Thrive (Aquatic Plant Supplement)

Com :

Boron

Copper

Cobalt

Iron

Magnesum

Manganese

Molybdenum

Zinc

 

Da HBH - Thrive Fe (Ferro) (Eu meto porque o teste diz que tenho pouco)

 

Da HBH - Thrive K(Potassium) (Eu meto porque falta na lista)

 

Co2 - da Nutrafim

 

Tenho substrato para plantas e já o tive de o activar com JBL "The 7 Balls"

 

Tenho ainda dois troncos grandes.

 

Por isto acho que não tenho falta de elementos no aquário, devo ter é falta de luz.

Um Abraço,

CMarques

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sim acho que não te falta nada...

:wink:

 

mas atenção não te fies nos testes de ferro... o ferro torna-se facilmente em FE3+ o que não é soluvel na água (cai para o solo, logo não há teste que o meça).

 

isto não é bom, mas se houver condições favoráveis no substracto (por exemplo condições anaerobias q.b.) este pode se tornar numa forma que as plantas são capazes de absorver.

 

A outra coisa é a dificuldade desses testes medir o ferro na forma quelada (ferro ligado a moleculas organicas), quase todos os fertilizantes têm o ferro na forma quelada, o que muitos testes simplesmentes não detectam...

 

podes ter até ferro a mais.. o que pode ser prejudicial para plantas e peixes...

 

A maior parte dos aquariofilos usam os testes de ferro para determinar se estão realmente a introduzir fertilizante suficiente.

Se o fertilizante for realmente bem equilibrado, e se ao medires o ferro, tens a certeza que o teste mede também o ferro quelado, e se o resultado for pouco ferro, então também terás pouco dos outros nutrientes, se repito se o fertilizante tiver sido realmente bem concebido!

A solução é apenas uma é aumentar a fertilização!

 

mas, tal como tu penso que o teu problema pode desaparecer se aumentares a luz...

 

abraços!

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Viva,

Obrigado pelas informações.

Eu utilizo o Fe test da Hagen(Nutrafin) mede o Fe toxico(Free iron) e o não toxico(Chelated). Por acaso não tenho a certeza de bons resultados com este teste! Fico sempre na dúvida!

Uma vez resolvi encher um caixa de água de 10 litros e experimentar meter os fertelizantes aconselhados por alguns fabricantes. E não tive lá muito bons resultados, pelo menos com o teste. Ou era do teste ou era dos fertelizantes.

 

Tenho aqui também Flourish iron da Seachem, não meto este porque foi um dos que apareceu o Fe toxico. Por isso tive um pouco de medo de o meter no aquário.

 

Aqui vai o que estou a pensar fazer:

-Não vou introduzir nada até tirar o carvão activo(devo tirar amanhã)

-Depois vou introduzir o Supplemento da HBH(Em vez de meter a quantidade que eles dizem: uma ou duas vezes por semana 5ml por cada 40 litros (ou seja 21ml) ) vou introduzir todos os dias 3 ml. Não vou introduzir mais ferro mas vou introduzir o Potassium na mesma quantidade.

-Estou à espera de umas lâmpadas novas umas T-5(quase 2x mais watts) e suportes novos.

-Nessa altura vou ver qual a evolução e verificar se posso deitar mais ou se não vale a pena.

 

Mais uma vez obrigado.

Uma pergunta o ferro é consumido de uma forma equilibrada como os outros elementos. Ou poderá haver alturas de grande crescimento em que o ferro seja consumido mais rapidamente? e o potassium e o magnésio?

Um Abraço,

CMarques

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em relação aos resultados do flourish iron da seachem há 3 hipóteses:

1-O teste da hagen se equivocou, julgando que o ferro quelado (chelated em inglês) com gluconate, seria ferro livre (a minha intuição é que foi isso que aconteceu)

 

2- Talvez porque o gluconate é mais rapidamente decomposto no aquário que outros agentes quelantes, tenha dado valores altos para o ferro livre.

Mas se isso aconteceu é porque estás a dar fertilizante a mais, e as plantas não conseguem consumir este suficientemente rápido para que o tempo de decomposição do gluconate sejam mais lento que o tempo de absorção. (solução? mais luz ou menos fertilizante)

Ter em atenção que o ferro quelado desta forma é mais fácilmente acessivel pelas plantas, portanto este tipo de agente quelante tem vantagens!

 

3-podes ter o fertilizante da seachem fora do prazo (guarda-o no frigorifico!)

 

 

em relação á tua ultima questão, os fertilizantes são concebidos a pensar os valores médios dos tipos diferentes de nutrientes consumidos pelas plantas, mas claro, nunca poderá ser muito rigoroso, plantas diferentes têm exigêcias diferentes.

Por isso a maior parte dos aquariofilos fazem as tais mudas de prevenção para reduzir os niveis de algum nutriente que se possa estar a acumular no aquário, por exemplo o zinco e cobre são altamente tóxicos, a partir de um determinado valor.

 

Abraços!

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Viva,

Compreendi 8)

Vou tratar de melhorar em muito a iluminação e adubar muito controladamente e fazer trocas de água regulares :wink:

 

nota:O Flourish Iron nunca o meti no aquário só no teste da caixa de água.

Um Abraço,

CMarques

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Viva,  

Aqui está a lista de todos os elementos que meto no aquário, com marcas:  

 

Da HBH - Thrive (Aquatic Plant Supplement)  

Com :  

Boron  

Copper  

Cobalt  

Iron  

Magnesum  

Manganese  

Molybdenum  

Zinc  

 

Da HBH - Thrive Fe (Ferro) (Eu meto porque o teste diz que tenho pouco)  

 

Da HBH - Thrive K(Potassium) (Eu meto porque falta na lista)  

 

Co2 - da Nutrafim  

 

Tenho substrato para plantas e já o tive de o activar com JBL "The 7 Balls"

 

Cá para mim falta aqui o que toda a gente quer eliminar dos aquários: NITRATOS (e eventualmente fosfatos).

 

Eu anteontem adicionei nitratos ao meu plantado e hoje noto as plantas melhores, se bem que as cyano continuam na mesma (ainda que não tenham aumentado). Vamos a ver como segue o processo...

 

Quanto aos fosfatos, se bem me lembro também os tens a 0, correcto?! (se bem que os testes de fosfatos são bem "manhosos")

 

A melhor forma de aumentar fosfatos, julgo que é utilizando uma comida rica neste composto, consegue-se arranjar. Uma comida rica em fosfatos, normalmente, chega para dar os fosfatos que as plantas precisam.

 

E claro está o ferro será por ventura o teste menos importante num plantado, como diz o Vitor e muito bem como sempre, o ferro depressa fica em FE3+ que não é assimilado pelas plantas, outra questão é o facto de se não houver magnésio, as plantas não conseguem assimilar o ferro, por isso até podes ter ferro em demasia e as plantas não o utilizarem... mas como fertilizas também com magnésio, não deverá haver este problema.

 

Realmente a luz terá de ser melhorada :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

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hugo se ele tem falta de luz, não deverá ter falta desses elementos, só se ele não tivesse peixes no aquário...

 

Só em aquários com boa iluminação pode existir falta desses elementos, se bem que pode no entanto haver desequilibrios (muito de um e pouco de outro)

 

Abraços!

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Hugo desculpa podes ter razão o Marques já tinha dito:

:)

 

Nitratos 5 mg/L

Fosfatos 0 (Tenho filtro de fosfatos)

 

CMarques, experimenta deitar fora esse "filtro de fosfatos".

mas duvido que te livre das algas...

 

Abraços

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Viva aos dois,

Pelo que sei num aquário em que as plantas são "rainhas e senhoras", todos os nutrientes são mais depressa consumidos por estas do que pelas algas. Por isso, pelo o que sei, um aquário bem plantado com as plantas em bom desenvolvimento, as algas não conseguem crescer. Se estiver errado é só dizerem (pode ser só foclore popular).

No meu caso estou a tentar dar a volta à situação. As algas estavam a ganhar a guerra. Neste momento, devido à intervenção divina ("A mão de deus"- eu :oops: ) é que essa batalha poderá ser ganha pelas plantas.

Será que deverei iniciar a introdução destes compostos, quando ainda não alterei o factor LUZ.

Quanto ao filtro dos fosfatos considera tirado! Também sempre achei que não os tinha, mas nas lojas foi a primeira coisa que me foi dito para introduzir quando estava com algas. :) Vivendo e aprendendo....

Quanto a introduzir o Nitratos, sei que fazem muito bem às plantas, mas talvez não tão bem aos discus.....

Gostava de saber como o aquário vai evoluir em questão de nitritos e nitratos nos proximos dias, pode ser que a produção destes compostos seja suficiente!

:lol:

Um Abraço,

CMarques

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