Destruição das algas azuis com Eritromicina


CMarques

Recommended Posts

Pelo que sei num aquário em que as plantas são "rainhas e senhoras", todos os nutrientes são mais depressa consumidos por estas do que pelas algas. Por isso, pelo o que sei, um aquário bem plantado com as plantas em bom desenvolvimento, as algas não conseguem crescer
Certo!, sendo que não precisam de ser rainhas para ganhar às algas. Diria de uma forma muito simplista que a "pior" planta ganha sempre à "melhor" alga, em condições óptimas para as duas.

 

Será que deverei iniciar a introdução destes compostos, quando ainda não alterei o factor LUZ

Talvês não seja necessário, tudo depende da massa vegetal que tehas, mas se os nitratos estão a 5 sme intervenção externa, então é porque as plantas não os estão a consumir todos, logo não será necessário aumentar nitratos.

 

Quanto ao filtro dos fosfatos considera tirado!
Óptimo! É assim mesmo :lol:

 

Também sempre achei que não os tinha, mas nas lojas foi a primeira coisa que me foi dito para introduzir quando estava com algas

Em certas situações pode ser importante este tipo de "filtro", mas normalmente não serve de muito. Contudo, pensa seriamente em aumentá-los quando melhorares a luz.

 

Quanto a introduzir o Nitratos, sei que fazem muito bem às plantas, mas talvez não tão bem aos discus.....
Valores até 10 são perfeitamente aceitáveis e suportáveis por qualquer peixe, desde que não sejam atingidos repentinamente. Quando melhorares a luz, vais ver que devem cair para perto de 0 e aí, se queres que as plantas vençam a batalha às algas, terás de adicionar nitrato.

 

Gostava de saber como o aquário vai evoluir em questão de nitritos e nitratos nos proximos dias, pode ser que a produção destes compostos seja suficiente!

desculpa não percebi :oops::)

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Gostava de saber como o aquário vai evoluir em questão de nitritos e nitratos nos proximos dias, pode ser que a produção destes compostos seja suficiente!

desculpa não percebi :lol::)

 

Não era uma pergunta era uma afirmação :oops: .

 

Com tanta troca de água, não sei se as plantas e as bactérias estão a converter e consumir os nitritos e nitratos. Só agora nos proximos dias é que posso verificar :oops:

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos,

Já acabei o tratamento à uma semana e o resultado é o seguinte:

 

NÃO TENHO ALGAS AZUIS! cool

 

Os troncos, os vidros, as plantas, os tubos e a tampa do aquário estão completamente limpos!!!!!! :P:P:P

 

O único problema tem sido o areão que está castanho, das bactérias mortas. Tenho feito a limpeza do areão com trocas de água e sifonagem do fundo, sai relativamente bem!! e mais uns dias e tenho o aquário completamente limpo.

 

Os peixes estão bem, um pouco assustados com tanta troca de água.

 

Quanto à qualidade da água, os nitritos subiram(de 0,1 para +/-0.2mg/l) mas os nitratos mantém-se(5mg/l). Com não queria ter problemas com os discus que estão habituados a nitritos a 0mg/l, resolvi meter bactérias! :wink:

 

Daqui volto à mesma pergunta:

Será que as bactérias do filtro não morreram também? 8):?:

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com não queria ter problemas com os discus que estão habituados a nitritos a 0mg/l, resolvi meter bactérias! :wink:  

 

Daqui volto à mesma pergunta:  

Será que as bactérias do filtro não morreram também? 8)  :?:

 

Suponho que as bacterias que estás a meter são daquelas que se vendem. Nesse caso, ainda que as bactérias do filtro tenham morrido, aquelas que estás a colocar rápidamente colonizarão o filtro. Já vi a mensagem de optimismo que vem no rótulo de uma coisa dessas e prometem maravilhas, tipo "em menos de 24h bla bla". Já vi um aquário ficar 100% funcional (com plantas e peixes) numa porção de horas à custas de uma meia-dúzia de frascos. Para grande e duradouro espanto meu não morreu nenhum peixe.

 

Depois desse tratamento de força bruta espero que resolvas as causas da proliferação de algas azuis.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pessoal!

mais uma vez reafirmo que a eritromicina não afecta DIRECTAMENTE o filtro biológico (em quantidades razoáveis).

 

o que se passa é que as bactérias que produzem a amónia (as que decompoem) morrem, mas estas não são como as bacterias do filtro, são rápidas a se multiplicar...não há crise e não demoram nem 2 dias a retomar os valores iniciais antes do uso de eritromicina.

 

O problema é que sem estas as bactérias do filtro passam fome temporariamente...

 

A fome passa primeiro para as bacterias que convertem amónia em nitritos(nitrosomonas), e depois as outras que convertem os nitritos em nitratos (nitrobacter) passam fome porque deixa de haver nitritos.

são ambas importantes!

 

Se tens nitritos a aumentar tens bactérias no filtro VIVAS (nitrosomas), e de certeza que as outras também estão, embora tenham passado alguma fome, já têm nitritos para se alimentarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

O problema é que sem estas as bactérias do filtro passam fome temporariamente...

 

A fome passa primeiro para as bactérias que convertem amónia em nitritos(nitrosomonas), e depois as outras que convertem os nitritos em nitratos (nitrobacter) passam fome porque deixa de haver nitritos.

são ambas importantes!

 

Se tens nitritos a aumentar tens bactérias no filtro VIVAS (nitrosomas), e de certeza que as outras também estão, embora tenham passado alguma fome, já têm nitritos para se alimentarem.

 

OK

Posso dizer que não verifiquei o aparecimento de amónia e que só hoje é que senti alguma alteração nos nitritos. Os nitratos estão constantes.

 

As bactérias que meti são da JBL o Denitrol. São 8 tipos de bactérias diferentes. "...decomposição especifica de impurezas orgânicas(lodo, restos de ração), amoníaco e nitrito no aquário"

Ou seja são todas as bactérias que tinhas falado.

 

Se fosse em um dos meus outros aquários eu não tinha metido!! Mas este é o meu aquário de Discus 8) O que eu fiz foi só acelerar um pouco o ciclo biológico.

 

Um muito obrigado pela explicação!! :wink:

 

Depois desse tratamento de força bruta espero que resolvas as causas da proliferação de algas azuis.

 

Pois é, este aquário esteve com plantas muito grandes, tinha 2 a 3 amazoneses com mais de 40 folhas. Mas um dia resolvi comprar mais plantas, já que na altura em que o montei não encontrei todas as plantas que eu queria! Foi nessa altura que dei pelo aparecimento das cinobactérias. (deve ter vindo com uma das plantas) :?:

No início tinha um pouco, nas folhas e depois um pouco no tronco. Eu faço trocas de água de 3 em 3 ou de 4 em 4 dias, aonde limpava e deitava fora sempre essas algas. O aquário tem uma boa bomba externa(1000l/h) por isso também não tenho locais com águas paradas.

No início não sabia qual tipo, por isso comecei por:

1-diminuir o tempo de luz baixei de 12 horas para 10 e depois para 8

(resultado as plantas não gostaram, e comecei a ter folhas ficarem amarelas. Quanto às algas não notei grande diferença).

2-Disseram-me para meter Co2 e eu meti.(As plantas gostaram, mas as algas continuaram lá)

3-introduzi um filtro de fosfatos (Como acho que não tenho, também não fez nada!!)

4-Comprei 3 Otocinclus affinis(Resultado não se chegavam à alga!)

5-Comprei 2 crossocheilus siamensis (Só gostavam de comer artémia e flocos)

6-Comprei 13 camarões(O musgo de java é bom, não quero algas)

7-Comprei 1 "pleco" (não parecia gostar muito da alga, começou logo a comer artémia e larvas de mosquito).

8-Em desespero utilizei produtos para matar algas, resultado diminuição do crescimento durante 2 a 3 dias e depois lá vinham elas com toda a força!

9-Depois vi aqui no forum o aquário do Jedi|Knight e uma resposta do Taslixado a dizer que ele tinha cinobactérias. Verifiquei que eram exactamente iguais às minhas.

10-Diziam que era possível matar as algas com água oxigenada, tentei durante 3 dias resultado, nenhum!!

11-Fui de férias durante 15 dias, quando volto só os peixes é que não estavam debaixo do manto da alga(Estava cheio de um lado ao outro). É muito difícil tirar as algas ao areão!!

12-Li no Forum que a Eritromicina poderia ter bons resultados e foi o que fiz!

 

Chtorm - Já tiveste cinobactérias como é que as controlaste? ou eliminaste?

 

Já agora gostava de saber de mais experiências. De todos os elementos do forum que já passaram pelo mesmo.

Um Abraço,

CMarques

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O facto de não teres amónia prova aquilo que eu disse...

Tens ainda as bacterias (em estado de hibernação talvez) vivas, podem algumas terem morido mas terás ainda a colónia viável...

 

A minha experiência com essas garrafas de bactérias foi negativa, não acelera nada..

a maior parte das bactérias estão mortas...

se eles ainda metessem essas garafas no frigorifico..

 

Se as tuas bacterias com alguma fome morrem, imagina os largos meses dentro de garrafas sem alimento...não sei se aguentam tanto tempo em estado de hibernação.

 

 

um aquário com plantas, se tiver estas em bom numero nem precisa de bacterias, o ciclo se processará de uma forma quase imperceptivel, as bactérias aparecem, mas só aparecem para o alimento que as plantas não conseguirem consumir...

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha experiencia com cianobacterias:

 

deixai estar as "gajas", não me chatear com as "gajas", é o meu lema!

 

nunca irradiquei completamente as cyanobacterias, e daí, tenho aqui mais outras algas para a colecção.(não vejo lógica no favorecimento de um determinado tipo de alga)

 

Tentar ter o aquário sem ponta de sujiade, sem nenhuma alga é IMPOSSIVEL se quiseres ter plantas...

 

Se dás boas condições para as plantas elas aparecem quer tu queiras quer não, se as matares elas regressarão, disso podes ter a certeza!

 

O segredo é o equilibrio, favorecer as plantas (favorecendo também as algas), elas irão competir pelos nutrientes e as plantas ganham quase sempre...(comigo ganham)

 

só assim!

algas existirão sempre mas em menor numero, e até de uma forma apelativa e natural...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Chtorm - Já tiveste cinobactérias como é que as controlaste? ou eliminaste?

 

Já agora gostava de saber de mais experiências. De todos os elementos do forum que já passaram pelo mesmo.

 

Eliminar é uma palavra radical.

 

Recentemente tive uma infestação. Devido a umas obras em casa não foi possível manter o ciclo normal de trocas de água durante algum tempo (longo... malditas obras). O problema resolveu-se com limpeza manual e mudanças de 50% da água durante alguns dias. Nada de fertilizantes e quantidades de comida rídiculas para os peixes. À falta de condições foram infestar para outra banda e não voltaram... em quantidade, pelo menos!

 

É como diz o António Vitor: as gajas tão lá sempre à espera de condições.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É o que eu e o Vitor temos dito: Retirar condições às plantas não é solução, muito pelo contrário.

 

Muita gente recomenda diminuir o período fotossintético, retirar fertilização, etc, etc, etc. Nós, megalómanos como somos, achamos que é precisamente o contrário, ou seja, se existem algas é porque as plantas não tem as condições necessárias para lhes ganhar "a batalha"...

 

Eu estou a baixar as minhas cyano com adição de Nitrato :)

Sou parvo, pois sou, mas têm baixado e consomem o nitrato todo...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Chtorm,

 

já pensaste que ao fazer essas trocas parciais talvez estivesses a dar boas condições para as plantas?

talvez a água da tua torneira contenha todos os elementos traço e as plantas tiveram assim oportunidade de competir com as algas....

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já pensaste que ao fazer essas trocas parciais talvez estivesses a dar boas condições para as plantas?

talvez a água da tua torneira contenha todos os elementos traço e as plantas tiveram assim oportunidade de competir com as algas....

 

Usualmente as minhas plantas têm boas condições e recomendam-se. Foi apenas uma situação furtuita e não se repetiu.

 

Quanto à tua pergunta: pelo contrário, não creio que estivesse a dar boas condições nem às plantas nem aos peixes. Seria mais uma aposta na destruição do "elo mais fraco".

 

E Tas, o efeito de parar a fertelização dos meus aquários durante algum tempo não deixa muita margem para dúvidas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

destruição do "elo mais fraco"

 

olha que na minha opinião a nivel de sobrevivência, as algas ganham aos pontos as nossas plantas, repara há quanto tempo andam neste planeta, já há 4 mil milhões de anos!

 

fracas?

não me parece!!!

 

Se condensassemos toda a história biológica do noso planeta em 1 ano veriamos o seguinte:

 

Algas aparecem dia 1 de janeiro, comparativamente as planta com flor(as que eu uso todas produzem flor menos os fetos de java e o musgo), só aparecem no final do ano (nós os humanos no ultimo segundo), as plantas de flor são bem recentes.

Isto revela a resistência das algas...de fracas não têm muito.

 

As plantas, só conseguem competir se tiverem todos os nutrientes que precisam a jeito, todos, assim até conseguem armazenar nos seus tecidos produtos essenciais para as algas, sem sequer os utilizar (fosfatos por exemplo), é essa a vantagem evolutiva que temos de usar, a capacidade de armazenamento das plantas (Collin and Sears).

 

quando começastes a mudar a água mais vezes talvez tenhas feito isso dar todos os materiais suficientes para que estas começassem a armazenar, roubando os materiais de construção para mais algas...

 

E acabo referindo que pouco sei, que tenho muito a aprender com os novatos (considero-me ainda como tal, estou nisto nem há 2 anos), portanto se tiverem algo a acrescentar por favor coloquem...

 

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As plantas' date=' só conseguem competir se tiverem todos os nutrientes que precisam a jeito' date=' todos, assim até conseguem armazenar nos seus tecidos produtos essenciais para as algas, sem sequer os utilizar (fosfatos por exemplo), é essa a vantagem evolutiva que temos de usar, a capacidade de armazenamento das plantas (Collin and Sears).[/quote'']

 

Exacto, retirando temporáriamente os nutrientes, fazendo cortes sucessivos na colónia de algas e jogando na capacidade armazenamento dos peixes e plantas.

 

De qualquer forma a táctica resultou e isso é que é importante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A "força" vem apenas da capacidade de reprodução maciça e rápida.

 

também mas não só, elas sobrevivem formando os tais cistos, impossiveis de matar...

 

O que fiszestes foi aumentar os trace elements, resultou...pois claro...

 

não foi a redução de nenhum elemento, a água por vezes vem com muita coisa boa para as plantas, essenciais, sem mudas/fertilizantes esses elementos esgotam-se...e sem esses elementos as plantas não conseguem armazenar nada...

 

muitos dão a razão para a diminuição dos nutrientes a causa da resolução dos problemas, quando é exactamente o inverso...

 

queres saber como apoio as minhas afirmações?

 

Simples, em alguns estudos cientificos, ficou provado que algas se aguentam com diminutas proporções dos elementos...muitissimo menos do que uma simples planta necessita (na simplicidade é que está o ganho), elas sobrevivem e reproduzem-se perfeitamente em ambientes quase estéreis!

 

Se quiseres provas é investigar na net por artigos cientificos...

 

Assim terás sempre algas, mas se deres em boas quantidades todos os elementos que as plantas precisam, elas irão reduzir o nivel de nutrientes absorvendo esses elementos nos seus caules, o nivel de nutrientes na água poderá servir para que as algas se aguentem, mas a reprodução das algas será de uma forma não maciça já que as plantas estão a competir com toda a genica...

 

compreendes agora?

 

Abraços a todos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, retirando temporáriamente os nutrientes, fazendo cortes sucessivos na colónia de algas e jogando na capacidade armazenamento dos peixes e plantas.  

Não percebi uma coisa: Esta tua frase é a tua "receita" para acabar com algas, ou estavas a concordar com o Colin?

 

Se é a tua receita mais uma vez vou discordar, aliás como discordo de qualquer solução que passe por retirar/diminuir elementos às plantas. Seja luz, nutrientes, ou outra qualquer coisa.

 

Existem duas verdades (para mim entenda-se) que eu respeito:

1ª - Em condições ideais para as plantas, as algas PODEM aparecer.

2ª - Em condições ideias para as algas, as plantas NUNCA vingam.

 

Por isso nunca faço a forma mais simples que é dizer:"Oh as algas aparecem sempre, não se pode fazer nada". Eu penso: "se existem algas é porque está a faltar qualquer elemento às plantas e a culpa é minha, não das algas".

 

 

Para terminar apenas dizer que se essa é a tua (ou de qualquer outra pessoa) receita e funciona, força com ela e não ligues nada ao que aqui escrevi. Em equipa que ganha não se mexe... :(

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto, retirando temporáriamente os nutrientes, fazendo cortes sucessivos na colónia de algas e jogando na capacidade armazenamento dos peixes e plantas.  

Não percebi uma coisa: Esta tua frase é a tua "receita" para acabar com algas, ou estavas a concordar com o Colin?

 

Se é a tua receita mais uma vez vou discordar, aliás como discordo de qualquer solução que passe por retirar/diminuir elementos às plantas. Seja luz, nutrientes, ou outra qualquer coisa.

 

Não era propriamente sobre a minha "receita" (não a defendo mais do que a qualquer outra) mas apenas minha concordância com as ideias explicitadas e as suas implicações.

Como já referi, um dos meus aquários foi infestado numa situação pontual. Tentei controlar a infestação com os métodos mais antigos. Resultou. Foi tudo.

 

Quanto ao método em si, repara Hugo, que não é particularmente ofensivo para as plantas: não cortei na iluminação e os nutrientes, à partida existiriam em excesso. Portanto o que fiz foi restabelecer o "equilibrio". Como porque o processo não durou mais de 4 ou 5 dias nenhum mal foi causado às plantas, ao filtro e nem sequer aos peixes que, apesar da dose mais reduzida, sempre petiscaram qualquer coisa. Bem mais de certeza do que durante as férias.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais