Como Contar Uma Ninhada De Venustus


Recommended Posts

Olá,

 

Uma ninhada de venustus tirados da boca da mãe à instantes:

 

venustusfry.jpg

 

Tirei a foto por um motivo simples: é que me permite contar os peixes facilmente :puppydogeyes:

 

Acabo de os contar: são 88 alevins. Não está mal mas os venustus podem chegar a ter mais de 100 alevins.

 

Os papás são estes:

 

venustus.jpg

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espetaculares os teus Venustus.

 

Sabia que tinhas Venustus (até por um artigo teu que li numa revista) e há uns tempos coloquei um post na esperança que alguém com experiência em Venustus o visse.

 

Tenho um aquário com 200x60x70 e estive indeciso na aquisição de Venustus.

 

Adiei, mas há 2 semanas não resisti, trouxe 3 ainda jovens cá para casa...

 

Sei que são predadores, ficam enormes, etc... e têm tendência para o mau feitio...

 

Como se comportam os teus em aquário? São hiperdominantes ou os outros vão conseguindo fazer a vidinha deles?

 

(Tenho fundamentelmente Aulonocaras e Haplocromídeos, temperados com um ou outro Mbuna mais pacífico)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bela ninhada, e bela especie essa que mantens

 

eu tambem uso essa tecnica de contagem mas como as minhas fotos saiem tremidas, abro-as no paint e a medida que os vou contando faço uma pinta vermelha sobre a cabeça dos que ja contei

 

geralmente tenho mesmo de o fazer nas ninhadas de Pundamilia nyererei "riti island" e nos sciaenochromis fryeri "iceberg"

Editado por Carlos Couceiro

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Os venustrus não têm mau feitio, são relativamente pacificos mas o seu maior tamanho protege-os da maior parte das agressões. Claro que, quando um macho decide que aquele espaço é dele, a maior parte dos outros peixes concorda, embora nem todos, outros peixes grandes, como as protomelas ou os crabro, por vezes levam a melhor.

 

Os venustus não ficam assim tão grandes. Pelo menos os meus não ficaram. Terão, no máximo, 15 cm.

 

São predadores, claro, mas eu não estou à espera de criar alevins no comunitário. Mesmo assim cheguei a ter joias de bijagós a nascererem, a escaparem-se e a chegarem a adultos. Os venustus serão tão predadores como outros haplocromídeos como, por exemplo, os fryeri.

 

Têm a curiosidade de ter aquele padrão em losangulos, bastante distinto dos outros peixes. Até a cor é diferente, muitas vezes nem sequer reparamos no aquário, mas o peixe é verde! Tive a fêmea nas mãos para lhe fazer o parto e fiquei surpreendido por ser realmente verde. É uma cor pouco comum em peixes.

 

Penso que irás notar que os teus venustrus serão dos peixes mais pacificos e, certamente, uma boa especie para um aquário grande.

 

 

Miguel

 

 

 

Espetaculares os teus Venustus.

 

Sabia que tinhas Venustus (até por um artigo teu que li numa revista) e há uns tempos coloquei um post na esperança que alguém com experiência em Venustus o visse.

 

Tenho um aquário com 200x60x70 e estive indeciso na aquisição de Venustus.

 

Adiei, mas há 2 semanas não resisti, trouxe 3 ainda jovens cá para casa...

 

Sei que são predadores, ficam enormes, etc... e têm tendência para o mau feitio...

 

Como se comportam os teus em aquário? São hiperdominantes ou os outros vão conseguindo fazer a vidinha deles?

 

(Tenho fundamentelmente Aulonocaras e Haplocromídeos, temperados com um ou outro Mbuna mais pacífico)

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Miguel, vou esperar que os meus cresçam, a expectativa é boa!

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Muito bom Miguel.

 

É uma espécie pela qual nutro algum fascínio e não faltarão num projecto futuro (o tal) de Haps.

 

Chegas a vê-los a fazer fazer o truque do cair de lado? :wink:

 

ps: os saulosi estão-se a dar bem?

 

Cumps!

Daniel Santos (aka MakoShark2).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais