Algumas dúvidas sobre plantas e iluminação...


Sportinguista

Recommended Posts

Oi.

 

Como alguns devem lembrar-se, eu sou uma ganda chata :lol::cry: e em cada tópico que abro são milhentas perguntas :lol: Mas quero aprender e se focês não se importarem de me ajudar vou aprender um pouco deste hobby tão "delicioso" :cry:

 

Tenho um Betta, o Tuga, que está num aqua de + - 9L reais (tem 12 brutos, mas não faço ideia como descontar :D ) com metade de um vaso e umas plantinhas de plástico. Tinha também umas pedras da praia, mas o ph estava entre 7.6 e 7.8 (é um teste de "piscina" que é para o pH e o cloro) por isso tirei...

 

Aos poucos vou melhorando as condições e queria começar com umas plantas, mas queria esclarecer umas dúvidas que tenho:

 

Já li num outro tópico que estas davam:

01qa.jpg

 

mas queria saber se estas dão: (é a que está ao lado do aqua, e tem 25 W)

40E9DEB19AAEB5D79D7D17C368A2A77D17C3.jpg

 

Ambas vão ter de estar num candeeiro tipo secretária a apontar lá para dentro. Serve? É que para aquele aqua não dá jeito fazer uma tampa, pois é arredondado nos cantos... :lol:

Alguma dessas lâmpadas vai aquecer de alguma maneira a água?

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa!

 

Nas férias deito-me por voltas da meia noite, uma e levanto-me entre as nove e meia e as dez. Que horário aconselham? É que não sei se a luz vai incomodar o meu mano se a ligar mais cedo... tenho de manter horários "rígidos"? Pode haver atraso ou adiantamento de meia hora? :lol:

Depois, quando começar a escola, posso alterar os horários, ou tenho de ligar já a luz ás oito e meia e desligar ás oito e meia, para não mudar os horários?

 

Desculpem a quantidade de perguntas, mas é que me vou lembrando e se não pergunto logo esqueço-me :lol:

As espécies e sítios para as comprar tenho de ir ver ao tópico de há um ano atrás, naquelas que me indicaram da Ásia.

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Não te posso ajudar muito quanto ás lampadas flurescentes compactas. Mas andam aí membros que percebem disso. Eu utilizo mesmo as flurescentes, tipo day-light, gro-lux...etc etc

 

É que para aquele aqua não dá jeito fazer uma tampa, pois é arredondado nos cantos...
Fazes uma calha de madeira, aumentas um bocado do comprimento á mesma para sair fora do aquário e puder pousar, percebes? Depois é só colocar os balastros...etc etc

 

Alguma dessas lâmpadas vai aquecer de alguma maneira a água?

 

Eu tenho 28W no meu aquário de 20 litros, 1 day light de 14W e uma gro-lux de 14W e não aquecem a água.

 

Que horário aconselham
O fotoperiodo deverá rondar as 10/12 horas.

 

Depois, quando começar a escola, posso alterar os horários, ou tenho de ligar já a luz ás oito e meia e desligar ás oito e meia, para não mudar os horários?  

 

Para isso, existem os programadores automáticos. Tenho um no meu aquário, não me chateio.

 

Fica bem

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As compactas sao excelentes para aquarios... eu mesmo utilizo nos meus 2 plantados e conheco diversos aquaristas que utilizam em nanoreef(aquarios marinhos). Use sem medo.

Fuja das halogenas(da 2a foto). Elas sim aumentam a tempratura da agua do teu aquario, nao sao boas.

Quanto ao horario, eh interessante manter um horario rigido(nao precisa ser preciso ate nos segundos)para acostumar o peixe e nao estressa-lo...assim ele pode acordar e esta com a luz apagada, ou o inverso, querer dormir com a luz na cara dele..vai estressa-lo e stress eh porta para muitas doencas.

Compre um timer..eh barato e facil de achar. Caso ainda nao possua recursos, coloque uma agenda do lado do aquario com o horario de apagar/ligar as luzes e nunca esqueca..:)

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então posso por uma das 1ªs.

 

Com que watt's? E pode ser no candeeiro? Com tampa não vai dar, depois acho que fica com pouca água.

 

 

(era 1ª's e não 2ª's :) )

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao...eu disse para nao optar pela lampada da 2a foto...

Alias, pode ate colocar, mas provavelmente ela esquentara mais. Voce nao ira criar plantas neh? se nao fo criar, nao tem problema nenhum, com excecao desse que acabei de te falar

Abracos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa Diogo... Enganei-me :) é do sono :twisted:

 

A minha ideia era por plantas, para dar mais "naturalidade" ao aqua. Vou é por num candeeiro de secretária baratito :twisted: Por enquanto.

 

Quanto ao areão, pode ser de pedras ou tenho de por alguma coisa mais?

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao areão, posso por gravilha fina fervida com terra de plantas de canteiro ao pé das raízes? Ou espalho tudo? ;)

A minha mãe vai andar hoje na jardinagem na rua e tem dois sacos de terra para vasos. Essa serve? E temos muita gravilha no quintal, depois de fervida posso por lá?

Assim poupava uns €€€ e podia gastar mais nas plantas.

 

O que acham?

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

 

Vim agora do Aki e tive a ver umas lâmpadas das primeiras de casquilho fino (de modo a por num candeeiro normal) e era de 9 W. Será pouco? Outras que vi eram de 11 W e não encontrei com mais Watt's... Existem de 30 W de casquilho fino? Já disse á minha mãe que queria mudar de candeeiro da secretária e estou a pensar usar o que tenho agora para essa lâmpada. O máximo é de 40 W.

 

Outra coisa, essa que vi tinha desenhado por baixo uma das outras com mais watt's. O que quer dizer? Por exemplo, uma daquelas tem x W que corresponde a 30 W das outras. Compro essa?

Digo 30 W porque pronto :D não sei de quantos Watt's preciso.

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi.

Não percebo muito de iluminação mas para a capacidade do teu aqua (9L certo?) uma lampada de 30w é muito forte!

Normalmente a regra que se usa é 1W por cada litro de água... por isso acho que com 9W já te davas bem :)

 

De qualquer forma se quiseres ajuda nestas questões da iluminação será melhor colocar as tuas dúvidas na secção de Equipamento e Manutenção.

 

Quanto ao areão tanto podes usar aquele mais comum de pedrinhas ou até areia própria para aquários. Mas é mais fácil prender as plantas com o areão (pedrinhas).

Para a quantidade de plantas que irás ter não sei se se justifica que meteas fertilizante no areão (era para isso que servia a terra certo?)

Há umas bolinhas de fertilizante que se enterram junto as raizes das plantas que devem servir, ou então fertilizante liquido.

 

Boa sorte ;)

Trust No One - not even a fish! :wink:

 

O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando se trata de aquarios de pequenas dimensões essa regra deixa de se aplicar tao facilmente...

 

Quanto a usares 30W de incandescentes (aquelas mais comuns em casa) esquece, mete uma dessa compactas de casquilho fino. Mas atenção á cor da luz. Ou seja, para teres um aquario esteticamente agradavel mas ao mesmo tempo com uma luz adequada às plantas escolhe lampadas com temperatura de cor de 6400-6700K ou seja, escolhe uma lampada que seja "day-light" ou "cool-white". Temperaturas de cor mais baixa e ficas com uma luz amarela nao tao bonita, por isso nao escolhas lampadas "warm-white".

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não entendi muito bem... Compro das que correspondem a 30/40W? tenho de saber, pois vou por o candeeiro nos próximos dias...

 

Posso por pedras vulcânicas (dos Açores) para prender as raízes, ou vão alterar o pH? É que as da praia subiram-mo e acho que ouvi dizer que as vulcânicas não faziam nada. É assim? :oops:

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Não ias colocar areão? Se não tens compra um bocado. É melhor para as plantas.

A lâmpada compra a compcta de 9W que falaste. Deve bastar para o aquário que é...

 

Para decoração coloca as plantas e se calhar um tronco pequeno.. ou então pedras que não sejam "as da praia". Essas alteram o pH. Põe as vulcânicas...

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Põe uma daquelas fluorescentes compactas. Aí em cascais possivelmente vai ser difícil de encontrar lampadas de 6400K ou mesmos as "cool-white".

 

Se puderes vai ao AKI de alfragide e compra lampadas 6400K de 20W (Italight), são baratas e da cor certa. Depois coloca num candeeiro com reflector para aproveitar mais luz e também para não apanhares com a luz nos olhos. :twisted:

 

Também podes fazer um suporte para um casquilo com umas ripas de madeira ou então por um daqueles candeeiros de mola preso na estante.

 

Ah, e não acho que seja luz a mais.

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que tal um pequeno kit Aquapor com iluminação? Ou coloque simplesmente um pedaço de vidro à medida apoiado nas bordas do tanque e uma pequena calha com fluorescentes tubolares pousada no respectivo vidro. Encontra calhas tipo cozinha nos hipermercados por preços bastante acessíveis e o vidro sai também barato em qualquer vidraria.

 

Boa sorte

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pus a lâmpada que corresponde a 40W das de halogéneo.

 

Ficou feio, confesso que ficou, mas pelo menos é melhor para o peixe e para a planta que tenho. O filtro está a funcionar e já retirou quase todos os restos que lá tinha. Vou desligá-lo juntamente com a luz, porque acho que faz alguma corrente e assim o Tuga já pode descansar á vontade e não faz barulho para incomudar o meu mano á noite :):P

 

Quanto ao kit, vou pensar :shock: Vou pensar se compro esses kit's (dizem que a luz serve apenas para ver os peixes e pouco mais :? ) ou se compro só o aqua e depois vou pondo lá coisas e faço a tampa com lâmpadas adequadas...

 

O que acham?

E nem sei onde o ponho, porque não sei se aquela estante vai aquentar com um aqua maior... 30L, talvez... Tenho de falar com o meu pai...

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n desliga o filtro a noite nao.... senao vai ser a mesma coisa que todo dia comecar tudo do 0 de novo :)

Passando a noite desligado, as colonias de bacterias dentro do filtro com certeza morrerao ai n vai ter servido de mt coisa

o filtro provavelmente n faz mt movimentacao na agua...se vc acha que esta fazendo improvisa uma tampa de fita k7 na correnteza do filtro para diminuir um pouco....ou entao uma placa de filtro biologico de fundo

e n acorda teu irmao nao...ele vai eh gostar do barulhinho de agua :?

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ele não vai gostar nada, nem a minha mãe... a correnteza que ele faz é por dentro de água... não entendi muito bem esse esquema da fita... K7 é uma cassete de video?

 

Como faço isso? :)

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ah, eh um filtro interno...entao nao da para adaptar...

de qualquer forma, se for um filtro que faca o papel de filtro biologico nao desligue

se for algo apenas com perlon dentro(que faca a filtragem mecanica somente)ai pode desligar

ah...e se ele remexe muito a agua, eh bom voce repensar esse filtro pois n eh bom para o peixe que estressa ele nem para as plantas que voce quer colocar

Abracos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois...

 

é o único filtro que tenho, e o maior aqua tb... até arranjar outro aqua maior, fica assim...

 

Nem era para ter filtro :) Não posso mesmo desligar? Liguei-o para limpar umas coisitas que lá andavam, mas o peixe não gosta mesmo nada daquilo... :?

Lobita do Sporting.

 

Sporting na cabeça e Portugal no coração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais