Caracois Aos Montes :(


pitboy

Recommended Posts

boas pessoal.

estou com um problema acho eu. nestes ultimos tempos reparei que o meu aquario está a ficar invadido por estes estranhos seres.

caracois.JPG

aguem me sabe dizer se é mau?

agradeço qualquer ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se o que te vou dizer está correcto mas eu no inicio também tinha alguns caracois. O que me disseram foi que eles prejudicam as plantas. E disseam-me para deixar de colocar fertilizante por uns tempos. Comigo deu resultado. Deixei de por fertilizante e eles não aparecram mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Olha se não gostas dos caracóis mete no teu aqua um bótia palhaço .... em duas semanas se tanto deixam de existir.... se fazem mal ás plantas?? não sei mas sei que geralmente vêm nas plantas que compras....!

 

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pelas dicas mas luz tenho pouca. 30w num aquario 60x30x30

e até gosto dos botia palhaço mas como tenho red cherrys e sp. greens acho que não ia correr bem para o lado do marisco lol

não me chateia ter os vagarosos no aquario... é so por não saber se fazem mal ou bem.

obrigado pela ajuda.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

luz do dia não apanha.

tenho de arranjar maneira de os matar

vai ter de ser á unha pois...

não vejo verdete no aquario antes tinha nas folhas das anubias lanceolatas mas o marisco limpou logo :)

se alguem souber uma forma mais rapida de me livrar destes "infegas" sem ser a matar um a um até acabar com a especie...

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Esse excesso de caracóis poderá resultar de excesso de comida. Reduz a quantidade.

Esses caracóis não fazem mal. Creio que sejam Planorbis Corneus

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88054

 

 

Cumprimentos

 

PS: eu tenho um aquário com reds e greens e um bótia com 5cm e ele não lhe toca. O botia que tenho é igual a esta imagem

botia_lohachata02.jpg

Botia rostrata

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Se fizeres pesquisa por "praga de caracois", vais encontrar uma infinidade de tópicos onde essa questão é abordada!

 

Antes de ires ler esses tópicos, digo-te já que o principal motivo para eles aparecerem em excesso no aquário é alimentação a mais! :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É claro que se tiveres uns euritos, existem umas armadilhas muito eficientes...

 

 

Se não agires rápidamente, tem tendência a alastrar, muito rapidamente......

 

 

Boa sorte... :)

 

 

 

Pedro C.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na maior parte das vezes quando não gostamos de uma coisa, inconscientemente tendemos a afastar-mo-nos dela.Mas parece que com os caracois funciona ao contrário. Portanto faz assim: começa a olhar para eles e vê se consegues ver por entre aquela casca algo de magnifico,um ser complexo e intrigante e por isso fantástico.Um ser que é impossivel não veres num rio,e o que mais queremos é que os nossos aqua estejam o mais perto possivel da Natureza...

 

Começas a gostar deles e vais ver que quando queres que nasçam mais, eles multiplicam-se mais devagar. Porque já reparaste que só as pessoas que não gostam deles que os chamam praga? E praga é porque são muitos...Portanto só têm muitos quem não gosta deles. ;)

 

Das espécies de caracois que já tive (e forma muitas) a única que come plantas a olhos vistos é a 'Marisa Cornuarietis' e essa não encontramos com facilidade nos nossos aquários.

 

As espécies mais comuns são as 'Physas', 'Planorbis Corneus', 'Melanoides Tuberculata' e talvez os Limnaea sp. Nenhum destes caracois come folhas de plantas saudáveis. Ajudam o ecossistema que é um aquário a funcionar,limpando restos de comida e folhas caidas,limpam os vidros e remexem o areão,o que é optimo para a oxigenação das raizes das plantas.E nunca chegam a praga se dermos a comida aos nossos peixes com conta,peso e medida.

 

P Luna,deixar de colocar fertilizante só faz uma coisa: enfraquece as plantas. E nada-peixe o que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois?

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na maior parte das vezes quando não gostamos de uma coisa, inconscientemente tendemos a afastar-mo-nos dela.Mas parece que com os caracois funciona ao contrário. Portanto faz assim: começa a olhar para eles e vê se consegues ver por entre aquela casca algo de magnifico,um ser complexo e intrigante e por isso fantástico.Um ser que é impossivel não veres num rio,e o que mais queremos é que os nossos aqua estejam o mais perto possivel da Natureza...

 

Começas a gostar deles e vais ver que quando queres que nasçam mais, eles multiplicam-se mais devagar. Porque já reparaste que só as pessoas que não gostam deles que os chamam praga? E praga é porque são muitos...Portanto só têm muitos quem não gosta deles. ;)

 

Das espécies de caracois que já tive (e forma muitas) a única que come plantas a olhos vistos é a 'Marisa Cornuarietis' e essa não encontramos com facilidade nos nossos aquários.

 

As espécies mais comuns são as 'Physas', 'Planorbis Corneus', 'Melanoides Tuberculata' e talvez os Limnaea sp. Nenhum destes caracois come folhas de plantas saudáveis. Ajudam o ecossistema que é um aquário a funcionar,limpando restos de comida e folhas caidas,limpam os vidros e remexem o areão,o que é optimo para a oxigenação das raizes das plantas.E nunca chegam a praga se dermos a comida aos nossos peixes com conta,peso e medida.

 

P Luna,deixar de colocar fertilizante só faz uma coisa: enfraquece as plantas. E nada-peixe o que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois?

 

Eu tenho physas e planorbis corneus, por vezes ao limpar o filtro, estão uns quantos lá dentro, o que é que lhes faço? apanho e jogo para dentro do aqua, afinal de contas não fazem mal nenhum e como o Zogli diz, só ajudam.

 

Quanto á questão do que tem a luz a ver com o aumento da população dos caracois? respondo eu... NADA! (atenção, não comecem a fazer contas erradas, é um 1w por litro e não 1w por caracol........ sorry, não resisti a fazer a piada ;))

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olha eu vejo a coisa assim! NÃO GOSTO DESTES RASTEJANTES! Logo o que faço é quando a população se encontra elevada, levanto-me durante a noite e aspirou os bichos! Assim vou controlando a praga! Agora acabar de vez, NAO ACREDITO! As armadilhas apanham reds, os botias num aqua pequeno comem camarões, e os quimicos matam os camarões! Agora é só escolheres! Eu optei por apanhar um a um (por volta de 15 min apanhas uns 70)! bONS sONHOS!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho physas e planorbis corneus, por vezes ao limpar o filtro, estão uns quantos lá dentro, o que é que lhes faço?

 

 

boas

 

acredita se quiseres mas eu deixos lá ficar na mesma, sempre vao limpando a sujidade que se vai acomulando dentro do filtro :D

tem que haver sempre alguem a fazer os trabalhos mais dificeis :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu concordo totalmente com o Zogli

esses caracois so trazem vantagens

-limpao-te o aqua

-arranjas de borla

-sao giros

-dizem-te quando as plantas estao mal

-servem de comida viva(esta nao muito vantajosa para os mesmos)

 

deixa estar os caracois rapaz

o objectivo dos aquas e aproximar a NATUREZA

 

mas se queres tanto assim :snipersmile: os caracois

exprimenta deixar uma folha de alface durante a noite no aqua e antes das luzes acenderem tiras a alface

boa sorte , mas ficava contente se ficasses a gostar dos cacarois

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha eu vejo a coisa assim! NÃO GOSTO DESTES RASTEJANTES!

 

Ok, já percebemos que não gostas definitivamente dos caracóis no aquário.

Podes tentar as armadilhas e quando as fores limpar retiras os reds que lá estejam. Ou melhor que tudo...reduz na comida :crazyeyes: vais ver que diminuem logo o nr.

 

Boa sorte

 

PS: mas experimenta só tentar ver aqueles "bichos" como algo que faz parte do aquário,algo que tem vida.

Editado por Veterinário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois pessoal.

Obrigado pelas dicas.

Vou deixar os vagarosos em paz pelo menos por uns tempos a ver no que resulta cabecadura

Se achar que é demais... abre a caça ao vagaroso! cabecadura

Mais uma vez obrigado.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as physas sao uma populaçao autocontrolada logo em abundancia de alimento reproduzem-se muito com pouca comida a populaçao diminiu drasticamente. eu nos meus aquarios tenho Physas, Planorbis Corneus, Melanoides Tuberculata e ampularias e nenhum toca nas plantas(saudaveis)

AnDrE KaRmO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais