Peixuns tugas


Mastah

Recommended Posts

Alguém tem peixes endémicos Portugueses em aquários? Há alguma espécie interessante? Em caso afirmativo há algum sitio onde se possam ver ao vivo?

 

Por causa de um FDS de canoagem andei a investigar um pouco sobre as espécies existentes no Zêzere e Tejo e encontrei algumas. Achei curioso também saber que há nos rios Portugueses Kinguios (Carassius auratus) conhecidos como "Pimpão", que segundo dizem voltaram ao seu estado selvagem readquirindo uma cor castanho-esverdeada.

 

PARDELHA

(Rutilus arcasi)

Ruarc_u0.jpg

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...iesname=arcasii

 

ESCALO

(Leuciscus pyrenaicus)

Lepyr_u0.jpg

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...name=pyrenaicus

 

BOGA

(Chodrostoma lusitanicum)

 

Não existe na Fishbase, nem encontrei fotos.

 

BORDALO

(Rutilus alburnoides)

 

Não encontrei fotos.

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ame=alburnoides

 

Os outros que encontrei penso que sejam grandes demais para ter num aquário.

 

Se souberem de mais espécies coloquem por favor.

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Falta-te pelo menos este peixinho lindo dali do Zezêre:

 

a (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (lepomis gibbosus)

http://www.mediterranea.org/cae/divulgac/p...es/percasol.htm

muito bonitas, costumava apanhar destes e pardelhas lá no Zezêre.

 

e já agora a praga lá do sitio, que pelos vistos está a virar animal de estimação:

 

Lagostim de Água Doce ou Lagosta Vermelha (Procambarus clarkii)

http://odia.ig.com.br/sites/nossosbichos/materia20.htm

 

Se quiserem pardelhas, percas-sol ou lagostins... mandem mp

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pequeno peixe que é comunm em Portugal, é a G(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] (g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis) que é um parente proximo do Guppi, e que se reproduz com igual facilidade.

Eu já tive este peixe (6 machos e 7 femeas) num aquario com carassius auratus e deram-se muito bem. è estraordinariamente facil capturar este peixe, sem lhe provocar nenhum tipo de ferimentos.

Se tiverem interesse eu posso ensinar como o faço.

 

Outro peixe esistente nos nossos rios e que tambem já tive em aquario é o gobio (Gobio gobio). è um peixe activo e brincalhão com cerca de 10cm e que tambem se relaciona bem com os kinguios. Os gobios que tive foram pescados com asticot, as feridas dos anzois sararam rápido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(g(G a m b u s i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] affinis)

 

O famoso peixe mosquito.

 

Também já tive à muitos anos, apanhava-os na barragem de salvaterra

de magos com uma rede normalissima de apanhar peixes de aquário,

eram às dezenas à beira de água.

 

Por acaso à dias comprei uma guppy com uns 4,5cm, incolor que mais

parece um peixe mosquito que um guppy. Está prenhe, vamos ver o

que sai dali...

 

Tiago

aquaTFA

APK 161

APK Since 1998

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá!

 

Em Abril deste ano apanhei este peixe no Barranco dos Alcaides (um afluente do Rio Chança que por sua vez é um afluente do Rio Guadiana) no concelho de Mértola. Penso que é um bordalo (Rutilus alburnoides), também conhecido como ruivaca, savelha, bogardo (de acordo com o livro Espécies Aquícolas de Portugal Continental).

 

Actualmente está num aquário comunitário com dois escalares, um pleco, vários tetras, um gourami dourado, um Colisa lalia, dois bettas fêmeas, um casal de kribensis (e alguns alevins) e dois caracóis (penso que não me estou a esquecer de ninguém). Tem um comportamento pacífico, com excepção de vez em quando se irritar um pouco com uns tetras prateados :?. Já esteve noutros aquários com chancitos, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b], peixes do paraíso, lagostins, mas tive que mudá-lo para o aquário actual primeiro por causa dos peixes do paraíso e de um gourami macho e depois por causa de um casal de chancitos com uma ninhada (as (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] também gostavam de lhe mordiscar a cauda).

 

Em relação à água, já esteve em água macia e água dura, com pH ácido e pH alcalino, e com temperaturas entre os 20 e os 27ºC. Até ao momento tem sido um peixe robusto que gosta de apanhar a comida em movimento à superfície ou a meia-água (larvas de mosquito vermelhas e comida seca). No habitat natural a água é dura e alcalina.

 

Eventualmente este verão quando lá voltar vou tentar apanhar mais e colocá-los num aquário com peixes endémicos da bacia do Guadiana, num aquário com água dura e alcalina e à temperatura ambiente.

 

Bem finalmente aqui vão as minhas imagens e uns links para outros sites com informação sobre a espécie. Se eu estiver errado na minha identificação avisem!

 

Dscn7643.jpg

 

Dscn7648.jpg

 

Dscn7650.jpg

 

 

Aqui vão duas fotos do fundo do barranco e uma vista geral

 

Dscn2182.jpg

 

Dscn2187.jpg

 

Links para sites com informação adicional

 

http://darwin.icn.pt/sipnat/wgetent?userid...011.001.036.001

 

http://www.ittiofauna.org/webmuseum/pescio...oides/index.htm

 

http://www.fishbase.org/Summary/SpeciesSum...ame=alburnoides

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva

 

np34gb que especie é essa de ciclideo (penso eu?!) que tens no teu avatar?

 

É que eu hoje tive no jardim do campo grande, no lago que existe lá e tive a observar algumas especies que vivem lá... desde peixes, a patos e ate tartarugas e existe la uma especie que parece muito com essa que tens no teu avatar, são milhares deles uns tem cerca de 20 cm e são lindos! :shock:

 

A ver se tiro umas fotos! depois coloco aqui!

 

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

np34gb que especie é essa de ciclideo (penso eu?!) que tens no teu avatar?  

 

Estás correcto! É um cíclideo, o Cichlasoma facetum, cujo nome comum é chancito. Também é conhecido por castanheta ou castanhola, de acordo com o site do ICN, e pelos vistos às vezes também chamado de (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] por alguns pescadores (houve uma vez uma confusão aqui num tópico em que participei), se bem que não tenha nada a ver com esta última espécie (Lepomis gibbosus). Se fizeres uma pesquisa aqui no Fórum por chancito ou facetum, encontras alguma informação.

 

Eu pessoalmente gosto muito desta espécie. Ainda me lembro da surpresa que foi quando tinha 13 anos e descobri ciclídeos na barragem do local onde ia passar as férias! No local (Mina de S. Domingos, concelho de Mértola) eram conhecidas por espanholas e naquela altura ainda não havia por lá percas-sol, apenas achigãs, (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e carpas.

 

Como na altura não havia Internet e não encontrei nenhuma referência ao peixe nos livros que possuía, baptizei-o de ciclídeo zebra! Só anos mais tarde é que encontrei referência ao chancito (Cichlasoma facetum) noutros livros (Peixes dos Rios de Portugal, Espécies Aquícolas de Portugal Continental, Baensch Aquarium Atlas vol. 1).

 

Actualmente tenho um casal com uma ninhada com cerca de 50 alevins. Vou ver se tiro umas fotos e coloco-as aqui (como o aquário está esposto à luz do sol é um pouco difícil evitar o reflexo). Na semana passada dei uma fêmea que tinha a mais (coloquei um anúncio aqui no Fórum) e tenho mais duas outras fêmeas reservadas. Mas se quiseres alguns alevins/juvenis dentro de um mês ou dois já devem estar suficientemente grandotes e robustos.

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

np34gb thanks pelas info!

 

São sem duvidas muito bonitos, desconhecia que existia ciclideos na nossa fauna, e com uma beleza impressionante quando adultos.

 

 

Como na altura não havia Internet e não encontrei nenhuma referência ao peixe nos livros que possuía, baptizei-o de ciclídeo zebra!
Pois realmente os mais jovens tem uma riscas muito predominates nas laterais, os adultos não são tão carregadas as riscas.

 

Penso que será mesmo esta especie que habita o lago do Campo Grande.

 

Mas se quiseres alguns alevins/juvenis dentro de um mês ou dois já devem estar suficientemente grandotes e robustos.  

 

Agradeço na mesma mas não é necessario, pois não tenho aquario para peixes tão grandes. :shock:

Mas se quisesse tambem era só ir ao lago, pois são tantos que não existe problema nenhum apanhar 1 ou 2 e ate com a mão os apanhas, mas obrigado na mesma.

 

Tenho que tirar umas fotos para confirmar se são mesmo Cichlasoma facetum, mas tenho quase a certeza que são.

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Coloquei as fotos dos meus alevins de chancito (Cichlasoma facetum) noutro tópico, uma vez que este não é um peixe endémico de Portugal (foi introduzido na década de 40 para ajudar no combate ao paludismo uma vez que é um predador de larvas de mosquito, isto de acordo com o livro Peixes dos Rios de Portugal).

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9107

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora aqui fica então a minha mais recente aquisição com o patrocinio do amigo Delfim Machado. Uma (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] apanhada numa lagoa para as bandas de Sintra.

 

1_1090349577.jpg

felinusB.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Muito bonita a tua (P e r c a - s o l) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]!

 

Em relação aos peixes-tugas vejam os tópicos seguintes

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...9719&highlight=

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...0490&highlight=

 

Pelos vistos tb temos por cá peixes-gatos-americanos!

 

Um abraço,

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Eheheh eu já tive um PARDELHA e só para terem noxam,eu tinha e PARDELHA sózinho num aqua de 15l e dorou-me 6 anos,mas ele tem apenas um caudadoral cnsg saltar e então um dia xegeui a casa e tava ele no xão, tive muita pena ;) pork apanhei akele peixe com um cm de comprimento e agr ja tinha 7 cm

Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais