Qual O Habita Ideial Pra Fazer CaiaÇao De CamarÕes?


filipeogrande

Recommended Posts

Boas

 

Para criação de camarões tens de ter em consideração quase todas se não todos os requesitos para um aquario de peixes, logo bomba circulação, filtros, termostato ( se bem quem diga que os camarões aguentam sem este), iluminação, e tudo mais como um bom areão, plantas de preferencia musgo de java, bons locais para se abrigarem como por exemplo um troco, tens de fazer o ciclo de azoto e tens de realizar a manutenção como num aquario, tpas, verificação de niveis de ph No2 No3 etc, pois existem camarões muito sensiveis, mas o melhor é procurares alguns topicos criados pelo André Silvestre que mostram a montagem de habitats perfeitos para camarões....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Globo dá para colocar fruta.....

 

 

Qualquer aquário com os devidos apetrechos com 50l dá para criar camarões, tens que respeitar é os parâmetros da água que cada espécie necessita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Para criação de camarões tens de ter em consideração quase todas se não todos os requesitos para um aquario de peixes, logo bomba circulação, filtros, termostato ( se bem quem diga que os camarões aguentam sem este), iluminação, e tudo mais como um bom areão, plantas de preferencia musgo de java, bons locais para se abrigarem como por exemplo um troco, tens de fazer o ciclo de azoto e tens de realizar a manutenção como num aquario, tpas, verificação de niveis de ph No2 No3 etc, pois existem camarões muito sensiveis, mas o melhor é procurares alguns topicos criados pelo André Silvestre que mostram a montagem de habitats perfeitos para camarões....

 

 

 

mas diz-me uma coisa Dani, o areão convem ser grosso ou fino?e não é verdade que há espécies de camarões que me vão comer a plantas??é que eu venero as minhas plantas!e os camarões aguentarão um sistema de CO2 caseiro??

 

obrigado pale antrior resposta..

 

 

 

é pá e outra coisa que me esqueci de perguntar, num aqua com peixes vai ser dificil tirar criação de camarões né???

nao há prigo do filtro sugar as crias acabadasde nascer?sempre posso colocar uma rede á entrada da agua pro filtro pra me fazer nma pré filtragem?!?!

 

abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ambiente perfeito para criar camarões, é o quase mesmo que perguntar qual o ambiente perfeito para criar peixes...

 

Tens de ser mais especifico, que espécies pretendes, qual o tamanho do aquário que pensas usar, ...

 

Regra geral deverás ter atenção aos seguites pontos:

 

-Nunca menos de 35, 40 litros, pois são animais muito sensiveis e toleram pouca variação de parametros;

-Areão escuro para realçar a cor dos animais, o tamanho do grão não é importante;

-Plantado e de preferênica com musgo pois este fornecerá alimento e esconderijo (os camarões anões de água doce não comem as plantas saudáveis);

-Temperatura entre os 22 e os 28 ºC (aqui há que ter atenção com os cuidados especificos de cada espécie);

-Sem peixes, ou com espécies em cuja boca não caibam os camarões recêm nascidos (aqui entram mesmo muito poucos, corydoras, ottos e pouco mais);

-A entrada do filtro deve estar protegida por rede de malha muito fina ou por esponja para que os recêm nascidos não sejam aspirados (meia de senhora resolve o problema).

 

Assim de repente não me recordo de mais recomendações, mas se especificares melhor o que pretendes provávelmente poderemos ajudar com maior precisão.

 

Cumprimentos,

Alex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pá e outra coisa que me esqueci de perguntar, num aqua com peixes vai ser dificil tirar criação de camarões né???

nao há prigo do filtro sugar as crias acabadasde nascer?sempre posso colocar uma rede á entrada da agua pro filtro pra me fazer nma pré filtragem?!?!

 

abraço!

 

 

Boas

 

Como o Alexandre referiu e bem apartir de agora tens de começar a delinear que tipo de especies de camarões queres ter, pois por exemplo os Red cherry são relativamente tolerantes a quase tudo e conseguem co-habiatar com quase todas as especies, por exemplo tenho os meus com tres botias palhaço e eles nem lhe tocam, pelo menos até agora, mas também tenho imensa vegetação e muitos recantos onde quando ameaçados eles podem se esconder.... agora se fores para camarões mais sensiveis é preciso mais dedicação e atenção a vários paramentos....

 

Mas em termos gerais o Alexandre respondeu tudo... só uma coisa os camarões não comem plantas, só por exemplo folhas já em decomposição e ja caidas, não conheço relatos de camarões que tenham comido plantas saudaveis.... eles são optimos para limpeza do aquario pois tudo o que seja vegetal em decomposição estes por norma limpam e algas eles devoram-nas.... pelo menos no meu caso.... consigo ver nos meus troncos onde estes andaram a manjar-se, fica limpinho....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado aos dois pelas respostas bastante esclarecedoras!

mas em relação ao CO2 nenhum dos dois me respondeu... :\

já agora eu sou de ermesinde e tenho-me visto á rasca pra arranjar camarões...(só há madeiras...)

e como ainda nao decidi que espécies eide juntar no meu futuro oceanário tornasse dificil de escolher...

por isso se alguém souber de alguns sítios ou até mesmo particulares que vendam agradeço a informação!

já agora lanço mais uma pergunta a meu ver bastante pertinente: é possiver ter no mesmo aquario uma daquelas maternidades de rede e colocar lá a fêmea ovada com o fim de ela desovar lá??qual o isco que corro aquando da "pesca" da fêmea ovada para colocala dentro da maternidade??

 

 

ganda abraço!

Filipe

Editado por filipeogrande
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os camarões são sensíveis, por isso, deve evitar-se a fertilização líquida, logo convém usares plantas de baixa manutenção e estas, normalmente, não precisam de CO2.

 

Para comprares, podes colocar um tópico no sub-fórum Procura com aquilo que queres e certamente vão aparecer membros dessa zona que podem negociar contigo. Em alternativa, tens também uma encomenda conjunta que está a decorrer através da Jardim Submerso, que podes ver aqui: Encomenda Jardim Submerso.

Editado por Jorge Goncalves
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, obrigado aos dois pelas respostas bastante esclarecedoras!

mas em relação ao CO2 nenhum dos dois me respondeu... :\

já agora eu sou de ermesinde e tenho-me visto á rasca pra arranjar camarões...(só há madeiras...)

e como ainda nao decidi que espécies eide juntar no meu futuro oceanário tornasse dificil de escolher...

por isso se alguém souber de alguns sítios ou até mesmo particulares que vendam agradeço a informação!

já agora lanço mais uma pergunta a meu ver bastante pertinente: é possiver ter no mesmo aquario uma daquelas maternidades de rede e colocar lá a fêmea ovada com o fim de ela desovar lá??qual o isco que corro aquando da "pesca" da fêmea ovada para colocala dentro da maternidade??

ganda abraço!

Filipe

 

 

Boas

 

Em relação ao CO2 DIY não ha problema em principio tens de ter atenção que se for em demasia mata tudo e controla o ph nos primeiros tempos para evitar grandes variações, pois ha camarões que são muito sensiveis a estas alterações.....

 

quanto a arranjar camarões eu comprei agora mais alguns (10 red cherry) ao membro Janeko e só um morreu na viagem e ele tem algumas variedades de camarões para venda e até que estão dentro de preço...

 

No meu entender se tiveres os aquario bem plantado e com musgo e esconderigios, não vale a pena separar a femea e para já eu sou contra as maternidades mas isto é a minha opinião e ao tentares "pescar" a femea arriscas-te a que ela liberte todos os ovos.... por isso deixas livremente e veras que se tudo tiver direitinho vais ter muitos camarões.... atenção só aos filtros, para que as crias não sejam sugadas por este....

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

É verdade tarda mas não falha,ao fim de 2 anos,já fizeste criação de camarões?

Artur Cordeiro @ Tukamen

A experiência aumenta a nossa sabedoria, mas não reduz nossas loucuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

ehehehe

mais uma vez dou por mim a ler um tópico com anos de "vida" e só me apercebo no fim! LOLOL

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro, então cá vai.. :discuss_gathering:

 

é um nanozinho com uns 40 litros..tenho um pouco de areão do comunitário, só para segurar uns pés de fetos de java,para não gastar dinheiro em areão preto, fui ao monte arranjas lousa bem escura, fervi-a, parti-a aos cacos e enchi a maior parte do fundo..tenho um tronco em forma de gruta com musgo de java preso.. tenho umas poucas lemna minor..tenho duas pedras calcarias porque na minha ideia eles vão lá de vez em quando tirar nutrientes, tipo cálcio por exemplo(acho eu)..e como a minha água é demasiado acida sempre ajuda a subir um pouco,ph entre 6-6,5..tenho um filtro interno pequeno dentro duma meia de vidro da minha mão que nem sei a marca..com este calor de agora até desliguei o termostato, a agua não desce dos 27º :/ (isto preocupa-me) e tenho umas folhas de castanheiro secas por baixo filtro..

 

e esta semana fiz-lhes esta mistela que eles estão a adorar :)

 

http://www.crystalred.eu/paginas.php?pag=7&cont=24

 

a spirolina encomendei numa farmacia,8€ e pico 100g

 

vou tentar convencer a minha velhota a deixar-m montar um nano maior pros piquenos.. :P

 

cumps

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Inicialmente tens de decidir que espécie queres manter. Existe muita variedade, e algumas espécies são mais sensiveis que outras. Se te estás a iniciar adquire uma espécie que seja resistente, aconselho os Red Cherrys ou os Greens. Estas espécies vivem em intervalos de temperatura, Ph, etc, que deixam alguma margem para erros, o que outras espécies mais sensíveis não deixam.

 

Pensa primeiro no espaço. Quanto a mim, o minimo para uma colónia de camarões é 40L, sendo o ideal o maior possível. Eu esquecia os globos, os cubos Vodafone, tudo o que não assegurar o espaço adequado.

 

Coloca plantas, muitas plantas, é essencial. Eu preferia espécies como as Anubias, Fetos de Java, Valisnérias, elodeas, plantas mais simples de manter.

 

Deves colocar semanelmente um pouco de fertilizante para manter as plantas saudáveis, e fazer trocas de água semanais ou quinzenais no máximo de 30% da litragem.

 

E claro, nem é preciso dizer que primeiro que tudo deves fazer a ciclagem ao aquário.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola Vasco, gostava que tivesses lido as ultimas respostas, ias ver que já tá tudo feito.. lol

 

mas obrigado pelo toque..

 

outra coisa, não sei de que tipo de fertilizantes te referiste, mas sempre ouvi dizer que fertilizantes líquidos fazem mal aos camarões!certo?!?!

 

cumps,

 

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa, não sei de que tipo de fertilizantes te referiste, mas sempre ouvi dizer que fertilizantes líquidos fazem mal aos camarões!certo?!?!

 

 

Boas

 

Em relação a fertilizantes liquidos somente poderá ser prejudicial se se abusar no micros porque pode conter cobre ou se abusar em no3... de resto se realizar-se fertilizações moderadas e tpas semanais não há qualquer problema...

 

cumprimentos

28592.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Em relação a fertilizantes liquidos somente poderá ser prejudicial se se abusar no micros porque pode conter cobre ou se abusar em no3... de resto se realizar-se fertilizações moderadas e tpas semanais não há qualquer problema...

 

cumprimentos

 

ok barman, obrigado pela explicação!! :burp:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais