Blood Parrot - Aberração?


Smaug

Recommended Posts

Bem, agora que comecei a pensar no aquário dedicado lembrei-me deste híbrido, andei a fazer uma pesquisa e descobri o que passo a expor, gostava de ouvir a opinião de quem sabe mais do que eu sobre o assunto...:

 

- O blood parrot, não é pintado. Excepção dos casos em que apresenta pontos de outra cor, lábios vermelhos, etc.

 

- O blood Parrot é um peixe que se mantém facilmente dá-se em ph7 come sem dificuldade e não é particularmente agressivo.

 

- É um dos peixes mais inteligentes que existe e muitos reconhecem o dono (como os òscars?)

 

Agora tenho lido comentários sobre este peixe que vão desde o amor de donos que se dedicam ao peixe como quem se dedica a um cão a outros que dizem que comprar um parrot é um comportamento quase criminoso.

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

se o compras estás a alimentar uma industria ! e eu falo e tenho o ciclideo papagaio ,mas desconhecia de todo o que o peixe teve que sofrer .

Agora o que te posso dizer é que é um peixe muito resistente.

 

Cpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Infelizmente não há a versão em Português. Mas o que aqui diz é de desencorajar definitivamente a compra destes peixes.

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Blood_Parrot

 

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só os peixes que são pintados é que sofrem tratamentos. O bloodparrot não é feito em laboratórios genéticos. É pura e simplesmente reprodução selectiva de uma deficiência que aconteceu ao reproduzir peixes de espécies diferentes.

 

Sendo um Ciclideo(?) é bastante territorial, mas como tem a boca deformada, não consegue provocar grandes danos e a sua inteligência é igual á dos outros peixes territoriais. Mera curiosidade sobre o que entra no seu território :crazyeyes:

 

Já vi peixes desses em ph desde 5 a 8.

 

Se o deves adquirir ou não tu é que sabes... Desde que não seja pintado ou sem cauda, não estás a contribuir para nenhum sofrimento.

Pessoalmente não gosto do peixe. Não pelo facto de ser um hibrido mas pela forma deformada que tem.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aconselho-te a ler muito sobre este peixe,das consequências que a hibridização lhe provoca,tais como deficiências anatómicas que causam desconforto permanente ao peixe,etc.Seja ele pintado ou não.

 

Só parte de ti e das tuas convicções, do que pensas que deve ser a aquariofilia.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só os peixes que são pintados é que sofrem tratamentos. O bloodparrot não é feito em laboratórios genéticos. É pura e simplesmente reprodução selectiva de uma deficiência que aconteceu ao reproduzir peixes de espécies diferentes.

 

Sendo um Ciclideo(?) é bastante territorial, mas como tem a boca deformada, não consegue provocar grandes danos e a sua inteligência é igual á dos outros peixes territoriais. Mera curiosidade sobre o que entra no seu território :crazyeyes:

 

Já vi peixes desses em ph desde 5 a 8.

 

Se o deves adquirir ou não tu é que sabes... Desde que não seja pintado ou sem cauda, não estás a contribuir para nenhum sofrimento.

Pessoalmente não gosto do peixe. Não pelo facto de ser um hibrido mas pela forma deformada que tem.

estou a 100% como João ,muita tinta já se escreveu neste fórum sobre este peixe gerando elas alguns atritos entre membro(eu), por isso so tu saberas se quereras manter este peixe ou não?

MUITO SE DIZ NA AQUAROFILIA ..................ALGUMA COISA HA-DE SER VERDADE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tais como deficiências anatómicas que causam desconforto permanente ao peixe,etc.Seja ele pintado ou não.

 

Se ele já nasceu assim que desconforto é que pode sentir? É o mesmo que dizer que quem nasce cego, sente falta das cores.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ele já nasceu assim que desconforto é que pode sentir? É o mesmo que dizer que quem nasce cego, sente falta das cores.

E um cego não sente falta das cores???? Não sentiria caso nascesse e ficasse fechado num quarto e ninguém lhe dissesse que existiam cores... Logo,um cego sabendo que existem cores automáticamente sente falta delas,pois elas significam a capacidade de...ver. Não creio que nenhum cego goste de o ser...

 

Mas voltando ao tópico. Este peixe,por ser uma obra humana(não existe no ambiente selvagem e só por isso é estranho) tem várias deficiências/imperfeições genéticas.

 

Uma delas é uma boca que nunca fecha totalmente,tem de estar constantemente a bater com as barbatanas,para além de terem uma espinha deformada. Tudo isto deve causar um desconforto natural ao peixe,porém nunca ninguém entrou na sua pele de modo a saber se eles sentem esse desconforto,mas por uma questão de lógica eu penso que sim...

 

Eles têm naturalmente uma cor laranja,todos os outros passam por um processo horrivel de pintura,onde morre a maior parte dos peixes,e os que sobrevivem têm uma esperança de vida muito curta,pois são mais propensos a doenças. Mas mesmo assim há quem os compre sabendo isto tudo. Eu defendo que quem tem estes peixes em casa,os deve tratar bem,de igual modo que tratamos qualquer outro,já compra-los é outra história...Nisso tenho a mesma opinião que tu João...são horriveis,às vezes a mão Humana devia estar quieta,deixar a Natureza fazer o que melhor sabe...é a eterna história do Homem a querer fazer o papel de Deus,neste caso em nome do...consumismo!? Pelo menos faziam algo bonito.

 

''...The fish have several anatomical deformities, including a beak-shaped mouth that cannot fully close, which they compensate for by crushing food with the throat muscles.Blood parrots sometimes can have deformed swim bladders, causing an awkward swimming pattern; abnormal spines, contributing to the unique shape; and unusually large, and often deformed irises...''

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E um cego não sente falta das cores???? Não sentiria caso nascesse e ficasse fechado num quarto e ninguém lhe dissesse que existiam cores... Logo,um cego sabendo que existem cores automáticamente sente falta delas, não creio que nenhum cego goste de o ser...

 

Mas voltando ao tópico. Este peixe,por ser uma obra humana(não existe no ambiente selvagem e só por isso é estranho) tem várias deficiências/imperfeições genéticas.

 

Uma delas é uma boca que nunca fecha totalmente,tem de estar constantemente a bater com as barbatanas,para além de terem uma espinha deformada. Tudo isto deve causar um desconforto natural ao peixe,porém nunca ninguém entrou na sua pele de modo a saber se eles sentem esse desconforto,mas por uma questão de lógica eu penso que sim...

 

Eles têm naturalmente uma cor laranja,todos os outros passam por um processo horrivel de pintura,onde morre a maior parte dos peixes,e os que sobrevivem têm uma esperança de vida muito curta,pois são mais propensos a doenças. Mas mesmo assim há quem os compre sabendo isto tudo. Eu defendo que quem tem estes peixes em casa,os deve tratar bem,de igual modo que tratamos qualquer outro,já compra-los é outra história...

 

''...The fish have several anatomical deformities, including a beak-shaped mouth that cannot fully close, which they compensate for by crushing food with the throat muscles.Blood parrots sometimes can have deformed swim bladders, causing an awkward swimming pattern; abnormal spines, contributing to the unique shape; and unusually large, and often deformed irises...''

Genericamente concordo com o Zogli. Caso se tenha em casa, há que tratar como deve ser. Quem comprou sem saber, não é acto condenável (eu também só me apercebi das alterações quando, aqui no fórum, li sobre... de qualquer forma não seria peixe a comprar, não os acho bonitos).

 

Mas há quem ache, por isso é que se vendem.

 

Aqui eu coloco uma questão: com tanto peixe bonito no mercado (o que não falta é escolha), poque havemos de escolher esse? (isto sabendo que são peixes tão alterados...)

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o que eu tenho vindo a ler é que as colorações são naturais e estão relacionadas com a cor do ciclideo Midas.

Li também que primeiro estes peixes eram em regra estéreis mas as gerações recentes são férteis.

 

A minha grande questão é (e digo isto tendo já quase decidido que vou optar por Dwarf Puffers em vez dos parrots) se este peixe é uma aberração ou resultado de apuro genético como o é a esmagadora maioria das raças de cães (e alguns peixes também).

 

O Usky Siberiano é resultado de cruzas entre cão e lobo, e há muita cruza entre raposa e cão por essas aldeias fora (lá na quinta até já tivemos gatos domésticos arraçados com gatos selvagens), mas para levar isto ao extremo: muitos Bulldogs Franceses nem sequer conseguem ladrar decentemente e ninguém questiona que eles não são um cão excelente, meigo e feliz sempre que bem tratado. Mas nunca existiriam no meio natural porque não vão ser tão rápidos nem tão resistentes quanto os outros cães ( e isto vale para algumas 100 outras raças de cão). Fora a questão da coloração que sim poderá ocorrer devido a processo químico e para levar-mos esta linha de pensamento a sério tinha-mos desde já de deixar de adquirir todos os peixes albinos, guppies e a esmagadora maioria dos bettas e escalaras que foram apurados par ter barbatanas tão longas que no meio natural não duravam 10 minutos.

 

Será que o blood parrot com todos os seus defeitos não conquistou um lugar no mundo... estes dois videos são elucidativos:

Editado por Smaug

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ora aqui está uma bela discusão.

 

se os peixes e os cães falassem, era mais facil compreender se sofrem ou se sentem falta de algo.

Os cegos (invisuais) basta perguntar-lhes se sentem falta de algo ou não. (para aqueles que nunca falaram com nenhum invisual, podem consultar na net, que existe sites).

 

Em relação à compra de peixes "criados" em laboratório, acho que é mais correcto comprar esses peixes doque "roubar" peixes à natureza.

Muitos de nós criticamos que se compre peixes cirados em laboratorio e pintados artificialmente (inclusivie, até criamos estactisticas de mortes), mas não conseguimos responder a outras quentões mais importantes, tais como: - quantos peixes morrem pelo caminho até chegar um peixe a minha casa, tirado da natureza?

será que um peixe tirado da natureza, não sente a ausencia de espaço? não sente a separação do/a sua companheira/o?

 

Infelizmente, acho que este negocio dos peixes é tão lucrativo, que muitas destas questões colocadas vão ter a seguinte resposta. "A maioria dos peixes que nós temos são produzidos em cativeiro". Agora só falta apresentarem o "pedrigri".

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em relação à compra de peixes "criados" em laboratório, acho que é mais correcto comprar esses peixes doque "roubar" peixes à natureza.

Então e porque não nos ficamos pelo meio termo? Ou seja não retirar peixes selvaticamente à Natureza,como muitos fazem com os Discus F0 e depois se gabam da grande aquisição,e em vez disso optarmos por peixes que possam ser criados em cativeiro?

 

Porque não nos ficarmos com peixes que não são geneticamente alterados,que são tal e qual como a Natureza os criou,mas que são criados especificamente para a aquariofilia?

 

Eu não me importava de não ter Néons,Cardinais,etc, (peixes cuja reprodução é muito dificil em cativeiro) de modo a sentir que a Aquariofilia não teria tantos podres como actualmente tem.Ficaria com o lado Negro claramente esbatido.

 

Porque o Homem (ainda) não tem capacidade para criar como a Natureza o faz.Porque a Natureza é perfeita e não se guia por instintos consumistas.Destes instintos é que surgem aberrações imperfeitas criadas pelo Homem.

 

Já não me importaria que fosses criados em laboratório peixes geneticamente iguais ao que a Natureza cria,simplesmente para a industria da aquariofilia,se isso significasse que mais nenhum peixe sairia do seu habitat natural para ir viver em 4 paredes de vidro,muitas das vezes em condições muito aquém das exigidas.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo Zogli...

 

eu pensava que o discus eram todos criados em cativeiro, mas infelizmente já vi alguns tirados da natureza.

Possivelmente, eu tambem já fiz erros desses (ao adquirir um tubarão bicolor albino), e, sem ter noção disso. Tambem adquiri 3 peixe-vidros, e quando me fui informar, li o seguinte "não há conhecimento deste peixe se reproduzir em cativeiro". (para mim, foram os peixes mais bonitos que já tive)

 

Infelizmente, o desconhecimento é algo muito grave. Agora tento sempre informar-me 1º.

 

Na minha mera opinião, continuo a pensar que o melhor era haver um "certificado de garantia", para sabermos a origem do animal (tipo um pedigri, como há nos cães).

Tambem noto que existe uma forte oposição à compra de peixes pintados, e geneticamente alterados, mas quando o assunto passa para "roubados à natureza", parece que fico a falar sozinho.

 

Obrigado pelo teu apoio, já me sinto menos sozinho.

Editado por Nuno Costa

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu continuo a bater na mesma tecla: estamos a falar de uma alteração genética ou de um híbrido? é que este peixe é um híbrido, aliás não tenho conhecimento de outros animais geneticamente modificados para fins comerciais, e por sinal um híbrido bem inteligente, vejam este link http://www.aquahobby.com/articles/e_intelligence.php

Falamos de híbrido viável! (como as mulas por exemplo) E começa a parecer-me conversa fiada chamar-mos "aberração" a um peixe destes.

 

Agora quanto às cores, a minha primeira reacção será dizer que o peixe é indubitavelmente pintado:

Vejam este artigo:

 

http://en.allexperts.com/q/Freshwater-Aqua...parrot-fish.htm

 

Pelo que se lê, blood parrots novos têm de ter uma coloração algo pálida (logo aqueles pequenos e muito vermelhos ou azuis são pintados) e quando crescem poderão ser cor de laranja ou vermelhos com partes pretas nas barbatanas, aqui claro deve-se distinguir isto da chamada doença de ponto preto.

 

Assim e até haver melhor fonte de informação os blood parrots juvenis sem cor ou quase sem cor não terão sido pintados (hoje vi um branco com a tal mancha preta na barbatana e não nas escamas que seria a tal doença).

 

Lendo mais sobre o processo de pintura do peixe é de arrepiar! Aqui à tempos vi juvenis de BP azuis... o que esses peixes tiveram de passar....

"Ei! Curti mesmo esta mensagem! acho que vou já a correr ver o blog deste tipo!"

 

Sim é verdade, eu leio a mente via internet:

http://odeiooze.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se devemos ou não comprar peixes pintados.. acho que estamos todos de acordo que não.

 

Agora se devemos deixar de adquirir um peixe por ser "deficiente" isso é outra história.. Aí não estamos a falar do ciclídeo papagaio em particular mas sim de todos os animais genéticamente modificados (que não são poucos) no geral. Como já foi dito temos os guppys, todas aquelas variedades de peixes dourados, as mollys balão, os bettas etc etc e isto só falando de peixes..

 

Eu pessoalmente prefiro os exemplares "originais". Sem necessidade de serem selvagens! Pois sou contra a captura de animais em estado selvagem para fins comerciais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...

:P

 

Isto é o que o minha "Macastrôncia", companheira à mais de oito felizes e longos anos vos diz

 

DSC03238.jpg

 

CHUAAAAACCCCKKKKKK

 

Respeitem todos os seres vivos, não nos esquecendo que também somos animais :eusathink: .

Tambem é certo que alguns são mais animais que outros, mas ......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem... nao conhecia esta discussao, visto que sou novo nisto...

 

mas ainda ha pouco vi uma reportagem que me impressionou sobre os caes, que ate chegaram aqui falados.

 

a verdade é que os cães chamados de raça pura sao cada vez mais sujeitos a doenças, devido a acção humana e por muitas vezes obrigar a consaguinidade e ao cruzar determinados sujeitos para apurar caracteristicas.

 

conhecem os cavaliers?

http://en.wikipedia.org/wiki/Cavalier_King_Charles_Spaniel

 

sao lindos nao é... a verdade é que cada vez mais sujeitos sofrem de uma doença chamada siringomielia... em que o cerebro incha e nao cabe no cranio... é como ter um pe 43 num sapato 39... mas com o cerebro.

 

os boxers e caniches teem cada vez mais problemas de epilepsia...

 

os pequenoirs e os dogs teem cada vez mais problemas de coraçao e respiratorios...

 

conhecem os leao da rodesia? mais uns caes lindos

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rhodesian_Ridgeback

 

teem uma caracteristica que é uma crista nas costas... a verdade é que ha 150 anos nao a tinham! foi criada pelos humanos... hoje, 90% dos individuos sem crista sao abatidos... enquanto 60% dos com crista teem problemas na espinha!

 

os pastores alemaes, antes eram quase 100% pretos... o homem é que alterou as caracteristicas...

 

o cranio dos pitbulls mudou mais em 100 anos do que os humanos desde que tomaram a posiçao vertical... como pode o sistema organico do animal adaptar-se...

 

damn you humans acting like gods

 

e ha muitos exemplos disto... e depois temos um kennel club (responsavel pelas raças puras) que pactua com isto tudo!

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa




Vejam aqui o meu aqua!


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos...

 

No outro dia também fiquei aterrorizada com o documentário que passou sobre o kennel club...

No entanto, nao há apenas que ficar revoltados com tudo isto...há que tomar atitudes, como por exemplo nao comprar os ditos caes e gatos de raça...e peixes manipulados e injectados com tinta....

 

Há que fazer a diferença e isso está nas mãos dos consumidores finais, que somos nós.

 

"O animal selvagem e cruel não é aquele que está atrás das grades...mas o que está à frente delas." (Axel Munthe)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

 

Sou novo na aquariofilia, no entanto esta questão é bastante pertinente e muito interessante e depois de ter lido artigos e ter ouvido algumas pessoas, tinha a ideia (aparentemente muito ingénua) que a maior parte dos peixes que entravam no circuito eram criados em aquacultura sem grandes manipulações.

A minha questão é como é que eu sei se os peixes que compro são ou não selvagens?

 

Obrigado.

José Simões

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.