Recommended Posts

como tenho este filtro num aqua de viviparos e tenho crias de todos os tamanhos,

descobri hoje com a lanterna que abaixo da camada de esponja azul estao la algumas crias de molys ,

Agora pergunto: pode-se colocar uma rede tipo das rede de apanhar os peixes na ponta de chupar a agua presa com um elastico

ou nao convem ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, podes pôr a rede. Eu tenho um bocado de esponja de filtro. Sempre ajuda a impedir que a sujidade entre para o filtro.

 

 

Desculpa mas o objectivo não é a sujidade entrar para o filtro?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa mas o objectivo não é a sujidade entrar para o filtro?

 

:wink:

 

A rede ou a esponja funcionará como pré-filtro. Terá é que ser substituída/limpa regularmente.

Se assim for até aumenta o tempo de intervalo de manutenção do filtro.

Há modelos em que até aconselham pré-filtro, estou-me a lembrar p.ex. do 2227.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu o mesmo com um 2217, descobri que tinha um mini aquário dentro do filtro, 52 guppys, o que fiz foi por uma rede desses que vem com os alhos e cebolas, as crias não passam e o lixo sim.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me aconteceu o mesmo com um 2217, descobri que tinha um mini aquário dentro do filtro, 52 guppys, o que fiz foi por uma rede desses que vem com os alhos e sebolas, as crias não passam e o lixo sim.

 

Francisco Ramalho

 

 

 

Hehe. Não sou o único.

No meu caso o meu 2217 é um viveiro de red cherrys.

Da ultima vez contei 32 de tamanho médio...os pequenos nem tive pachorra.

 

 

Quanto à colocação de uma esponja... Isso é muito bonito mas a sujidade que lá ficar... quando for para fazeres a manutenção do filtro e o desligares, volta toda para a coluna de água, para não falar que é mais um ponto onde o "lixo" se vai alojar, ficando rapidamente entupido o que irá fazer o filtro perder eficiencia (caudal) e trabalhar em esforço.

 

Não aconselho.

 

Se quiseres podes colocar uma rede tipo o tule das noivas mas de modo a que a sujidade consiga entrar no filtro. Mas uma esponja... eu não faria.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não há dúvida que a principal filtragem é a biológica. Mas qualquer filtro também se encarrega de fazer a filtragem mecânica. Para isso é necessário que a "sujidade" consiga lá entrar.

Com uma rede de apanhar peixes não haverá inconvenientes pois é de malha larga e apenas impedirá os tais alevins de entrar.

Convém verificar de vez em quando se não está nenhum espalmado contra a rede :smilecolros:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb acho que a esponja e uma bela porcaria, vai cortar fluxo, pois o obejectivo e entrar a porcaria.

Com a rede vou evitar entrar os peixes mais pequenos,nao e que nao possa entrar algum mas sempre entra menos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A sujidade fica logo na espuma e, consequentemente, o filtro mantém-se limpo durante mais tempo. Note-se que a limpeza do filtro é prejudicial à colónia de bactérias, para além de ser um pincel do car@ças. Por outro lado, e desde que se limpe a espuma regularmente (v.g. em cada TPA), não se verifica qualquer diminuição do caudal ou, pelo menos, a diminuição não é perceptível. Podem ler mais sobre o assunto aqui: http://forum.simplydiscus.com/showthread.php?t=27064

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para limpares o filtro sem prejudicares as bacterias , retiras o saco das ceramicas (bacterias) e lavas em agua do aquario, so para retirar a porcaria essencial, limpas o resto .

isto foi-me dito por profissionais que tem lojas a muitos anos.

depois claro coloco o nitrivec da sera para ajudar.

Nao, espuma nao coloco , e continuo a achar que vai tirar o caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tb acho que a esponja e uma bela porcaria, vai cortar fluxo, pois o obejectivo e entrar a porcaria.

Com a rede vou evitar entrar os peixes mais pequenos,nao e que nao possa entrar algum mas sempre entra menos.

Nessa óptica retiravas todas as esponjas do filtro, incluíndo a lã fina, que seguramente é a que "trava" mais a água.

 

A esponja, à entrada do filtro, pode funcionar como pré filtro, evitando que o filtro se suje tanto. (há boas marcas que vendem pré-filtros, o 2080 da eheim já tem o sistema "incorporado", pois permite aumentar os intervalos de limpeza d filtro.

 

Essa esponja, por ser tão fácil de limpar, mantém-se em perfeitas condições, pois limpa-se semanalmente a cada TPA (quem diz semanalmente diz de x em x dias).

 

Se estiver convenientemente limpa e não for de poros muito finos, praticamente não tem influência no caudal.

 

Desta forma, até acaba por evitar que o filtro reduza o seu caudal prematuramente, já que as esponjas dentro do filtro princoipal ficam limpas durante mais tempo.

 

Eu só uso este pré-filtro no meu aquário com plantas, pois é nesse que noto maior quantidade de detritos a ir parar ao pré-filtro.

 

Note-se que no 2227 (e similares, eu tenho um 2329) o pré-filtro que vem fornecido com o aparelho só deve ser usado umas 6 semanas. Aí justifica-se, pois a água vai cair para o filtro essencialmente por gravidade e a introduão do pré-filtro pode alterar o sistema.

 

Uma das coisas que noto alterar mais o caudal do filtro, para além do estado da lã branca, é o estado das mangueiras, cuja limpeza é conveniente (nota-se bem...)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vou colocar uma esponja na ponteira, tudo bem nao entram os alevins,

se tenho um bom filtro para que e que vou interromper a sua funçao,

depois passo a limpar a esponja , e o mesmo a perder caudal,claro assim teria o 2217

a funcionar sem limpar se calhar 6 meses ou mais.

A rede e o suficiente, ele chupa a agua com a força que deve chupar e nao perde caudal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma rede com uma malha apertada QB é o ideal.

 

Qualquer coisa do tipo Sera Ehfifix na ponteira tb é uma opção.

Editado por Clown

Luís Alberto Silva

 

Este é o meu aqua -> Ax Waterland http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...&pid=548035

Deixe a sua opinião!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Não, o objectivo é sobretudo assegurar a manutenção de uma colónia de bactérias.

 

Achas mesmo? E os detritos dos peixes, deixas lá a decompor? Então nem precisas de filtro, pois as bactérias espalham-se por todo o aquário.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu penso assim...

 

o filtro (conforme o nome indica) serve para filtrar. Se alem disso fizer algo mais (como, criar uma colonia de bacteria, aquecer a agua, etc.) melhor ainda.

 

Agora, a função do filtro é filtrar.

 

NOTA: existe filtros (tipo cascata) que não criam colonias de bacterias. Mas são filtros.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois eu penso assim...

 

o filtro (conforme o nome indica) serve para filtrar. Se alem disso fizer algo mais (como, criar uma colonia de bacteria, aquecer a agua, etc.) melhor ainda.

 

Agora, a função do filtro é filtrar.

 

NOTA: existe filtros (tipo cascata) que não criam colonias de bacterias. Mas são filtros.

 

Óbviamente que um filtro serve para ambas as funções, não percebo as dúvidas...

 

E já agora, de onde tiraste a idéia de que um filtro de cascata não cria colónia de bactérias? Claro que cria, e é muito importante!

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Óbviamente que um filtro serve para ambas as funções, não percebo as dúvidas...

 

E já agora, de onde tiraste a idéia de que um filtro de cascata não cria colónia de bactérias? Claro que cria, e é muito importante!

 

abx

o filtro serve para as 2 ou 3 funções (dependendo do filtro)

 

Em relação ao filtro de cascasta, eu penso que é igual a uma bomba de agua (só faz circular a água), será que estou enganado? tem esponjas, ou outra coisa lá dentro?

é que nunca vi um filtro de cascata "ao vivo" só em fotos na net.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro serve para as 2 ou 3 funções (dependendo do filtro)

 

Em relação ao filtro de cascasta, eu penso que é igual a uma bomba de agua (só faz circular a água), será que estou enganado? tem esponjas, ou outra coisa lá dentro?

é que nunca vi um filtro de cascata "ao vivo" só em fotos na net.

 

Sim, estás enganado. Dependendo do filtro de cascata, pode levar esponjas, cerâmicas, etc etc. Faz exactamente a mesma coisa que um filtro dito "normal", só que fica pendurado no aqua.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em mecânica e hidráulica - um filtro é qualquer peça de material poroso (papel, cerâmica, tela, etc.) que tenha pequenos orifícios, através dos quais se faz passar um líquido, ou gás. No processo são retiradas partículas sólidas dispersas no meio aquoso ou gasoso. Pode ser também um sistema que purifica líquidos fazendo-a passar por peças ou componentes de cerâmica porosos geralmente cilíndricos.

 

 

In http://pt.wikipedia.org/wiki/Filtro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ò Sr Ricardo Diogo entao a funcao do filtro nao é filtrar ?se leva ceramicas é para criar bacterias, mas claro que o filtro nao é eterno,

chega a uma altura tem de ser limpo, e o tempo que demora depende do numero de peixes que se poe la dentro e do aquario , da quantidade de comida, etc.

Eu expliquei e que me foi explicado por profissionais, foi que a maneira de limpar o filtro e destruir o minimo possivel a colonia de bacterias

é lavar ligeiramente as ceramicas na mesma agua do aquario, claro que depois se compensarmos com nitrivec da Sera.

Agora a esponja na ponteira do filtro isso já disse e nao concordo, uma simples rede faz o efeito, que e nao deixar entrar os alevins, é claro pode sempre entrar

um ou outro,depende da malha da rede

Editado por fjabrantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ò Sr Ricardo Diogo entao a funcao do filtro nao é filtrar ?se leva ceramicas é para criar bacterias, mas claro que o filtro nao é eterno,

chega a uma altura tem de ser limpo, e o tempo que demora depende do numero de peixes que se poe la dentro e do aquario , da quantidade de comida, etc.

Eu expliquei e que me foi explicado por profissionais, foi que a maneira de limpar o filtro e destruir o minimo possivel a colonia de bacterias

é lavar ligeiramente as ceramicas na mesma agua do aquario, claro que depois se compensarmos com nitrivec da Sera.

Agora a esponja na ponteira do filtro isso já disse e nao concordo, uma simples rede faz o efeito, que e nao deixar entrar os alevins, é claro pode sempre entrar

um ou outro,depende da malha da rede

 

 

Não foi a isso que respondi. Respondi a quem disse que o filtro era só para ser a "casa" das bactérias.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi a isso que respondi. Respondi a quem disse que o filtro era só para ser a "casa" das bactérias.

Pois é Ricardo, por acaso ele (acho que te referias ao NCR), na minha opinião que até pode estar errada, está mais certo do que tu...

 

Quando dizes que "Achas mesmo? E os detritos dos peixes, deixas lá a decompor? Então nem precisas de filtro, pois as bactérias espalham-se por todo o aquário."

 

Esqueces-te que um litro de massas filtrantes tem uma área entre 300 e 450 metros quadrados e por isso é que tens matérias filtrantes, para aumentar a área de fixação de bactérias... sem ter um aquário desse tamanho! É para isso que serve um filtro, não é para "engolir" apenas a porcaria, essa é, em aquários com boa circulação, mais uma função estética que outra coisa...

 

Esqueces-te que o que vai para dentro do filtro fica longe da vista, mas não deixa de estar praticamente "dentro do aquário"... o pessoal tende a pensar nos filtros que temos como se fosse algo que purifica a água que lá passa, só por lá passar... como um filtro que retém as partículas todas e já está. Por isso o pessoal fica "maravilhado" com grandes caudais... "a água passa pelo filtro, engole a porcaria, já está, como nova"... "sempre que está a sair, está purificada"... nada disso, um filtro deste tipo não é como o filtro que impede as partículas de pó de entrar no habitáculo do carro, pois no nosso caso, o "pó" vai decompor-se e, como o produto da decomposição é solúvel, vai voltar ao aquário...

 

Acontece que o que vai para dentro do filtro vai decompor-se lá e libertar amónia lá e, eventualmente, caso essa amónia não seja degradada logo (em princípio não é, pois as bactérias não têm capacidade de processamento nem imediacto, nem infinito) ainda vai dar umas voltinhas ao aquário antes de ser totalmente degradada.

 

Por isso, a grande diferença entre um filtro interno e externo será sempre o espaço que ele ocupa dentro do aquário, e pouco mais que isso, para filtros com o mesmo volume, com as mesmas massas, a mesma bomba, etc... claro!

 

Por isso, se aconselha a limpar (aspirar por exemplo) o aquário, evitando que mais matéria orgânica vá para dentro do filtro - retiramo-la antes dela se decompor.

 

Por isso, quem aconselha a aspirar, não diz que devemos soprar a porcaria para dentro do filtro e já está!

 

Isto é só uma opinião minimamente reflectida, vale o que vale.

 

Quanto à esponja e rede, a usar-se, continuo a pensar que pode ser pior a rede (depende das circunstâncias), mas cada caso é um caso... uma rede pode ser obstruída muito mais facilmente que uma esponja de poros largos, dado que a esponja é um cilindro mais largo a sujidade que pode obstruir, distribui-se por uma área maior... ou seja, a rede, até pode reduzir mais o caudal que uma esponja! Nos aquários em que tenho necessidade de colocar o dito cilindro de esponja, nada mais fácil, pois elas já vêm com o orifício do tamanho da toma de água. Limpo-as semanalmente e, digo-vos, com a quantidade de lixo (restos de pequenas folhas, por exemplo) que elas têm á superfície, se fosse rede, estaria muito mais entupido.

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.