ImportaÇÕes De Discus


Recommended Posts

Ola a todos venho entao abrir este topico para todos discutirmos estas importaçoes que se fazem neste forum na secção Procura!

Muito se fala nos bastidores deste forum entre amigos e conhecidos sobre estas importações, muitas sao as opinioes, muitos palpites...ate sei que lojistas falam sobre este assunto com algum desagrado, sendo assim gostaria de saber a opniao de todos e talvez chegar a um concenso .

A verdade e na minha modesta opinião e que realmente o que vejo e que cada vez é mais dificil, os poucos criadores que temos de discus escoarem os seus animais no mercado portugues...as razoes para mim poderão ser muitas desde pouca variadade de estirpes até muita competição que cresce entre criadores..apesar que acredito que "profissionais" no assunto existem 3 ou 4.

As importações tambem estão a ajudar a que o mercado fique inundado de discus e sinceramente começo a achar que cada vez é mais dificil vender discus entre nos aqui no forum quanto mais para criadores.

Ainda existe outras razões que tenho que falar como, O FORUM, eu explico...quem começou neste Hobby a 15 anos ou 20 ou mesmo 30 anos atrás sabe que naquela altura a informção era tao pouca que simplesmente muitas vezes nem o nome dos discus sabiamos ou então o lojista que vendia dava-nos um nome que muitas vezes nem correspondia a verdade ou parametros de agua eram completamente ridiculos para os nossos peixes onde a mortalidade acabava por ser elevada...com a criação dos foruns tanto este como outros nesta area muita informação foi colocada a disposição de todos e ( ainda bem para todos nos) mas fez com que esse acesso a informaçao fosse transformado num aumento gradual de criadores nao so de discus mas de outras especies, o mercado está inundado neste caso falo principalmente dos discus que é o assunto que me toca pessoalmente.

 

atenção caros colegas nao venho aqui defender ninguem nem atacar ninguem apenas quero saber as opinioes de todos pois acho que este assunto e relevante e importante para todos nos que adoramos este hobby e principalmente os discus...

 

P.S - Queria ainda dixer que começo a achar que deve-se começar a apoiar mais e melhores iniciativas individuais de membros que começem a promover os discus criados a nivel nacional para se vender para fora de portugal...pois este é outro assunto que pouco se fala e pouca gente investe em promover os nossos criadores portugueses...pois posso dixer que muitos ja tem uma qualidade acima da media

 

 

abraço a todos

 

João Ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá, isto vai-se tornar numa discussão acerca do sexo dos anjos...

 

Falo por mim, já comprei cá dentro e já comprei lá fora. Fiquei satisfeito com ambos.

Óbviamente que se cá dentro encontrasse o que procurava aos mesmos preços de lá fora, tinha comprado cá.

Falas da quantidade de discus disponíveis no mercado, isso não será o próprio mercado a funcionar?

 

just my 2cents

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este assunto é mais virado para criadores do que outra coisa.

 

Discus estão na moda, muito à custa da internet e neste caso do fórum pela sua super visibilidade.

 

Se a oferta é muito superior à procura e se existem aspectos como diferenças de preços e estripes nacionais e estranjeiras, terá que ser mesmo assim tal como está.

 

Depois tb existem criadores e criadores, tenho conhecimento de um que vende 95% das suas criações para França que depois até acabam por vir a ser vendidos em Portugal, outros vendem os seus discus a 5€ e outros que vendem mais caro.... é normal que haja diferenças na quantidade de saída de cada criador.

 

Mais que um problema do cliente final, parece ser um problema dos criadores.

 

É apenas a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isto não é excusivo dos Discus ou sequer da aquariofilia em geral...

São as leis de mercado a trabalhar em pleno.

 

Do ponto de visto do cliente: "mais barato, a mesma qualidade (ou superior) venha"

Do ponto de vista do comerciante: "mais caro, mas pode ver o produto, não ha mortes/quebras no transporte, atendimento personalizado"

 

Há para todos os gostos e carteiras. Eu sou um "comprador global" (que nome giro :snipersmile:) existem coisas que só compro depois de os ver in loco... outras que só compro na net...

 

OK... muitas vezes vou a uma loja ver um produto... esgoto o vendedor de duvidas e depois mando vir a metade do preço lá de fora. É uma atitude correcta? Querem a resposta de que ponto de vista?

 

MMorais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tópico engraçado, embora pense que a final não irá conduzir a grandes conclusões, mas sem dúvida dá para exprimir algumas opiniões sobre o fenómeno dos Discus. Sim, porque, e que me desculpe o autor do tópico, é disso que este tópico trata.

 

O fenómeno dos Discus em Portugal deve desde há já 30 anos o seu impulso a um Sr. de seu nome Rui, nem mais, o responsável da RUIMAR - a ele a minha respeitosa vénia.

 

Outros lhe seguiram, com, segundo alguns entendidos, outro grande impulsionador o Vitor Hugo Quaresma, ao qual conheço um blog, muito engraçado por sinal e o facto de mandar vir peixes da Alemanha e da Ásia, misturá-los todos e vender com Discos da Alemanha, mais caros, por sinal. (só uma farpinha para apimentar a escrita).

 

Mais recentemente, tive o previlégio de tertuliar directamente com alguns dos curiosos, mas bem informados, detentores e criadores de Discos, como o Zé Carlos, o João Machado, o Regal e o Paulo (PMJC), aos quais adquiri belos exemplares, a quem dirijo em primeiro lugar um grande obrigado pela paciência e envio um abraço.

 

Na actualidade existem todos aqueles que como eu têm alguns peixes, muito bonitos, que com todas as suas dúvidas, aqui colocadas diáriamente contribuem para o engrandecimento dos nossos conhecimentos.

 

No que respeita a uma das permisssas deste tópico, nomeadamente, o fenómeno da importação, sou totalmente a favor, porque os discos que foram importados e falando no caso do Stendker, são na sua generalidade, uns exmplos de perfeição e beleza, a preços que não são praticados no mercado. Para mim quem o fez só demosntrou uma coisa: inteligência.

 

Os lojistas não gostam, adaptem-se ao mercado, umas vez que, e como disse um outro membro em reposta supra, o mesmo limita-se a funcionar.

 

Neste seguimento, cito o exemplo da Ruimar, mais uma vez, para dizer que quem tem qualidade vende, quem não tem, não vende. Na realidade, e penso que alguns dos amantes de discos estiveram atentos à mais recente importação de discos daquela loja a qual, desapareceu no espaço de 15 dias. E porquê? porque simplesmente os peixes são bonitos, de estirpes pouco vulgares, situação que não acontece com a maior parte da oferta proporcionada pelos lojistas cá da terra.

 

Outra nota de importação são os discos do Wayne NG, que são simplesmente fabulosos, embora, em minha opinião um pouco caros, os quais outro membro aqui do forúm promove mensalmente.

 

E olhem, adeus e queijo, ficando aqui mais uma opinião, que vale o que vale.

 

Um Abraço a todos sem excepção.

 

RMM

Editado por rodrigogpmm
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola sinceramente concordo com vc´s quando falam de flutuações de mercado e afins...quando coloquei este topico foi com o intuito de perceber pessoalmente a razao de tantas inportaçoes seguidas de discus...claro e é obvio que quando numa importação existem baixas sendo que o vendedor as tem que repor e a unica maneira de repor é uma nova importaçao ate ai tudo bem e concordo mas a ideia seria algo mais espaçado no tempo, isto é fazer uma importaçao de mes a mes ou de dois em dois meses acho muito mas sim para mim o correcto era fazer uma por exemplo de 4 em 4 meses e de preferencia tentar novos criadores com estirpes diferentes sendo que la fora existem muitos criadores de qualidade mas sim promover talvez um criador nacional e comprar ao mesmo( nao sei se podera ser viavel mas era uma ideia)...

De qualquer maneira agradeço os comentarios de todos e volto a reafirmar nao estou a criticar ninguem e é de elogiar todos os que participam para que essas importaçoes corram bem e todos tenham os peixes em casa com saude, so acho que se devia valorizar mais o que é nacional...

 

 

 

"Outros lhe seguiram, com, segundo alguns entendidos, outro grande impulsionador o Vitor Hugo Quaresma, ao qual conheço um blog, muito engraçado por sinal e o facto de mandar vir peixes da Alemanha e da Ásia, misturá-los todos e vender com Discos da Alemanha, mais caros, por sinal. (só uma farpinha para apimentar a escrita)."

 

Rodrigoppm em relação a este comentario que fizeste so posso discordar ate pq a ideia deste topico nao era trocar acusações mas sim falar do topico em questão...de qualquer maneira posso te dixer que isso se é verdade o vitor hugo quaresma nao esta presente para se defender de tamanha acusação que fizeste que para mim algo despropositada até pq conheço a pessoa em questão e tenho contacto com ela desde que saiu de Portugal...sendo assim mais uma vez sem saber se é verdade ou nao e nao estando a defende-lo ate pq o mesmo nao precisa ate pelo trabalho que ele efectou neste hobby ja diz tudo apenas te peço que nao faças acusaçoes contra ninguem ou menciones nomes que é algo que nao pretendia com este topico!

 

abraço

joao ferreira

Editado por jonas27lx

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

nao tendo nada a ver com os discos lembrei-me de uma vez estar numa loja aqui da zona e estar la tambem um criador de canarios tambem a falar com o dono a queixar-se do mesmo so que em vez de discos era de canarios

entao e assim para mim acho que as pessoas que querem fazer criçao de discos deviam pensar um bocado e sim mandarem vir de fora mas por exemplo fulano x tem PIGEON BLOOD SILVER fulano y tem SOLID FIRE RED mas nao se bem me lembro mais do que um membro mandou vir discos iguais da ultima importaçao o que vai dar a seguir e fazerem criaçao e depois nao terem sitio onde meter tantos discos

 

façam pesquisa e pecam discos que nao haja ca pelo menos

 

ah tambem aqui perto uma loja de aquas que o dono ate se queixa que nao consegue arranjar reds e gupys nacionais

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, não percebo nada de discus. Vou pronunciar-me apenas pelos princípios, já que sou mero consumidor, nunca comprei nem estou a pensar comprar discus, pelo menos por agora. Também não me move qualquer questão pessoal, não quero mal-entendidos pois esta opinião não se dirige a nenhum logista/ criador em particular. Por princípio têm o meu respeito, mas só compro quando o negócio me interessa.

 

 

Controlar importações? Fazer só de x em x tempo porque os nacionais não conseguem vender? Faz sentido?

 

Fazer isto e aquilo em prol da aquariofilia? (então as lojas são a "Santa Casa"?)

 

Na minha opinião deixe-se funcionar o mercado.

 

As lojas e criadores não são a "Santa Casa" e não me parece que estejam "obrigados" a sê-lo. (até parece que o lojista ou criador só é respeitável se fizer algo "em prol da aquariofilia nacional" e que ter lucro com uma actividade é crime e não pode ser importante...).

 

Agora também acho que pode ser do interesse do lojista ou criador "promover a aquariofilia nacional", pois alarga mercado, etc, etc - isto é legítimo, é para os melhores, é para quem sabe. Mas atenção... é o lojista/ criador que deve tomar medidas para se promover, para destacar os seus produtos, mostrar porque o seu produto é melhor, porque vale a pena comprar a esse lojista/ criador e não a outro qualquer. (mas mostrar de facto, com actos, "assistência pós-venda", etc... que hoje rapidamente se passa a informação que "fulano tal" não cumpriu com o prometido...)

 

Também é legítimo que o comprador faça as suas escolhas (com base no preço, qualidade de serviço, qualidade do produto ou outros factores - normalmente um conjunto de factores). Não me parece que seja legítimo dizer a um comprador: compras esta solução (que é pior) mas estás a ajudar os criadores/ lojistas nacionais...

 

Vejo discos por aí a vender a preços substancialmente superiores aos que já vi importar... os lojistas não conseguem competir com isto? Analizem porquê e resolvam o problema - associem-se, ganhem escala, reduzam custos de produção, aumentem produtividade, etc... os melhores devem aguentar-se, mas têm que concorrer no mercado global. É o problema deles.

(No tempo das "vacas gordas", se é que ele existiu, ou se é que acabou, também os compradores não foram pedir de volta os lucros que eles tiveram).

 

Há uns tempos vi uns filtros por mais de 400 euros numa loja online nacional, certamente noutras custaria menos, mas não muito... comprei "no mercado global" por cerca de metade. No meu caso, o mercado global tem feito mais pela minha aquariofilia que os "lojistas"... e eu tentei várias vezes! Enquanto isso não mudar (e já se vê qualquer coisa) não sei como vou mudar também, a não ser que essa de "proibir" as importações passe a legislação Nacional...

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Subscrevo na integra a opinião do AGA!

 

Vejo discos por aí a vender a preços substancialmente superiores aos que já vi importar... os lojistas não conseguem competir com isto? Analizem porquê e resolvam o problema - associem-se, ganhem escala, reduzam custos de produção, aumentem produtividade, etc... os melhores devem aguentar-se, mas têm que concorrer no mercado global. É o problema deles.

É precisamente aqui que está a solução: os criadores, podem criar um "clube de produtores" por exemplo, em que cada um se especializa numa estirpe (como já o Toyota tinha sugerido) certamente terão mais facilidades e peso competitivo em dialogar com o mercado e escoar a sua produção, quer a nível nacional quer mesmo para o exterior. Os lojistas, também podem agrupar-se de forma a fazerem compras em volume e assim beneficiar de descontos mais atrativos. Afinal, é fazer aquilo que nós consumidores fazemos para ter preços mais atrativos: juntamo-nos e fazemos encomendas conjuntas. Resumindo, o que os nossos criadores (de discus ou outras especies) e os lojistas precisam de fazer para vingarem no mercado global é PROFISSIONALIZAREM-SE. Só os melhores sobrevivem...

 

Enquanto isso não mudar (e já se vê qualquer coisa) não sei como vou mudar também, a não ser que essa de "proibir" as importações passe a legislação Nacional...

Mandar vir discus ou material da Alemanhã, plantas de França... não são importações, é o nosso mercado interno! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Engraçado que esta discussão começou noutro tópico e teve depois de ser «transferida» para aqui. Mais engraçado ainda é que a pessoa que iniciou a

 

discussão veio-se queixar das sucessivas importações que degeneraram num engarrafamento de discus made in Stendker e suas reproduções (já lá vão 5

 

importações, muito discu veio ao mundo desde a 1ª importação) que o mercado nacional não consegue escoar. Agora pergunto eu, que direito tem alguém de

 

vir reclamar de uma nova importação? Acaso aqueles que reclamam não participaram também nas importações para agora terem exemplares de todas as

 

cores, formas e tamanhos?? Fala-se um bocado de barriga cheia parece-me a mim... (A essas pessoas convinha-lhes que não se fizessem mais importações

 

para que conseguissem vender os 200 ou 400 disquinhos que têm em casa). Agora reclamar de novas importações que estão a ser feitas...?! please

 

É só pena ver quando os euros falam mais alto!

 

 

Cumprimentos

Editado por Joe2
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

Meu caro em momento algum quis acusar seja quem for. é um facto conhecido pelos mais antigos nestas andanças dos discos, e muito outros se equiparam ou são de maior gravidade.

Apenas sei que foi um grande impulsionador dos discos em Portugal, mas sei também que a razão da ida apressada para o Brasil, não se deveu apenas a uma incessante busca de conhecimento sobre o seu peixe de eleição. Depois de estar informado sobre algumas das coisas que se passaram, apenas digo que não reconheço qualquer valor a essas pessoa. Repito não é acusação nenhuma é apenas uma normal associação de ideias.

 

Não me alongo mais sobre este tema e apenas penso que as pessoas quando idolatram outra, devem tentar saber um pouco do passado dessa pessoa, para desta forma não sermos ingénuos. Se ele percebe de discos, pelo que sei percebe e muito...

 

Abraço a todos

 

RMM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos novamente rodrigoppm...para nao alongar o assunto da pessoa que nos sabemos apenas queria te dixer que nao idolatro ninguem mas sim respeito toda a gente que sabe mais que eu sobre discus pq ao respeita-los tou apenas a ganhar experiençia com os mesmos...

So queria dixer ao outros colegas que nao sou criador de discus apenas um amador entre muitos que adora este hobby...tb nao quero entrar em grandes discusoes nem criar animosidades com ninguem ate pq ja fiz bons e grandes amigos atraves deste forum .

 

AGA concordo plenamente com as tuas palavras apos ler o teu topico

 

Gostaria de ouvir mais opinioes , tenho pena que estejam a aproveitar um topico de uma importaçao para discutirem um assunto e estarem a quebrar o ritmo da mesma.

 

Abraço a todos

Joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, parece-me que existe aqui alguma dor de cotovelo.

Eu até gostava de importar alguns discus da mesma estirpe com o intuído de os reproduzir mas não com o objectivo de ganhar dinheiro, apenas porque a reprodução dos mesmos me dá um gozo bestial, apenas não o faço por falta de €€.

Penso que a qualidade dos discus importados até agora está à vista, quanto a mim muito acima da média nacional, discus mal tratados e cheios de parasitas não atingem tamanhos de 18 cm.

Se os criadores nacionais apostarem na qualidade certamente terão a sua cota de mercado mesmo que esses discus sejam um pouco mais caros que lá fora, penso que é tudo uma questão de qualidade, desde que os preços não sejam exageradamente altos claro!

Também não sei se os criadores nacionais vendem ou não tudo o que reproduzem, mas acredito que sim, pois raramente se vêm peixes provenientes de criações nacionais de tamanho superior a 8 cm para venda.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo o problema de outro modo:

 

O pessoal quer as coisas, gosta, mas quando chega a altura de largar o dinheiro recua. Não digo quem cria, mas quem compra. Quem anda aqui pelo forum ssabe que o discu é um peixe que eu abomino, por razões já várias vezes ditas e repetidas, que para o caso não interessam.

 

Mas passa-se o mesmo com outros artigos. Há pessoal que gosta de crystal red's. Dizem-lhes que custa 5€ cada, deixam logo de gostar. Há pessoal que gosta de blyxas. Preço normal do forum? 1€ cada pé (e é barato). Acham logo caro, porque queriam só 2 pés e nós que telefonemos e nós que nos desloquemos... E ainda pagamos para ficarem com as plantas...

 

Alguns dos posts que mais gozo me dá é o pessoal que procura hypancistrus zebra. Assim que sabem o preço até devem ficar roxos. Aí deixam logo de gostar.

 

 

 

 

 

O problema, do meu ponto de vista, está em quem compra. O pessoal quer que quem reproduz os peixes e gasta luz e água e comida e tempo e sei lá o que mais os venda, se calhar, a 1 euro cada... Filhos de Stendker que custaram 60 ou 80 ou 120 euros cada... Há cada maluco!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema não é o preço, é o pessoal ter € para gastar...

 

Esse problema com os Discos abrange todas as criações nacionais de peixes de qualidade. Quando criei guppies de linhagens especificas e pedia 5€ por peixe adulto, chamavam-me de maluco, que por esse preço iam buscar 5 á loja... Esquecem-se é que um gajo para ter guppies de qualidade em Portugal paga 30-50€ para mandar vir de fora casais/trios de qualidade. Com os Discos passa-se o mesmo.

Eu também gostava de ter um Mercedes CLS topo de gama e pagar o mesmo preço de um Smart!

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom o que eu penso, é que para alguns é bom que o mercado nao funcione, para outros é bom que o mercado nao funcione... Cada caso é um caso.

 

Mas acho que cada um compra o que quer e onde quer.

Mas acho graça alguns criticarem as importacoes la de fora, porque nao conseguem escoar os peixes ca em portugal.

Mas esquecem isso quando lhes toca a eles, alguns compram material la fora (tal como eu), porque nao pensam eles que assim nao estao a beneficiar as lojas ca em portugal?

 

Simplesmente porque pensam: As lojam teram de baixar os precos ca para se tornarem competitivas. Mas nao pensam, eu tenho de baixar o preco dos meus discus para me tornar competitivo.

 

 

 

Abracos....

Editado por ruileote
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas qual adaptação é que é precisa??????

Sinceramente não percebo. Quanto aos lojistas eles que se adaptem, lutem por acabar com monopólios que se instituiram em Portugal, como a empresa que coloca o material eheim em Portugal e tornem-se mais competitivos, mas isso implica mexerem-se...pois, trabalhar!!!!!

Quanto aos criadores nacionais, não percebo como é que se podem adaptar mais. Por exemplo e vou pegar no exemplo do João Machado, (ele que me desculpe a citação, mas é o exemplo que melhor conheço e várias vezes coloca disquinhos à venda no mercado), filhos de setndker a € 15,00 cada. Isto é caro????, o problema fundamental é que grande parte das pessoas aqui do forúm quererem coisas dadas e às vezes fazem propostas ridiculas. Porém, se forem para pagar qualquer coisa importada, já não há problema.

Trata-se do célebre problema do Tuga, qualificação na qual não me incluo, de que o que vem de fora é que é bom.

Amigos quem quer muito paga, quem não quiser arreia.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tambem tenho a opiniao que em igualdade se deveria promover o nacional...

Mas cada um é livre de querer comprar o que quer e onde quer e por quanto quer.

 

O que acho mal é criticar-se as importações, quando todos sabemos que infelizmente ou felizmente todos importam la de fora (seja discus ou material).

Mas é a minha opinião, que vale o que vale...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na «guerra» entre criadores nacionais e «importadores» estrangeiros, a principal questão, do ponto de vista dos lojistas é que a maioria dos criadores nacionais não passam factura dos peixes que vendem, porque para muitos deles isto é apenas um hobby e não um negócio, pelo que, muitas vezes preferem importar Discus lá de fora, mais caros, por vezes com mais qualidade, mas de forma legal, com recibo e factura.

 

Daí muitos criadores não conseguirem «vender» as suas criações nas lojas.

 

Outra questão é que muitos dos criadores, de Discus e de outras espécies, fazem concorrência às próprias lojas, quando vendem directamente a particulares por um determinado preço, anunciando essas vendas em todo o lado, e depois querem vender às lojas ao mesmo preço que vendem a particulares, sabendo que as lojas têm de colocar a sua margem de lucro, que muitas vezes é superior a 200% do valor de compra.

 

Ora ninguém com juízo e que conheça criadores vai comprar numa loja um Discu a 25 euros quando pode comprar directamente o mesmo Discu directamente no criador por 12,5 ou 15 euros...

 

Daí que acho que os criadores que queiram ser «profissionais» do ramo deveriam vender para lojas a preços muito mais baixo do que para particulares ou simplesmente só vender para lojas e não a particulares...

 

Claro que, do ponto de vista do criador, ele prefere vender a 15 euros para particulares do que vender a 7,5 euros para lojistas e ainda por cima ter de passar factura e pagar impostos, o que não acontece quando vende a particulares.

 

Claro que existem criadores e «criadores», aqueles que vendem peixes com qualidade, a preço justo, e de estirpes menos habituais, que conseguem «escoar» o seu produto e aqueles que vendem peixes sem grande qualidade, por vezes a preços mais altos e sempre das mesmas estirpes, aquelas que já estão inundadas no mercado e nos aquários de todos nós e que não conseguem, depois, «escoar» o produto.

 

É a lei do mercado e da vida!

 

Por mim, continuo a comprar Discus e outras espécies a criadores nacionais, sobretudo porque não tenho tido razão de queixas e os preços são mais em conta, mas quando pretendo algo de verdadeiramente diferente (Loricarídeos, Peckoltias, espécies raras de Discus ou de Corydoras, por exemplo) vou directamente a lojas nacionais que os tenham à venda.

 

Importar lá de fora, através da internet, apenas o faço para comida, filtros e outro equipamento cujo preço compensa (por vezes o preço é inferior a 50% do preço que as lojas praticam), porque para vivos, gosto sempre de ver primeiro, antes de comprar, e prefiro que sejam as lojas (aquelas que eu confio) a fazer a quarentena e a «aguentar» com as perdas que por vezes acontecem.

 

Escrevi tanto para não dizer nada, mas este é um assunto que depende sempre do ponto de vista da pessoa em causa. Não há uma decisão certa e uma decisão errada!

Um Abraço

 

PEDRO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu vejo o problema de outro modo:

 

O pessoal quer as coisas, gosta, mas quando chega a altura de largar o dinheiro recua. Não digo quem cria, mas quem compra. Quem anda aqui pelo forum ssabe que o discu é um peixe que eu abomino, por razões já várias vezes ditas e repetidas, que para o caso não interessam.

 

Mas passa-se o mesmo com outros artigos. Há pessoal que gosta de crystal red's. Dizem-lhes que custa 5€ cada, deixam logo de gostar. Há pessoal que gosta de blyxas. Preço normal do forum? 1€ cada pé (e é barato). Acham logo caro, porque queriam só 2 pés e nós que telefonemos e nós que nos desloquemos... E ainda pagamos para ficarem com as plantas...

 

Alguns dos posts que mais gozo me dá é o pessoal que procura hypancistrus zebra. Assim que sabem o preço até devem ficar roxos. Aí deixam logo de gostar.

O problema, do meu ponto de vista, está em quem compra. O pessoal quer que quem reproduz os peixes e gasta luz e água e comida e tempo e sei lá o que mais os venda, se calhar, a 1 euro cada... Filhos de Stendker que custaram 60 ou 80 ou 120 euros cada... Há cada maluco!

está plenamente subscrito pela minha pessoa :silly: cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na «guerra» entre criadores nacionais e «importadores» estrangeiros, a principal questão, do ponto de vista dos lojistas é que a maioria dos criadores nacionais não passam factura dos peixes que vendem, porque para muitos deles isto é apenas um hobby e não um negócio, pelo que, muitas vezes preferem importar Discus lá de fora, mais caros, por vezes com mais qualidade, mas de forma legal, com recibo e factura.

 

Daí muitos criadores não conseguirem «vender» as suas criações nas lojas.

 

 

BAM!!!!!!!!Até que ENFIM alguém atingiu a VERDADEIRA Razão do porquê as lojas não comprarem a privados!!!

 

Quem me conhece, que me desculpe a intromissão neste tópico mas é só mesmo para esclarecer esta "pequena" dúvida que muitos teimam em não perceber....

 

Como o Pedro Lourenço disse, e muito bem, tem que haver factura... Tem de haver uma justificação para uma loja ter gasto dinheiro em algum lado!

 

Seja em que loja for, se um "criador nacional" aparecer com, imaginemos 50 discus, e quiser dinheiro ou trocar por outras coisas é impossível para uma loja! Não foi "declarada" ao estado, não entra para as contas da loja, é ilegal!

 

Esta sim é a verdadeira razão para as lojas não poderem comprar a privados!

 

Se emitirem facturas, TUDO BEM! SIGA! Acreditem que ás vezes, devido às muitas chatisses que podem haver nas importações do estrangeiro, compensa muito comprar em Portugal!

 

Um abraço a todos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais