Pedro Lourenço

Membro
  • #Conteúdo

    28
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Pedro Lourenço

  • Aniversário 01/24/1974

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://www.osbelenenses.com
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Sexo
    Masculino
  • Localização
    Santa Marta - Corroios

Pedro Lourenço's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Na «guerra» entre criadores nacionais e «importadores» estrangeiros, a principal questão, do ponto de vista dos lojistas é que a maioria dos criadores nacionais não passam factura dos peixes que vendem, porque para muitos deles isto é apenas um hobby e não um negócio, pelo que, muitas vezes preferem importar Discus lá de fora, mais caros, por vezes com mais qualidade, mas de forma legal, com recibo e factura. Daí muitos criadores não conseguirem «vender» as suas criações nas lojas. Outra questão é que muitos dos criadores, de Discus e de outras espécies, fazem concorrência às próprias lojas, quando vendem directamente a particulares por um determinado preço, anunciando essas vendas em todo o lado, e depois querem vender às lojas ao mesmo preço que vendem a particulares, sabendo que as lojas têm de colocar a sua margem de lucro, que muitas vezes é superior a 200% do valor de compra. Ora ninguém com juízo e que conheça criadores vai comprar numa loja um Discu a 25 euros quando pode comprar directamente o mesmo Discu directamente no criador por 12,5 ou 15 euros... Daí que acho que os criadores que queiram ser «profissionais» do ramo deveriam vender para lojas a preços muito mais baixo do que para particulares ou simplesmente só vender para lojas e não a particulares... Claro que, do ponto de vista do criador, ele prefere vender a 15 euros para particulares do que vender a 7,5 euros para lojistas e ainda por cima ter de passar factura e pagar impostos, o que não acontece quando vende a particulares. Claro que existem criadores e «criadores», aqueles que vendem peixes com qualidade, a preço justo, e de estirpes menos habituais, que conseguem «escoar» o seu produto e aqueles que vendem peixes sem grande qualidade, por vezes a preços mais altos e sempre das mesmas estirpes, aquelas que já estão inundadas no mercado e nos aquários de todos nós e que não conseguem, depois, «escoar» o produto. É a lei do mercado e da vida! Por mim, continuo a comprar Discus e outras espécies a criadores nacionais, sobretudo porque não tenho tido razão de queixas e os preços são mais em conta, mas quando pretendo algo de verdadeiramente diferente (Loricarídeos, Peckoltias, espécies raras de Discus ou de Corydoras, por exemplo) vou directamente a lojas nacionais que os tenham à venda. Importar lá de fora, através da internet, apenas o faço para comida, filtros e outro equipamento cujo preço compensa (por vezes o preço é inferior a 50% do preço que as lojas praticam), porque para vivos, gosto sempre de ver primeiro, antes de comprar, e prefiro que sejam as lojas (aquelas que eu confio) a fazer a quarentena e a «aguentar» com as perdas que por vezes acontecem. Escrevi tanto para não dizer nada, mas este é um assunto que depende sempre do ponto de vista da pessoa em causa. Não há uma decisão certa e uma decisão errada!
  2. Numa primeira fase, há uns 10 anos, o meu principal erro era fazer uma limpeza semestral ao aquário, deitando fora toda a água do mesmo, lavando-o, e colocando água nova, sem deixar ciclar, colocando os peixes de imediato no aquário. Era um aquário 50x25x25 e geralmente morriam vários peixes no segundo e terceiro dia após a lavagem, quando a água ficava «leitosa»... Na actual fase, mais experiente e viciado no assunto, o meu maior erro foi ter feito um tratamento - na véspera de Natal de há dois ou três anos - a uns 4/5 discus, de 6/7 cm, num aquário hospital com cerca de 18 litros, sem fazer TPA's, o que fez com que, naturalmente, morressem. Solução: Passei a utilizar um aquário hospital bem maior e a fazer TPA's diárias no mesmo. Tirando isso, só o «vício» actual de comprar sempre mais um discu, mesmo quando já tenho os três aquários «lotados», mas parece que aquela espécie é mesmo a que faz falta lá em casa... eheehheeheheh
  3. Obrigado pelas respostas, A questão de não fazer o tratamento no aquário comunitário é que tenho lá outras espécies de peixes (cardinais, corydoras, botias, SAE e várias peckoltias) para além de plantas, e julgo que esta medicação daria cabo de todo o ciclo de bactérias do comunitário... Agora parece-me, de facto uma questão pertinente esta que o Regal levantou... Abraço, Pedro Lourenço
  4. Bom dia amigos, Aproveito este post para colocar uma questão, dado o assunto estar mencionado aqui e não querer repetir posts: Pretendo fazer um tratamento com Trezamol no fim-de-semana, num aquário-hospital com 80 litros, para não o fazer no aquário comunitário onde tenho esses discus com problemas de parasitas. Vou encher o aquário hospital com água do aquário comunitário e colocar os discus afectados e o medicamento. Após colocar o medicamento, devo fazer uma TPA de 80% no aquário aproximadamente 6 a 8 horas depois, sendo que a questão é: Após essa TPA, quanto tempo deverão ficar os discus em tratamento no aquário hospital antes de os colocar novamente no aquário comunitário? Alguma recomendação quanto à temperatura do aquário hospital, oxigenação ou filtragem do mesmo? Agradeço desde já as respostas... Pedro Lourenço
  5. Enquanto um Escalar não comer nenhum Neon, eles são compatíveis. No dia em que um Escalar comer um Neon, ele passa a encarar todos os Neons como comida e não como um outro peixe. Portanto cada caso é um caso.
  6. Boas, Conforme os «entendidos» da matéria já responderam: Aquário com muitos litros de água. Trocas de águas abundantes, sendo preferível diárias em pouca quantidade do que semanal ou quinzenal em grandes quantidades. Pouca população no aquário e muito cuidado com a população dos mesmos, porque os discus são esquisitos e atreitos a apanharem doenças transmitidas por outros peixes. Boa alimentação e variada, por exemplo, alternar flocos, com granulado, papa para discus e artémia. Convém ainda que o aquário tenha plantas, troncos e locais para os discus esconderem-se, porque os discus stressam muito e por vezes assustam-se e gostam de se «protegerem» um pouco do resto do aquário e das movimentações do exterior do aquário. E boa sorte com eles...
  7. Quanto ao filtro, sou defensor do JBL 500, com uma capacidade de 1200 l/h e com um copo de 12 litros. Já experimentei outros, mudei para estes, e quando necessitar de mais, voltarei a escolher os mesmos... Quanto ao aquário, é mesmo aconselhável colocares umas tampas de vidro, para evitar tragédias... Boa sorte!
  8. Os Bótias Palhaços podem chegar aos 20cm, ao fim de uns anos, mas só em aquários grandes, pois em aquários pequenos não crescem tanto, e levam meses até atingir os 10 cm... Num aquário desse tamanho deves colocar apenas 2, porque eles gostam de estar com outros da mesma espécie, mas também não tens espaço para mais do que 2, na minha opinião.
  9. Desde que bem alimentados, com «pastilhas» próprias para Bótias, não haverá problemas (pelo menos eu não tenho) em ter Bótias em aquários plantados. Aconselho o Bótia Palhaço, por ser dos mais pacíficos.
  10. Boas, Tens que ser um pouco mais específico: Que espécies de peixes tens no Aquário e que já morreram? Qual a dimensão do Aquário, tipo de filtragem e parâmetros da água (PH, Nitritos, Amónia, etc...), temperatura? O Aquário está muito povoado? Introduziste peixes recentemente? Transmite o máximo de informação possível para que seja possível alguém dar uma ajuda válida. Abraço, Pedro Lourenço
  11. Recomenda-se sobretudo o Estádio do Restelo e tudo o que está lá dentro, Barriguitas incluídas. Só hoje li o post, pois caso contrário teria aparecido lá para conhecer o pessoal, até porque devo lá ter estado nesse dia.
  12. Ainda bem que pude ajudar a decifrar o problema com o PP... Boa sorte para as «solhas»!
  13. Desculpem-me meter no assunto, mas de certeza que as pastilhas de PP utilizadas são de apenas 25mg? Pela cor que dizes que ficou o aquário, parece-me estranho isso. Eu uso 200mg em 10 litros de água para fazer banhos de 1 minuto, e mesmo assim a concentração que utilizo dá para ver os discus... Faço a pergunta porque só encontrei pastilhas de PP com 500mg e não com menos gramagem... Boa sorte para as tuas «solhas»!
  14. Sim, mas se vires bem, a diferença de diferenciação entre cores no teste 4,5-9,0 é sensivelmente igual à diferença de cores no teste 6,0-7,6, se saltares uma coloração. Mas por acaso até referia-me mais ao teste 3-10 que já vi à venda e que é menos diferenciado do que este que não conhecia.
  15. Não tenho nenhum kit, mas tenho 7 ou 8 testes individuais da Nutrafin, e pessoalmente estou muito satisfeito com os mesmos. São mais económicos e a Nutrafin é uma marca da Hagen, que por norma só comercializa produtos com alguma qualidade. Tem atenção que, muitas vezes o teste do PH nos kits não estão divididos de 0,2 a 0,2 (por exemplo o teste 6,0 a 7,6) mas só de 0,5 a 0,5 com uma área de abrangência muito maior, o que não serve para nada, quando queremos rigor na medição.