Difusores de vidro. Experiencias e marcas


Recommended Posts

Boas a todos. Como o tópico indica, a minha questão é saber se com o sistema de CO2 caseiro numa garrafa de 1,5 litros, posso substituir o meu actual difusor ( nutrafin em escada) por um de vidro de modo a aumentar a dissolução de CO2 na coluna de água.

 

Pelo que já tenho visto por aqui, existem vários modelos e marcas, pelo que gostaria que me pudessem dar os vossos testemunhos para que me possa decidir por um que saibam ser eficaz quando aliado ao sistema caseiro.

 

Não queria estar a investir para depois ter de voltar atrás devido a não ter pressão suficiente de Co2 para que o dito difusor funcione como pretendido.

 

Abraço a todos

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos. Como o tópico indica, a minha questão é saber se com o sistema de CO2 caseiro numa garrafa de 1,5 litros, posso substituir o meu actual difusor ( nutrafin em escada) por um de vidro de modo a aumentar a dissolução de CO2 na coluna de água.

 

Pelo que já tenho visto por aqui, existem vários modelos e marcas, pelo que gostaria que me pudessem dar os vossos testemunhos para que me possa decidir por um que saibam ser eficaz quando aliado ao sistema caseiro.

 

Não queria estar a investir para depois ter de voltar atrás devido a não ter pressão suficiente de Co2 para que o dito difusor funcione como pretendido.

 

Abraço a todos

 

Vou deixar-te aqui a minha opinião que vale o que vale quanto ao sistema caseiro. Para ele basta perfeitamente uma pedra difusora normal, que regulas em altura conforme queiras mais ou menos co2 no aqua.

 

Para gastares dinheiro em difusores de vidro, a não ser pela questão estética, pensa primeiro num sistema de botija para o CO2. Acho que só assim é que compensa o investimento.

 

Resumindo, o que tens da nutrafin, acho que chega e sobra para o que queres, a não ser que queiras bonitinho, ou investir num sistema de botija (excelente por sinal :tongue:)

 

Abraço

Nuno Monteiro

Os meus aquários:

Amazonic Marriage

Tropical Winter

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou deixar-te aqui a minha opinião que vale o que vale quanto ao sistema caseiro. Para ele basta perfeitamente uma pedra difusora normal, que regulas em altura conforme queiras mais ou menos co2 no aqua.

 

Para gastares dinheiro em difusores de vidro, a não ser pela questão estética, pensa primeiro num sistema de botija para o CO2. Acho que só assim é que compensa o investimento.

 

Resumindo, o que tens da nutrafin, acho que chega e sobra para o que queres, a não ser que queiras bonitinho, ou investir num sistema de botija (excelente por sinal :puppydogeyes:)

 

Abraço

 

Boas. Finalmente uma resposta.

O que me dizes era o que eu receava.

 

Tenho obtido bons resultados com o sistema de escada da nutrafin. Consigo tê-lo escondido dentro do aquário pelo que a questão estética já passa um pouco ao lado.

Era só mesmo para saber se iria ter melhorias em termos da dissolução do CO2.

 

Obrigado pela resposta.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Finalmente uma resposta.

O que me dizes era o que eu receava.

 

Tenho obtido bons resultados com o sistema de escada da nutrafin. Consigo tê-lo escondido dentro do aquário pelo que a questão estética já passa um pouco ao lado.

Era só mesmo para saber se iria ter melhorias em termos da dissolução do CO2.

 

Obrigado pela resposta.

Olá,

 

Na minha opinião, os difusores em escada acabam po ser bstante mais eficientes do que os que libertam o CO2 através de uma membrana difusora...

 

Ok, os de vidro conseguem que as bolhas de CO2 saiam mais pequenas, mas em contrapartida os de escada conseguem manter a bolha de CO2 muito mais tempo em contacto com a coluna de água e daí eu achar que conseguem de facto ser mais eficientes que os de vidro (basta veres o tamaho da bolha de CO2 no inicio do trajecto e no fim para observares que esta reduziu drasticamete o seu volume.)

 

Mas não passa de uma opinião pessoal.

 

Abraço

Francisco

 

PS: o sistema caseiro de CO2 não sei se terá pressão suficiente para forçar o CO2 a passar através da membrana do difusor de vidro...

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Na minha opinião, os difusores em escada acabam po ser bstante mais eficientes do que os que libertam o CO2 através de uma membrana difusora...

 

Ok, os de vidro conseguem que as bolhas de CO2 saiam mais pequenas, mas em contrapartida os de escada conseguem manter a bolha de CO2 muito mais tempo em contacto com a coluna de água e daí eu achar que conseguem de facto ser mais eficientes que os de vidro (basta veres o tamaho da bolha de CO2 no inicio do trajecto e no fim para observares que esta reduziu drasticamete o seu volume.)

 

Mas não passa de uma opinião pessoal.

 

Abraço

Francisco

 

PS: o sistema caseiro de CO2 não sei se terá pressão suficiente para forçar o CO2 a passar através da membrana do difusor de vidro...

Eu tenho a receita caseira e consigo um efeito igual aos difusores de vidro. O sistema da red sea trás um "bomba" de ar que quando a bolha chega a ponta a desfaz e fica muitas bolhinhas de c02, estas bolhinhas se ficarem debaixo do sentido da corrente da água consegue espalhá-las pelo aquário todo ( o meu tem 1 metro)

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é um bocado estranho estar a introduzir Dióxido de Carbono no Aquário através de uma bomba de ar?! ;)

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os difusores de escada da Nutrafin são uma ilusão! Apesar de manterem a bolha ao longo de todo o difusor, o tamanho com que a bolha sai deste para a superfície é tão grande ou maior que as bolhas que saem de um difusor de vidro ( ou difusor de disco de cerâmica) de má qualidade ou estagnado por algas. Para além do mais, o fluxo de CO2 e a velocidade deste que sai de um difusor de disco de cerâmica é muito maior, comparando com um difusor de escada.

 

Quanto a mim, os difusores de vidro ( ou de disco de cerâmica) são muito mais funcionais que o sistema de escada mas para serem optimizados ao máximo, é preciso duas coisas:

 

- o disco de cerâmica ser de boa qualidade e libertar bolhas muito pequenas ( quanto mais pequenas, melhor)

 

- o difusor ser colocado numa zona de corrente; o local correcto para este efeito não é por baixo da saída do filtro ( como se costuma ver) mas sim no lado oposto à mesma

 

 

Melhor que um bom difusor de vidro ( ou de disco de cerâmica), só um reactor de CO2 interno ( ou externo) que funciona associado a um filtro externo, embora este tipo de difusores seja mais justificado em aquários de grande litragem.

 

Deixo umas fotos espectaculares do Filipe para veres do que falo:

 

ELOS 1

 

ELOS 2

 

ELOS 3

 

Abraço,

André

Editado por Andre Silvestre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Os difusores de escada da Nutrafin são uma ilusão! Apesar de manterem a bolha ao longo de todo o difusor, o tamanho com que a bolha sai deste para a superfície é tão grande ou maior que as bolhas que saem de um difusor de vidro ( ou difusor de disco de cerâmica) de má qualidade ou estagnado por algas. Para além do mais, o fluxo de CO2 e a velocidade deste que sai de um difusor de disco de cerâmica é muito maior, comparando com um difusor de escada.

 

Quanto a mim, os difusores de vidro ( ou de disco de cerâmica) são muito mais funcionais que o sistema de escada mas para serem optimizados ao máximo, é preciso duas coisas:

 

- o disco de cerâmica ser de boa qualidade e libertar bolhas muito pequenas ( quanto mais pequenas, melhor)

 

- o difusor ser colocado numa zona de corrente; o local correcto para este efeito não é por baixo da saída do filtro ( como se costuma ver) mas sim no lado oposto à mesma

Melhor que um bom difusor de vidro ( ou de disco de cerâmica), só um reactor de CO2 interno ( ou externo) que funciona associado a um filtro externo, embora este tipo de difusores seja mais justificado em aquários de grande litragem.

 

Deixo umas fotos espectaculares do Filipe para veres do que falo:

 

ELOS 1

 

ELOS 2

 

ELOS 3

 

Abraço,

André

 

 

 

Boas André e aos outros.

Realmente o sistema da Elos é fenomenal, até no preço que infelizmente é para além do que me é possível.

 

Sendo assim e como tenho a mania de inventar não fosse eu Eng. Mecânico, e como já tinha constatado que as pedras difusoras de madeira são bastante boas para fazer pequenas bolhas, decidi fazer uma artesanal muito pequena com madeira de balsa.

 

Resultado: As bolhas saem tão pequenas que quase não cehgam á superficie. Ou seja, por serem tão pequenas, são muito leves.

Ao subirem, encontram a corrente e são novamente arrastadas para baixo, fazendo com que não hajam sequer bolhas a atingir a superfície.

Estou bastante contente com o resultado.

 

Parece que está como eu queria.

 

obrigado pela ajuda de todos. Não há dúvida que os bons difusores são lindos e fantásticos, mas no meu caso em que nao uso botija pressurizada seria um desperdício de dinheiro.

 

 

Abraço a todos

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.