Plantado.....ajuda!


burriex

Recommended Posts

Pois é meus amigos, já montei o meu aquário, e já coloquei as plantas, não foram muitos, mas para começar foi o que deu. (ainda não tenho fotos, mas estou a tratar disso)

 

plantei:

-valisnérias

-Sagittaria subulata

-Anubias nana

 

As valisnérias até foram simples de plantar, deixei um pouco da raiz de fora para não asfixiar, e o resto dentre do areão e substrato fertil.

As anúbias já foi pior, pois o pé é grosso e custava a escolde-lo em condições.

as Sagittarias foi uma valente luta para fixar aquilo ao solo.

 

2 dias depois:

as anubias estão aparentemente em boas condições,

as valisnérias também me parecem boas apesar de umas folhas um pouco podres capazes de serem retiradas,as Sagittarias têm várias folhazitas amareladas e em decomposição.

 

Nenhumas destas plantas estão já fixas ao solo, pois aparentemente ainda não pegaram em condições, por isso se tentar remover folhas podres ou em mau estado, vêm a planta atrás.

 

Eu fertelizei com apenas 10ml com um fertilizante aquapex no 1º dia do meu aquário, o aqua tem 90Litros. Não sei se tudo o que fiz foi correcto, por isso digam-me vocês o que acham.

 

Quanto tempo mais ou menos, demora uma planta a enraizar no solo? Quando sei que já lhes posso podar as folhas de menos saúde sem que elas venham atrás da tesoura?

 

PS.:um reparo, o aquário tem 2 dias, por isso e por falta de experiência as plantas têm tado sujeitas oscilações de pH, temperatura, entre outros, dai a minha escola ter recaído por plantas mais resistentes capazes de suportar, ou talvez não, os meus erros.

 

Cumprimentos

Editado por burriex

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as anúbias tem um rizoma que não deve estar enterrado, caso contrário leva à morte da planta.

 

anub1mh.jpg

 

 

É a parte grossa junto às raízes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, as anúbias tem um rizoma que não deve estar enterrado, caso contrário leva à morte da planta.

 

anub1mh.jpg

É a parte grossa junto às raízes.

 

A tua ajuda já foi importante. Obrigado desde já.

 

Dar-me-ia um certo jeito mais observações para que eu consiga manter o plantado em condições, é que aquilo realmente parece-me que as plantas não tão a gostar muito do seu novo habitat, as folhas tão muitas delas a apodrecer maioritariamente das Sagittarias, mas as valisnérias também tão com a melhor aparência.

As anúbias parece tarem a safar-se.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha dizeres o que tens de iluminação, e já agora em que estado recebeste as plantas, pq com dois dias, não me parece que seja falta de alguma coisa no teu aquário (ainda para mais tens areão fértil).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Convinha dizeres o que tens de iluminação, e já agora em que estado recebeste as plantas, pq com dois dias, não me parece que seja falta de alguma coisa no teu aquário (ainda para mais tens areão fértil).

 

Aquário: 80x30x45

Termostato: 100w

Iluminação: 18W

Filtro Biológico 400L/h

 

Temperatura: 26º

 

Layout:

-tronco de videira

-pedra basaltica

-cartolina preta

 

Substracto: Substrato fértil JBL

Solo: Areão e areia de rio

 

Fauna: Ainda inexistente

 

Flora:

-valisnérias

-Sagittaria subulata

-Anubias nana

 

A última medição:

pH = 8.2

kH = 180 g/ml (não me recordo ao certo)

gH = 220 g/ml (não me recordo ao certo)

NH4 =0,25 (não me recordo ao certo)

NO2 =0,20 (não me recordo ao certo)

NO3 =0,05 (não me recordo ao certo)

POH(não sei se é assim) = 0

 

Desculpem mas eu não me recordo muito bem dos valores, e também sei que os valores de pH, kH e gH não serão os melhores, mas o aquário tem 3 dias, e ainda tou a tentar baixar alguns deles recorrendo a resina no filtro e pH minus da Sera.

 

A iluminação era porreira para pôr uns morcegos eu sei, mas é o que se arranja, e também pelo que sei estas plantas não exigem muita luz. Deixo a luz acesa durante 17H agora ao início para que as bactérias se multipliquem mais rapidamente, acho que não tem problema.

 

Digam-me o que acham disto.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que agora já me possam ajudar!

 

Tirei algumas fotos....

 

Estas são supostamente as Saggitarias, e como podem ver já têm bastantes folhas podres/amareladas

aeb02d19d2.jpg

 

 

Estas são as valisnérias, planteias com as raizes um pouco de fora, não sei se fiz bem, já têm algumas folhas também com as pontas podres e algumas folhas amareladas

a6681d1887.jpg

 

 

As anúbias, aparentemente estão bem, pelo menos mantém a vivacidade e a cor que tinham

ce8dd0cec9.jpg

 

Comentem por favor

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... luz por 17 horas???? Não é por teres pouca luz (18w) que deves aumentar o período de iluminação!!!!!

Reduz isso para cerca de 10-12 horas.

É o suficiente para essas plantas.

 

As valisnérias estão com esse negro...devem estar já meias apodrecidas. Mas não te preocupes que elas reproduzem-se fácilmente e se tens substracto fértil mais fácil será.

 

Outra coisa... já na parte das fotos te aconselharam a não enterrares totalmente o RIZOMA das Anúbias.

São resistentes dái ainda estarem com bom aspecto. Se as mantiveres enterradas no substrato vão apodrecer levando consequientemente à sua morte.

 

 

Provavelmente essas plantas não estavam adaptadas a um pH tão alto. (posso estar a dizer uma barbaridade)

Dá tempo para que se habituem!

Não é em 2 ou 3 ou 4 dias que as vês a brotar rebentos!

Tem calma e tenta manter esse pH estável em torno do neutro (pH=7)mas esse valor depende das espécies animais que pretendes manter.

 

Abraço e vai dando novidades

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens substrato fértil não fertilizes ainda na coluna de água,senão as algas é que vão aproveitar.

 

E há plantas que simplesmente apodrecem com a mudança de ambiente,mas por debaixo vem uma planta nova,adaptada às novas condições.

Tudo demora tempo,não é de um dia para o outro,principalmente sem CO2.

 

Agora acho que devias colocar mais uma lâmpada de 18W pelo menos...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... luz por 17 horas???? Não é por teres pouca luz (18w) que deves aumentar o período de iluminação!!!!!

Reduz isso para cerca de 10-12 horas.

É o suficiente para essas plantas.

 

As valisnérias estão com esse negro...devem estar já meias apodrecidas. Mas não te preocupes que elas reproduzem-se fácilmente e se tens substracto fértil mais fácil será.

 

Outra coisa... já na parte das fotos te aconselharam a não enterrares totalmente o RIZOMA das Anúbias.

São resistentes dái ainda estarem com bom aspecto. Se as mantiveres enterradas no substrato vão apodrecer levando consequientemente à sua morte.

Provavelmente essas plantas não estavam adaptadas a um pH tão alto. (posso estar a dizer uma barbaridade)

Dá tempo para que se habituem!

Não é em 2 ou 3 ou 4 dias que as vês a brotar rebentos!

Tem calma e tenta manter esse pH estável em torno do neutro (pH=7)mas esse valor depende das espécies animais que pretendes manter.

 

Abraço e vai dando novidades

 

Desculpem mas eu não me recordo muito bem dos valores, e também sei que os valores de pH, kH e gH não serão os melhores, mas o aquário tem 3 dias, e ainda tou a tentar baixar alguns deles recorrendo a resina no filtro e pH minus da Sera.

 

A iluminação era porreira para pôr uns morcegos eu sei, mas é o que se arranja, e também pelo que sei estas plantas não exigem muita luz. Deixo a luz acesa durante 17H agora ao início para que as bactérias se multipliquem mais rapidamente, acho que não tem problema.

 

Digam-me o que acham disto.

 

Cumprimentos

 

Foi esse o conselho que li de bastantes membros, acho que eles também já tem o plantado feito quando fazem isto.

 

Esperar não haverá problema, agora pôr a mais uma lâmpada de 18w é que será mais dificil pra já, mas tenciona aumentar a iluminação.

 

Cumprimentos

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um grande problema.

 

As minhas plantas, agora com 2 semanas de vida no meu aquário, nunca se chegaram a habituar muito bem a ele. Elas tão amarelada e com pontas a apodrecer, no caso das valisnérias, e agora as anúbias, que estavam aparentemente melhores, comecaram a apresentar uns castanhos nas folhas ao qual os meus 2 guppys andam lá às vezes a mordiscar.

 

Eu apenas tenho 18w de luz, este fim de semana vou pôr mais 30w de iluminação, será que estes problemas tem apenas a ver com a fraca iluminação?

 

Não queria nada ver todas as minhas plantas morrerem. :crazyeyes:

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Serão algas castanhas? penso que seja falta de luz.

 

Eu não sei se será algas, aquilo parece sujidade, mas isso não é, cada vez tá pior.

 

deixo aqui umas fotos pode ser que me possam ajudar, se for falta de outra coisa que não luz.

 

relembro que tenho sustrato fértil da JBL e já fertilizei umas 3 vezes com um aditivo aquapex.

 

p1017004px4.jpg

 

p1015006tf4.jpg

 

p101000wb1.jpg

 

Ajudem-me se conseguirem

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já sei o que é o meu problema.

 

"Algas marrons

 

Pic_12913_7.jpg

 

Pic_12913_15.jpg

 

A 2a foto é feita com uma lente macro. Os diatonos das algas marrons têm a forma retangular. Esta foto representa um formulário marrom pequeno do remendo a 1a foto.

As algas marrons (diatonos) são mais prováveis aparecer no aquário da baixo-luz e nas instalações novas, onde o nitrogênio (N) é nível baixo e do phosphato (P) é elevado, com ácidos adicionais do silicato (SiO2). O seu sabido que as luzes fortes fazem esta algas partir, mas pôde ainda ser visto em mais baixo, sombreado, as folhas da planta (Bacopa australis, Cardemine Lyrata). Pode-se também encontrar no vidro, no cascalho e na decoração do aquário. Pode fàcilmente ser removido manualmente, desde que tem estrutura macia. Os comedores Siamese das algas, Otos (relishes deste peixe-gato este tipo de algas) e os caracóis neritinas podem fàcilmente manter este algas em números baixos. As plantas saudáveis podem impedir este algas do excesso que faz exame do tanque. "

 

Ou seja, com o aumento de luz que vou fazer amanhã ou depois e com a ajuda de uma equipa de limpeza aquilo vai ao sitio, assim o espero.

 

Obrigado Trocado pela dica.

 

Dá uma espreitadela no meu aqua e comenta.

 

BOA AQUARIOFILIA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já sei o que é o meu problema.

 

"Algas marrons

 

Já agora a proveito a deixa...

 

essas algas também são conhecidas como diatomaceas.

 

Até hoje têm aparecido em todas as minhas montagens na fase inicial, mesmo com elevados indices de luz (superior a 1W\L). Normalmente fertilizo de modo a manter os parametros em valores aceitaveis e nao tenho tido nenhum cuidado em especial (apenas costumo inserir uns ottos ou outro peixe comedor de algas) passado cerca de 15 dias desaparecem quase tão repentinamente como apareceram... nunca compreendi muito bem porque (calculo que tenha a haver com o desenvolvimento de um tipo especifico de bacteria aquando da maturação ou com o desenvolvimento das plantas e subsequente aumento de consumos de nutrientes por parte destas mas é uma mera suposição).

 

Boa sorte com a montagem :puppydogeyes:

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
pode-se plantar em areia do rio??

pensei que so desse em substracto...

 

Substrato é outra coisa. É para pôr debaixo do areão. Se tivesses só substrato passado 2 dias só tinhas lama.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pode-se plantar em areia do rio??

pensei que so desse em substracto...

 

Eu tambem tenho um com areia de rio Podes ir ver á minha assinatura o "Paradise Lost" e podes ver como as plantas crescem sem problemas tirando a hz que teima em morrer :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Substrato é outra coisa. É para pôr debaixo do areão. Se tivesses só substrato passado 2 dias só tinhas lama.

 

 

humm, eu so la tenho areia....quer dizer que para plantar as plantas que comprei tenho de comprar o substrato para por debaixo da areia....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

humm, eu so la tenho areia....quer dizer que para plantar as plantas que comprei tenho de comprar o substrato para por debaixo da areia....

 

 

Dependendo das plantas um substracto fertil por baixo da areia significa que tens nutrientes por baixo da areia onde as plantas se vão abastecer, mas as plantas nao consomem só pela raiz elas tambem se abastecem pela coluna de água atravez das folhas e tronco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dependendo das plantas um substracto fertil por baixo da areia significa que tens nutrientes por baixo da areia onde as plantas se vão abastecer, mas as plantas nao consomem só pela raiz elas tambem se abastecem pela coluna de água atravez das folhas e tronco.

 

Comprei estas em vasos de 5 cm, mas agora fiquei na duvida de como as havia de plantar :s

Lilaeopsis novae-zelandiae

Ceratopteris thalictroides

Bacopa monnierii

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok #food

obrigado

 

 

Passa pelo meu Paradise lost e lê tambem o que o zogli me ensinou sobre a fertelização e vê as melhorias que o meu aquário sofreu e vais ver que daqui a uns meses tens outro sorriso :rainbowafro:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais