Urgente Disco doente


ntiago129

Recommended Posts

Ofereceram-me um disco á dois meses.

Mas o bichinho neste momento está com alguns problemas e necessito do auxilio de todos os entendidos.

Ele está num Aqua comunitário, faço regularmente as tpa (2 em 2 semanas 20% do volume total da agua)

Tenho o PH sempre constante nos 7.5 e nos ultimos 7 dias o disco apresenta algumas manchas circulares mais esbranquissadas e algumas das barbatanas estão a desaparecer.

Já fiz o tratamento com Backtopour da sera e não vejo resultados nenhuns.

Necessito de ajuda visto eum não ter muita sapiencia em termos de ciclidios americanos.

Editado por ntiago129
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boa noite, numa opinião pessoal poderás baixar o ph mais um pouco para manteres Discus, e os tpa's deverão ser mais regulares...quanto é decomposição das barbatanas, mostro-te um artigo que li...

 

Agente etiológico: A colonização original geralmente é produzida por Pseudomonas fluorescens e Aeromonas liquefasciens ,seguidas por Mycobacterium sp. e Myxobacterias do gênero Cytophaga columnaris e outras. Os tecidos necróticos servirão de meio de cultura para fungos dos gêneros Saprolegnia e Achyla que também favorecem a perda das mesmas.

 

Fisiopatologia:

Quando a colonização destrói a nadadeira e se localiza no pedúnculo caudal , a doença se torna muito difícil de regredir ocorrendo invasão da corrente sanguínea e septicemia.

 

Tratamento:

a) Oxitetraciclina (Terramicina) 500 mg/ 50 litros de água, renovando-se 1/3 da água a cada 24 horas durante cinco dias.

b) Pincelar as nadadeiras com Iodo-Povidine ou com pomada de Neomicina

c) Aumentar a temperatura do aquário para 30ºC.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda mas se calhar o ideal seria eu colocar uma foto do disco para se poder ver se são fungos ou não.

 

 

Olá boa noite, numa opinião pessoal poderás baixar o ph mais um pouco para manteres Discus, e os tpa's deverão ser mais regulares...quanto é decomposição das barbatanas, mostro-te um artigo que li...

 

Agente etiológico: A colonização original geralmente é produzida por Pseudomonas fluorescens e Aeromonas liquefasciens ,seguidas por Mycobacterium sp. e Myxobacterias do gênero Cytophaga columnaris e outras. Os tecidos necróticos servirão de meio de cultura para fungos dos gêneros Saprolegnia e Achyla que também favorecem a perda das mesmas.

 

Fisiopatologia:

Quando a colonização destrói a nadadeira e se localiza no pedúnculo caudal , a doença se torna muito difícil de regredir ocorrendo invasão da corrente sanguínea e septicemia.

 

Tratamento:

a) Oxitetraciclina (Terramicina) 500 mg/ 50 litros de água, renovando-se 1/3 da água a cada 24 horas durante cinco dias.

b) Pincelar as nadadeiras com Iodo-Povidine ou com pomada de Neomicina

c) Aumentar a temperatura do aquário para 30ºC.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda mas se calhar o ideal seria eu colocar uma foto do disco para se poder ver se são fungos ou não.

 

Sim, sempre ajuda á identificação do problema, e simplica muito aos mais experientes.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caramba, esse discu está num estado... miserável...

Se puderes isola-o e trata-o, e tpa's de 2 em 2 semanas parecem-me pouco...

Para teres uma idéia eu estou a fazer num comunitário 10%.. diários...

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tratalo com quê?

O que parece ser o mal dele?

 

Caramba, esse discu está num estado... miserável...

Se puderes isola-o e trata-o, e tpa's de 2 em 2 semanas parecem-me pouco...

Para teres uma idéia eu estou a fazer num comunitário 10%.. diários...

 

abx

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E tratalo com quê?

O que parece ser o mal dele?

 

 

Viva

 

Isola-o num otro áqua se tiveres essa possibilidade, e tenta tratar com eSha 2000.

 

E de facto TPA's de 2 em 2 semanas é curto, palo menos 2 vezes por semana uns 25%.

 

 

Boa Sorte

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

 

Isola-o num otro áqua se tiveres essa possibilidade, e tenta tratar com eSha 2000.

 

E de facto TPA's de 2 em 2 semanas é curto, palo menos 2 vezes por semana uns 25%.

Boa Sorte

 

Abraço

 

 

 

Lamento dizê-lo e posso estar enganado... mas esse discu não tem qq tipo de parasitas!!!!!!!!!!!

 

Pela foto ( pequena e sem pormenor ) esse discu n tem parasita.

Foi sugado por algum peixe!

Tens OTTOS?

Peixe comedor de algas chinês???

Pleco?

 

Esses "feriementos" laterais não são fungos ou parasitas.

 

Na minha modesta opinião parece que algum peixe dos referidos acima ou outro qq...visto estar num comunitário... se colou a ele durante o sono, ou seja durante a noite.

 

Que espécies manténs no aquário com esse discu?

Só tens um?

Que aquário tens?

 

 

Posso estar enganado mas aposto que foi um peixe "sugador"

Isola o Discu que ele recupera.

Se só tens um... tens de lhe arranjar companhia...são animais de cardume. Sós, entram em stress ou não se mostram completamente.

 

 

 

Tem calma, e tenta por tudo isolá-lo por uns tempos.

Se forem feridas provocadas por peixes "sugadores" isso passa.

 

 

espero ter ajudado.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos ...ate acredito que tenha sido algum outro peixe a provocar as feridas...agora..pelo que se ve na foto....para alem de parasitas externos estarem a ataca-lo em força...o peixe tem parasitas nas guelrras...outra coisa esse peixe ta sobre grande stress convem melhorares os TPÁS...melhorares talvez a filtração desse aquario...e nunca manteres um discu soxinho num aquario pois o discu é um peixe de cardume...

outra coisa as doenças nao passam por elas proprias tem que ser tratadas...seja atraves de tpa´s, remedios etc...convem antes de terem qualquer peixe lerem sobre ele...em relação ao tratamento a efectuar faz o que o manuel carvalho disse pois isolar o peixe é crucial para um tratamento eficaz, claro que o podes fazer ai no comunitario...ja agora descreve mais um pouco o setup do teu aquario...incluindo filtraçao...e como fazes os Tpas e que peixes mantens nesse aquario abraço...ate mais joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O peixe alimenta-se bem? À quanto tempo está assim? Não tens uma foto maior para se poder ver mais os pormenor. Parece-me que como alguém disse houve algum peixe que sugou o muco ao disco nas zonas esbranquiçadas, parece também existirem parasitas das guelras e o peixe não come à algum tempo. Eu isolava o peixe e trataria com Tremazol da sera para os parasitas das guelras o que iria limpar algum parasita intestinal e parasita externo que se esteja a aproveitar do estado débil do peixe. Aumenta a frequencia das TPAs evitas muitos problemas, faz pelomenos uma por semana.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais agradeço a ajuda.

Já tentei tratar com backtopour da sera no comunitário (visto não ter mais nenhum outro aqua) mas não resultou.

 

Possivelmente as tpa's terão que ser menos espaçadas.

 

Mais uma vez obrigado

 

Viva

 

Isola-o num otro áqua se tiveres essa possibilidade, e tenta tratar com eSha 2000.

 

E de facto TPA's de 2 em 2 semanas é curto, palo menos 2 vezes por semana uns 25%.

Boa Sorte

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda.

E tenho sim, pleco e comedor de algas chinês, mas nunca reparei que se atirassem ao disco.

Quanto ás espécies, tenho tudo peixes que me foram dados, daí a sua diversidade de origens.

-3 Coridoras albinas

-2 Comedores de algas Chines

-2 Plecos

-5 Caradinas japonicas

-2 moli balão

-1 siamensis

-2 peristelas

-2 chanda randa.

Isto tudo num aqua de 120litros com substrato da JBL e Areão de quartz preto.

De plantas tenho Algumas mas não conheço o seu nome.

Tenho também o CO2 Artesanal e as duas gotinhas de Jbl diário para as devidas plantas.

 

Quanto a isolalo não tenho possibilidade visto só ter este aqua.

 

Mas mais uma vez obrigado pela ajuda e se souberes mais alguma sena sobre o que possa ser o problema do disco diz qualquer coisa.

 

 

Lamento dizê-lo e posso estar enganado... mas esse discu não tem qq tipo de parasitas!!!!!!!!!!!

 

Pela foto ( pequena e sem pormenor ) esse discu n tem parasita.

Foi sugado por algum peixe!

Tens OTTOS?

Peixe comedor de algas chinês???

Pleco?

 

Esses "feriementos" laterais não são fungos ou parasitas.

 

Na minha modesta opinião parece que algum peixe dos referidos acima ou outro qq...visto estar num comunitário... se colou a ele durante o sono, ou seja durante a noite.

 

Que espécies manténs no aquário com esse discu?

Só tens um?

Que aquário tens?

Posso estar enganado mas aposto que foi um peixe "sugador"

Isola o Discu que ele recupera.

Se só tens um... tens de lhe arranjar companhia...são animais de cardume. Sós, entram em stress ou não se mostram completamente.

Tem calma, e tenta por tudo isolá-lo por uns tempos.

Se forem feridas provocadas por peixes "sugadores" isso passa.

espero ter ajudado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pela ajuda.

 

pelo que se ve na foto....para alem de parasitas externos estarem a ataca-lo em força...o peixe tem parasitas nas guelrras...

 

Como posso resolver este problema?

 

...melhorares talvez a filtração desse aquario

 

Quanto ao filtro tenho um Eheim 2215 penso que será suficiente.

 

convem antes de terem qualquer peixe lerem sobre ele...

 

Isto não se diz, porque eu tenho o disco não foi por o ter comprado. foi porque alguem que conheço se quiz desfazer do seu aquário e disse que se eu não quise-se o disco que o ía dar a uma loja.

 

Atenção Caro amigo João não quero que leve a mal este meu comentário, mas eu próprio sei que não tenho sapiencia suficiente ainda, para ter um peixe destes.

 

Aguardeço a sua ajuda e tal como tnho pedio a outros membros se souber de mais alguma coisa que me possa ajudar eu agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o disco alimenta-se bem apesar de estar um bocado magro.

Quanto á foto vou tentar colocar uma maior.

 

Obrigado

 

 

O peixe alimenta-se bem? À quanto tempo está assim? Não tens uma foto maior para se poder ver mais os pormenor. Parece-me que como alguém disse houve algum peixe que sugou o muco ao disco nas zonas esbranquiçadas, parece também existirem parasitas das guelras e o peixe não come à algum tempo. Eu isolava o peixe e trataria com Tremazol da sera para os parasitas das guelras o que iria limpar algum parasita intestinal e parasita externo que se esteja a aproveitar do estado débil do peixe. Aumenta a frequencia das TPAs evitas muitos problemas, faz pelomenos uma por semana.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Quanto ao áqua, não sei de onde és, mas se te der jeito passar por Alenquer, eu posso emprestar um áqua pequeno, mas que dá perfeitamente para isolares esse Disco e tratares dele.

 

Se te der jeito diz e combinamos para passares cá por casa, aproveitas e vez os meus Discos.

 

Abraço

Um Abraço

Manuel Carvalho

Logofinal_28copy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manuel agradeço te imenso mas eu sou de Lisboa

 

O maximo que posso fazer é falar com um amigo meu que é de alenquer tb e ver se ele pode passar por aí.

Mas olha diz-me uma sena o aqua que me íaas emprestar é de quantos litros? É que se não for muito grande eu tento arranjar um guito para ver se consigo comprar um em segunda mão.

 

Um Abraço

 

 

Viva

Quanto ao áqua, não sei de onde és, mas se te der jeito passar por Alenquer, eu posso emprestar um áqua pequeno, mas que dá perfeitamente para isolares esse Disco e tratares dele.

 

Se te der jeito diz e combinamos para passares cá por casa, aproveitas e vez os meus Discos.

 

Abraço

Editado por ntiago129
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agradeço mas vou tentar arranjar um em segunda mão se não conseguir digo-te qualquer coisa.

Já agora se conseguir safar o discu sabes de alguem que faça criação ou até tu mesmo que me possa arranjar um disco femea para fazer companhia ao meu. É claro que não estou a pensar em ser de borla.

 

 

 

Olá

 

Para te desenrrascar, podia emprestar um de uns 35 litros.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

[Olá o problema pode ser resolvido com adescida do PH, a subida da temperatura para fazer activar o sistema emunitario do disco e esperimenta flagil que se compra na farmacia um por cada 100 l e depois muda parcialmente a água do aquário deve melhorar Boa sorte com o teu disco muita sapiencia em termos de ciclidios americanos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Compra uma caixa daquelas em plástico que se vendem por aí, tem tampa rodinhas e tudo, levam uns 35-40 litros de água, custam uns 5€ e pinta do lado de fora claro o fundo de preto, para ele se sentir mais tranquilo, pões aquecedor e bomba de ar ou filtro fraquinho e tens um aquário para tratamento dos bichos, dá sempre jeito. Boa sorte

 

 

Francisco Ramalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Francisco muito obrigado :crazyeyes: não tinha pensado nisso.

Vou já tratar de arranjar uma.

 

 

Compra uma caixa daquelas em plástico que se vendem por aí, tem tampa rodinhas e tudo, levam uns 35-40 litros de água, custam uns 5€ e pinta do lado de fora claro o fundo de preto, para ele se sentir mais tranquilo, pões aquecedor e bomba de ar ou filtro fraquinho e tens um aquário para tratamento dos bichos, dá sempre jeito. Boa sorte

Francisco Ramalho.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais