Esferovite!


Shrem

Recommended Posts

Olá galera... tudo bem?

 

Estou montando um Aqua de 200 litros e estou em duvida sobre

colocar esferovite no fundo para que nao tenha futuros problemas com as rochas tocando

diretamente o vidro do aquario.

 

3 Perguntas:

 

1º Não vai acumular amonia embaixo ou dos lados da placa de esferovite?

2º Esse "areão" que o pessoal fala eh um tipo de cascalho? qual a utilidade? e posso comprar aonde?

3º Em vez de esferovite dentro do aquario, que irá ter contato com a agua eu nao poderia substituir por

isopor convencional?

 

Obrigado galera! espero respostas o mais rapido possivel por favor ^^

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esferovite e isopor convencional, penso que seja a mesma coisa. São duas marcas de dois paises diferentes do mesmo material.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

boas. primeiro o esferovite, ou isopor, não é para pôr dentro do aqua mas sim por baixo, entre este e a superfície de suporte (movel), para que qualquer desnível neste último não crie tensão no vidro e este não sem parta.

o areão tem várias funçoes sendo a pricipal criar um local onde se possa desenvolver uma comunidade de bactérias imprescindiveis para se manter um aqua saudável. pode tambem ser utilizado, dependendo do tipo de "areão" (areia da praia, cascalho, areia do rio) para subir o ph da água e claro para evitar que as rochas de decoração não toquem no vidro e não o partam.

espero que tenha ajudado, e se cometi alguma gaffe, eu acho que não, peço desculpa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

É aconselhável a colocação de uma placa de esferovite no fundo do aquário, como está a pensar fazer.

 

O areão deve ser fino, dado os peixes gostarem de escavar. Ficas muito bem servido com areia da praia, apanhada dentro de água, que já vem praticamente limpa, e que te vai aumentar o Ph, um dos parâmetros essenciais para o bem estar dos peixes.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas. primeiro o esferovite, ou isopor, não é para pôr dentro do aqua mas sim por baixo, entre este e a superfície de suporte (movel), para que qualquer desnível neste último não crie tensão no vidro e este não sem parta.

o areão tem várias funçoes sendo a pricipal criar um local onde se possa desenvolver uma comunidade de bactérias imprescindiveis para se manter um aqua saudável. pode tambem ser utilizado, dependendo do tipo de "areão" (areia da praia, cascalho, areia do rio) para subir o ph da água e claro para evitar que as rochas de decoração não toquem no vidro e não o partam.

espero que tenha ajudado, e se cometi alguma gaffe, eu acho que não, peço desculpa

Talvez só uma... é recomendado que se coloque esferovite também dentro. (eu até coloquei uma rede plástica por cima da esferovite, para que as pedras fossem obrigadas a distribuir o peso e evitar que alguma aresta me parta o vidro).

 

É que estamos a falar de CA´s do Malawi, as pedras são muitas vezes pesadas e têm de assentar directamente no fundo do aquário, não no areão.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que estamos a falar de CA´s do Malawi, as pedras são muitas vezes pesadas e têm de assentar directamente no fundo do aquário, não no areão.

 

 

 

Reforço, ainda que, se forem muitas pedras, é sempre bom cola-las umas às outras com um bocadinho de silicone, pois como em cima foi referido, eles são óptimos escavadores e uma derrocada de uma pedra é o suficiente para te causar um vidro partido.

 

 

Cumps,

Miguel Reis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

O esferovite não poderá afectar a água de alguma forma? algum elemento químico que seja libertado?..não sei

Cumprimentos

A esferovite é muito usada nestes aquários, não tenho indicações de problemas. Para além disso é estável.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bota essa esferovite cara.

 

Eu estou usando no meu e só tenho a dizer que o problema maior é não esquecer nunca que se está a usar esferovite por baixo das pedras, porque como este tem que ser cortado em placas para entrar no aquário, ao levantar uma pedra a placa perde o peso que tem em cima e tenta subir.

 

Uma dica para cortar esferovite sem que esta se desfaça muito é usando uma lâmina quente. Com a lâmina a ferver a esferovite derrete e fica lisa na zona do corte.

 

abraço e boa sorte

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais