[AJUDA]PO4 bastante elevado


Rui Guilherme

Recommended Posts

Boas

 

Preciso de ajuda pois ñ compreendo o pk desta situação.

 

O setup do meu aqua é este:http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=85508

 

Fiz uma TPA no sábado como é habitual (faço de 3/3 dias) e ontem verifiquei os níveis da água e está tudo óptimo excepto o PO4 que estava a mais de 10mg/l??? (fico azul escuro mesmo carregado) o NO3 está bom (10mg/l).

 

Mudei logo na hora cerca de 40% da água e hoje voltei a fazer o teste e está praticamente na mesma????

 

Alguém dá uma sugestão acerca do problema?

 

Já ñ sei o que fazer...

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Conforme o Ricardo Diogo te sugeriu aqui à dias, chegaste a verificar os valores de Fosfatos da água com que fazes as TPAs?

 

Fosfatos ou vêm da água com que fazes as TPAs ou de comida.

Eliminá-los ou é através das plantas (para isso acontecer tens de ter um sistema de fertilizações equilibrado) ou através de TPAs. Se dizes que fazes TPAs radicais e os niveis de Fosfatos se mantêm altos cheira-me à água que usas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou dás comida ás pázadas, ou tens fosfatos na água das tpa's.

 

Mete potássio e verifica a água da torneira. Ou de onde quer que a tires. O pessoal muitas vezes usa águas de poços ou de furos e de vez em quando...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Até nem deito mt comida e quanto à agua é da torneira e ñ tem PO4 pois ontem quando fiz a tpa verifiquei isso, daí as minhas dúvidas.

 

Uma vez que está bastante alto acham que devo introduzir um pouco do eliminador de PO4 da sera, mas isso vai baixar naquele momento e pode depois voltar a subir, devia atacar era a causa, mas qual é ela?

 

Obrigado pelas respostas.

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Até nem deito mt comida e quanto à agua é da torneira e ñ tem PO4 pois ontem quando fiz a tpa verifiquei isso, daí as minhas dúvidas.

 

Uma vez que está bastante alto acham que devo introduzir um pouco do eliminador de PO4 da sera, mas isso vai baixar naquele momento e pode depois voltar a subir, devia atacar era a causa, mas qual é ela?

 

Obrigado pelas respostas.

RPBG

 

 

Não tens nada morto por aí? Nenhum peixe te desapareceu, camarão?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Cá estou novamente, acabei de verificar o nível de Ferro e a cor da água quase ñ altera, ou seja está a baixo ou cerca de 0,05mg/l, mas o que é estranho é que à hora de almoço quando as luzes acendem coloquei o dobro do recomendado (Fe da Horiz. Aquat. 1,6ml de 3/3dias) para os litros do aqua (160lts), ou seja, 3,2 ml e foi todo gasto.

 

Será que as plantas estão a consumir assim tanto?

 

E quanto ao K? Estou a por 25ml por dia (1ml=1ppm para 160lts) acham que aumente é que algumas das plantas estão com uma cor amarelada e de Domingo para cá algumas folhas da HZ estão a ganhar alguns buracos, será pouco K?

 

Estou completamente baralhado com isto e a ver as plantas a ir abaixo.....

 

Quanto aos peixes estão lá tds ñ morreu nenhum e andam todos felizes da vida, pelo menos assim parece.

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente

 

Obrigado aos que já tentaram ajudar mas continuo na mesma.

 

3 horas após ter adicionado 40ml de Sera Phosvec (25ml para cada 100lts) realizei novo teste e........azul escuro novamente.

 

Mais um TPA de 70lts e mais 40ml de Sera Phosvec.

 

Amanhã meço outra vez, as plantas ou morrem ou ficam doidas mas o PO4 ñ é mais teimoso do que eu, vou pou-lo a 1 mg/l nem que tenha de gastar 1000lts de água e comprar mais frascos da Sera.

 

Amanhã dou notícias.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

já viste a data de validade do teste. À uns tempos aconteceu-me mais ou menos o mesmo e quando fui ver a validade do teste tinha acabado à muito e o mais engraçado tinha comprado o referido teste nem um mês antes.

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Infelizmente ñ é da data, só expira em 2011.

 

Mas o azul agora ao almoço já começou a ñ estar tão carregado, levou outra dose de Sera e à noite volto a ver.

 

Coloquei tb agora 40ml de K, 5ml de Fe e 5ml de Micro+ a ver no que dá.

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Ontem à noite mudei 50lts da água e retirei os troncos de videira que tinha lá já à mais de um mês, (será dos troncos).

 

Muito sinceramente já ñ sei o que fazer estou a começar a desanimar......

 

Isto começou no domingo e o que houve de diferente em relação às outras vezes, foi que no sábado quando fiz a TPA limpei o Filtro no qual troquei tb o EHFIMECH e o SUBSTRAT pro.

 

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o phosvec é um liquido? que elimina fosfatos?

 

trocaste o substract pro e o ehfimech?

 

qual é o teu substrato e o tronco de videira era verde, seco, e o que fizeste com ele antes de meter dentro de agua?

 

que comida dás? e em que quantidade

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o phosvec é um liquido? que elimina fosfatos?

 

trocaste o substract pro e o ehfimech?

 

qual é o teu substrato e o tronco de videira era verde, seco, e o que fizeste com ele antes de meter dentro de agua?

 

que comida dás? e em que quantidade

 

É um liquido sim, e pelo que diz se elimina ñ estou a ver nada.

 

Sim troquei o interior todo.

 

Os troncos estavam meio verdes meio secos, acabei de os secar ao sol, depois tratei-os (mais de um mês) de acordo com o que se diz por aí.

 

A comida é a que sempre dei e sempre a mesma quantidade (o consumo é quase, se não mesmo total) e nunca deu problemas (Flocos, granulado e congelada).

 

Pensava que era dos troncos mas pelos vistos ñ, pois estão em água desde que os tirei e fiz à pouco o teste a essa água e nada, nem vestígios de fosfato.

 

Parece impossível mas é verdade, isto está mesmo a acontecer e já está a dar comigo em doido.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Apesar de não ter grande experiência com comida congelada, tenho lido por aí que este tipo de comida pode criar picos de fosfatos se não for préviamente descongelada e passada por água.

Isto, é claro, li aqui no fórum. Não tenho experiência suficiente para to confirmar.

 

Sendo assim o Phosvec não estará a funcionar porque há uma entrada de fosfatos a cada alimentação com comida congelada e esse líquido tem uma capacidade limite de eliminação dos fosfatos. O phosvec granulat põe-se no filtro e permanece activo até 3 meses. O Phosex da JBL é idêntico a este último.

Cumps.

 

P.S.: as plantas mortas libertam uma grande quantidade de PO4.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tive a trocar ideias com um amigo e este avançou com uma hipótese que é admissível, o que aconteceu foi uma subida drástica (de 1mg/l para mais de 10mg/l) do PO4 e nada (alimentação, peixe morto, trocos, etc), sugere ele, origina isso a ñ ser a água introduzida ou outro factor externo.

 

Como a água já verifiquei que ñ era, a outra hipótese, segundo ele, é as massas filtrantes novas, nomeadamente o SUBSTRAT pro que vem carregado de fosfato.

 

O que é certo é que, de manhã medi e... azul escuro, troquei 20% da água e agora à noite medi outra vez e....mais do mesmo, o que quer que seja que está a provocar isto, ainda se encontra dentro do aquário, e o que lá está neste momento é o que sempre esteve excepto as massas filtrantes que estão lá desde sábado.

 

Amanhã vou voltar a colocar as massas filtrantes antigas e substituir parte da água e depois logo digo alguma coisa.

 

Obrigado a todos pelas vossas sugestões.

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depois disto tudo, acho que o teste está estragado!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Achas que é do teste? Fazendo o teste à água da torneira ñ acusa nada.

 

Estou bastante desiludido.

 

Troquei as massas filtrantes, troquei 110lts de água e ainda continua com PO4 elevado (5mg + 5mg de água da farmácia dá perto de 4mg/l de PO4).

 

Depois disto só se esvaziar o aqua e colocar tudo de novo, bolas.

 

Deve ser bruxedo.

 

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, qual é o KH da água da tua torneira? É que dependendo do teste, se tiveres um KH muito elevado, apesar de adicionares ácido à amostra (são os dois primeiros reagentes) este não vai baixar até ser possível reagir com o agente revelador (3º reagente).

 

Por exemplo, se utilizarem KH2PO4 para fazer um fertilizante de Fosfatos (é o mais comum), por se criar um efeito tampão elevado dessa mesma solução, ao medirmos a concentração de PO4 na solução vai ser nula... e tal deve-se ao facto da solução ter um poder tampão elevado, sendo que a adição dos 2 primeiros reagentes não será suficiente para manter o pH no nível necessário para os PO4 reagirem com o agente revelador (3º reagente).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora, uma coisa estúpida: por acaso não estás a fazer tpa's com baldes/garrafões que já tiveram detergentes lá dentro? É penso que os detergentes têm altas concentrações de fosfatos. Mas não deve ser disso ou a fauna de certeza que já se tinha ressentido.

 

abx

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Já agora, qual é o KH da água da tua torneira? É que dependendo do teste, se tiveres um KH muito elevado, apesar de adicionares ácido à amostra (são os dois primeiros reagentes) este não vai baixar até ser possível reagir com o agente revelador (3º reagente).

 

Por exemplo, se utilizarem KH2PO4 para fazer um fertilizante de Fosfatos (é o mais comum), por se criar um efeito tampão elevado dessa mesma solução, ao medirmos a concentração de PO4 na solução vai ser nula... e tal deve-se ao facto da solução ter um poder tampão elevado, sendo que a adição dos 2 primeiros reagentes não será suficiente para manter o pH no nível necessário para os PO4 reagirem com o agente revelador (3º reagente).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Boas

 

O KH da torneira está a 20, ou seja, à segunda gota mudou para amarelo.

 

Quanto aos garrafões, claro que ñ.

 

Obrigado

RPBG

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Boas

 

O KH da torneira está a 20, ou seja, à segunda gota mudou para amarelo.

 

Quanto aos garrafões, claro que ñ.

 

Obrigado

RPBG

 

Boas

 

10 dias passaram após o ultimo post neste tópico e dez dias a mudar cerca 70lts da água todas as manhãs.

 

Resultados? À hora que escrevo estas linhas e após teste ao PO4, este azul, já nem ligo, vou mas é voltar a mudar a água semanalmente como fazia antes quando não tenho uma boa conta a pagar...

 

Ainda assim e como o teste está a acabar vou comprar outro doutra marca, mas não acredito que seja disso, pois fazendo o teste a outras águas parece-me bom.

 

Obrigado a todos aqueles que têm tentado ajudar.

RPBG

Editado por rpbg

4182_4187.png

 

FEEDBACK em RPBG obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais