Microrasbora sp. Galaxy


HomemPeixe

Recommended Posts

Aqui está um peixe que me colocou de boca aberta.

Mesmo para quem tem licença de importação internacional vai ter de procurar, pois vai esgotar.

 

Pic_13450_6.jpg

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 57
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

boas!

 

essa foi a minha ultima aquisição há uns 2 ou 3 meses e são, neste momento, a minha 'jóia da coroa'! :crazyeyes: (o vermelho é bem mais acentuado do que nessa foto)

infelizmente tive umas quantas baixas e aguardo nova importação para aumentar o cardume...

o problema é que a captura na Birmânia, após a comercialização desenfreada nestes ultimos anos, foi de tal maneira grande que a espécie já se encontra ameaçada, mesmo tendo sido descobertas novas colónias desta espécie noutro habitat no mesmo país... daí ser difícil conseguir que cheguem a Portugal...

entretanto a nomenclatura já foi alterada para celestichthys margaritatus.

são absolutamente magníficos tanto no seu aspecto como em termos de comportamento!

 

ps.- de notar que, para além de serem capturados para aquariofilia, já o eram para aperitivo das populações locais!...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...So tens de procurar as lojas certas...

 

Recebi a foto de um exportador, pois tenho uma loja de animais e nunca tinha visto a venda nos fornecedores locais.

 

josé mendonça

...entretanto a nomenclatura já foi alterada para celestichthys marginatus....

Como o nome vou procurar noutros locais para tentar obter alguns exemplares e fazer criação. Será um desafio que já não faço a algum tempo.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

espero que consigas, porque não te vais arrepender!... mas não te assustes quando os receberes porque eles vêm super magros e todos cinzentos...

 

boa sorte! :happy:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive a ver outros foruns informações sobre eles e sobre as experiências da sua criação em cativeiro. Uma das informações que vi que gostei mais foi sobre o seu tamanho que com 1,5cm tornam-se adultos, mas sobre o comprimento maximo nada. Quem sabe com o tempo em cativeiro podemos ter exemplares maiores.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu só os mantenho há uns meses e não posso ainda tirar quaisquer conclusões... a realidade é que os meus têm 2 tamanhos (+/- 2/2,5cm) e embora a diferença seja pequena, os maiores são os que têm o vermelho mais vivo. porque terão atingido o estado adulto mais rapidamente? porque serão machos? não faço ideia...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por 4€ arranjo os Microrasboras sp. Galaxy que quiserem.

É só pedirem.

Cumprimentos

 

Se por 4€ arranja os que quizer é porque tem contacto com um lojista, um fornecedor ou um importador.

Como tenho loja posso comprar directamente e poupar alguns euros.

Envia-me os contactos deles, obrigado.

 

Quero o peixe, mas por 4 euros cada prefiro esperar.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é menos de 1/2 do referido pelo "Romeu_Oliveira" será esse o fornecedor dele :smilecolros: .

Desculpa a bricadeira, mas como é do Porto e essa loja é perto de si tive que brincar.

 

Fico a espera do contacto.

Enquanto espero vou falar com a referida loja. Obrigado "varez". :silly:

 

Por outro lado é questão de esperar, pois se o preço já é de 1,40 euros brevemente irá custar o mesmo dos Danos Zebra.

+351916315190 / joao.aquapet@gmail.com Cumprimentos do aquariofilista, João Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bolas, conseguiram entusiasmar-me com este peixe. E a esse preço acho que ainda hoje vou à Jardiland... :)biggrin.png' alt=':biggn:'>

 

 

Entretanto mais algumas informações que descobri numa pesquisa na net:

 

- O nome da Microrasbora já foi reclassificado como Celestichthys margaritatus mas posteriormente, por afinal ter bastantes parecenças com o Dánio passou a Danio margaritatus (Celestial pearldanio).

 

- A espécie parece estar de facto ameaçada, apesar de já terem sido descobertos alguns novos habitats. Por outro lado a reprodução parece não ser muito difícil - aliás aos preços a que estão, provavelmente são espécies já de cativeiro. Mesmo assim as recomendações que vi por todo o lado é que esta espécie só deve ser comprada por quem a pretender reproduzir.

 

- Para que como eu se pergunta sobre que companheiros de aquário ele se dá bem: parece ser um peixe pacifico e que se dá bem com os peixes calmos mais vulgares, inclusivamente camarões. (Os já felizes donos confirmam???)

 

Para mais informações está aqui um fórum que parece jeitoso: Celestial Pearl Danio Forum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Para os interessados da zona de Lisboa, a Naturline anunciou na sexta feira, num tópico aqui no fórum, a chegada destes peixes. Podem ver aqui: Chegadas de Água Doce. Quanto a preços, é uma questão de lhes perguntarem.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Confirmo que são bastante pacíficas. tenho 10 e apenas desconfio que atacam crias de camarões, mas é uma suspeita!

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ao afastar uns troncos no aquário onde mantenho os 'Galaxy', deparei-me com imensas crias de white pearl 'blue' com uns 5 ou 6 mm... o que quer dizer que, desde que haja plantação rasteira (musgo, riccia e monosolenium, no meu caso) os camarões safam-se bem, talvez pelo facto deste peixe não ser muito dado a 'debicar' no fundo entre as plantas e sim, gostar mais de nadar (e 'speedar') em águas abertas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

espero que consigas, porque não te vais arrepender!... mas não te assustes quando os receberes porque eles vêm super magros e todos cinzentos...

 

boa sorte! :(

 

Adquiri hoje 6 exemplares da especie em questão e confirmo que vêm meio acinzentados e muito magros... (se bem que ao fim de umas horitas começaram logo a ganhar alguma cor).

 

Já agora aproveito para perguntar (espero que membro autor deste post não se importe) o que tens dado como comida?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... os maiores são os que têm o vermelho mais vivo. porque terão atingido o estado adulto mais rapidamente? porque serão machos? não faço ideia...

afinal, são mesmo os machos (têm igualmente as riscas pretas mais acentuadas).

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comem tudo :mrgreen: Não são nada esquisitas!!

 

As minhas comem exactamente o mesmo que as do José!

 

Murkas, virem magras é normal! Provavelmente vêm de uma "Quinta" na Ásia para a Europa, sabe-se lá por quantos exportadores passaram, e por fim chegam às lojas!

 

Felizmente as Galaxy são resistentes e comem quase depois de as introduzires!

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem me diz em que condições é que estes peixes devem ser mantidos.

ph..kh..temp.. etc

obrigado

 

Fish Statistics:

 

Minimum Tank Size:100 litres

Diet:Omnivore

Origin:Thailand

Temp:22-27º

Max Size:3cm

Family:Cyrpinidae

Temperament:Peaceful

pH:6.0 - 7.0

Care Level:Moderate

 

"The Galaxy Rasbora requires a well-established planted aquarium with superior water quality and stable water conditions. They will prefer soft acid water although they can be slowly introduced to harder water. This species is compatible with other peaceful fish as well as others of its own species."

Editado por acarloscc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá acarloscc!

 

permite-me uma correcção: o habitat é no nordeste da Birmânia, na região do Inle Lake e não na Tailândia...

 

... e tu sabes como eu sou apologista de dar bastante espaço aos peixes para que eles possam viver condignamente (já te melguei com os barbos :puppydogeyes: ) , mas 100L como mínimo para os Galaxy, é um exagero! 40L está bem para um pequeno cardume...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá acarloscc!

 

permite-me uma correcção: o habitat é no nordeste da Birmânia, na região do Inle Lake e não na Tailândia...

 

... e tu sabes como eu sou apologista de dar bastante espaço aos peixes para que eles possam viver condignamente (já te melguei com os barbos ;) ) , mas 100L como mínimo para os Galaxy, é um exagero! 40L está bem para um pequeno cardume...

 

Lol também ia chamar a tenção para isso... as minhas estão em 25Lts temporariamente e não se têm queixado :bad-words:

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá acarloscc!

 

permite-me uma correcção: o habitat é no nordeste da Birmânia, na região do Inle Lake e não na Tailândia...

 

... e tu sabes como eu sou apologista de dar bastante espaço aos peixes para que eles possam viver condignamente (já te melguei com os barbos :drinking: ) , mas 100L como mínimo para os Galaxy, é um exagero! 40L está bem para um pequeno cardume...

 

fizeste bem em corrigir.

andei a ler umas coisas sobre os "galaxy", mas pelos vistos não estavam totalmente correctas.

 

já agora e como falaste nos barbos :rolleyes: , estes "galaxy" não se dão com os "tigres" pois não?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais