ajuda urgente ph muito baixo co2 diy quimico


Recommended Posts

montei o sistema co2 caseiro quimico e está a funcionar pelo menos bolhinhas faz nas horas para testar o sistema coloquei numa garrafa le litro de vidro a qual passei antes por muita agua limpa o problema é que me baixou o ph em excesso e muito,deve rondar os 4 ou 5 uso um tester de gotas e vejo pela cor que vai de verde escuro amarelo a vermelho e esta no vermelho....uma ajuda please......

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

montei o sistema co2 caseiro quimico e está a funcionar pelo menos bolhinhas faz nas horas para testar o sistema coloquei numa garrafa le litro de vidro a qual passei antes por muita agua limpa o problema é que me baixou o ph em excesso e muito,deve rondar os 4 ou 5 uso um tester de gotas e vejo pela cor que vai de verde escuro amarelo a vermelho e esta no vermelho....uma ajuda please......

 

 

boas nelsomsdias:

 

pelo que sei e nao é muito deves aumentar a oxigenaçao da agua ate estabilizares o ph a um nivel aceitaval.

eu por exemplo tenho um filtro de cascata, no principio tive o mesmo problema,

aumentei-lhe um pouco o caudal e resolvi o problema.

 

espero ter ajudado;

se tiver dito algum disparate corrijam-me...

abraço :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu a pensar q o excesso de O2 diminuia o ph... entao é o inverso certo? +O2 subida de ph???

 

Boas,

Certo: CO2 = baixa de pH

O2 = subida de pH

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Boas,

Certo: CO2 = baixa de pH

O2 = subida de pH

Cumps.

Errado...

 

As concentrações de O2 e CO2 na água de um aquário são independentes uma da outra. Podes muito bem ter CO2 'à fartazana' e O2 suficiente para veres plantas a fazer pearling.

 

Sem contar que o O2 não influencia o pH, pois não tem carácter ácido nem básico...

 

E já agora, se tens o pH entre 4 e 5, do CO2 duvido muito que seja... deves ter outra coisa qualquer a acidificar a água, pois o pKa1 do H2CO3 é de 6,35... que traduzindo por míudos, é o pH mais baixo que consegues atingir borbulhando CO2 na água. Se estão incrédulos, experimentem borbulhar CO2 no tubo de ensaio com o indicador de pH, e verão...

 

Eu atrevo-me a dizer que deves ter introduzido algo no teu aquário que te está a baixar o pH para esses valores. Vê lá se não é o ácido que usas no reactor que te está a fazer isso...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entendo o que escreveu luis no maximo que o co2 em abundancia possa baixar o ph sera ate 6.35 talvez nao tenha limpo a garrafa de vidro em que testei o difusor a debitar co2(embora a tenha passado por agua quente e fria diversas vezes )...vou testar diretamente num aquario esta noite e vou medindo os valores do ph com o sistema a todo o gas e depois japosto aqui os resultados

obrigado a todos pelas respostas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Mais uma opinião como resposta posso dizer por experiencia propria e tambem por inexperiencia, que estava com Ph muito alto e de forma alguma conseguia baixar o valor a baixo dos 7.8, quando fui aconselhado a colocar co2 para tentar normalizar o valor. Fiz um Co2 DIY pedra difusora no fundo do aqua, resultado em 24h baixou para 5.2 e continuaria por ai se não tivesse intrevido. Conclusão a altura a que se coloca a difusão de Co2 na agua permite controlar o Ph. Eu aconselho começar com a difusão de meio do aquario para cima e ir baixando gradualmente ate estabilizar o Ph nos parametros desejados.

 

Espero ter ajudado

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li em algum sitio que o ph baixava consoante a altura a que a difusao do co2 se registava mas nao estava explicado o porque nem me pareceu logico mas se é mesmo assim entao da pra ir baixando aos poucos e isto é fiavel ou foi no teu caso?e ja agora se regular mos a saida do co2 ai pra menos saida o ph tem tendencia pra baixar mais lentamente ?? estarei correto?

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja li em algum sitio que o ph baixava consoante a altura a que a difusao do co2 se registava mas nao estava explicado o porque nem me pareceu logico mas se é mesmo assim entao da pra ir baixando aos poucos e isto é fiavel ou foi no teu caso?e ja agora se regular mos a saida do co2 ai pra menos saida o ph tem tendencia pra baixar mais lentamente ?? estarei correto?

 

Existe mesmo uma relação Ph - Co2. Quanto maiores os niveis de co2 mais baixo se torna o ph, tal como o inverso tambem se aaplica.

No caso do Co2 DIY não existe forma de controlar a saida do Co2, pois se diminuires a saida da garrafa podes ter uma explosão caseira banana rock , nestes casos joga-se com altura a que temos o difusor no aqua. Quanto mais em baixo estiver o difusor mais co2 é diluido na agua, logo acelera o baixar do ph, por isso aconselho a ir baixando lentamente o difusor ate termos os valores pretendidos de ph na agua. No caso de pedra difusora aconselho a começar por esta estar a cerca de 10/15 cm do topo do aqua e baxar de 24 em 24h caso não se obtenham os parametros desejados.

 

Abraço

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe mesmo uma relação Ph - Co2. Quanto maiores os niveis de co2 mais baixo se torna o ph, tal como o inverso tambem se aaplica.

No caso do Co2 DIY não existe forma de controlar a saida do Co2, pois se diminuires a saida da garrafa podes ter uma explosão caseira :rainbowafro: , nestes casos joga-se com altura a que temos o difusor no aqua. Quanto mais em baixo estiver o difusor mais co2 é diluido na agua, logo acelera o baixar do ph, por isso aconselho a ir baixando lentamente o difusor ate termos os valores pretendidos de ph na agua. No caso de pedra difusora aconselho a começar por esta estar a cerca de 10/15 cm do topo do aqua e baxar de 24 em 24h caso não se obtenham os parametros desejados.

 

Abraço

foi essa a conclusao a que cheguei so um reparo o meu sistema diy é com o acido muriatico e bicarbonato e tenho dois estranguladores de soro pra controlar o caudal da saida do co2 mas mesmo assim vou controlando melhor como disses te .é so subir ou baixar o difusor ,mas quanto mais co2 sair mais co2 se ira diluir na agua logo mais baixa o ph mesmo controlando a altura do difusor certo??parece me......tantas equacoes tantas solucoes ai ai ai

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos grandes problemas do Co2 DIY tem exactamente a ver com a variação de co2 libertado, pois no inicio muitas bolhas que vao diminuindo ao longo do tempo da preparação, o que obriga a um maior controlo do ph uma vez que este oscila co muita facilidade. O jogo do sobe e desce como difusor acaba por ser a melhor maneira de diminuir essa variação.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um dos grandes problemas do Co2 DIY tem exactamente a ver com a variação de co2 libertado, pois no inicio muitas bolhas que vao diminuindo ao longo do tempo da preparação, o que obriga a um maior controlo do ph uma vez que este oscila co muita facilidade. O jogo do sobe e desce como difusor acaba por ser a melhor maneira de diminuir essa variação.
mesmo com o sistema quimico?? neste momento tenho o ph por volta dos 6.5 7.0 coloquei pedra difusora meio aquario e uma outra pedra difusora que vem da bomba ar pra fazer circulaçao da agua(esta se a formar uma camada gordurosa na superficie da agua e como tenho alguns buracos no canto do vidro pros fios passarem sempre entram impurezas po e fumos(cozinha e eu fumo) agora havendo mais circulaçao agua havera menor absorçao de co2 evaporando algum pela agitaçao da agua assim mais uma vez temos ouitra equaçao sendo a quantidade co2 entrando no aqua faz diminuir o ph a agitacao da bomba ar faz elevar o ph desta forma tambem deve dar pra controlar os niveis co2 e ph ....correto????desculpem os testamentos

 

p.s.mas o sistema co2 quimico funciona bem,controlando a saida co2 pra mais ou menos e qd fraqueja logo cai mais ma gota no reator e la vem mais co2(nao sendo sempre a mesma quantidade mas em media por 10 minutos sera identica durante os dias que temho testado com controlo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mesmo com o sistema quimico?? neste momento tenho o ph por volta dos 6.5 7.0 coloquei pedra difusora meio aquario e uma outra pedra difusora que vem da bomba ar pra fazer circulaçao da agua(esta se a formar uma camada gordurosa na superficie da agua e como tenho alguns buracos no canto do vidro pros fios passarem sempre entram impurezas po e fumos(cozinha e eu fumo) agora havendo mais circulaçao agua havera menor absorçao de co2 evaporando algum pela agitaçao da agua assim mais uma vez temos ouitra equaçao sendo a quantidade co2 entrando no aqua faz diminuir o ph a agitacao da bomba ar faz elevar o ph desta forma tambem deve dar pra controlar os niveis co2 e ph ....correto????desculpem os testamentos

 

p.s.mas o sistema co2 quimico funciona bem,controlando a saida co2 pra mais ou menos e qd fraqueja logo cai mais ma gota no reator e la vem mais co2(nao sendo sempre a mesma quantidade mas em media por 10 minutos sera identica durante os dias que temho testado com controlo

 

Com o sistema quimico não sei pois nunca o utilizei, mas com o de fermento acontece com muita frequencia.

Cumprimentos

 

Adão Pesqueira

 

Fisherman's Palace

 

Fisherman's Reef

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

agora que vou pra segunda vez que faço o sistema co2 diy quimico e ja consigo perceber mais ou menos bem(digo eu)o sistema como funciona na pratica, consegui manter o ph mantendo uma bomba ar pra fazer a circulacao da agua e colocando o difusor co2 por baixo da saida do filtro interno(este esta 2 cm abaixo superficie da agua)fazendo difundir melhor o co2 por todo o aqua.pra ja os resultados estao á vista as plantas ja se manifestaram e crescem com maior rapidez e mais verdes que anteriormente(embora deduza que me falte potassio pelas manchas escuras que se tem apresentado nas anubias nanas)...recomendo o sistema mas com alguma atençao pois trata se de acido e pressao e todo o cuidado é pouco.....um obrigado a todos os que me ajudaram neste processo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas... Como já disseram antes, quando injectamos CO2 no aquário o pH em principio deve baixar. Principalmente se medido depois das lampadas apagadas...

 

A agitação da superficíce consegue aumentar outra vez o pH.

 

 

Esta variação de pH só quer dizer que têm a dureza da água muitbo baixa. Ou seja, devem ter águas macias que à minima presença de CO2 baixam o pH

 

O que podem fazer é:

 

0)manter o CO2 ligado. Medir o pH.

1) Medir a dureza da vossa água.

2) Se der mt baixa... Dissolver uma colher de bicarbonato que usam na mistela do CO2 num copo e ir metendo no aquário.

3) Esperar uma hora e voltar a medir a dureza.

Comparar e ver se houve ou não alteração (deve estar mais dura)

 

No outro dia voltar a medir os pH para ver se o CO2 ainda influencia assim tanto.

 

 

Abraço.

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola 'commendatore' fiz os teste e deu me estes resultados:

no2--»0

nh3--» 0

nh4--»0

kh--»50 ppm

gh--»80 ppm

ph--»7.0

temperatura---27º

vou investigar os efeitos do bicarbonato na agua e farei o teste pra comparar os resultados e posto aqui depois..ja agora que outros testes da agua me aconselham alem destes ??utilizo tudo da nutrafin incluindo liquido fertilizante pras plantas e stiks no fundo aquario,parece me uma boa marca com bons resultados comigo pelo menos até á data....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.