nitritos elevados


Recommended Posts

tenho com regularidade os nitritos elevado, penso nao ter o aqua super povoado digam me voces, 5 gracilis, 2 gupies, 2 arco iris, 2 coridoras, 2 barbos tigre verdes( todos os peixes sao muito jovens, nenhum passa os 3 cm) fazendo com regularidade pequenos tpa´s, de 5 litros de 2 em 2 dias, num aquario de 55 litros uteis, os nitritos ja estao a 1,0mg/l passadas 24 horas do tpa. é sobrepovoamento? ou sera do filtro de ma qualidade? que é o easy crystal filter box 300 da tetra, que faz 300 litros por hora.

 

qual sera a causa dos nitritos?

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho com regularidade os nitritos elevado, penso nao ter o aqua super povoado digam me voces, 5 gracilis, 2 gupies, 2 arco iris, 2 coridoras, 2 barbos tigre verdes( todos os peixes sao muito jovens, nenhum passa os 3 cm) fazendo com regularidade pequenos tpa´s, de 5 litros de 2 em 2 dias, num aquario de 55 litros uteis, os nitritos ja estao a 1,0mg/l passadas 24 horas do tpa. é sobrepovoamento? ou sera do filtro de ma qualidade? que é o easy crystal filter box 300 da tetra, que faz 300 litros por hora.

 

qual sera a causa dos nitritos?

 

Boas,

ciclaste o teu aqua? caso o tenhas ciclado pode ter acontecido as bacterias nitrificantes presentes no filtro terem morrido por uma razão qualquer...

 

Aconselho a inserires bacterias nitrificantes (á venda em qq loja da especialidade) ha varias marcas á venda ma a que eu conheço é da waterlife e chama-se bacterlife.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom obrigado, vou dar ouvido a todos, ja adicionei 5ml de "bater life", vou tomar atencao á alimentacao p.ex, quantas vezes ao dia? 1 floco por peixe ou menos? eles estao sempre prontos para comer e comem tudo em 10 segundos dou em media 1 floco por peixe 3xs ao dia, será muito? ou o numero de peixes sera demasiado?

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que a água para as TPA's não deve ter cloro- se bnão estás sempre a matar as bactérias nitrificantes do filtro e do substrato. Três hipóteses: 1) ou adicionas um anti-cloro à água da torneira ( tipo AquaSafe ou Sera Aqutan), 2) ou deixas a água da torneira num recipiente de boca larga ao ar durante um dia antes de a deitar no aqua (para deixar o cloro evaporar) ou 3) usas água engarrada que não contém cloro.

 

Pela mesma razão não deves lavar o material do filtro com água da torneira ( usa a água que tiras nas TPA's.

 

Se fizeres mais TPAs maiores até 15 litros de 3 em 3 dias vais conseguir baixar isso.

 

Vai adicionando mais Bacterlife....

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá ... tu é que tens de controlar a comida que dás ... os guppys comem na boa 4 ou 5 vezes por dia, em quantidades acertadas. Vê lá se eles comem todos e mantém a dose.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz hoje os testes de amonia e esta a zero, os nitritos estao um pouco acima do zero o que ´r que isto quer dizer? ja tenho o ciclo feito? ou ainda nem comecou ja li muita coisa mas cada vez estou menos ciente, de saber alguma coisa e se alguem sabe ao certo o funcionamento do ciclo. (isto e um bocado, irregular certo?)

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fiz hoje os testes de amonia e esta a zero, os nitritos estao um pouco acima do zero o que ´r que isto quer dizer? ja tenho o ciclo feito? ou ainda nem comecou ja li muita coisa mas cada vez estou menos ciente, de saber alguma coisa e se alguem sabe ao certo o funcionamento do ciclo. (isto e um bocado, irregular certo?)

 

Boas,

resumidamente o aqua tem um pico de amónia, um pico de nitritos e começa a produzir nitratos, o aqua diz-se em ciclo quando tanto a amónia como os nitritos depois do pico inicial voltam a valores nulos...

 

segue o link http://fins.actwin.com/mirror/pt/begin-cycling.html#cycle

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tenho o aqua com 15 dias, o ciclo ja acabou ou nao comecou? se nao comecou quando a amonia atingir os valores maximos os peixes morrem me todos certo?

 

Bem 15 dias e ja com esses peixes todos e normal que tenhas valores altos.

Se os peixes estiverem muito tempo com valores altos sim vao talvez morrer, depede, pois se forem resistentes e fizeres TPA's regulares talvez consigas. Mas Aguarda por melhor ajuda

 

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Com 15 dias, a amónia a zero, os nitritos a notarem-se pouco, então suponho que o ciclo já esteja adiantado. Estará terminado quando os nitritos estiverem também a zero.

Com a ajuda do bacter life é provável que os nitritos nem sequer cheguem a subir (ou pelo menos subir a níveis perigosos).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado. que assim seja ja fico mais descansado. nao posso ver peixes morrer

Boas!

Se não queres usar químicos, aumenta as TPA´s. Estás a fazer 5 litros de 2 em 2 dias. Podes fazer, com segurança, 15 litros, nem que seja diário. (em último caso até mais que uma vez por dia).

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Parece-me que de momento é mais importante seguir com atenção os valores da amónia (ver se se mantêm no 0) e o dos nitritos (ver se não atigem valores perigosos). As TPAs serão apenas necessárias se estes valores voltarem a aumentar. Pelo que vi do Bacterlife, já introduziu bactérias que se alimentam de amónia e de nitritos, daí o meu conselho de apenas seguir com cuidado estes valores.

Claro que não convém esquecer as TPAs regulares quinzenais (ou semanais conforme o hábito de cada um).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No ciclo do Azoto existem 2 tipos de bactérias, as que se alimentam de amónia - crescem muito rapidamente e como a amónia ao acrescentares os peixes aparce logo "rápidamente" elas começam a fazer o seu trabalho e transformam a amónia em nitritos

 

As segundas bactérias nitificantes que consomem os nitritos em nitratos crescem menos rapidamente e por esse motivo tens uns valores de nitritos mais elevados.

 

Sempre que limpo o filtro dos meus aquários isto acontece , o que faço é colocar Denitrol da Jbl em dose dupla e os valores voltam a 0 em cerca de 1 semana.

 

Mudas de água durante estes dias ajudam a manter este valores mais baixos e a adição de sal ajuda a consumir os Nitritos.

 

Se não tiveres nenhuma espécie que não tolere o Sal podes e deves adicionar Sal

1ppm 3.8 gramas por cada 40 litros

3 ppm 11.4 Gramas por cada 40 Litros

 

ao fim de alguns dias os valores devem voltar ao

 

Pedro Soromenho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu quando faço tpa ao aqua , ao colocar a agua ,vai directamente da torneira morna para dentro, adiciono e logo sera aquatan, mas se nao quiseres ter a agua em descanso

para tirar o cloro, pode-se tb adicionar o aquatan primeiro e de seguida encher directo da torneira.

Adiciono tb bacterias com o sera nitrivec.

e com isto nunca tenho tido problemas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epah por incrivel que pareca hoje quando li os nitritos no2, eles nao tinham subido sera que o aqua ball ja ta a funcionar? amanha logo direi. isto da aquarofilia e pura investigaçao, cada um sabe do seu, nada é certo. obrigado a todos

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O Aquaball e o Bacterlife. Nenhum deles funciona sozinho. As bactérias introduzidas estão a fixar-se e a reproduzir-se no filtro.

É só continuar a verificar os níveis.

Cumps.

 

P.S.: descansar a água não adianta. O cloro pode evaporar mas a cloramina não, nem tão pouco os metais pesados e ambos são tóxicos.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tenho os niveis todos a zero, decerteza q estava a usar o filtro errado, ja estava a ficar com muitos peixes. pois foi quando introduzi mais peixes q subiram os valores de no2, agora com este os niveis ja estao a zero e estaveis.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.