Recomendação


Psyfactor

Recommended Posts

Boa noite a todos=)

 

Bom, começando pelo início.

Foi neste fórum que aprendi grande parte do que sei de aquariofilia (que ainda é bastante pouco). Fui realmente muito bem recebido e, acima de tudo, muito bem aconselhado (nunca recebi um conselho de pessoal aqui do fórum que tivesse dado para o torto). A secção "os primeiros passos na aquariofilia de água doce" (PPAAD)foi o maior espaço de aprendizagem que tive. Com o tempo, comecei também eu a tentar ajudar os que vinham e, com isso, comecei a aperceber-me que tem que se ter algum cuidado com aquilo que se aconselha aos outros. Assim sendo, semre tive o cuidado de, ao responder a alguma questão de: responder baseado na minha (pouca) experiência (salvaguardando isso mesmo), ou em informações que via em diversas fontes ou que tinha visto vários membros (experts, não era qualquer um) a referi-lo. Assim sendo, nunca respondia (nem respondo) ao que não sabia, quanto muito podia dizer que tinha lido em sítio X que tal coisa era Y (tricky:P).

O problema é que hoje em dia dou por mim a ler muita coisa na secção PPAAD que acho incorrecta, ou pelo menos mal fundamentada. E considero isso grave. Para mim, essa secção deveria ser alvo de um cuidado muito maior. É a secção onde a maioria das pessoas começa por postar as suas dúvidas e acho extremamente negativo as pessoas serem mal aconselhadas, por haver pessoas que respondem a tudo e mais alguma coisa com uma autoridade impressionante (estranho como há pessoas que parece que percebem de dezenas de espécies diferentes e que já fizeram e viveram milhares de experiências com cada uma, mesmo tendo aquas há poucos meses). É impressionante a quantidade de bitaites que se vê naquela secção. Não estou a cruxificar ninguém em particular. Acho muito bem que as pessoas queiram ajudar. Mas às vezes dá a sensação que a pessoa quer é "mostrar que sabe", e acaba por dizer coisas que "leu num sítio qualquer que já não me lembra bem qual foi (mas vou assumir que é uma verdade absoluta)".

 

Não sou ninguém aqui, não pretendo qualquer tipo de notoriedade com este tópico e muito menos criticar o trabalho dos administradores e moderadores. Nada disso. Estou aqui apenas para apresentar uma sugestão, nada mais. Assim sendo, julgo que deveria haver maior "controlo" ou pelo menos maior assiduidade de moderadores e administradores nessa secção. Uma pessoa chegar ali e ser mal aconselhada é meio caminho andado para as coisas correrem mal e desistir do hobby. Julgo ser importante evitar isso. Nada mais. Claro, as pessoas deviam pesquisar em vez de se basearem exclusivamente no que lhes é dito, mas mesmo assim, julgo que este fórum (que não esqueçamos, é o maior em Portugal) deveria apresentar um maior rigor. Pelo fórum, pelas pessoas e, sobretudo, pelo bem estar dos animais.

 

Mais uma vez repito, não é criticar o vosso trabalho de mods/admins (pelo pouco que pude ver de alguns de vocês, fiquei com a sensação que é tudo malta 5* :mrgreen: ), bem pelo contrário. Sei de muito que vocês fazem tanto nos eventos como nas actividades que promovem para dinamizar isto, como no trabalho que dá gerir um fórum grande como este. É, simplesmente, uma sugestão, vinda de um membro igual a tantos outros.

 

Um grande abraço para todos vocês!

 

João Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tás lá João!

 

Mas conseguir um controlo do que é postado no subforum dos PPAAD é muito complicado...

Já deves ter reparado que há dias que podem chegar à centena de posts que lá são colocados!

 

Acho que essas correcções passam por todos em geral, tanto os experts, de onde a opinião deve ser sempre tida em conta, porque dificilmente estará errada, como os novatos como nós, que tentamos ajudar dentro da nossa limitada experiencia.

Os moderadores/administradores já têm uma grande dose de trabalho ao manter o forum "vivo" e nos vários eventos que desenvolvem, não têm tempo para ainda fiscalizar quem anda a dar más informações...

 

E como se trata de um forum, todas as informaçoes devem ser ouvidas, erradas e certas, desde que depois de analisadas, se chegue à conclusão do que é melhor para os nossos peixes!

 

Abraço!

 

PS: então esse malawi? tá a andar?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite a todos=)

 

É impressionante a quantidade de bitaites que se vê naquela secção. Não estou a cruxificar ninguém em particular. Acho muito bem que as pessoas queiram ajudar. Mas às vezes dá a sensação que a pessoa quer é "mostrar que sabe", e acaba por dizer coisas que "leu num sítio qualquer que já não me lembra bem qual foi (mas vou assumir que é uma verdade absoluta)".

 

 

Boas, de facto um topico para se pensar e bem oportuno e não e so na parte de agua doce na parte da agua salgada penso ser ainda pior.

Desde membros que nunca tiveram um aquário salgado a dar opiniões apenas por que leram em algum sitio, outros porque gostam muito de alguns lojistas e tudo o que esse lojista diz é sagrado enfim.

Até que por fim lá deixam de postar no forum porque alguem foi mais rijo ou escreveu enervado e levam a mal, ou simplesmente o fracasso no aquário aconteceu e claro neste ultimo caso ate mudam de nick para começar de novo.

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que cabe a todos nós e principalmente aos mais experientes corrigir algo quando acham que está incorrecto. Com o tempo cada membro vai começando a saber separar o trigo do joio, eu tenho bastante confiança em alguns membros, em outros nem tanto.

Isto da Internet é mesmo assim, sem sabermos quem está do outro lado temos de ser nós a traçar um perfil desse mesmo membro, tanto pela maneira que escrevem como pelo que escrevem.

È muito complicado para a moderação corrigir todas as respostas incorrectas, pois apesar de serem moderadores não quer dizer que saibam tudo, em princípio são pessoas mais experientes em determinadas áreas, mas existem muitos membros com mais experiência que muitos moderadores.

 

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu entendo.

Mas que dizer de situações em que tentamos explicar as coisas como deve ser e somos simplesmente desmentidos "porque eu já fiz e consegui"? Às vezes não é tão fácil assim.

Para mim o problema central é mesmo o facto de ser aquela área especificamente. Quem chega não faz a mínima ideia de em quem pode ou não confiar numa primeira fase. E é nesse sentido que achei que era um assunto pertinente para ser discutido aqui. Não é DE MANEIRA NENHUMA tentar "ensinar aos mods e admins o trabalho deles".

 

Eu sei que são muitos posts por dia, mas também não é em todos os tópicos que as pessoas são mal informadas.

 

Mas o objectivo deste tópico é exactamente este! Discussão=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo, mas acho missão impossível. Impossível na medida em que, então os ADMINS e MODERADORES, teriam que saber tudo, para poder corrigir ou apagar posts de más informações, etc, algo do género.

 

É óbvio que a aquariofilia ( dar guppys a outros peixes não é aquariofilia :crazyeyes: ) se baseia na experiência de cada um, uns mais que outros é certo.

Existem "regras" definidas para manter um aquário, ou serão apenas conselhos básicos? Daí aparecerem os " comigo é assim, e nunca tive problemas" , quando outros criticam logo só porque leram outro utilizador dizer isto e aquilo, alegando que assim é que se faz... " ah não sei quê e o camandro e mais não sei quê. " ,quando têm aquários básicos e experiência de meia dúzia de meses.

 

Assim deixava de ser fórum de discussão, e passava a ser um site sobre aquariofilia. Mas eu concordo com o que dizes, concordo 100% com a tua ideia, mas acho muito difícil acontecer. Agora um moderador corrigir um tópico ou um post, só porque não condiz com as "regras" não me parece de bom tom.

 

Se um gajo vier aqui e disser que tem peixes num aquário montado no próprio dia, com água da torneia ainda com cloro e mais uma data de falhas nas "regras" e se correu tudo bem, que é que um gajo vai fazer? Se correu bem, ele pode dizer que é assim que se faz...

 

Digo mais, eu acho que de "regras" está o fórum infestado de posts a criticar outros users... mas fórum é mesmo assim.

 

Estou curioso sobre esta tua ideia e a reacção ao teu post.

 

até já

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A única maneira de quem entra no forum poder avaliar um utilizador é atraves do numero de posts de cada utilizador... mas até isto muitas vezes não corresponde, de longe à verdade... neste momento tenho 400 e poucos posts, mas tenho a certeza que existem dezenas de utilizadores com menos posts mas que têm muitissima mais experiencia e conhecimentos...

 

Para se definir em quem se pode ou não confiar é preciso tempo para avaliar o que cada pessoa escreve e como fundamenta as suas ideias/experiencias.

 

Dificilmente isto seria possivel, mas um sistema de votação, que permitisse atribuir aos membros que dão boas contribuições ao forum, cotação positiva, e aos que dão opiniões menos validas, ou têm atitudes menos proprias, cotação negativa, era bem porreiro!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... mas um sistema de votação, que permitisse atribuir aos membros que dão boas contribuições ao forum, cotação positiva, e aos que dão opiniões menos validas, ou têm atitudes menos proprias, cotação negativa, era bem porreiro!

 

Esta ideia tem valor, por exemplo no Gamespot é usado um sistema identico para os comentários que são deixados. É simples, com um polegar para cima e um para baixo e um somatório dos positivos e negativos. Entenda-se simples o critério de mais um ou menos um não sei se é simples de implementar uma funcionalidade assim.

 

A minha sugestão passaria também por aumentar a equipa de moderação dessa secção em particular, tipo sub-mods ou algo do género. Uma espécie de pirâmide na organização para que não fosse preciso ser só um mod para tantos posts diários. Não seria corrigir os posts porque poderia ser mal interpretado mas mediar a discussão no post.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia não era tanto (mas sim, eu sei que o escrevi) "corrigir" os posts. Era simplesmente participar mais. Acho que isso acaba por colocar um travão em "quem quer ajudar dê por onde der". As pessoas teriam tendência a postar com mais cuidado.

 

E julgo (julgo!) que a questão de os mods e admins não saberem tudo não se coloca. Estamos a falar da secção PPAAD, a maioria das questões são "batidas" ou "fáceis". O grande problema é mesmo informações erradas/erróneas/discutíveis que são postadas como se fosse verdades absolutas. Não há verdades absolutas em aquariofilia e mesmo as "regras de ouro" podems er postas em causa. Mas mesmo assim há coisas em que basta um bocadinho de bom senso para perceber que estão mal. E parece-me que realmente há a necessidade de haver algum controlo. Como disse há pouco, vê-se pessoas a falar de todo o tipo de peixes quando a sua experiência é practicamente (como a minha) zero. Ou as pessoas têm imenso dinheiro e têm aquas com fartura em poucos meses, ou então não sei.

 

A ideia dos "rankings" não me parece má, mas pode trazer problemas por causa das atribuições de pontos negativos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão seria de haver limitações a essas votações, ou uma por tópico ou uma por user.

 

Mas sim levanta-se claramente a questão do bom senso de quem as atribui. Mas enquanto se estiver a tentar falar com pessoas vai sempre haver questões de bom senso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Infelismente grande parte das perguntas que são colocadas no PPAAD já foram colocadas e respondidas antes. E por muita boa vontade que as pessoas tenham, chateia um bocado andar sempre a repetir as mesmas respostas, cujas perguntas poderiam ter sido evitadas, se tivessem perdido meia horinha para ler um bocado antes de irem á procura da resposta rápida e directa para o seu problema.

Deêm uma olhada nas 3 1ªs páginas desse SF e façam uma procura como se não soubessem a resposta e vão ver quantas vezes são as mesmas perguntas feitas e respondidas...

Não se trata de os "velhos" não quererem saber dos "novos", mas de paciência. Que é o principal factor para se manter aquários saudaveis e que grande maioria de quem se inicia não tem. Sem contar com a "pachorra" que é ler inumeros artigos sobre peixes e aquáriofilia, antes de se passar á acção. Outra das coisas que grande maioria não faz ou faz na diagonal...

 

Sinceramente, apenas respondo nesse SF quando tenho paciência ou vejo um tema interessante... E como eu há muito mais gente. Mas é para isso que está lá o Manual de Iniciação e indice para os tópicos interessantes.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu sei. Como já antes tinha dito, as pessoas não se dão ao trabalho de pesquisar. Optam pelo mais fácil. Aposto que mais de metade das pessoas não lê as regras do fórum, nem sequer vê os apelos à pesquisa. Sei disso tudo. As pessoas querem ver as suas dúvidas esclarecidas o mais rapidamente (ou facilmente) respondidas e pronto.

 

E não sou eu quem vai dizer que a culpa é vossa (longe de mim), moderadores e admins, quando eu próprio já perdi a paciência e deixei pura e simplesmente de postar lá (não só por não ter paciência mas também por ter sido atacado por alguns posts que fiz. Lá está, às vezes tentamos ajudar de uma forma fundamentada e ainda nos lançam pedras)

 

Sei que é dificil. Quando abri este tópico, foi mesmo para lançar a discussão, pois eu próprio não tenho boas sugestões a apresentar para fazer face ao "problema". A minha intenção é que todos possamos discutir isto e chegar a alguma solução possível=)

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ao menos houvesse uma solução viavel para obrigar as pessoas a pesquisar... :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se ao menos houvesse uma solução viavel para obrigar as pessoas a pesquisar... :P

 

Deixamos de responder que eles vêm-se obrigados a pesquisar!! :mrgreen:

 

Agora a serio, tudo o que disseram está certo... parte muitas vezes dos que se iniciam o erro de perguntarem coisas cuja resposta está mesmo ali à mão. Mas no inicio também fazia coisas do genero, por isso não os posso censurar... a expressão "são novos, não pensam" aplica-se aqui neste caso!

 

Continuo a achar que a única maneira de prevenir que hajam pessoas mal aconselhadas é darmos uma vista de olhos por lá, de tempos a tempos, apenas para ver se não há ninguem a dizer: "tens um aquario de 20L? brutal, mete um oscar...."

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuo a achar que a única maneira de prevenir que hajam pessoas mal aconselhadas é darmos uma vista de olhos por lá, de tempos a tempos, apenas para ver se não há ninguem a dizer: "tens um aquario de 20L? brutal, mete um oscar...."

 

Tás a brincar mas ontem vi um tópico do género: óscares têm 20cm, logo para por dois, 40L chegam, 60 para lhes dar uma folga maior. (isto por causa do 1cm-1L)

 

Fiquei :mrgreen: ... ´tipo... se tem mais 20L, porque não mete um 3º´óscar? :P

 

:mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Isto é um fórum e a partir daqui tá tudo dito...

 

Pesquisa é bom para quem a deseja utilizar, perguntar e esperar pela resposta (seja ela qual for) é bom para outros....

 

Até quem julga saber muito de um assunto se engana e vice versa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Era para ignorar este Topico, mas,........ nao devo. A minha opiniao, e esta. Espero responder a todos. Quem gostar gosta, quem nao gostar, que se lixe. Quem me conhece, sabe que sou frontal e direco.

Ha pessoas por aqui que pensam que .......... nao sabem o que pensar. Como referido, Ahh ! Li aqui e ali ,.... A loja tal disse-me que era assim. Quem es tu para desdizer a tal loja ? Bom ! Eu, nao ando aqui a postar para ter n Posts. Se repararem, ja ando aqui ha algum tempo, felizmente, e tenho apenas, 1.08e qualquer coisa posts. Ha, ou, havia, ( cito o Hugocc ), que tera acontecido ? Membros que em 2 ou 3 meses, ja vao com 300 ou 400 Posts. Em tao pouco tempo, querem mostrar servico? Bom, ou mau servico? Depois, mandam-me MPs, a dizer que e melhor estar calado, pois nao ajudo ninguem. Quem me conhece sabe o que faco. Passo a citar -

Muitos parabéns Paulo, espero que tenhas sempre o espirito de ajuda e de partilha que até aqui tens demonstrado. Sempre pronto para ajudar.

Um abraço

A este tipo de gente, nada mais tenho a responder. Ignoro. Ja nao tenho idade para aturar brincadeiras de pseudo-aquariofilistas. Quando tenho que ajudar alguem, ajudo quem necessita.Nao a quem ja sabe tudo. Nunca neguei uma ajuda a ninguem, nem neguei ajuda de ninguem. Nao e Hugo ?????? A maioria das vezes, pedem-me ajuda por MP. Nunca ninguem se queixou dos resultados. So nao venho para aqui c.... postas de "Trigla Lucerna", porque li, ou me disseram que era assim. Pesquisa,.... muita pesquisa! Nao tenho postado como por vezes me pedem, por falta de tempo. Quem me conhece, sabe porque. Mas, tambem nao venho para aqui postar para chegar aos 20000 posts e saber o mesmo do que quando tinha 1/2 Post. Por favor! Deixem-se de brincar com que mantem este espaco aberto a pesquisa e troca de ideias. Deixem os fundamentalismos do que leem e do que lhes diz quem so quer vender isto, porque e melhor ( ou mais caro e rentavel ? )

Abram a pestana. Acordem paaaa !!!!!

Nao me facam adormecer com tanto conselho parvo que tenho lido.

Espero ter elucidado todos da minha posicao aqui. Serve para todos. A quem servir a carapuca, paciencia.

Abraco,

Paulo

Ps - Mps enviadas sobre o assunto, serao expostas na integra.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A responsabilidade de postar é dos utilizadores e no que toca a posts sobre aquariofilia a sua opinião tem tanto valor á partida como a de qualquer moderador ou administrador.

Os moderadores e administradores servem para moderar e manter o forum a funcionar.

 

Criar pessoas com estatutos diferentes desses é dizer que a sua opinião tem mais importância do que a dos outros membros em relação à aquariofilia. Não são os principios da comunidade. Obviamente que teoricamente as pessoas deviam antes de aconselhar saber o que estão a dizer, e assumir para si proprios a responsabilidade que é aconselhar alguem.

 

Já aqui tive discussões um pouco mais chatas e não por conselhos sobre que alimentação é melhor ou pior, mas sobre assuntos que podiam por a segurança das pessoas em causa e sei como é dificil fazeres outras pessoas verem que estão erradas e que estão a passar esse erro a outras que na sua boa fé, acreditam.

 

No entanto continuo a acreditar na pluralidade de opiniões e de quanto mais pessoas falarem sobre o assunto melhor. Ainda por cima num hobby em que não tem de haver 1 unica maneira de fazer as coisas, onde existem muitos casos diferentes e em que cada caso é diferente.

 

Ao criares estatutos desse tipo podes melindrar os mais novos de discordarem, de apresentarem outras soluções.

 

Para além disso, com cada vez mais gente a responder, mais hipoteses existem de os maus conselhos serem corrigidos.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma certa razão no que dizes Just_me. Mas eu não referi estatutos.. apenas referi que a participação de mods e admins seria interessante e importante. Além do mais.. quer queiramos quer não, até há estatutos no fórum: recém-chegados e veteranos. A resposta de um veterano será sempre (aos olhos da maioria do pessoal) levada mais em conta do que a de outros membros (claro que há excepções, ainda mais se a pessoa "conhecer" alguns membros que são mesmo experts em alguns assuntos)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:), os veteranos não o são por saberem mais ou menos que os outros, ou por terem mais ou menos razão que os outros banana rock

 

ja agora o meu portugues na ultima resposta nao foi o melhor, mas ja estava com sono!

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens uma certa razão no que dizes Just_me. Mas eu não referi estatutos.. apenas referi que a participação de mods e admins seria interessante e importante. Além do mais.. quer queiramos quer não, até há estatutos no fórum: recém-chegados e veteranos. A resposta de um veterano será sempre (aos olhos da maioria do pessoal) levada mais em conta do que a de outros membros (claro que há excepções, ainda mais se a pessoa "conhecer" alguns membros que são mesmo experts em alguns assuntos)

 

tive agora a ler o tópico e concordo contigo no facto de existirem muitas respostas erradas a tópicos não só nos PPAAD como também nos outros subfóruns. Isso é uma realidade mas também não há muito a fazer...

 

Em relação à participação dos administradores/moderadores podes ver que com a criação dos moderadores específicos para determinadas áreas, essas já têm mais o apoio dos moderadores responsáveis e os tópicos são melhor controlados. Mas também temos de ter em conta que, quer os moderadores, quer os administradores têm vida própria e ás vezes o tempo não é o suficiente para ver tudo aquilo que se passa aqui no fórum... diariamente são abertos imensos tópicos aqui no fórum, é muito dificil controlar tudo.

 

Acho que o "controlo" não deve partir apenas dos moderadores/administradores mas também dos membros mais experientes, é verdade que aí coloca-se a questão de o membro com dúvidas não saber quem é mais ou menos experiente e qual a opinião mais ou menos válida, mas julgo que não cheguem a existir problemas a esse nivel, normalmente quando as pessoas notam que disseram algo errado admitem (...acho eu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais