Guerra contra algas verdes tipo veludo... Desesperante!!!!


João Nuno Cruz

Recommended Posts

Boas,

 

Pois é! Estou quase a desesperar na luta contra estas miudas, já não sei o que fazer!!!!

 

Tenho o aquário dominado por estas algas verdes tipo veludo, nas plantas (especialmente na Ec. Bleheri e na Nynphea Lotus), nos troncos e nos vidros :(

 

O Aquário tem 100x30x40 aproximadamente 100 litros úteis.

60Watts de iluminação (1 de 30W Daylight e 1 de 30W Flora Glo).

Fotoperíodo 8 horas

Não apanha luz solar directa

CO2 DIY (em sistema JBL)

Nitratos 25 mg/l

Fosfatos ??

 

Equipa de limpeza 5 ottocinclus + 1 CAE + 4 Caridina Japonica + inúmeros caracóis physela

 

Já não sei o que fazer!!!

 

Acho que as plantas já se começam a ressentir pois a Ec. Ozelot e as Anubias estão a lançar novas folhas "descoloradas" acho que se chama clorose!!!

 

as Alt. Roseafolia estão também com algas e as folhas estão ficar esburacadas.

 

Faço TPA's semanais de 30%!!!

 

Dicas serão bem vindas antes que decida utilizar arsenal Nuclear nesta guerra inglória.

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Bem, tens aí uns problemas mas isso resolve-se... A clorose é falta de macronutrientes e de micro também já que n adubas com nada.

 

Como é que querem que as plantas vivam se não lhes dão comida :( ?

 

Precisas de colocar potássio, nitrato se tens assim tanto n precisas acrescentar... pode ser o problema de algas.

 

Aumenta o fotoperiodo para 12 horas, coloca potássio no aqua e um bom fertelizante micro, corta as folhas com muitas algas e aumenta as mudas de água para diminuir os problemas com algas no inicio. Coloca MUITAS plantas de crescimento rápido. As echinodorus e as nympheas agradeciam umas pastilhas já que n têm um substracto fértil.

 

Muito CO2

 

As lampadas estão boas?se estiverem na altura muda...

 

Acho que n falta nada

 

Boa sorte

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Amigo,

 

concordo e acrescento que:

 

Deves de verificar o teu nivel de ferro não tóxico que deve de estar entre 0,25 e 0,50mg/l e quanto ao Potássio é igualmente importante mas que eu conheça os produtos que existem no mercado para intrudozir potássio, também contêm Nitratos, dai que te aconcelho a:

 

Fazer algumas mudanças parciais até baixar o Nitrato e só depois intruduzir algum produto que te permita ficar com os seguintes valores:

 

Nitrato = 3,5mg/l

Fosfato = 0,5mg/l

Potássio = 2,5mg/l

 

de qualquer forma o que me pareçe mais importante são as mudas de água e a intrõdução de Ferro, bem como após as mudanças de água a intrudução de algumas pastilhas para Micro-Algas e Macro-Algas.

 

Quanto ás algas nas folhas, não ponhas a bomba atómica, mas aconcelho a retirar a maior parte possivel.

 

Se tivesses uma Ultra Violetas ajudaria a reduzir a propagação das mesmas. Mas seja como for faz uma boa poda e segue estes concelhos que tudo correrá bem.

 

Quanto á lampada é uma grande verdade se tiver mais de 12 meses esqueçe que só faz asneiras.

 

Boa Sorte!!!

 

Mário Sustelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas no meu aqua de 400l passou-se algo semelhante,mas so acontecia nas madeiras,a solução infelizmente nao sei,fiz um pouco de tudo lampadas novas,mudanças de agua,menos comida ate anti algas nada resoltou,agora dou graças a deus tenho dois troncos de 40cm de altura forrados com tufos dessas algas de veludo, mais espectacular ainda um coco quase todo forrado a veludo que levei a uma loja para edentificar,o que era e perguntaram-me se não queria vender para o aquario de esposição da loja,na minha situaçao nao atacam as plantas só as madeiras,alguns pedaços de areão e as tubagens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Veludo verde = cyanobactéria. Não há peixe que lhe toque porque ela na relidade não é uma alga, mas como o nome indica uma bactéria. A única semelhança que ela tem com as algas é a capacidade de realizar fotossíntese.

Tens de ser rápido e paciente senão chapéu. :puppydogeyes:

Tpa não fazem milagres. Está visto que a agua que adicionas não tem nutrientes suficientes para as tuas plantas.

Eu também estou com este problema num aquário de 3 meses, e parece que a adição de nitrato está a resultar. ( estava no mínimo da escala e as plantas não tinham combustível). Se o tiveres alto faz o que diz o Mário e põe-o a 10 mg.Tens de dar condições às plantas para que estas lhe roubem o fosfato de que ela se alimenta. Aduba como o Nuno disse. (falta o potássio e o magnésio) põe as plantas a fazerem “pearling” e a cyano desaparecerá.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem podem resolver da noite para o dia (literalmente) o problema das cyano com água oxigenada, em pequenas dosses, 8mg/100L +/-.

 

Podes tentar também nas outras, mas achos que embora resulte, vai demorara mais, porque vais oxidar o interior da alga mas o esqueleto irá ficar durante mais uns tempos.

 

Já mediste os valores de ferro? Estou cada vez mais convencido que as algas verdes resultam sobretudo de um excesso de fe, sobretudo se faltar o magnesio, juntando isso a um valor alto no nitrato.

 

Eu ao contrário do que disseram, discordo do corte das folhas, pelo menos sem antes seguirem os conselhos que aqui foram dados pelos outros menbros.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Agora fiquei baralhado... :puppydogeyes:

 

Serão mesmo cianobactérias?! É que os camarões comem-nas, mas não dão conta do recado todo!!

 

Nos troncos não me importo, acho até que fica muito bem, agora nas plantas :puppydogeyes:

 

Estou com receio de acrescentar micro nutrientes (trace) por causa dos camarões!!!

 

As lâmpadas são novas e só estou com 8 horas de luz, porque quando tinha 12 as coisas eram bem piores!!!

 

Ahhh!!! Esqueci-me de dizer que de quando em vez utilizo pastilhas sera florenete!!

 

:puppydogeyes: Também me esqueci de dizer que tenho substrato da JBL por baixo do areão :puppydogeyes:

 

Mário... não percebi aquela das Macro e Micro Algas?!! Não seria macro e micro nutrientes!!

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Bem podem resolver da noite para o dia (literalmente) o problema das cyano com água oxigenada, em pequenas dosses, 8mg/100L +/-.  

...

.

 

Sergio qual é o efeito disso nas plantas? nenhum? ou aceitavel?

"A inspiração existe, mas tem de te encontrar a trabalhar."

(Picasso)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

os Caridina Japonica comem cianobactérias e adquirem uma coloracao azul quando o fazem... :)

os outros camaroes nao conheco porque apenas tive cianobactérias uma vez :)

Pesquisem antes de perguntar!

Fish are friends, not foöd Posted Image

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive tentado a colocar o H2O2 para combater a cyano, mas receio pelos peixes. Alguém já o fez?

 

Já mediste os valores de ferro? Estou cada vez mais convencido que as algas verdes resultam sobretudo de um excesso de fe, sobretudo se faltar o magnesio, juntando isso a um valor alto no nitrato.  

No meu caso o aparecimento não se deveu nem a uma nem a outra coisa. Apareceu logo no após a montagem do aquário. Deve ter vindo nas plantas que comprei na altura, e desde aí nunca mais parou. Na altura ainda não adubava e mesmo agora o nitrato está no mínimo da escala, e isto porque comecei a adiciona-lo para dar melhores condições às plantas, mas as melhorias não são assim muitas. :?:);):)

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já estive tentado a colocar o H2O2 para combater a cyano, mas receio pelos peixes. Alguém já o fez?  

 

é agua com muito oxigénio... n faz mal aos peixes ( umas queimaduras se for em demasia nada de grave )

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem eu uso, não tenho qualquer problemas porque apenas doseio pequenas quantidades.

 

Fernando é normal aparecerem as cyano logo no início, acredita que provavelmente não vieram das plantas, porque a maioria são cultivadas emersas. Podem ter vindo do ar da água da torneira das vezes que colocamos os braços dentro do aquário, ect.

 

Efeitos nocivos nas plantas e peixes, não sei bem os efeitos do peróxido, mas sei que podem matar os peixes sim, o que aquilo vai fazer é (penso) oxidar, mas de uma maneira muito acelerada, ora as quantidades tem um papel determinante. Por isso mata as plantas e os peixes.

 

Claro que as algas são seres menos desevolvidos com estruturas mais simples e por isso basta pequenas quantidades.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é agua com muito oxigénio... n faz mal aos peixes ( umas queimaduras se for em demasia nada de grave )

 

Pois um pingo dessa “agua com muito oxigénio” :?: que se chama péroxido de hidrogénio, concentrada é capaz de te furar o pé. Claro que não é a que temos em casa, mas mesmo assim é um poderoso oxidante que reage com toda a matéria orgânica. Convém pois as pessoas que a queiram usar terem noção disso e faze-lo com muita parcimónia. :wink:

 

Sérgio eu aponto as plantas porque inicialmente mandei vir pelia que era cultivada submersa e estava carregada de algas. Mas tenha sido por aí ou como indicas o que é certo é que ela lá está. Não lhe tenho dado muita atenção mas agora começa a chatear. De modo que é guerra. :wink: Podes explicar como fazes a adição do h2o2 e em que quantidades. Estou muito tentado a também usar.

Abraço

 

Fernando

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpem a minha insistência...

 

... mas não me parece que sejam cianobactérias...

 

... tenho pena de não poder por fotos!! :wink:

 

O meu problema subsiste!! :wink:

 

Abraços,

 

JNC

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais