Aqua tapado/destapado


frelip

Recommended Posts

Boas,

 

Gostava de esclarecer uma dúvida...

actualmente tenho um aqua q é totalmente fechado, não saindo ponta de luz para fora.

 

Queria fazer um upgrade á luz, mas uma calha da marca, com o mesmo comprimento (100cm) e lamapdas diferentes masis potentes... parece-me q nao há...

resta-me ir para uma calha de outras marcas.

Vi umas da sunsun q me parecem com um preço porreiro... um HDD de 100cm com 3x39w T5

 

Quais as diferenças, ou quais as vantagens/desvantagens de ter o aqua totalmente destapado, com a calha suspensa em cima do aquário ?

É preferivel tê-lo tapado ou aberto ?

 

 

obrigado

[]

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostava de esclarecer uma dúvida...

actualmente tenho um aqua q é totalmente fechado, não saindo ponta de luz para fora.

 

Queria fazer um upgrade á luz, mas uma calha da marca, com o mesmo comprimento (100cm) e lamapdas diferentes masis potentes... parece-me q nao há...

resta-me ir para uma calha de outras marcas.

Vi umas da sunsun q me parecem com um preço porreiro... um HDD de 100cm com 3x39w T5

 

Quais as diferenças, ou quais as vantagens/desvantagens de ter o aqua totalmente destapado, com a calha suspensa em cima do aquário ?

É preferivel tê-lo tapado ou aberto ?

obrigado

[]

 

 

Aquário destapado favorece trocas gasosas, é sempre favorável. A única desvantagem é teres peixes que venham parar cá fora inadvertidamente. As únicas baixas que tive até agora foram 2 neons kamikazes que se atiraram do aquário para fora quando o tinha destapado em momentos de limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Também tenho um aquário destapado e por uma única vez me saltou um peixe cá para fora. Ainda consegui apanhá-lo vivo porque fez isso à minha frente. Deve ser daquelas tentativa de suicídio em que se quer apenas chamar a atenção... De momento encontra-se bem e feliz. Esse problema, a meu ver, pode ser posto de parte pela raridade com que acontece.

Há de facto maiores trocas gasosas o que implica maior oxigenação de água, o que é vantajoso.

O problema que se te põem parece-me mais ser o da marca escolhida. Quer-me parecer que esse preço porreiro vai-te durar menos que um preço menos porreiro. É uma questão de pesares a relação preço/duração e as tuas possibilidades de momento.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e n ha nenhuma desvantagem em estar destapado ?

nem cheiros nessa divisao ? nem a evaporação da água a longo rpazo causa humidades ?

é q qd abro a tampa, ela escorre sempre água... estando destapado, aquela agua n se evaporava para fora? e mais tarde poder ter humidades nessa divisão ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

Também tenho um aquário destapado e por uma única vez me saltou um peixe cá para fora. Ainda consegui apanhá-lo vivo porque fez isso à minha frente. Deve ser daquelas tentativa de suicídio em que se quer apenas chamar a atenção... De momento encontra-se bem e feliz. Esse problema, a meu ver, pode ser posto de parte pela raridade com que acontece.

Há de facto maiores trocas gasosas o que implica maior oxigenação de água, o que é vantajoso.

O problema que se te põem parece-me mais ser o da marca escolhida. Quer-me parecer que esse preço porreiro vai-te durar menos que um preço menos porreiro. É uma questão de pesares a relação preço/duração e as tuas possibilidades de momento.

Cumps.

 

para dizer a verdade, eu até queria era aumetnar a luz, mas manter o aqua fechado ... gosto mais dele fechado.

mas nem sei se consgio substituir a calha de origem, por outra da mesma medida com mais lampadas ou com lamapdas T5 mais fortes

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e n ha nenhuma desvantagem em estar destapado ?

nem cheiros nessa divisao ? nem a evaporação da água a longo rpazo causa humidades ?

é q qd abro a tampa, ela escorre sempre água... estando destapado, aquela agua n se evaporava para fora? e mais tarde poder ter humidades nessa divisão ?

A taxa de evaporação é efectivamente maior (eu tenho tapados e destapados e noto bem a diferença - no destapado até tenho de repor água).

Também é um aquário que vai perder calor mais facilmente, logo, no Inverno, gasta-se mais para manter a temperatura.

 

Quanto a humidades da divisão, isso também depende muito da divisão... (a minha é muito "seca" provavelmente também é isso que facilita a evaporação de água do aquário)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas novamente,

Também tenho aquários tapados e a diferença de evaporação entre uns e outros é mínima. Há mais qualquer coisa no destapado (tenho de repor água) mas é mínimo. Quanto a cheiros e humidade nas paredes ou na sala é zero. A quantidade de água evaporada é tão insignificante em relação à humidade já existente no ar que não registo nada. E este aquário está na sala. Os ricos quadros da minha mulher! (e ai de mim). Está tudo impecável. Pode ser um destapado.

 

Manter a masma calha com lâmpadas T5 parece-me impossível se tiveres T8. As T5 são mais estreitas e não encaixam no suporte das T8. Encontrar outra calha seria a solução.

 

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Manter a masma calha com lâmpadas T5 parece-me impossível se tiveres T8. As T5 são mais estreitas e não encaixam no suporte das T8. Encontrar outra calha seria a solução.

 

claro q lampadas T5 naquela calha (sim, é com T8) n dá...

eu dizia mesmo era substituir a calha toda, não só as lâmpadas.

eu n sei é se a Eheim (o meu aqua é um eheim) tem calhas de 100cm com lampadas T5 ... é q no site da eheim, q tenha a opção de T5, só vejo modelos a partir de 120cm.

 

e como vendo pelo site, me pareceu q n me desenrrascava com uma nova calha da eheim, daí o ter falado numa calha suspensa e o aqua passar a ficar aberto.

 

 

 

AGA:

vejo q tens aqua da eheim também ... tens conhecimento se consigo arranjar uma calha da eheim para um scubaline mp100 com lâmpadas T5 ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

claro q lampadas T5 naquela calha (sim, é com T8) n dá...

eu dizia mesmo era substituir a calha toda, não só as lâmpadas.

eu n sei é se a Eheim (o meu aqua é um eheim) tem calhas de 100cm com lampadas T5 ... é q no site da eheim, q tenha a opção de T5, só vejo modelos a partir de 120cm.

 

e como vendo pelo site, me pareceu q n me desenrrascava com uma nova calha da eheim, daí o ter falado numa calha suspensa e o aqua passar a ficar aberto.

AGA:

vejo q tens aqua da eheim também ... tens conhecimento se consigo arranjar uma calha da eheim para um scubaline mp100 com lâmpadas T5 ?

 

Não precisa de ser da Eheim...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisa de ser da Eheim...

 

eu sei que nao precisa ser da eheim...

mas como ja referi, preferia continuar com o aqua fechado, ou seja continuar a encaixar as tampas na calha ad eheim...

ou há solução mesmo assim sem ser da eheim ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu sei que nao precisa ser da eheim...

mas como ja referi, preferia continuar com o aqua fechado, ou seja continuar a encaixar as tampas na calha ad eheim...

ou há solução mesmo assim sem ser da eheim ?

 

Há. Compras balastros electronicos, tiras tudo dessa menos o "esqueleto" e metes t'5...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

AGA:

vejo q tens aqua da eheim também ... tens conhecimento se consigo arranjar uma calha da eheim para um scubaline mp100 com lâmpadas T5 ?

Boas!

 

Eu tenho um modelo com tampa de alumínio basculante (a 2/3). Ainda por cima tem controlador (timer) das luzes que faz parte do "cenário" - é mesmo um modelo Eheim que já não se fabrica - dá-me ideia que eles devem ter mudado para os mp para competir com modelos a custo um pouco mais reduzido.

Dada a dificuldade em alterar as coisas sem desfeiar o aquário e inutilizar o timer, eu fiz uma adaptação com PLL´s, que deu um trabalhão brutal, visto quase não ter pontos de apoio na tampa que bascula e não querer meter parafusos a ver-se por fora.

 

No entanto a ideia que tenho sobre as calhas vai ao encontro do que já foi dito... não tem de ser Eheim! A minha é igual a tantas outras... uma coluna central branca, balastros lá dentro, etc.

 

Também podes adaptar a tua tirando essas lâmpadas, balastros, etc, e colocar, na mesma calha outras lâmpadas (ou T5 ou PLL).

 

Há por aí uns DIY muto bons que exemplificam como se faz (na altura vi um do william, mas há mais).

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste em consultar um dos patrocinadores do fórum? O ramirezi tem monstes de soluções, para calhas DIY ou então já feitas...

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showforum=113

 

Abraço.

 

eu é q n percebo mto de electricidade para me por a fazer isso... :puppydogeyes:

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho um modelo com tampa de alumínio basculante (a 2/3). Ainda por cima tem controlador (timer) das luzes que faz parte do "cenário" - é mesmo um modelo Eheim que já não se fabrica - dá-me ideia que eles devem ter mudado para os mp para competir com modelos a custo um pouco mais reduzido.

Dada a dificuldade em alterar as coisas sem desfeiar o aquário e inutilizar o timer, eu fiz uma adaptação com PLL´s, que deu um trabalhão brutal, visto quase não ter pontos de apoio na tampa que bascula e não querer meter parafusos a ver-se por fora.

 

No entanto a ideia que tenho sobre as calhas vai ao encontro do que já foi dito... não tem de ser Eheim! A minha é igual a tantas outras... uma coluna central branca, balastros lá dentro, etc.

 

Também podes adaptar a tua tirando essas lâmpadas, balastros, etc, e colocar, na mesma calha outras lâmpadas (ou T5 ou PLL).

 

Há por aí uns DIY muto bons que exemplificam como se faz (na altura vi um do william, mas há mais).

 

Cumprimentos

 

Aníbal Alves

 

eu n faço questoa de ser eheim...

mas se eu fizer a adaptação da minha calha, metendo balastros electronicos para levar as T5, o aspecto exterior fica igualzinho... só muda por dentro, não é preciso "desfeiar" o aquario.

correto ?

 

e entre por lampadas T5 ou PLL ... alguma mais indicada ? vantagens ou desvantagens ?

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu n faço questoa de ser eheim...

mas se eu fizer a adaptação da minha calha, metendo balastros electronicos para levar as T5, o aspecto exterior fica igualzinho... só muda por dentro, não é preciso "desfeiar" o aquario.

correto ?

 

e entre por lampadas T5 ou PLL ... alguma mais indicada ? vantagens ou desvantagens ?

 

Se fizeres tudo bem, fica igual, claro - é uma questão de pensares qual a melhor forma e de veres o que está disponível no mercado. Até devem existir coisas dessas iguais às que tens (só que T5) prontas a instalar (pesquisa).

 

A PLL é uma lâmpada que dá muita luz em pouco espaço pois tem o tubo dobrado (na prática são 2 tubos).

 

Mas usares PLL ou T5 vai depender da quantidade de luz que queres... e como a queres inatalar... se tens espaço para 2 calhas, se apenas para uma. (pesquisa as soluções encontradas pelo pessoal no DIY)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu é q n percebo mto de electricidade para me por a fazer isso... :puppydogeyes:

 

é o ramirezi que faz. Tu só escolhes e pagas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se fizeres tudo bem, fica igual, claro - é uma questão de pensares qual a melhor forma e de veres o que está disponível no mercado. Até devem existir coisas dessas iguais às que tens (só que T5) prontas a instalar (pesquisa).

 

A PLL é uma lâmpada que dá muita luz em pouco espaço pois tem o tubo dobrado (na prática são 2 tubos).

 

Mas usares PLL ou T5 vai depender da quantidade de luz que queres... e como a queres inatalar... se tens espaço para 2 calhas, se apenas para uma. (pesquisa as soluções encontradas pelo pessoal no DIY)

 

Cumps

 

n tendo mais q uma calha (para poder ter as tampas do aqua operacionais), será então preferivel as PLL ?

a minha calha so tem 2 lampadas T8

se fizer a alteração para T5, provavelmente tb so leva 2 lampadas T5

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

n tendo mais q uma calha (para poder ter as tampas do aqua operacionais), será então preferivel as PLL ?

a minha calha so tem 2 lampadas T8

se fizer a alteração para T5, provavelmente tb so leva 2 lampadas T5

Tens que pesquisar sobre lâmpadas... PLL e T5, tamanhos e potências (uma T5 de tamanho idêntico à T8 dá-te mais luz, uma PLL, muito mais)

 

E depois tens de ver qual a potência que necessitas para o aquário, que vai depender das dimensões, da altura e fundamentalmente das plantas que lá quiseres colocar.

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que pesquisar sobre lâmpadas... PLL e T5, tamanhos e potências (uma T5 de tamanho idêntico à T8 dá-te mais luz, uma PLL, muito mais)

 

E depois tens de ver qual a potência que necessitas para o aquário, que vai depender das dimensões, da altura e fundamentalmente das plantas que lá quiseres colocar.

 

o aqua é de 100 x 40 x 45 (altura) 180L

eu etsava a pensar em cerca de 120 W... axo q é suficiente...

quero fazer um plantado, com a devida fertilização e injecção de CO2.

 

lampadas T5, q caibam nos 100cm, so vi num máximo de 39W para a de 89cm. se fossem 2 dessas, ficaria 78W ... demasiado abaixo dos 120...

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o aqua é de 100 x 40 x 45 (altura) 180L

eu etsava a pensar em cerca de 120 W... axo q é suficiente...

quero fazer um plantado, com a devida fertilização e injecção de CO2.

 

lampadas T5, q caibam nos 100cm, so vi num máximo de 39W para a de 89cm. se fossem 2 dessas, ficaria 78W ... demasiado abaixo dos 120...

Se assim for (eu não sei quais as medidas disponíveis no mercado), tens de optar por 4 * PLL ou uma combinação 2*PLL num dos lados 1* T5 no outro.

 

Mas olha que eu não sou expert nisto...

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok thankx!

vou sondar, e á partida vou optar por fazer adaptação na minha calha, para poder continuar a fechar o aqua

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu no meu aqua fiz assim

 

comprei um kit daqueles balastros pretos que se liga a lampada

fazes o mesmo e aranjas uma maneira de por a lampada ou furas com um berbequim a tampa pois aquilo tras uns suportes

ou prendes com fios,corda ou assim uma cena

 

ve o que podes fazer melhor

 

no meu foi o que fiz

 

cumprimentos

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.