Plantado 128L


José Cruz Silva

Recommended Posts

Olá Zé,

Quanto ao layout ja falámos, promete muito mas espero que com o passar do tempo a barreira de pedras acabe por ficar escondida, não gosto mesmo, dá-lhe um aspecto pouco natural!

Adoro os imperadores e as anubias nana petite, lindas, só por curiosidade quantos vasos aí tens?

 

Cumprimentos,

 

Luís Moniz

Editado por luismoniz
Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bom dia,

 

Obrigado a todos pelos comentários :smile2:

 

Diogo:

Agora deixáste-me baralhado, fui pesquisar porque estes peixes já vêm de setups's anteriores e é sempre a fazer copy/paste :puppydogeyes: e realmente pelo aquahobby são de facto neons, quando os classifiquei como cardinais na altura lembro-me que pesquisei um bocado e ou me baralhei ou obtive informação contrária. Quando tiver um tempito tenho de procurar melhor.

 

Luis:

Pois, quando as plantas crescerem e as pedras ganharem outra cor (verde :tongue: ) vais ver que vai melhorar, também não gosto lá muito, mas por agora vai ficar assim.

 

Quanto às Anubias:

já tinha escrito lá em cima isto:

São petit sim, comprei numa loja online à mais de um ano, de dois vasos, vinha apenas um ou dois rizomas com uma folhita agarrada. lá sobreviveu e deu nisto. Noutro aquário tenho outro tanto e já mandei algumas fora, mortas por experiencias malucas de coisas tipo wabi-kusa.

 

Fazendo as contas por alto pela foto, deve ser equivalente a uns doze vasos.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo:

Agora deixáste-me baralhado, fui pesquisar porque estes peixes já vêm de setups's anteriores e é sempre a fazer copy/paste :tongue: e realmente pelo aquahobby são de facto neons, quando os classifiquei como cardinais na altura lembro-me que pesquisei um bocado e ou me baralhei ou obtive informação contrária. Quando tiver um tempito tenho de procurar melhor.

 

Parecem-me mesmo neons devido à marcante cor cinza na barriga deles... é normalissimo haver estas confusões, especialmente quando se tratam de peixes dentro do mesmo genero (Paracheirodon). Se te facilitar a pesquisa deixo aqui links com informação sobre ambas as especies:

 

Paracheirodon innesi (neon)

Paracheirodon axelrodi (cardinal)

 

[Existe um ponto acerca da cor deles, no qual refere azul e vermelho para cardinal e azul, vermelho e cinza para o neon]

 

Espero ter ajudado! Boa aquariofilia

Acho que todos esperamos actualizaçoes em breve :puppydogeyes:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão, obrigado.

 

As diferenças sabia bem quais eram, mas lá troquei não sei porquê. :)

 

 

Quantos às actualizações, há que esperar mais umas semanitas, comigo as coisas andam devagar e devagarinho cabecadura

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar a reprodução não é assim tão dificil. Hoje, quando fui pesquisar num livro (the aquarium fish handbook de David Goodwin, 2001) que aquí tenho com fichas de peixes também reparei que relatam a reprodução como se fosse relativamente fácil e que a grande parte destes cardinais provém de criadores da Républica Checa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

"off-topic" como tu dizes tambem já li pela internet que é bem mais facil reproduzir cardinais que neons.

 

o teu aqua tá 5***** e o tronco é espetacular.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Nova actualização.

 

Retirei a areia e enchí essa parte com mais fluorite onde plantei alguma HC.

 

 

Fotos do aquário com diferente iluminação.

 

18 Watt - A minha favorita e a que está ligada durante maior período

GoneToEarth050-1.jpg

 

18 Watt + luz traseira.

GoneToEarth049-1.jpg

 

138 Watt

GoneToEarth047-1.jpg

 

A Cambomba furcata parece estar a adaptar-se bem. Provávelmente ficará um pouco grande demais e desenquadrada, mas não resistí a experimentar esta bonita planta...o layout que se lixe :snipersmile:

GoneToEarth051-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas josé

 

isso está-se a compor, a Cambomba furcata que tenho já tive de lhe fazer 3 podas isso cresce que se farta!!!!

vai postando a evolução.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Está quase, o tapete de HC ainda tem algumas clareiras, mas está perto da forma pretendida. Agora tem de ser controlado para não tapar as pedras na totalidade. As plantas trazeiras estão também distribuidas e agora é deixar crescer para depois podar a dar forma.

 

Retirei os troncos grandes (eram grandes demais) tenho de ver se arranjo outros melhorzitos que estes.

 

GoneToEarth073-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Zé

O espaço que antes era ocupado pelos troncos será coberto pelas plantas que vão crescer mas não estou a gostar muito das pedras entre a HC, acho que ficaria mais bonito se em vez destas estivesse umas moitas de eleocharis ou blixa para não ficar o tapete apenas com HC, é apenas uma sugestão que o tornaria mais natural.

Abraço e continua!

 

Luís Moniz

Banner-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis, obrigado pelo comentário cabecadura

 

E se a foto for de outro angulo? ainda tens a mesma ideia?

 

Não estou a ver onde uma moita de blyxa encaixe alí. Além do mais sempre gosto de inventar um bocado, umas vezes resulta melhor que outras... sempre gostei de brincar com pedrinhas. Fazer o que estás a sugerir, para mim, por alí isso além de estragar o layout era estar a seguir o comum.

 

Foto do (meu) angulo do meu xofá :)

 

GoneToEarth075-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Por incrivel que possa parecer, gostava de ver a flourite à mostra banana rock

Agora ta a ficar muito verde :tongue:

Mas a disposição das plantas de caule está muito boa!

Mantém actualizado!

Um abraço

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gosto sempre dos teus aquas.

 

Desta vez não usaste HZ (penso que usaste em quase todas as montagens, se não estou em erro)

 

A escolha da fauna é muito bem feita. Essa cabomba é que precisa de se destacar do resto das plantas de caule, para fazer aí uma mancha de cor.

 

Quando escolheste a planta de tapete, ponderaste a Echinodorus quadricostatus?

 

Peço desculpa ao josé mendonça por usar uma foto dele

 

DSC00077.jpg

 

presente em 5 nanos

 

Acho que era capaz de ter ficado bem aí, mas são gostos e eu estou um bocado "farto" dos tapetes com HC (especialmente porque foram os únicos que consegui fazer banana rock )

 

Cumprimentos

Editado por Joaoavo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela força pessoal banana rock

 

Por incrivel que possa parecer, gostava de ver a flourite à mostra banana rock

Agora ta a ficar muito verde banana rock

 

Também gosto de ver sempre algum substrato à mostra, mas isso quando se usa uma planta de tapete como a HC é muito dificil de manter eternamente. As pedras espalhadas estão lá mesmo para esse efeito, sempre limitam que a HC se espalhe tanto formando uma camada uniforme verde que também não gosto lá muito.

 

 

Desta vez não usaste HZ (penso que usaste em quase todas as montagens, se não estou em erro)

 

Também usei sim, se reparares nas fotos anteriores consegues vê-la no canto esquerdo. É uma fórmula com a qual me dou bastante bem. De inicio ter uma planta que consome todos os nutrientes rápidamente, ajuda a conseguir melhor o equilibrio . Quando o aquário está estabilizado vou a retirando. Com isso não preciso de aumentar as doses de fertilizantes e agora sem ela já as restantes começam a crescer melhor.

 

Essa cabomba é que precisa de se destacar do resto das plantas de caule, para fazer aí uma mancha de cor.

 

Esta planta foi mais um desafio para mim, tinha pouca fé que ela se desse bem com as minhas durezas (GH 12). Há 2 semanas tive um problema com ela e pensei que a fosse perder. Apareceram umas BBA nos troncos e quase que a matei com um excesso de excel. Mas parece que vai recuperar. A minha principal dificuldade e julgo que terá a ver com a dureza da água é torná-la bem vermelha.

 

GoneToEarth072.jpg

 

Quando escolheste a planta de tapete, ponderaste a Echinodorus quadricostatus?

 

 

Pois, também ando um bocado fartinho da HC, mas para o efeito que queria penso que era a mais indicada. Além do mais, quando substituí a areia à frente, a camada de substrato não tem mais de 1 a 2 cm de altura. Sem ser a HC dificilmente conseguiria segurar alí alguma coisa. Uma Echinodorus com as suas raízes enormes seria impossível mesmo. Essa planta é bonita, tenho uma identica no meu dos escalares.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E se fosse Marsilea Hirsuta ?

Era capaz de ficar interessante e talvez mais facil de controlar que a 'Cuba'

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Zé.

 

Estou a gostar da evolução do aquário. Acho que o facto de teres retirado a areia e plantado HC deu muito mais " feeling" ao aquário.

 

Só acho que o aquário carece de duas coisas:

 

- declive no substracto porque na foto frontal o layout parece demasiado plano; a melhor maneira de ver o aquário e todo o seu potencial, de momento, é através da foto superior.

 

- ramos que te dêm dimensão vertical para poderes trabalhar as plantas de caule, caso contrário ficas com um monte de plantas sem apoio " estrutural", obrigando-te também a trabalhar as podas num nível muito inferior.

 

 

De resto, acho que está muito porreiro. Gosto de ver os troncos inferiores dispostos dessa maneira e quando a HC ganhar altura ( não sei se é isso que pretendes), vai cobrir parte desses mesmos troncos, dando uma impressão bastante natural. Também pode ter a desvantagem de te cobrir as pedras mas é capaz de valer a pena, nem que mais tarde coloques novas pedras por cima da HC e por entre os troncos para dar algum detalhe...

 

Mas, é como digo; não sei qual a tua ideia para este layout por isso vou acompanhando a sua evolução. :)

 

 

Abraço,

André

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

O declive estava lá de inicio, mas aquele substrato que coloquei (kanuma) deve ter-se transformado em pó e com isso perdeu todo o volume. Agora fica para a próxima melhorar esse aspecto.

 

Houve ainda outros factores que também contribuiram:

 

A substituição da areia, era só uma pequena camada e com isso, ficou demasiado plano a parte forntal.

 

A erva daninha da HM tem empurrado muito as anubias para a frente onde ainda há algum declive.

 

Como o aquário está num planto muito baixo, a cerca de 40 CM do chão também não prejudica assim tanto, só nas fotos.

 

Os primeiros troncos eram grandes demais, nunca gostei lá muito daquilo, desde o inicio que os pensei em trocar, mas um tipo deixa andar... agora é tudo mais dificil. Os que tem agora, são demasiado pequenos, deviam de ter mais uns 10 cm no máximo. Também não pretendo que o layout se torne muito mais alto. Agora é só formar as moitas atrás de Didiplis diandra com a Cabomba à frente. A HM não queria que ela passasse daquela altura o que já obriga a cortes semanais, mas quanto mais corto mais ela alarga...se fosse uma montagem para esperar o momento da foto certa até que se tornava mais fácil, bastava deixá-la crescer e cortar apenas na altura certa.

 

O que me parece que vá favorecer com o crescimento da HC serão mesmo os troncos também, por um lado como dizes ela ao cobrir a sua base vai tornar a coisa mais natural, por outro lado e é o que falta, é ela espalhar melhor na metade esquerda do aquário junto às Anúbias e assim reduzir aquela sombra e ao mesmo tempo evidenciar melhor os troncos.

 

Umas fotos da peixada.

 

Este macho morreu-me esta semana com problemas na bexiga natatória, quis resolver só com uns banhos de sal...não conseguí :(

GoneToEarth065-1.jpg

 

GoneToEarth066-1.jpg

 

GoneToEarth067-1.jpg

 

GoneToEarth068-1.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A caminhada das Anúbias :(

 

Penso que dá para perceber que desde o inicio já avançaram uns bons centimetros. As anúbias ainda estão agarradas a umas pedras relativamente grandes.

 

Ervas daninhas....

 

GoneToEarth077.jpg

 

GoneToEarth076.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...
Uma última foto deste aquário

 

 

Hey, gosto bastante mas acho que deveias esperar pelo tapete da "Hc" que fique completo pois vai dar logo outro estiolo a essa montagem.

 

Cumprimentos

Filipe Saraiva

 

 

Razão de Edit: tirei a foto para nao subcarregar o forum

Editado por Filipe Saraiva

Cumprimentos

Filipe Saraiva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.