Plantado 128L


José Cruz Silva

Recommended Posts

  • Replies 50
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas José,

normalmente gosto bastante das tuas montagens!

Pelo que vi ainda não percebi muito bem o que tens em mente pelo que prefiro esperar o amadurecimento da montagem para comentar... pelo menos até os troncos terem o seu posicionamento final

 

O setup dava jeito... se não pelo manos a fauna e a flora.

 

Abraço

Editado por Murkas

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelo comentário :)

 

Setup:

 

Aquario: 80x40x40 - 128 litros

Filtragem: Fluval 104 - Como é fraco, daí a opção de o colocar ao centro, principalmente para optimizar a diluição do Co2. Tenho um 204 noutro aquário que talvez venha a trocar. Mas dá uma trabalheira enorme e já não tinha pachorra pra mais na altura :(

Aquecimento: 100Watt

Co2: Pressurizado com difusor ceramico AquaticMoments

Iluminação: DIY 140 Watt - 2x24Watt PLL 6.500k + 2x36Watt PLL + 20Wat Hagen Power-Glo

 

Substrato:

Kanuma - Solo acidificante para combater o meu PH

Seachem Fluorite Black

Areia Branca

 

Hardscape: Xisto, Troncos e raízes de videira

 

Fertilização: Seachem

 

Fauna:

Ramirezi

Tetra Imperador

Caridina Japonica

Mollie Negra

Tetras Cardinais

 

Flora:

Hemianthus callitrichoides

Hemianthus Micranthemoides

Heteranthera zosterifolia

Didiplis diandra

Rotala Sp Green

Musgo christmas

Anubias nana petit

 

Acho que não me esquecí de nada :)

 

Como vocês querem é fotos, tomem lá então bigsmile

 

Escolha das pedras

03-11-07120.jpg

 

Disposição

03-11-07146.jpg

 

Kanuma

03-11-07147.jpg

 

Nova gama de substrato Seachem Fluorite Black

03-11-07148.jpg

 

03-11-07149.jpg

 

A meio

1.jpg

 

Iluminação

03-11-07144.jpg

 

Thats all Folks :)

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas José Cruz Silva!

 

assim que olhei para esses troncos na 'horizontal' veio-me imediatamente à ideia uma das montagens que mais gostei num concurso de layouts!

vou ficar atento a essa evolução :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Desculpa a frontalidade Zé, mas qualquer semelhança com o vencedor do ADA2007 é pura coincidência… ou não?!

Independentemente da disposição dos troncos ser muito parecida, parece que vai sair daí um layout á maneira. Apenas não lhe carregues muito nas plantas de caule… deixa isso crescer com naturalidade e usa plantas finas como valis. Nana e cyperus.

 

Abraço e vai actualizando!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José!

 

Do aquário no seu todo gosto bastante, mas há duas coisas que agora não consigo encaixar muito bem, que são os troncos e as pedrinhas pequenas..

 

É só uma opinião minha, e não uma crítica, só que não gosto muito de troncos assim deitados.. :mrgreen:

 

As pedrinhas pequenas do lado direito parecem mais rectas que as restantes, e dá uma cerca ideia de "cacos". Mas das grandes gosto bastante.

 

De resto, as anubias aí no meio dos troncos, espectacular, e o layout acho que vai ficar muito bom!

 

Uma perguntinha, onde é que arranjas esse solo acidificante? É que partilho do mesmo mal que tu, um ph de 8 e tal e uma dureza de 12 ou 13, conforme lhe apeteça. :mrgreen:

 

Abraço

 

P.S.: Agora tenho a água como quero, com tratamento com ácido clorídrico, mas se pudesse contornar isso com outras coisas era bem melhor.

Editado por Rui90
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso sao anubias nana petit? ia jurar que eram nanas pelo seu tamanho?

 

ja agora, sendo tu da minha zona, onde arranjas as anubias, tenho procurado as nana, mas sem sucesso....

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado a todos pelos comentários :P

 

 

Desculpa a frontalidade Zé, mas qualquer semelhança com o vencedor do ADA2007 é pura coincidência… ou não?!

 

Estás à vontade com a frontalidade :arrow: Se bem me conheces sempre fui gajo para aceitar as criticas sejam elas boas o más. O intuito dos meus tópicos não é apenas mostrar aquilo que faço mas para com a vossa ajuda poder melhorar.

 

Em relação ao ADA2007 por acaso até é pura coincidencia :(

A minha primeira intenção era fazer algo do género de um aquário antigo do Norbert Sabat que muito gosto.

Tinha uns seixos rolados porreiros e um tronco grande, mas quando fiz o teste do PH aos seixos, eles ferviam que nem a panela de pressão da cozinha. O tronco também não gostei lá muito do resultado. Por isso, o layout foi surgindo um pouco ao calhas e deu nisto.

Aquários com esta disposição dos troncos a simular raízes de árvores há por aí às carradas. Eu também não ando numa busca frenética pela originalidade.

Nos tempos que correm, com a quantidade de montagens que se vêm por aí e considerando que há uma certa limitação fisica relativamente à caixa de vidro onde ela é feita e também pelos materiais utilizados, se o pretendido é fazer um aquário tipo Nature, os materiais serão sempre troncos, pedras, substrato etc. e de uma forma ou de outra terão sempre algumas parecenças com outros já existentes.

É certo que determindado tipo de montagens pela sua grande qualidade acabam sempre por ficar no nosso subconsciente e então influenciarão de alguma maneira a nossa. Qualquer layout de top do ADA não será excepção concerteza.

 

Apenas não lhe carregues muito nas plantas de caule… deixa isso crescer com naturalidade e usa plantas finas como valis. Nana e cyperus.

 

Quanto a isso...sempre apreciei muito mais as plantas de caule, este aquário não será excepção. Mas como disse em cima estou sempre aberto a sujestões e quem sabe lá mais para a frente o que se passará. Como os anteriores isto não será para desmontar já de seguida mas sim para ir sofrendo alterações à medida que vai evoluindo.

 

 

Do aquário no seu todo gosto bastante, mas há duas coisas que agora não consigo encaixar muito bem, que são os troncos e as pedrinhas pequenas..

 

É só uma opinião minha, e não uma crítica, só que não gosto muito de troncos assim deitados.. bang

 

Não são troncos, são raízes e esta é a disposição natural delas. Eu gosto, dá uma aparencia de fluídez para o centro contribuindo assim para dar melhor sentido de profundidade. Se reparares com atenção a tua vista tem tendencia para seguir as raízes desde a ponta até à sua origem, da direita para a esquerda.

 

As pedrinhas pequenas do lado direito parecem mais rectas que as restantes, e dá uma cerca ideia de "cacos". Mas das grandes gosto bastante.

 

As pedrinhas de inicio não tinha, mas aquela barreira de pedras entre o fluorite e a areia ficou no meu entender pouco natural. As pedrinhas têem como intenção atenuar esse efeito, criando uma mistura entre a areia e as pedras. Quando estiverem todas verdes das algas também será bem diferente de certeza. ::D:

 

Uma perguntinha, onde é que arranjas esse solo acidificante? É que partilho do mesmo mal que tu, um ph de 8 e tal e uma dureza de 12 ou 13, conforme lhe apeteça. chainsaw

 

Em lojas especializadas de bonsai onde vendam akadama arranjarás. É um solo um pouco idêntico à akadama mas próprio para Asáleas que requerem substratos bastante ácidos. Já tinha experimentado noutra montagem e não houve problemas. Nesta vamos a ver. Mas é preciso cuidado, há algum risco do PH descer demasiado. Vou fazendo testes regulares para controlar e de momento está a 7.

 

P.S.: Agora tenho a água como quero, com tratamento com ácido clorídrico, mas se pudesse contornar isso com outras coisas era bem melhor.

 

Também andava com essa fórmula, mas tem um senão, baixa o PH e KH mas não baixa o GH. Trabalho na área do abastecimento de água e isso aí no Sobral sei bem que é do piorio, tal como por aquí em Leiria. Se és daqueles que sofreu cortes de abastecimento ao longo do ano, é tudo devido ao calcário acumulado nas tubagens que as está a tapar completamente.

 

isso sao anubias nana petit? ia jurar que eram nanas pelo seu tamanho?

 

ja agora, sendo tu da minha zona, onde arranjas as anubias, tenho procurado as nana, mas sem sucesso....

 

São petit sim, comprei numa loja online à mais de um ano, de dois vasos, vinha apenas um ou dois rizomas com uma folhita agarrada. lá sobreviveu e deu nisto. Noutro aquário tenho outro tanto e já mandei algumas fora, mortas por experiencias malucas de coisas tipo wabi-kusa.

 

Se conseguir ir ao jantar, arranjo-te qualquer coisa.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem eu tb sao capaz de ir au jantar e nao ves a quanto tempo ando á procura de uma dessas :rolleyes:

bem se me arranjasses uma pequenita que sobrasse tb agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Não são troncos, são raízes e esta é a disposição natural delas. Eu gosto, dá uma aparencia de fluídez para o centro contribuindo assim para dar melhor sentido de profundidade. Se reparares com atenção a tua vista tem tendencia para seguir as raízes desde a ponta até à sua origem, da direita para a esquerda.

Agora que falaste nisso, não me tinha apercebido assim dessa fluidez, acaba por levar a vista ao ponto focal onde estão as anúbias, mas não sei porquê, não vou lá muito a bola com as raízes assim deitadas, mas também é o primeiro aqua que vejo assim, deve ser disso! :crazyeyes:

 

 

Em lojas especializadas de bonsai onde vendam akadama arranjarás. É um solo um pouco idêntico à akadama mas próprio para Asáleas que requerem substratos bastante ácidos. Já tinha experimentado noutra montagem e não houve problemas. Nesta vamos a ver. Mas é preciso cuidado, há algum risco do PH descer demasiado. Vou fazendo testes regulares para controlar e de momento está a 7.

Na próxima montagem tenho que exprimentar esse substrato, não gosto lá muito de andar a meter ácido na água, e depois há a tal questão do GH!

Se não é indiscrição Zé, o Kanuma ronda que preço?

Isso com o tempo perde o efeito? Tipo a turfa? Eu tenho turfa no filtro também, mas noto pucas ou nenhumas melhoras.

Também andava com essa fórmula, mas tem um senão, baixa o PH e KH mas não baixa o GH. Trabalho na área do abastecimento de água e isso aí no Sobral sei bem que é do piorio, tal como por aquí em Leiria. Se és daqueles que sofreu cortes de abastecimento ao longo do ano, é tudo devido ao calcário acumulado nas tubagens que as está a tapar completamente.

Pois isso é que me lixa, o GH está a 14 no aqua. Eu não moro mesmo no Sobral, moro perto, e a minha água ainda é do abastecimento de Alenquer, mas no Sobral também é uma porcaria. :rolleyes:

Ainda por cima, e para piorar ainda o estado da água é que a minha casa fica no fim do ramal de abastecimento, e como podes ver, o calcário vem todo parar aqui ao fim. Até tenho um filtro a seguir ao contador, mas mesmo assim chega cá muito calcário dentro às torneiras.

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na próxima montagem tenho que exprimentar esse substrato, não gosto lá muito de andar a meter ácido na água, e depois há a tal questão do GH!

Se não é indiscrição Zé, o Kanuma ronda que preço?

Isso com o tempo perde o efeito? Tipo a turfa? Eu tenho turfa no filtro também, mas noto pucas ou nenhumas melhoras.

 

Penso que seja sempre mais eficiente que a turfa, se perde ou não o efeito não faço ideia. O just_me é que será a pessoa mais indicada para explicar melhor o seu funcionamento, na altura quando o experimentei a 1ª vez ele deu-me algumas explicações, mas já não me lembro ;).

No aquário onde a tenho à mais tempo, como as plantas estão bem, só testei o ph uma ou duas vezes e como tenho uma areia que o sobe, não dá para tirar grandes conclusões.

Neste, como está por debaixo do fluorite e não tem contacto directo com a água, penso que tem pouco efeito sobre o PH desta. Hoje testei antes de começar a injecção de Co2 e estava a 7.5 o que não é nada mau para mim.

 

Comprei numa loja do Intermarché, babu ou qualqer coisa do género. Se não me falha a vista, custou 6.89€

Silencio002-1.jpg.

 

É muito leve e desfaz-se na água. Além disso, quando fica molhado ganha um tom amarelo ocre horrível. Por isso, deverá ser sempre usado por debaixo de uma boa camada de substrato. Tenho de ver se arranjo uma seringa para tirar uma amostra de água do fundo e depois testar PHs e o resto.

Silencio004.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao quererás dizer BAOBAB? lol

 

Vís-te como percebeste logo banana rock

 

Boas,

 

Gosto do hardscape, em relação às plantas, é esperar para ver. biggrin.png' alt=':biggn:'>

Ja agora, e se não houver problema, onde é que compraste o teu aqua e a quanto te ficou??

abraço

 

Foi na vidromoldura, já foi à uns meses, acho que custou 70.00€

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Umas fotos de dois peixitos que gosto muito. Os tetra imperador.

 

O macho. É terrível :wacko: com os seus dentes afiados, não larga os Caridinas Japonicas. Por isso, andam todos escondidos os coitados, mas até à data não me pareceu ter morto nenhum. Como alguém dizia aqui à uns tempos tenho de lhe arranjar mais femêas para ele se entreter cheers .

GoneToEarth039.jpg

 

A femêa

GoneToEarth040.jpg

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quando são mais jovens a cor do olho é o que facilita mais a diferenciação mas não é a única diferença. Pela foto são bem óbvias, há uma particularidade que não se vê tão bem nesta foto, o macho tem a barbatana caudal diferente.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cardinais alinhadinhos

GoneToEarth043.jpg

Não são neons? :smilecolros:

 

Pronto, tirando este promenor, acho o aquario espetacular... mas ainda ta muito no inicio, daqui a mais uns mesinhos é que deve ficar belissimo!

E os tetras imperador também são peixes espetaculares!! :microwave:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.