Aventura Malawi


compoc05

Recommended Posts

  • Replies 65
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá Luís,

Obrigado

 

Coloquei o tópico porque estão algumas das respostas.

 

1) Ela ao ter os ovos na boca, quer dizer que já estão fecundados? Faço esta pergunta, porque ela continua a ser perseguida pelo macho, e também, pelo macho Socolofi que tenho no aqua.

 

2) Devido a essas perseguições, acham que deva colocar já a fémea numa maternidade, ou pelo contrário, é uma situação natural, e pode ficar livremente no aqua?

 

3) Haverá algo mais que possa fazer, para tentar que a incubação vá até ao fim? (A minha filhota ficou tão contente, que agora só quer vêr os bébés...)

 

1- ao ter os ovos na boca é sinal que já estão fecundados. O macho vai andar atrás dela (e gostaria de perceber o porquê).

 

2-se poderes faz como eu fiz...umas furações num cubo vodafone,dentro do aquário principal. A fêmea tava constantemente a ser perseguida e já tinha umas marcas,de pancada,por isso tirei-a (ainda a tempo)

 

3- Há quanto tempo tem os ovos na boca? conta 21dias (+ou- e é só aguardar).

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 dias depois da minha notícia, deixei de vêr os ovos na boca da Estherae, desconfiava que os tinha perdido... :rainbowafro:

 

O que estranho, é que ela continuava a esconder-se, mal abria a boca, e não ia comer, será normal? (dentro da possível anormalidade)

 

Ainda hoje de manhã estive a observá-la, e ela continua sem comer, e a esconder-se, pelo que me disseram, deduzo que ainda possa ter alguns ovos na boca!

 

Fazendo um resumo, quero partilhar convosco, o que presenciei com ela:

 

- No dia seguinte a ter visto que ela tinha ovos na boca, e dado estar constantemente a ser perseguida pelo macho, e também pelo macho Socolofi, decidi separar o macho Estherae para uma maternidade que tinha lá em casa. (daquelas maleáveis)

 

- O que aconteceu foi que a desgraçada começou a ser perseguida, e levar porrada, da outra fémea!!!

 

- O macho que estava na maternidade, era cada "berdoada" na mesma, que se fosse daquelas rígidas, não sei se não teria dado o berro...

 

- Ela curiosamente, colocava-se quieta, ao lado da maternidade. (até chegar a outra fémea, desenfreada, direito a ela...)

 

- Como conclusão de todo este cenário, decidi voltar ao inicial, larguei o macho, e "seja o que Deus quiser".

 

Posteriormente, já sabem, deixei de lhe conseguir vêr os ovos na boca, mas mantém os mesmos procedimentos, de quando lhos conseguia vêr. Ainda hoje de manhã, à hora da comida... nada, manteve-se quietinha, na dela, sem comer...

 

Gostava de ter os vossos comentários, sobre esta experiência, principalmente se já presenciaram algo semelhante!!!

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Finalmente cheguei à conclusão que ela ainda está a incubar!!!!

 

Consegui isolá-la, está agora numa maternidade (cubo vodafone). Pelas minhas contas tem 15 dias de incubação.

 

Hoje depois de a isolar, estive a observá-la e... SURPRESA!!!! consegui vêr uns olhinhos dentro da boca dela!!!!

 

O que me aconselham agora? Dado que está isolada, deixar que tudo aconteça normalmente, ou ao 18º dia fazer o parto?

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!!

 

Pois é, decidi mudar o nome ao meu tópico (inicio duma nova aventura) para Aventura Malawi, isto porque já náo estou no início, já estou numa fase de continuação :lol: , mas a aventura continua!!!

 

Ontem foi dia de parto da minha Estherae Red:

 

Pic_15704_1.jpg

 

O que acham da técnica? Está a ser bem aplicada? Pelo menos tentei seguir o que aprendi aqui no fórum!!! :lol:

 

Bem ou mal, para 1ª vez acho que não correu nada mal, ora vejam:

 

Pic_15704_2.jpg

 

29 putos!!!! ( 25 aqui dentro, + 4 que sairam a seguir!!!) Foi uma alegria aqui em casa, com a minha pequenita, e os putos do meu vizinho a assistir!!! Não se calavam com os peixes bébés... :lol::dry:

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Olá,

 

Tens fotos dos alevins ao fim de 1mês?

Abraço

 

A 1ª postura cá em casa, como viste correu muito bem, o pior foi depois... Como não tinha experiência nenhuma, nestas andanças, e ainda não tinha montado o aqua de crescimento, dos 29, 17 foram sugados da maternidade... sobraram 12, que foram depois tranferidos para o berçário!!

Destes 12, só me resta 1!!! os outros, talvez por burrice minha (desconfio que por excesso de comida) foram morrendo...

 

O que vale é que a fémea desta postura, já está de novo com a boca cheia! Espero não cometer os mesmos erros... (assim se vai aprendendo)

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís,

Nesse berçário a água é a mesma que do aquário onde nasceram?isso pode fazer toda a diferença.

Abraço e boa sorte para esta nova postura.

 

Não, são àguas diferentes, embora de parâmetros semelhantes...

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Mais uma postura!!!

 

Fiz o 2º parto à fémea Estherae Red, tendo a menina deitado para fora, 34!!! laranjinhas.

 

Neste momento já moram no berçário.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização do meu tópico!

 

Como à muito prometido, e por mim desejado, alterei o layout do aqua, tirando as pedras calcárias (pedra regional do maxmat) e optando por basaltos escuros apanhados na Ericeira (Ribeira d´ilhas).

 

Nada melhor que fotos, para me dizerem de vossa justiça. Então cá vai:

 

- Geral: Pic_15704_28.jpg

 

- Lado direito: Pic_15704_29.jpg

 

- Lado esq.: Pic_15704_30.jpg

 

- A praia!! : Pic_15704_31.jpg

 

- Perfil esq.: Pic_15704_32.jpg

 

- Perfil dir.: Pic_15704_33.jpg

 

Então e agora? Melhorou ou piorou, na vossa opinião?

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qualquer dia fazem-me mudar para essas pedras escuras e feias... bigsmile

 

Falando a sério, eu gosto.

 

Agora é só esperar que eles cresçam.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei muito do aquário assim com essas pedras. Se a moda pega ainda vamos ficar todos com os aquários iguais, pela parte que me toca irei em breve à Ericeira à procura dos seixos pretos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Então como estão esses netos já tão parecidos com os pais e quantos se safaram.

 

Já foram todos oferecidos!!! ::D:

 

Espero que estejam todos a crescer, nos novos aquas para onde foram.

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais