Recommended Posts

boa noite, hoje a tarde depois do meu exercicio pela praia, deparei me com umas pedras engraçacadas. fervi as e metias no aquario, agora tou a pensar se aquilo nao fara mal ao peixes. nao percebo nada de geologis nao sei o que meti dentro do aquario, se vao ou nao aumentar algum valor que desconheca, ph? calcario? nao sei... em prencipio se vieram do mar, natureza, espero nao fazerem mal. qualquer coisa avisem a igonorancia para ainda ir a tempo. duma coisa tenho a certeza nao é xisto.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Podem ser calcários... nos próximos tempos vai tendo atenção ao pH e durezas da água do teu aquário. Compara-os com os valores da água que usas para as TPA's.

Se no aquário estes níveis subirem, é bem possível teres colocado rochas calcárias lá para dentro.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes sempre colocar uma solucao acida sobre as pedras (ex: vinagre) e, se estas tiverem uma reaccao tipo borbulhar ou espumar, as pedras sao de origem calcaria, alterando entao os valores da agua (pH, dureza).

 

Cumprimentos,

 

Jose Faria.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite Luis

 

 

és capaz de ter razao, vou tomar atençao, apanhei as na praia de carcavelos, poderao ser calcarias? disseram me que podia meter todo o tipo de pedras desde que as fervesse. tou a projectar um novo aquario ja que comecei isto recentemente e este ja nao me chega, vai se tornar num hospital ou maternidade, poderei apanhar aquela arei mais grossa da praia para fazer de areao, em vez de comprar na loja, e antes disso meter um substracto feril para fazer uma plantaçao?

 

 

cumprimentos Nuno Leitao

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

vinagre? bem vou exprimentar..... bom algumas fizeram "borbulhas", encostei o ouvido e ouvia uma coca-cola vigorosa, quer dizer que nao as devo meter la dentro, nao era nada visivel a olho nu, nem estridente, mas que metade das pedras reagiram ao vinagre foi verdade.

 

moral da historia, nao posso meter la as pedras, tentar arranjar pedras na praia para substrato ia ser complicado testa las uma a uma, certo? vou ter de comprar pesras foleiras na casa da especialidade.... nem assim da para figir ao sistema. mais o iva a 21%

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

eu não sou nenhum perito, mas posso te dizer que tudo o tiras da natureza serve para por no aqua.

Agora tens de ter atenção á fauna e flora do teu aqua...ou seja, se tens peixes e plantas que querem uma agua alcalina e dura, então tens na tua posse as pedras ideais.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, Nleitao!

 

os basaltos não irão alterar os parâmetros da água do aquário. são as pedras que eu apanho em Carcavelos e uso nos meus aquários... :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom obrigado a todos. nas praias de lisboa onde posso arranjar areao para o meu aquario? posso meter areia de praia normal? ou e melhor aquela arei grossa tipica da praia grande ericeira. posso misturar as duas? areia fina e mais grossa? mas por baixo do areao meto primeiro um substrato para a plantacao. estou correcto?

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite, hoje a tarde depois do meu exercicio pela praia, deparei me com umas pedras engraçacadas. fervi as e metias no aquario, agora tou a pensar se aquilo nao fara mal ao peixes. nao percebo nada de geologis nao sei o que meti dentro do aquario, se vao ou nao aumentar algum valor que desconheca, ph? calcario? nao sei... em prencipio se vieram do mar, natureza, espero nao fazerem mal. qualquer coisa avisem a igonorancia para ainda ir a tempo. duma coisa tenho a certeza nao é xisto.

 

Boas,

Em princípio, foi mal visto. Se o teu aquário é de facto de agua doce é mal visto, porque se as pedras forem à base de componentes solúveis na àgua, apesar de fervidas, vão influenciar e desregular o aquário a nível da dureza da água e ph. Contudo a emenda é simples, retirar as ditas do aquário e provalvelmente o aquário nem notará a diferença. Quanto mais tempo as pedras ficarem no aquário pior será o resultado, as consequências poderão ser bem nefastas.

Eu também já passei por uma situação semelhante e fiquei com a água bassa, mal as tirei, no dia seguinte a água encontrava-se lusa e transparente.

 

Espero ter ajudado,

Cumps.

Fish'n chips

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, como já foi mencionado acima, depende dos peixes que lá colocares, a areia da praia certamente vai aumentar a dureza, pois quase sempre tem muitos fragmentos de conchas.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Vou aproveitar para meter uma duvida semelhante. Passa um rio perto da minha casa onde existem pedras que estarao `lá mesmo dentro de água à anos. Aplica-se a mesma regra para as pedras da praia? Será que nao posso lá escolher uma bonita que tá mesmo a fazer falta? E madeira? tambem há la troncos.

 

Os meus peixes são , platy, molly, espada , guppie, camarao, limpa fundos, limpa vidros, zebra, rasbora e bebados

 

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja estou confuso, isto e como nas lojas de animais, uns dizem que sim, outros nem pensar. entao o que posso eu meter dentro do aquario? nao se pode meter qualquer tipo de madeira, que tipo de pedras "neutras", existem para decorar o aquario. bem essa do rio é boa. em prencipio como e rio, deves poder por para la as pedras, (digo te isto sem perceber nada). bem olha la vais ter de gastar dinheiro em lojas de animais, e ja agora na zona de lisboa alguem conhece alguma loja com variedade de pedras e troncos, que nao seja a 10 euros um tronco de 20cm, e 5 euros um xisto do tamanho de um palmo....

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de pedras "neutras", existem para decorar o aquario
os basaltos não irão alterar os parâmetros da água do aquário. são as pedras que eu apanho em Carcavelos e uso nos meus aquários... :sleeping:
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ideal é ter aquários grandes, em que a malta se consegue aperceber dos erros sem alterar muitos as propriedades da água.

 

Xistos, basaltos... são pedras boas para ter em aquários de águas ácidas ou neutras.

 

Tudo o que é calcário é bom para ter em aquários de pH básico(>7)

 

Os troncos normalmente apanhados na natureza têm o principal problema de não afundarem facilmente e ficarem cobertos de uns pêlos brancos que nunca cheguei muita bem a perceber o que é, já que na altura em que isso me aconteceu disseram-me que o pleco acabava com esses pelos, mas acabei mesmo por tirar o tronco do aquário.

 

Os troncos têm a característica de acidificar a água.

 

Acrescento que quanto às pedras, deitar umas gotas de vinagre sobre elas ajuda a saber algo sobre a sua natureza.

 

Se forem marcadamente calcárias fazem efervescência em contacto com o vinagre.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pedras que apanhei em carcavelos, todas menos uma que eu acho que tem diamantes agarrados a ela... lol, reagiram ao vinagre, sera normal, se tomarmos atencao elas fazem efervescencia. mas nao é nada que se veja logo. tenho de me aprocimar bem, arranjar uma lupa e vejo que reagem e ao encostar bem o ouvido no silencio fazem o tipico barulho de uma apirina acabade de deitar no copo. Será o suficiente pa alterar os parametros da agua, ate agora os peixes estao vivos, a preocupacao é que tenho um aqua de 18 litros e sou novato nisto.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as pedras que apanhei em carcavelos, todas menos uma que eu acho que tem diamantes agarrados a ela... lol, reagiram ao vinagre, sera normal, se tomarmos atencao elas fazem efervescencia. mas nao é nada que se veja logo. tenho de me aprocimar bem, arranjar uma lupa e vejo que reagem e ao encostar bem o ouvido no silencio fazem o tipico barulho de uma apirina acabade de deitar no copo. Será o suficiente pa alterar os parametros da agua, ate agora os peixes estao vivos, a preocupacao é que tenho um aqua de 18 litros e sou novato nisto.

 

 

num aqua de 18 litros nao te deve sair muito caro mesmo a comprar . imagina o meu que é de 150. Por vezes ao passear por este forum fico na duvida se isto é um hobby para para pessoal mais abastado ou conseguem preços que nao os das lojas. falo em relaçao a plantas , troncos , pedras etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é verdade, entao preco das plantas é ridiculo, dar 5 euros por uma planta? muitas vezes comidas e podres, eu meti me nisto e ja tou arrependiso isto é caro e viciante... amanha vou comprar um kit com 60 litros, so as plantas decoracao e substrato deve ultrapassar os 50 euros, vou ter de me endividar. alguem da zona de lisboa me arranja plantas baratas?

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim é verdade, entao preco das plantas é ridiculo, dar 5 euros por uma planta? muitas vezes comidas e podres, eu meti me nisto e ja tou arrependiso isto é caro e viciante... amanha vou comprar um kit com 60 litros, so as plantas decoracao e substrato deve ultrapassar os 50 euros, vou ter de me endividar. alguem da zona de lisboa me arranja plantas baratas?

 

 

Eu nao tou arrependido porque adoro animais. Por acaso ja gastei uns 100€ em plantas e é do melhor que o aqua tem. Sao bonitas , saudáveis, nao morrem e reproduzem. Agora pedras? dar dinheiro por pedras? E produtos.. Agora ando com TPAs diárias é uma mina de dinheiro

 

Se alguem puder dar uma melhor explicaçao onde encontrar dessas pedras em carcavelos agradecia

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem da zona de lisboa me arranja plantas baratas?

na secção 'CONVERSA AQUÁTICA/dar e receber' encontras imensa oferta de plantas dos membros deste forum.

Se alguem puder dar uma melhor explicaçao onde encontrar dessas pedras em carcavelos agradecia

embora não haja em grande quantidade, na zona entre as praias de Carcavelos e Parede conseguem-se arranjar calhaus rolados de basalto, quando a maré está baixa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queria por uma areia lisinha branca, que praia me recomendam para a apanhar? zona de lx. a tal areia de silica onde se vende? é caro? digam me lojas de animais em lisboa sff.

 

QUEM quiser basaltos diga, passo a vida na praia e é facil o negocio :(

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

queria por uma areia lisinha branca, que praia me recomendam para a apanhar? zona de lx. a tal areia de silica onde se vende? é caro? digam me lojas de animais em lisboa sff.

 

bom dia

 

em Lisboa é mais facil apanhares areia do rio (a que usam nas obras para fazer cimento). É que rio só o Tejo e o Trancão (e eu o Trancão não aconselho). Em relação a praias só conheço em Alges (junto à estação de comboios) mas agora está toda com relva e já nem tem a placa a dizer "praia poluida".

No entanto, tem o barco que faz a travesia Belem/Trafaria, e na trafaria és capaz de encontrar mais coisas.

Se costumas ir muito à praia, tenta ir a outra praia, não vaz sempre à mesma.

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao e areia de silica onde se pode arranjar isso é caro? nao posso mesmo meter areia da praia? hj tive na praia da mata na costa e tava la uma areia perfeita, branca fina, brutal mas n tinha balde, uma chatice...

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom deves ter razao. ja esqueci a ideia da praia da praia, ate comprei os testes para comtrolar um copo de agua com arei da praia. nao sei se daria resultado. entao e o plano B agora é encontrar areia de silica, onde posso encontrar em lisboa ja corri quase todas as lojas de animais.... alguem me vende? nao precisava de muita... 2 kilos maximo.

Cumprimentos Nuno Leitão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.