Bettas em comunitário


Tiaago

Recommended Posts

Olá.

 

Adquiri na semana passada um betta para o meu aquario comunitário.

 

Este está timido, geralmente afastado dos olhares, mas na hora da comida aproxima-se dos outros. Não o vi entrar em confusão com nennhum dos habitantes e quando algum se aproxima, se o betta se sentir intimidado, então fica um nada agressivo para apenas sair da posição. das vezes que vi isto acontecer foi quando ele estava num canto de aquario e algum peixe por lá passava...

 

Com tudo isto quero dizer que o Betta me parece muito bem junto dos outros habitantes.

 

Como me parece que ele se sente sozinho, queria colocar-lhe lá umas femes.... e aqui surge a duvida.... quantas femeas deverei colocar??? já ouvi algures que só uma ele a "persegue" constantemente....

 

A superficie da agua é bastante agitada (tem 2 filtros), o Betta consegue mesmo assim fazer o ninho de bolhas??

 

O aquario, tal como disse é comunitário, tem +/- 470L, portanto bem espaçoso...

 

É bastante plantado, sendo no futuro ainda mais...

 

Os habitantes são 12 escalares de 3/4cm, 3 peixes paraiso - sendo um grande (7/8cm) e outros pequenos (3cm), um peixe laranja de agua fria (em processo de oferta), um pleco, 4 corys, 15 neons e o dito betta.

 

 

Obrigado desde já pela ajuda.

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respondendo a questão das femeas, pelo que sei não e mesmo aconselhavel apenas uma femea por causa da perseguição, pelo que tenho ouvido sempre aconselharem 2 a 3 femeas por macho.

 

Quanto a reprodução, penso que isso nunca ira decorrer no aquario comunitarios, por causa da altura de coluna de agua, a qual e aconselhavel de 8 a 12 cm no caso dos aquarios de acasalamento.

::link para site com fins comerciais removido. HRS::

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, Tiago!

 

o betta é um peixe que habita águas paradas ou mesmo estagnadas até... para teres uma ideia, um arrozal é o tipo de ambiente que ele gosta.

com água muito agitada, o peixe não pode sentir-se bem, quanto mais pensar em construir ninho e acasalar....

 

por outro lado, se o 'peixe paraíso' a que te referes é o macropodus opercularis, cuidado com ele porque se pode tornar extremamente agressivo (principalmente com outros peixes da mesma família), bem capaz de desfazer o teu betta...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola!

 

Como disse o josé medonça o betta e um peixe que gosta de aguas com pouco movimento e ate mesmo paradas o que nao quer dizer que nao se de em aquarios com movimentaçao mas digo-te por experiencia propria e por ter conhecimento de varias situaçoes, o betta nao e dos melhores peixes para se ter num comunitario mas espera por mais opinioes.

 

cumpr

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva.

 

Como sabes os bettas não são peixes de cardume, daí é natural que axes que o peixe se sente sozinho. Da experiência que tive com bettas em comunitário, duas coisas sucederam:

 

- Se o betta for o peixe dominante do aquário, ninguem se chega perto dele e dependendo da agressividade do betta, este pode mesmo perseguir os outros peixes

 

- Já se o betta não se sentir como o peixe dominante do aquário, irá tender a ser menos agressivo com os demais.

 

Quanto às fêmeas estas tendem a ser agressivas entre si, mas com esse espaço todo não deves ter problemas nenhuns.

 

Esses peixes paraíso é que poderão constituir um problema para os demais, normalmente têm a fama e o proveito de serem exterminadores de comunitários.

 

Quanto à reprodução podes esquecer, não vais conseguir nesse comunitário. Se quiseres tentar a reprodução, um aquário 40x20x20 será suficiente para o fazeres, e informações sobre como a levar a bom porto não te faltam pelo forum.

 

Cumprimentos

Ricardo Dias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Olá de novo.

 

De facto, os Bettas estão longe de reproduzir.... uma tarefa que é de facto impossivel neste aquario.... o Betta raramente consegue ver as femeas e quando as ve, estas escondem-se e ate eu tenho dificuldades em ve-las.... nem entre elas são agressivas quando se encontram, o que também é raro....

 

estou até pensar colocar mais 2 femeas para ver se não se escondem tanto....

 

Mas o que vim aqui relatar não e sobre os Bettas.... mas sim os Paraiso...

 

Eu tinha um paraiso no meu aquario há já pelo menos 18meses, como devem imaginar é já um peixe grandote, pelo menos em relação aos que se encontram na loja ( umas 5 vezes maior). E há umas 3 semanas a minha namorada quis comprar mais 2 que pelas indicações do sr. da loja parecia ser um casal, mas sem qualquer certeza....

 

A situção que me deparei ontem foi ver um ninho de bolhas num canto de agua mais parada e pensei: "o Betta deve andar a fazer ninho".... mas depois de passar uns minutos à frente do aquario, vi que afinal o ninho e dos paraiso.... o maior que já tinha à muito tempo no aquario e de um pequeno que adquiri recentemente.

 

Como é de prever, as bolhas não tem a vida facilitada porque há um escalar que as confunde com comida e não arreda pé ele afasta outros escalares, mas não sai e contrariamente ao pensado, os Paraiso não se metem com nenhum dos habitantes nem com o escalar "metediço", a unica confusão é entre eles e por vezes quando o grande encontra o Betta.

 

Não acredito que esta "relação" chegue sequer a postura, ou se a houver, os escalares vao fazer fila para o banquete.... ou enão o Paraiso muda e não deixa nada lá xegar. Eu se vir por lá mais alguma coisa que bolhas, trato de os separar com um acrilico se ainda for a tempo.

 

Agora vou deixar aqui umas fotos, de má qualidade (pessimo fotografo) do "ritual" dos paraiso

 

 

o maior, que julgo ser o macho

 

img0281gk9.jpg

 

A femea, um pouco desfocada.... foi a primeira vez que me aventurei com maquina em settings manuais... não estava facil ate porque n percebo nada...

 

 

img0298on0.jpg

 

 

img0336df4.jpg

 

 

img0337zl6.jpg

 

 

 

O Maior faz o genero de uma "sandwich" com a femea no meio.... em cima dá ara ver as bolinhas...

 

 

Espero que gostem das fotos.

 

Abraço, Tiago

DBDportugal.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais