Introdução de akadama em aqua já com água!


Recommended Posts

Olá! Tou a fazer uns pequenos updates ao meu aqua, e tenho uma zona onde preciso acrescentar akadama, pois inicialmente era zona de troncos e tinha pouca akadama, fazendo com que simples pés de cabomba, rotala e blyxa se estejam sempre a soltar.

 

Isto não é facil, pois o aqua já esta montado, tem peixes, plantas e etc...

 

O problema é a sujidade que vai aparecer. É claro que ao fim de 2 dias desaparece, mas gostava de poupar os peixes ao pó e sujidade da agua.

 

Então, para tentar minimizar este problema pensei no seguinte:

 

1 - lavar bem a akadama a introduzir (cerca de 3L),

 

2 - com a akadama bem lavada e húmida/molhada pôr uma porção num saco,

 

3 - levar o saco selado para dentro do aqua e posicioná-lo na zona em que a akadama irá ser posta

 

4 - abrir um pouco o saco e largar muito lentamente a akadama.

 

Assim consigo movimentar muito pouco a akadama na agua, libertando então pouco pó!!

 

A mim parece-me bem. Depois conto como foi!

 

Alguém tem outra ideia?

 

Cumps

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Há um outro processo, que já utilizei com sucesso. Um tubo de vidro, ou acrílico, ou ainda de Pvc, diâmetro de 5 cm ou mais, e comprimento superior em 10/15 cm da coluna de água. Os dois primeiros são melhores porque se vê o que se está a fazer.

Passando a explicar. Colocar o tubo dentro de água, até ficar rente ao fundo. Despejar a Akadama para dentro do tubo. Vai-se "andando" com o tubo de maneira a espalhar a Akadama, ou areia, ao gosto do cliente. Todo o "lixo" que se solta fica dentro do tubo, à superfície da água. Depois do trabalho concluído, retirar o tubo quase até ficar fora de água. Tapa-se a extremidade que ainda está debaixo de água com a mão, de modo a que uns 2/3 cm de água dentro do tubo venham para fora do aquário. Esses 2/3 cms de água trazem a sujidade toda.

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aproveito o post para perguntar onde é que compram a akadama?

barata de preferência.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

aproveito o post para perguntar onde é que compram a akadama?

barata de preferência.

Qualquer boa loja de aquariofilia tem Akadama para venda. Agora barata, tudo depende do que achares caro!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

boa tecnica David!

Igual a ti mesmo.

Basta puxar um bocadinho pela cabeça :rainbowafro: . Talvez por isso esteja a ficar com pouco cabelo...

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

costuma ser quantos kg a quanto?

15 litros entre 25 a 30 aérios!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dá um salto pelos patrocinadores do fórum..

 

Mas deixo aqui um exemplo:

 

Akadama

 

Mas há sitios que o pessoal refere e conhece que são mais baratos, faz uma pesquisa pelo forum.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há um outro processo, que já utilizei com sucesso. Um tubo de vidro, ou acrílico, ou ainda de Pvc, diâmetro de 5 cm ou mais, e comprimento superior em 10/15 cm da coluna de água. Os dois primeiros são melhores porque se vê o que se está a fazer.

Passando a explicar. Colocar o tubo dentro de água, até ficar rente ao fundo. Despejar a Akadama para dentro do tubo. Vai-se "andando" com o tubo de maneira a espalhar a Akadama, ou areia, ao gosto do cliente. Todo o "lixo" que se solta fica dentro do tubo, à superfície da água. Depois do trabalho concluído, retirar o tubo quase até ficar fora de água. Tapa-se a extremidade que ainda está debaixo de água com a mão, de modo a que uns 2/3 cm de água dentro do tubo venham para fora do aquário. Esses 2/3 cms de água trazem a sujidade toda.

 

Ainda cheguei a pensar nesse processo, mas os tubos não tinha, por isso virei-me para o processo inicial! Devo dizer que até nem correu mal, fez alguma poeira, mas nada demais!

Obrigado pela participação!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok

fiquei com uma ideia.

muito obrigado.

mas já agora faço uma pergunta.

aquela terra tipo humos que se compra em sacas para jardinagem é boa para substracto?

eu esprimentei num voda com areão por cima e a unica coisa que faz é aumenter o ph(não sei porquê) e fazer a água um pouco amarela mais ou menos da cor daquela água amazónica, mas nada de mais.

e tenho lá um beta á quase 1 mês e por agora está bem.

 

axam que é um bom substracto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda cheguei a pensar nesse processo, mas os tubos não tinha, por isso virei-me para o processo inicial! Devo dizer que até nem correu mal, fez alguma poeira, mas nada demais!

Obrigado pela participação!

Paulo

 

 

A técnica do David Cabete parece-me a melhor, penso que ele deve utilizar também um funil, não?

 

Eu utilizei no meu outro meio mas estava ainda na fase inicial(já tinha água e poucas plantas; não tinha peixes).

 

Utilizei duas meias de vidro. Coloquei o Humus lá dentro e dei um nó e fiz assim dois "chourichos que dispus paralelamente no aquário. Mesmo assim a agua ficou castanha mas, só por um dia (Se soubesse para cada um tinha utilizado 2 meias).

 

Fica a ideia, se bem que no teu caso, como a área é pequena poderá não compensar.

 

Cpts. Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

Bem acho que o seu "precesso" do saco ira causar mais estress nos peixes do que se colocar direto, a poeira em algumas horas sai e a aguá fica limpida novamente, mas a ideia do tubo é a melhor ao meu ponto de vista.

 

 

Oi! O meu "precesso" foi rápido e indolor! A agua ficou pouco suja e os peixes nem repararam!! Quando dizes que causa menos stress do que colocar directo, só se for em comparação com o outro método aqui falado, apresentado pelo David! Porque se for colocar mesmo directamente na água... ai sim, vais ter peixes em stress, e logo a seguir entras tu em stress... estamos a falar de akadama!!! E aquilo suja!!!!

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quem não tem cão caça com gato, se não tinhas tubo, arranjavas uma garrafa de 1.5L de água cortavas a parte de baixo e a parte de cima ;p

 

Agora acho que fizeste mal em lavar a Akadama, por norma não se lava.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora acho que fizeste mal em lavar a Akadama, por norma não se lava.

 

O lavar consiste em apenas tirar a maior parte do pó. Não há-de ter consequencias negativas, até que conto com a Akadama como substracto inerte!!! Fertilizo com micros e macros, portanto o que a akadama tem ou não até nem é relevante! No caso, a akadama é mesmo inerte.

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.