Akadama a ficar verde (Algas)


wilchespires

Recommended Posts

Olá.

 

Luís Fortunato, uma pergunta sobre um tópico teu, a certa altura questionas se está a fertilizar com micros, ao qual o wilchespires responde que não, será a causa daquela situação nas plantas a simples falta de micros?

Não te esqueças que os nutrientes, se falhar um, os outros não vão continuar a ser assimilados ao mesmo ritmo. Óbvio que as plantas podem mostrar carências, se calhar até não relacionadas com a falta do nutriente X. O problema é que esse nutriente X é essencial a outro/s que se vai traduzir numa carência 'visível' desse outro.

 

Por exemplo, quando montas um aquário novo, é muito fácil veres plantas com carências de Azoto, por exemplo, e tu medires os NO3 e estarem a valores óptimos ou até elevados... Que raio? Então porque é que existe um tópico sobre carâncias de nutrientes nas plantas?

 

Lá está, a planta tem de ser vista como um todo... se um falha, todos os outros falham. Óbvio que há uns mais importantes que os outros, e mesmo assim a planta safar-se... não tão bem... mas sobrevive.

 

As plantas do Henrique... para uma planta adquirir a coloração avermelhada facilmente precisa de... Ferro (Micro-Nutriente). Na Ludwigia, as folhas mais velhas estão a morrer pura e simplesmente... até pode ser uma carência de Azoto. Mas não se esqueçam que muitas plantas, as de caule principalmente, devido a crescerem para cima, conseguem fazer algo semelhante a 'autofagia'. Como as folhas inferiores já não apanham tanta luz como as novas, há um transporte de nutrientes... mas porquê? Porque se calhar esse nutrientes essenciais para as plantas formarem pigmentos (clorofilas, por exemplo) estão em falta, e como é uma questão de sobrevivência, a planta prefere ter as suas folhas mais perto da luz 'operacionais' e descartas as que já não recebem tanta luz.

 

Isto são exemplos, e a minha opinião com os dados que tenho sobre o aquário em questão. Pode ser outra coisa qualquer...

 

Mais uma vez, vou dizê-lo: 'Aquariofilia não se ensina... aprende-se' :)

 

Eu não tenho nada contra a divulgação do conhecimento, bem pelo contrário... mas há coisas que só mesmo metendo as mãos na massa, e muitas vezes, por sorte, é que se conseguem resolver...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 51
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim isso é tudo verdade, a minha questão seria no sentido (nem sei a regularidade que ele faz) que quando se efectua TPA geralmente (ou será só em alguns casos?) os micros são repostos.

 

Pelo facto de aquariofilia se aprender é que faço muitas perguntas :) posso até nem estar a precisar da informação no momento mas mais vale saber do que o contrário banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Sim isso é tudo verdade, a minha questão seria no sentido (nem sei a regularidade que ele faz) que quando se efectua TPA geralmente (ou será só em alguns casos?) os micros são repostos.

Hmm... não me parece.

 

Num aquário com plantas menos exigentes, isso até pode ser viável. Agora num aquário de alta manutenção, creio que nem com TPA's diárias em grandes percentagens consigas manter níveis de micro nutrientes satisfatórios.

 

Se alguns deles podem ser assimilados pelas plantas na forma livre, muitos deles não o são (Ferro, por exemplo).

E se formos a ver, duvido muito que a água da canalização, ou a que fôr utilizada paras as TPA's, que contenha quelatos desses mesmos metais essenciais às plantas.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, peço dsc pela demora a intervir ;)

 

wilchespires como vai a situação? Resolveu só com a fertilização de Micros?

 

De facto parece-me que a situação está um pouco melhor (pelo menos estacionária de certeza), desde o meu ultimo post, comecei a fertilizar diáriamente com micros (cerca de 4ml diários) e ferro (2 ml de 2 em 2 dias), mantendo a adição de cerca de 8ml diários de K (agora da Seachen) e os mesmos 3-4 ml de PO4, que, segundo os testes, são consumidos diáriamenteóntem.

 

a minha questão seria no sentido (nem sei a regularidade que ele faz) que quando se efectua TPA geralmente (ou será só em alguns casos?) os micros são reposto

 

Actualmente estou a fazer 2 TPA's por semana, ambas de 50%, quando lancei este tópico estava a fazer TPA's de 50% de 2 em 2 dias e ñ me pareceu, acompanhando o desenvolvimento das plantas, que estas estivessem a vingar só pela simples adição de água nova, claro que este factor ajudou, e de que maneira, no regredir do tapete verde que se ia espalhando pelo substrato(algas)

 

... para uma planta adquirir a coloração avermelhada facilmente precisa de... Ferro (Micro-Nutriente). Na Ludwigia, as folhas mais velhas estão a morrer pura e simplesmente... até pode ser uma carência de Azoto. Mas não se esqueçam que muitas plantas, as de caule principalmente, devido a crescerem para cima, conseguem fazer algo semelhante a 'autofagia'. Como as folhas inferiores já não apanham tanta luz como as novas, há um transporte de nutrientes... mas porquê? Porque se calhar esse nutrientes essenciais para as plantas formarem pigmentos (clorofilas, por exemplo) estão em falta

 

Se parar para pensar, esta situação no meu caso até faz muito sentido, a minha ludwigia há muito perdeu a cor vermelho vivo, acabando por ficar coberta com a camada verde de algas, ora estando os micros em falta é natural que ela acabasse por ficar sem cor, e se eu sabia que micros como o ferro são essenciais para manter a clorofila nas plantas :bad-words: quanto mais uma planta que normalmente é vermelho forte.

 

Óntem fiz mais uma TPA e retirei algumas folhas da roseafolia que estavam bastante danificadas. Há bocado cheguei a casa e pareceu-me ver algumas folhas, das mais carregadas de algas, com um verde mais leve e algumas folhas novinhas com alguma coloração, mais parecida com a verdadeira roseafolia, espero ñ me tar a entusiasmar e que seja realmente o regredir desta pequena praga :) Nete momento ñ tenho fotos, mas confirmando-se as melhoras, amanhã ou depois ponho-as aqui.

 

Obrigado pela atenção a este tópico e pela força ;)

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá, depois de algum tempo sem dar noticias, gostava de deixar aqui hoje boas noticias mas infelizmente ñ tenho ainda razões para tal. As plantas têm desenvolvido, mas sempre com as suas hospedeiras inseparáveis "algas", já ñ sei como caracterizar o estado geral do Aqua, as plantas de folha mais larga, roseafolea e guanensis têm vindo a adquirir folhas novas, mas logo de imediato cobrem-se de algas verdes tipo veludo, que posteriormente ficam castanhas, além disso as folhas ficam cheias de buracos, a lilaeopsis está cheia de algas pretas, receio bem que ao ritmo que evuluem, me faça arrancar a pobre planta em breve. Vou tentar por seachem flourish excel, que segundo me disseram, pode ajudar a iliminar estas algas.

Se quizerem ver as fotos da evolução do Aqua e as actuais, podem consultar aqui http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=88938

 

Tenho feito testes diáriamente que mostram os seguintes valores: PO4=1ppm, NO3=5/10ppm, GH=60ppm, KH=50ppm. Continuo a fertilizar diáriamente com K (aumentei para 20ml), PO4 (2ml, tentando agora aumentar para 1.5 ppm os valores que oscilam sempre entre 0.5 a 1ppm), Micros (2ml) e Fe (1 ml) tudo fertilizantes da horizonte aquático. TPA's de 2 em 2 dias de 25% e semanalmente 50%.

 

Se houver mais algum contributo a dar eu agradeço e as minhas plantinhas também :)

 

Abraços e obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...acho que tenho a resposta para o teu problema... é o mesmo que eu tinha e estou a resolver.

Essas algas no nosso caso são motivadas pelas lampadas estarem velhas... ou tb no meu caso por apanhar alguma luz do sol.

 

 

Posso estar enganado, mas o sol tenho eu 100% de certeza que as motiva. Pq são tipo escorregadias e castanhas. Repara se não tens também no areão ou pedras.

Eu tenho.

 

E as lampadas foi a unica razão que consegui encontrar para as algas pq os parametros estão dentro do normal.

 

 

Mudei apenas uma das lampadas e ainda faltam 2.

Vou arranjar umas ampulárias que limpam isso que é uma maravilha :smilecolros:

Scuderia Ferrari

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tenho feito testes diáriamente que mostram os seguintes valores: PO4=1ppm, NO3=5/10ppm, GH=60ppm, KH=50ppm. Continuo a fertilizar diáriamente com K (aumentei para 20ml), PO4 (2ml, tentando agora aumentar para 1.5 ppm os valores que oscilam sempre entre 0.5 a 1ppm), Micros (2ml) e Fe (1 ml) tudo fertilizantes da horizonte aquático. TPA's de 2 em 2 dias de 25% e semanalmente 50%.

Concordo com o kyuss, o problema pode estar no ferro. Tens feito testes de ferro?

 

Se estás a colocar 1ml de ferro da HA, significa que, para a litragem do teu aquário, adicionas menos de 0,1 ppm, o que é muito pouco. No meu, estou a colocar diariamente 0,5ppm e acho que vou aumentar a dosagem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ferro e CO2 em cima disso.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Essas algas no nosso caso são motivadas pelas lampadas estarem velhas...

Até podia ser, mas a calha é nova, bem como as lâmpadas, a calha vinha com lâmpadas de 14000K, que como todos sabemos ñ servem para plantados, durante 1 mês sensivelmente usei 2 lâmpadas usadas que me emprestaram (10000K+4500K), de há 1 mês para cá que tenho 3 lâmpadas novas (6000K+8500K+10000K)

 

Concordo com o kyuss, o problema pode estar no ferro. Tens feito testes de ferro?

 

Ferro e CO2 em cima disso

 

Não tenho teste de Fe e nunca usei, sempre fertilizei a olho, tendo em conta as indicações da HA, eles indicam 0.33ml para 100 de água, eu tou a por 1ml para 200L, até julgava que tava a abusar um bocado, será sensato aumentar mais ainda? Para que quantidade devo aumentar, o dobro por exemplo?

 

Abraço a tds e obrigado

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os testes de ferro podem não ser 100% fiáveis.

 

Já diversos users se "queixaram" que o ferro da HA desaparece muito rapidamente, isto pode resultar de duas razões, ou é todo consumido rápidamente pelas plantas ou .... transforma-se de F2+ para outro tipo que é menos aproveitado pelas plantas.

 

Não estás a fertilizar com muito K?

 

Quando aspiras o areão (se é que aspiras) não te cheira mal?

 

Se tiveres K a mais, não te esqueças que pode inibir outros nutrientes e as plantas não os absorvem, ficando estes disponíveis para as algas.

 

Algas verdes são fortes consumidoras de Ferro, penso eu...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora coloco outra questão, todos sabemos que a falta ou excesso de alguns nutrientes implica a ñ assimiação de outros por parte das plantas, mas tenho lido em vários tópicos sobre fertilização que fala nas carências de ferro apenas como causa das deficiências de clorofila nas plantas,certo? no meu caso noto é o aparecimento de algas nas folhas já maduras e em alguns casos nalgumas em desenvolvimento...excepção nas folhas da lilaeopsis que estão carregadas de tufos pretos...

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, os testes de ferro podem não ser 100% fiáveis.

 

Já diversos users se "queixaram" que o ferro da HA desaparece muito rapidamente, isto pode resultar de duas razões, ou é todo consumido rápidamente pelas plantas ou .... transforma-se de F2+ para outro tipo que é menos aproveitado pelas plantas.

 

Não estás a fertilizar com muito K?

 

Quando aspiras o areão (se é que aspiras) não te cheira mal?

 

Se tiveres K a mais, não te esqueças que pode inibir outros nutrientes e as plantas não os absorvem, ficando estes disponíveis para as algas.

 

Algas verdes são fortes consumidoras de Ferro, penso eu...

 

Aspiro uma vez por semana, com alguma difculdade por ser akadama, mas ñ noto nenhum odor fora do normal, porque perguntas??

Inicialmente, adicionei durante muito tempo só 10ml de K, sem no entanto ver melhoras nas algas, preocupava-me mais com os valores de PO4, que é que noto a desaparecer muito rápido pelos testes que faço, cerca de 1ppm/dia. Durante algum tempo usei K da seachem (adicionava 10ml/dia), mas tava com dificuldade em saber a dose certa a adicionar e mudei há cerca de 15 dias para o da HA, tou-me a reger pela regra de 10 ml de K por cada 1ml de PO4, como adiciono 2 ml de PO4, ponho 20 ml de K...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Algas verdes são fortes consumidoras de Ferro, penso eu...

 

És apologista também de aumentar o Fe?

No entanto, também sei que o excesso de K pode implicar a ñ assimilição de Ca e Mg, ás vezes penso se também terei necessidade de usar Mg na fertilização, mas se as plantas ñ o consomem por tar a por muito K, também ñ passará por aí.

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como recordar é aprender, fui ver os meus apontamentos e desde já peço licença aos autores.

 

Luís Fortunato

 

Geralmente, quando as plantas têm carência de ferro, o verde fica muito mais esbatido, principalmente nas folhas novas. Lá está... na carência de magnésio apresentam-se completamente brancas, ou com muito pouco verde. Já na carência de ferro, o verde é mais esbatido, principalmente nas folhas novas... é este o treino do olho... vem com a experiência.

Excesso de K

 

Excesso: pode dificultar a assimilação de magnésio ou cálcio, embora só mesmo estando em grandes quantidades na água, o que é raro.

 

Por si só parece não indicar nada, mas vamos ver o que acontece quando existe carência (pouca assimilação) de Magnésio ou Cálcio.

 

Magnésio

- Magnésio ( Mg): faz parte dos pigmentos de clorofila e é um activador de enzimas. É responsável pela assimilação do ferro (Fe) por parte da planta. A observação deste nutriente deve ser feita nas folhas mais velhas.

 

Cálcio

Excesso: pode levar à má assimilação da planta de magnésio ( Mg) ou potássio( K).

 

Ou seja, pelo que entendi, excesso de K provoção a inibição de assimilição de magnésio e cálcio, Sem assimilação de magnésio não existe assimilação de Ferro, sem assimilação de Cálcio, leva à má assimilação de K, ou seja, ficam todos limitados nas plantas e em excesso na coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

És apologista também de aumentar o Fe?

No entanto, também sei que o excesso de K pode implicar a ñ assimilição de Ca e Mg, ás vezes penso se também terei necessidade de usar Mg na fertilização, mas se as plantas ñ o consomem por tar a por muito K, também ñ passará por aí.

 

Não sou apologista de aumentares o ferro sem antes perceberes o que te falta.

 

Se o ferro não for assimilado fica na coluna de água e é assimilado pelas algas verdes que tens (eu tb tenho o mesmo problema que tu).

 

Tens boa circulação de água?

 

quanto à fertilização de K, se tás a ter consumos de no3 ou po4 é pq existe K em quantidade que permita serem assimilados, certo? se colocares K a mais do que as plantas precisam o que acontece?

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como recordar é aprender, fui ver os meus apontamentos e desde já peço licença aos autores.

Excesso de K

Por si só parece não indicar nada, mas vamos ver o que acontece quando existe carência (pouca assimilação) de Magnésio ou Cálcio.

 

Magnésio

Cálcio

Ou seja, pelo que entendi, excesso de K provoção a inibição de assimilição de magnésio e cálcio, Sem assimilação de magnésio não existe assimilação de Ferro, sem assimilação de Cálcio, leva à má assimilação de K, ou seja, ficam todos limitados nas plantas e em excesso na coluna de água.

 

Trocado até aqui tudo bem, tenho conhecimento disso, por sinal também tenho o hábito de ir tirando apontamentos dos nossos cientistas dos plantados banana rock de qualquer forma agradeço a dica.

 

Nunca pensei, ao fim de 1 ano de plantas e fertilizantes passar por por isto, logo agora que tinha apostado em dar tudo às plantas neste projecto, desde CO2 de qualidade, substrato, etc.

 

Vou ter de fazer uma pergunta que será um bocado inocente e ignorante, mas se obter respostas talvez possa mudar algo que esteja realmente mal, no vosso caso como fertilizariam? Lembro que os valores de NO3 estão sempre entre 5 e 10 ppm, os fosfatos tenho de adicionar 1 a 2 ml diários porque depressa ficam a 0.5 ppm ou menos, as minhas dúvidas caem mesmo sobre a quantidade de Fe, Micros e K...

 

Abraços

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho o mesmo problema que tu, e já andei a pesquisar pela net e penso que o meu problema poderá ser cianobactérias verdes claras (daí ter perguntado pelo mau cheiro e se tinhas locais do aquário sem corrente, pois eu tenho).

 

Fica com as folhas cobertas por uma alga gelatinosa verde, e só desapareceu quando deixei de fertilizar com K. (estive 7 dias sem fertilizar).

 

 

Antiga rotina de fertilização:

no3 - nada tá sempre a 10ppm

po4 - geralmente 0.5 diarios.

k - diária 5ppm

micros - dose recomendada pela HA (Pro: 1ml/100l de agua/dia)

Ferro - 0.75 diário

 

 

Minha actual rotina de fertilização:

 

no3 - nada tá sempre a 10ppm

po4 - geralmente 0.5 diarios.

k - semanal depois da muda de água. 10ppm

micros - dose recomendada pela HA (Pro: 1ml/100l de agua/dia)

Ferro - 0.75 diário

 

É preciso não esquecer que as coisas demoram algum tempo a irem ao lugar, por isso é preciso paciência.

 

Não sei se sou a melhor pessoa para te ajudar :P mas tento visto ter o mesmo problema que tu.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É preciso não esquecer que as coisas demoram algum tempo a irem ao lugar, por isso é preciso paciência.

 

Não sei se sou a melhor pessoa para te ajudar :P mas tento visto ter o mesmo problema que tu.

 

Eu só tenho a agredecer o teu contributo :P já ajudaste muito, sei que é preciso paciencia, mas tenho mudado o plano de fertilizações várias vezes ao longo destes 4 meses e sem notar melhoras. Pelos vistos só fazes TPA's semanalmente, eu sou apologista de fazer mais vezes (caso o tempo permita claro) e como faço cerca de 4 por semana acho conveniente adicionar K diáriamente. Já agora qual a litragem do teu Aqua?

Abraço e obrigado uma vez mais

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu tenho o mesmo problema que tu, e já andei a pesquisar pela net e penso que o meu problema poderá ser cianobactérias verdes claras (daí ter perguntado pelo mau cheiro e se tinhas locais do aquário sem corrente, pois eu tenho).

 

Fica com as folhas cobertas por uma alga gelatinosa verde, e só desapareceu quando deixei de fertilizar com K. (estive 7 dias sem fertilizar).

 

Ah, já me esquecia, as algas que tenho ñ são bem assim, daí ñ me ter apercebido de nenhum cheiro fora do normal ( e segundo já ouvi dizer isso é tramado de nos livrar-mos). As minhas vão começam com uns pigmentos verdes, até cobrirem grande parte das folhas, ficando a folhas toda peluda, mas tipo veludo e depois acabam por ficar castanhas escuras, acabando por atrofiar a folha.

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu só tenho a agredecer o teu contributo banana rock já ajudaste muito, sei que é preciso paciencia, mas tenho mudado o plano de fertilizações várias vezes ao longo destes 4 meses e sem notar melhoras. Pelos vistos só fazes TPA's semanalmente, eu sou apologista de fazer mais vezes (caso o tempo permita claro) e como faço cerca de 4 por semana acho conveniente adicionar K diáriamente. Já agora qual a litragem do teu Aqua?

Abraço e obrigado uma vez mais

 

Mas fazes trocas 4 vezes por semana de que quantidade? eu faço semanalmente mas mais de 50% o meu aquário tem +/- 550 litros

 

 

Pois já vi que não temos o mesmo problema.

 

Já viste este site? http://www.guitarfish.org/algae pode ser que esteja lá algo parecido.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Retirado de: http://pets.cosmo.com.br/colunas/ver.asp?id=49

 

Algas verdes filamentosas

 

Essas algas também são conhecidas como "algas peludas", muitas vezes são um grande pesadelo para quem tem um aquário plantado pois elas se fixam nas plantas matando-as sufocadas e impedindo a captação da luz, mas por outro lado, quando elas se fixam nas pedras ficam até ornamentais, na minha opinião, lembrando um tapete natural de veludo, os peixes que comem algas difícilmente se alimentam dessas algas, uma alta concentração de nitratos e fosfatos são uma das principais causas, a solução é fazer trocas parciais de 20% da água do aquário toda semana, diminuir o período de iluminação e cortar as folhas que estão infectadas.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou seja, pelo que entendi, excesso de K provoção a inibição de assimilição de magnésio e cálcio, Sem assimilação de magnésio não existe assimilação de Ferro, sem assimilação de Cálcio, leva à má assimilação de K, ou seja, ficam todos limitados nas plantas e em excesso na coluna de água.

 

as carências de Calcio e Magnésio normalmente revelam-se antes da inibição da assimilação do ferro, muito caracteristicamente. ver tópico de carências do André

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas !

 

Visto estares a passar por uma fase má e de grande ênfase vou aconselhar que tenhas ainda mais calma e paciência.

 

Em primeiro lugar vou relatar o que me aconteceu.

Em meados de Junho montei o meu aquário plantado. Logo de inicio me apercebi que tinha uma relação w/l demasiado elevada. Então a solução foi reduzir a luminosidade para 55w PC 6500k (aquário de 60l). Depois passei 2 meses árduos, experimentei muita coisa com bastante cautela(fertilização variada e muitas tpa's). E de nada me adiantava(algas nos vidros e pedras, pois a plantas desenvolviam-se bem).

 

Apercebi-me que o melhor era arranjar umas plantas flutuantes para reduzir ainda mais a luz e evitar excesso de fertilizante. Bem dita a hora e o dia que o fiz, as plantas desenvolviam-se bem na mesma e as ditas algas desapareceram(isto passado 1 mês e alguns dias). Apercebi-me então que iluminação a mais era um indicador, reduzi toda a fertilização deixei dias mesmo sem fertilizar. Tudo se manteve estável(de vez em quando la apareciam as green spot devido ao PO4 e buracos na HIGROPHILA POLISPERMA falta de K, consegui ver isso mesmo, adicionava e tudo voltava ao normal). Com isto pensei pensei e cheguei a conclusão que tinha excesso de fertilização e carências (Co2, macros, micros) e que co2 de fermentação é instável e este convém ser renovado bastantes vezes.

 

Bem passei ao segundo passo, se assim consigo ter o aquário bem porque não consigo com mais luz, removi todas as plantas flutuantes. O aquário continuou estável e as algas voltaram ao ataque mas com muito menos frequência. As plantas de crescimento mais lento começaram a apanhar algas do mesmo tipo dos vidros. Então estabilizei o co2, e passado umas 2 semanas algas nas plantas nem velas, e elas cresciam muito bem(lotus sem algas, rebentos do tapete a crescer). Apercebi-me então que passado 3 ou 4 dias tinha que limpar os vidros(assim o fiz durante algum tempo, pois os resultados não eram maus, acrescia apenas uma maior manutenção).

Um dia esqueci-me de fertilizar e constatei que os vidros estavam limpos com o mesma intensidade luminosa o que antes passado 3 ou 4 dias deveriam estar verdes(baços). Andei a testar combinações e descobri que elas proliferavam mais rapidamente mal adicionava micros. Passei a fertilizar micros com muito menos quantidade, mais frequência e tudo se manteve ainda melhor. Logo algas nos vidros há sempre só que com muito menos frequência.

 

Aprendi que fertilizar é algo que envolve o que se vê no nosso aquário e não o que vemos nos outros aquários ou nos indicam(refira-se que alguns artigos do fórum são bastante elucidativos a nível teórico/pratico). Quando temos duvidas de fertelização devemos fertelizar a menos do que a mais. Por vezes pensamos que estamos a fazer o correcto e é precisamente o contrario. Pouca fertelização e alguma experiencia visual detecta o que devemos por.

 

Penso que foi uma aventura e consegui estabilizar o aquário(foi vendido a um colega por motivo de ter ido para o estrangeio estudar).

Conclui ainda que ao adicionar cálcio e magnésio na agua e fosfatos da HO se formava uma nuvem de poeira.

Conclui também que ao adicionar fosfatos matava todos os invertebrados, devia reagir com outro fertilizante (passado uma ou duas horas estavam mortos).

 

Cumprimentos, André Pedro

Editado por apedro.1

Sem mais,

André Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais