Platys


Recommended Posts

Boas amigos!

 

Tenho uma aquário com vários peixes, entre os quais 2 platys fêmea e 1 platy macho. Já sei que quando os pequenos nascem os papás gostam de os petiscar. Tou a pensar comprar uma maternidade daquelas de cesto que se põem dentro do aquário. A minha questão é a seguinte.. quando sei que a fêmea está prestes a tê-los? Quando deverei colocá-la na maternidade? Devo coloca-la juntamente com o macho?

 

Obrigado pela vossa ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

chama se criadeira, acho eu. podes optar tambem por uma maternidade. quando a femea tiver com uma barriga grande, realmente grande, e porque esta para ter os alevins, so precisas de por a femea na criadeira, porque ela e fecundada interiormente. poe umas plantas tipo cabomba ou elodea, algo denso para que os alevins se possam esconder assim que nascem. e muito facil. boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigos!

 

Tenho uma aquário com vários peixes, entre os quais 2 platys fêmea e 1 platy macho. Já sei que quando os pequenos nascem os papás gostam de os petiscar. Tou a pensar comprar uma maternidade daquelas de cesto que se põem dentro do aquário. A minha questão é a seguinte.. quando sei que a fêmea está prestes a tê-los? Quando deverei colocá-la na maternidade? Devo coloca-la juntamente com o macho?

 

Obrigado pela vossa ajuda

 

Tens planas no aquário? se tiveres uma quantidade razoável delas, esquece lá a maternidade.

A desvantagem da maternidade é que provoca muito stress nas fêmeas por isso só a deves colocar lá quando já estiver muito gorda e sem macho. Quando ela estiver prestes a te-los ela vai andar mais escondida e com a respiração ofegante para além de estar bem barriguda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

 

Realmente é melfor deixa-la livre se tiveres plantas, porque assim tens a garantia de que os que sobreviverem vão fortes e saudáveis. Os alevins de platy crescem bastante rápido, com mês e meio ja não devem ser comidos. é claro que se quiseres que sobrevivam muitos põe na maternidade. Não te aconselho a comprares uma de rede, compra uma de plástico com separador, no género desta pois ( na minha consideração) são melhores:

DSC00054.JPG

 

Abx

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que não correu muito bem...

Ainda ontem a minha platy tinha uma barriguita jeitosa.. hoje de manhã já tinha desaparecido! O pior mesmo foi quando procurei.. procurei.. e não vi nada que se parecesse com um recém nascido.. nada que se mexe-se! :)

Enfim.. para a próxima vou mesmo optar pela maternidade..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que não correu muito bem...

Ainda ontem a minha platy tinha uma barriguita jeitosa.. hoje de manhã já tinha desaparecido! O pior mesmo foi quando procurei.. procurei.. e não vi nada que se parecesse com um recém nascido.. nada que se mexe-se! 8)

Enfim.. para a próxima vou mesmo optar pela maternidade..

 

se tinhas esconderijos é provável que algum tenha sobrevivido mas que tu não o tenhas visto..

pensa que agora já é mais fácil, já tens noção do tamanho da barriga quando ela tá quase a ter filhotes e já sabes que daqui por 4/5semanas está na hora de ela ter mais :) é assim que vamos compreendendo as coisas e ganhando mais experiencia :sad2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade.. o que mais me preocupava era não saber quando ela estava prestes a tê-los.. agora já tenho mais sensibilidade.

 

Segundo a minha fauna.. qual será a espécie de viviparos que poderei acrescentar?

Tenho em 50L:

 

3 Platys

4 Danio zebras

4 Barbos tigre

1 Limpa-vidros

2 corydoras

1 Plecostumus

 

Obrigado por qualquer ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade.. o que mais me preocupava era não saber quando ela estava prestes a tê-los.. agora já tenho mais sensibilidade.

 

Segundo a minha fauna.. qual será a espécie de viviparos que poderei acrescentar?

Tenho em 50L:

 

3 Platys

4 Danio zebras

4 Barbos tigre

1 Limpa-vidros

2 corydoras

1 Plecostumus

 

Obrigado por qualquer ajuda

 

 

Nada mesmo!

 

Já tens ai peixes a mais carissimo e com caracteristicas de água diferente. Os barbos querem PH acido (inferior a 7) os platys já querem alcalino (superior a 7).

Os plecos são peixes que podem atingir bons tamanhos, esse aquário é muito pequeno para eles.

 

Na minha opinião, não deves acrescentar mais nada, deves tirar o pleco e optar pelos barbos ou platys e tirar um deles.

 

Se ainda por cima estas a pensar que as femeas tenham alvins, para mim o ideal seria:

3 Platys

5 ou 6 corydoras.

 

e plantas !

 

Pensa nisso!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb tinha uma platy bem barrigudinha ...

até q hoje de manhã ao olhar para ela, vi que estava prestes a fazer "puummm" e com uma respiração como se não houvese amanhã.

Calculei logo q fosse hoje.

Eu bem q tentei passá-la para a maternidade... mas tá quieto... ela é esperta, e esguia... e ia-se sempre esconder em sitios bem apertadinhos ou em esconderijos. tive q desistir de a passar para a maternidade. simplesmente não a conseguia apanhar.

À hora de almoço vi que lhe saia umas bolinhas transparentes, mas entretanto tive q sair.

Quando cheguei ao final da tarde, já tinham imensos alevins espalhados pelo aqua... e ia deixa-los ficar, mas os neons andavam literalmente ao ataque.

Não consegui apanhar a mae para a por na maternidade, mas passei para lá os alevins, um a um. Tenho la cerca de 35 alevins.

 

Agora a minha dúvida é... deveria te-los posto juntamente com a progenitora? ou devem mesmo ficar sozinhos ?

O q lhes dou pra alimentação, e com que regularidade ?

Estando seguros na maternidade, irão sobreviver todos ou praticamente todos ? ou ainda tudo pode acontecer ?

 

Agradeço a vossa ajuda.

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

eu tb tinha uma platy bem barrigudinha ...

até q hoje de manhã ao olhar para ela, vi que estava prestes a fazer "puummm" e com uma respiração como se não houvese amanhã.

Calculei logo q fosse hoje.

Eu bem q tentei passá-la para a maternidade... mas tá quieto... ela é esperta, e esguia... e ia-se sempre esconder em sitios bem apertadinhos ou em esconderijos. tive q desistir de a passar para a maternidade. simplesmente não a conseguia apanhar.

À hora de almoço vi que lhe saia umas bolinhas transparentes, mas entretanto tive q sair.

Quando cheguei ao final da tarde, já tinham imensos alevins espalhados pelo aqua... e ia deixa-los ficar, mas os neons andavam literalmente ao ataque.

Não consegui apanhar a mae para a por na maternidade, mas passei para lá os alevins, um a um. Tenho la cerca de 35 alevins.

 

Agora a minha dúvida é... deveria te-los posto juntamente com a progenitora? ou devem mesmo ficar sozinhos ?

O q lhes dou pra alimentação, e com que regularidade ?

Estando seguros na maternidade, irão sobreviver todos ou praticamente todos ? ou ainda tudo pode acontecer ?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

No aqua principal não tens plantas?? Podiam ter ficado lá..

 

Há no mercado comida especial para alvins, é só procurar. Mas eles comem a comida dos adultos bem esmigalhada, porém e segundo consta (nunca usei) a comida dos alvins tens caracteristicas diferentes mais adequandas ao seu crescimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora a minha dúvida é... deveria te-los posto juntamente com a progenitora? ou devem mesmo ficar sozinhos ?

O q lhes dou pra alimentação, e com que regularidade ?

Estando seguros na maternidade, irão sobreviver todos ou praticamente todos ? ou ainda tudo pode acontecer ?

 

Agradeço a vossa ajuda.

 

Ees devem ficar sozinhos, a progenitora iria acabar por comê-los.

 

Para a alimentação podes dar floquinhos dos adultos esmigalhados até ficarem em pó, podes comprar comida própria para eles e podes também dar comida viva (microvermes por exemplo). Deves dar comida em pequenas quantidades que possam ser consumidas em pouco tempo e alimentá-los o máximo de vezes que conseguires, nesta fase eles preisam de uma boa alimentação para crescerem rapido e saudáveis

 

quanto à taxa de sobrevivencia, isso só depende de ti... quando vires que já têm tamanho para não serem comidos, liberta-os para o aquário, eles na maternidade têm pouco espaço e pouca circulação da água por isso crescem mais lentamente. Não deixes acumular porcaria no fundo da maternidade, pegas várias vezes por dia num copo cheio de água do aquário e deita essa água para dentro da maternidade (os lixos que estão no fundo vão sair e renovas a água da maternidade).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ees devem ficar sozinhos, a progenitora iria acabar por comê-los.

 

Para a alimentação podes dar floquinhos dos adultos esmigalhados até ficarem em pó, podes comprar comida própria para eles e podes também dar comida viva (microvermes por exemplo). Deves dar comida em pequenas quantidades que possam ser consumidas em pouco tempo e alimentá-los o máximo de vezes que conseguires, nesta fase eles preisam de uma boa alimentação para crescerem rapido e saudáveis

 

quanto à taxa de sobrevivencia, isso só depende de ti... quando vires que já têm tamanho para não serem comidos, liberta-os para o aquário, eles na maternidade têm pouco espaço e pouca circulação da água por isso crescem mais lentamente. Não deixes acumular porcaria no fundo da maternidade, pegas várias vezes por dia num copo cheio de água do aquário e deita essa água para dentro da maternidade (os lixos que estão no fundo vão sair e renovas a água da maternidade).

 

Marta, tu deves saber isto:

 

A comida própria para alvins é uma questão de "marketing" para vender mais e coisas diferentes ou realmente fazem a diferença em relação à dos adultos?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Marta, tu deves saber isto:

 

A comida própria para alvins é uma questão de "marketing" para vender mais e coisas diferentes ou realmente fazem a diferença em relação à dos adultos?

 

 

muito sinceramente não te sei responder a essa pergunta. Na verdade, no incio comprei uma embalagem de comida própria para eles e como tenho sempre aquela mania de ir ver as composições reparei que as diferenças entre aquela comida e a que eu tinha para os adultos não eram muitas... já fiz a experiencia em dar comida para alevins a uns e comida normal esmigalhada a outros e em termos de crescimento não notei diferenças significativas... desde aí alimento-os com comida normal

Também já experimentei alimentá-los só com comida seca e outros com comida seca e microvermes, estes últimos cresceram muito mais depressa.

Acho que isso da comida seca também depende das marcas.. . por exemplo a composição da comida para adultos da sera nao é a mesma da da com,ida para alevins (julgo eu) por isso devem ter em conta as necessidades nutritivas dos mais pequenos que ainda têm muitos tecidos em formação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

muito sinceramente não te sei responder a essa pergunta. Na verdade, no incio comprei uma embalagem de comida própria para eles e como tenho sempre aquela mania de ir ver as composições reparei que as diferenças entre aquela comida e a que eu tinha para os adultos não eram muitas... já fiz a experiencia em dar comida para alevins a uns e comida normal esmigalhada a outros e em termos de crescimento não notei diferenças significativas... desde aí alimento-os com comida normal

Também já experimentei alimentá-los só com comida seca e outros com comida seca e microvermes, estes últimos cresceram muito mais depressa.

Acho que isso da comida seca também depende das marcas.. . por exemplo a composição da comida para adultos da sera nao é a mesma da da com,ida para alevins (julgo eu) por isso devem ter em conta as necessidades nutritivas dos mais pequenos que ainda têm muitos tecidos em formação

 

Era ai que queria chegar, eu também vi a composição e as diferenças eram puco significativas, mas como não tenho experiencia com alvins, não sei se o "pouco significativo", pode marcar uma boa diferença.

 

Sinceramente parece-me que a melhor comida para eles é a viva (microvermes), mas apenas me posso seguir pelo que tenho lido, ainda estou a espera que estes meninos tenham filhotes para poder ter a pratica:)

 

Obrigado pelo esclarecimento

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ees devem ficar sozinhos, a progenitora iria acabar por comê-los.

 

Para a alimentação podes dar floquinhos dos adultos esmigalhados até ficarem em pó, podes comprar comida própria para eles e podes também dar comida viva (microvermes por exemplo). Deves dar comida em pequenas quantidades que possam ser consumidas em pouco tempo e alimentá-los o máximo de vezes que conseguires, nesta fase eles preisam de uma boa alimentação para crescerem rapido e saudáveis

 

quanto à taxa de sobrevivencia, isso só depende de ti... quando vires que já têm tamanho para não serem comidos, liberta-os para o aquário, eles na maternidade têm pouco espaço e pouca circulação da água por isso crescem mais lentamente. Não deixes acumular porcaria no fundo da maternidade, pegas várias vezes por dia num copo cheio de água do aquário e deita essa água para dentro da maternidade (os lixos que estão no fundo vão sair e renovas a água da maternidade).

 

Obrigado pelas respostas...

ja "esmigalhei" para la um poukito, e alguns ja comeram.

Entretanto, hoje de manhã ainda vi mais meia duzia deles a passear pelo aqua, e passei-os para a maternidade. Mas memso assim, ainda lá andam um par deles mais escondidos em sitios onde n os consigo apanhar.

 

Não sei o q vou fazer a tanto peixe... conto perto de 40 :)

€ Extra. Não custa nada, enquanto navegamos no forum, ir clickando nuns mails, para ganhar uns € extra para "patrocinar" acessórios para os nossos aquas :)

banner.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sinceramente parece-me que a melhor comida para eles é a viva (microvermes), mas apenas me posso seguir pelo que tenho lido, ainda estou a espera que estes meninos tenham filhotes para poder ter a pratica:)

 

é exactamente isso que eu acho, mas uma vez que os alevins estão em desenvolvimento necessitam de diferentes proteinas e alimentá-los apenas com um tipo de comida (microvermes por exemplo) também não é conveniente, o ideal é muita comidinha viva mas também um pouco de comida seca só para satisfazer as suas necessidades nutritivas. Pelo menos era assim que conseguia obter melhores resultados.

(agora não me preocupo muito com isso, deixo a "natureza" tratar deles :) andam lá à solta no aqua quando nascem e alimenta-se de algas e de pedacinhos de comida dos adultos que eles conseguem apanhar, a verdade é que crescem mais do que quando estão enfiados numa maternidade até mesmo com uma alimentação melhor)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é exactamente isso que eu acho, mas uma vez que os alevins estão em desenvolvimento necessitam de diferentes proteinas e alimentá-los apenas com um tipo de comida (microvermes por exemplo) também não é conveniente, o ideal é muita comidinha viva mas também um pouco de comida seca só para satisfazer as suas necessidades nutritivas. Pelo menos era assim que conseguia obter melhores resultados.

(agora não me preocupo muito com isso, deixo a "natureza" tratar deles :) andam lá à solta no aqua quando nascem e alimenta-se de algas e de pedacinhos de comida dos adultos que eles conseguem apanhar, a verdade é que crescem mais do que quando estão enfiados numa maternidade até mesmo com uma alimentação melhor)

 

Exactamente como eu irei fazer sempre..a natureza resolve:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o q vou fazer a tanto peixe... conto perto de 40 :)

 

e conta com mais 40 para o próximo mês :);) quando vires o número a aumentar e o espaço a diminuir é que vai ser pior... depois terás de acabar por os dar ou vender (nem sempre é facil arranjar quem os compre)

 

quanto aos que não apanhaste, tem cuidado com os barbos... comem-nos num instante. Nas primeiras horas de vida por causa do saco vitelino ainda estão um bocadinho pesados e não fogem dos peixes mais ageis com tanta facilidade por isso aconselho-te a manteres o aquário sem luz nenhuma pelo menos até amanha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos! Eu sou novo em aquariofilia, e também novo aqui no forum. Só ca tinha vindo para resolver um problema na agua que acabou por ser o tempo a resolver.

 

Agora aproveito este topico para expor umas duvidas:

 

1º - Tenho uma platy com um barrigao que nem se mexe, notei que deixou de andar pela frente do aqua e começou a esconder-se. Meti na maternidade e ja la vao 2 dias e nada. Engraçado que a tenho a 1,5 mes e nao tenho macho (morreu assim que entrou no meu aqua). Eu tenho 10 plantas naturais e 1 artificial , mas nao sei se sao suficientes para os filhotes se esconderem, ainda tenho 3 troncos e 1 castelo. Outra coisa , tive de tirar a divisao da maternidade porque a comida caía para baixo, e devido a falta de circulaçao nao voltava a subir. O que devo fazer? Deixar na maternidade? ou solta-la para o aqua?

 

2º - Tenho uma guppie também nas mesmas circunstancias

 

Ps : Comprei uma molly que tambem ja vinha cheia e passado uns dias teve os filhotes. De manha quando acordei tavam apenas 3 na maternidade , mas sem vida e quando cheguei do trabalho ao fim da tarde nao tava la nada, portanto a mae deve te-los comido. É normal? as maes comem os filhos? pode acontecer o mesmo com a platy?

 

Ps2: O meu aquario é bastante grande, é de 150 litros , e tenho uns 30/40 peixes e 11 plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos! Eu sou novo em aquariofilia, e também novo aqui no forum. Só ca tinha vindo para resolver um problema na agua que acabou por ser o tempo a resolver.

 

Muito benvindo!

 

Agora aproveito este topico para expor umas duvidas:

 

1º - Tenho uma platy com um barrigao que nem se mexe, notei que deixou de andar pela frente do aqua e começou a esconder-se. Meti na maternidade e ja la vao 2 dias e nada. Engraçado que a tenho a 1,5 mes e nao tenho macho (morreu assim que entrou no meu aqua). Eu tenho 10 plantas naturais e 1 artificial , mas nao sei se sao suficientes para os filhotes se esconderem, ainda tenho 3 troncos e 1 castelo. Outra coisa , tive de tirar a divisao da maternidade porque a comida caía para baixo, e devido a falta de circulaçao nao voltava a subir. O que devo fazer? Deixar na maternidade? ou solta-la para o aqua?

 

É uma opção tua, ou deixas nascerem seguindo a lei da sobrevivencia, sobrevivendo os mais fortes e resistentes, ou mantem na maternidade, coisa que eu não faço, nem gosto porque stressa muito os peixes, podendo mesmo conduzi-los à morte.

 

Já agora, o aqua foi ciclado? É que isso pode justificar a morte do macho.

 

2º - Tenho uma guppie também nas mesmas circunstancias

 

Ps : Comprei uma molly que tambem ja vinha cheia e passado uns dias teve os filhotes. De manha quando acordei tavam apenas 3 na maternidade , mas sem vida e quando cheguei do trabalho ao fim da tarde nao tava la nada, portanto a mae deve te-los comido. É normal? as maes comem os filhos? pode acontecer o mesmo com a platy?

 

Sim, normalissimo, geralmente para os proteger! por isso é que não há nada como a "lei da sobrevivencia"

 

Ps2: O meu aquario é bastante grande, é de 150 litros , e tenho uns 30/40 peixes e 11 plantas.

 

Que peixes e que plantas?

Com um aquário desses podes fazer um belo plantado para esses viviparos.

Os peixes foram introduzidos todos de uma vez?

Quanto tempo tem esse aqua?

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

O aquario tem 2 meses e os peixes foram introduzidos semanalmente.

 

PLANTAS:

 

1 - Anubia , daquelas mais rasteiras

1 - Anubia , muito alta

2 - Fetos de java (um é apenas um pouco que eu retirei do outro para ver se pegava, e ja ta a crescer)

2 - Hissopo de agua

1 - bacopa caroliniana

3 - Plantas que nao sei o nome, mas sao tipo umas fitas que crescem imenso e se espalham. Ja tive de as cortar duas vezes

1 - Planta artificial (Vou trocar por uma natural assim que tiver tempo)

 

PEIXES:

 

1- Escalar

8- Neons

1- Platy

2- Espadas

2- Guppies

2- Neons falsos

2- Camaroes

3- Mollys

2- betas (macho e femea)

2- camaroes

2- Coridoras

1- limpa vidros - daqueles pequenos , parece uma lapa

2- limpa fundos

1- tubarao - bala shark

 

Alem deste ainda tenho mais uns 6 pequenos que nao sei o nome mas sao tipo neons só que sao muito energeticos

 

Os unicos peixes que morreram foram um platy e alguns neons

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

O aquario tem 2 meses e os peixes foram introduzidos semanalmente.

 

PLANTAS:

 

1 - Anubia , daquelas mais rasteiras

1 - Anubia , muito alta

2 - Fetos de java (um é apenas um pouco que eu retirei do outro para ver se pegava, e ja ta a crescer)

2 - Hissopo de agua

1 - bacopa caroliniana

3 - Plantas que nao sei o nome, mas sao tipo umas fitas que crescem imenso e se espalham. Ja tive de as cortar duas vezes

1 - Planta artificial (Vou trocar por uma natural assim que tiver tempo)

 

PEIXES:

 

1- Escalar

8- Neons

1- Platy

2- Espadas

2- Guppies

2- Neons falsos

2- Camaroes

3- Mollys

2- betas (macho e femea)

2- camaroes

2- Coridoras

1- limpa vidros - daqueles pequenos , parece uma lapa

2- limpa fundos

1- tubarao - bala shark

 

Alem deste ainda tenho mais uns 6 pequenos que nao sei o nome mas sao tipo neons só que sao muito energeticos

 

Os unicos peixes que morreram foram um platy e alguns neons

 

UI amigo que misturada de grelos que para ai vai..

 

Tens peixes que requerem ph acido, outros ph alcalino, outros bastante agressivos com bastante pacificos, camaroes? tens vistos os camaroes? ainda não serviram de petisco?

 

Bem, acho que tens ai um problema a resolver antes de mais nada.

Deves escolher peixes de PH alcalino ou acido, peixes compativeis entre si..etc..

 

Estás disposto a rectificar isso ou é para manter assim?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola.

 

O aquario tem 2 meses e os peixes foram introduzidos semanalmente.

 

PLANTAS:

 

1 - Anubia , daquelas mais rasteiras

1 - Anubia , muito alta

2 - Fetos de java (um é apenas um pouco que eu retirei do outro para ver se pegava, e ja ta a crescer)

2 - Hissopo de agua

1 - bacopa caroliniana

3 - Plantas que nao sei o nome, mas sao tipo umas fitas que crescem imenso e se espalham. Ja tive de as cortar duas vezes

1 - Planta artificial (Vou trocar por uma natural assim que tiver tempo)

 

PEIXES:

 

1- Escalar

8- Neons

1- Platy

2- Espadas

2- Guppies

2- Neons falsos

2- Camaroes

3- Mollys

2- betas (macho e femea)

2- camaroes

2- Coridoras

1- limpa vidros - daqueles pequenos , parece uma lapa

2- limpa fundos

1- tubarao - bala shark

 

Alem deste ainda tenho mais uns 6 pequenos que nao sei o nome mas sao tipo neons só que sao muito energeticos

 

Os unicos peixes que morreram foram um platy e alguns neons

 

 

Boas.

Mesmo que tenhas feito isso semanalmente, em dois meses não é suposto ter tanto peixe. Esse ciclo não deve estar lá muito bem feito.

Segundo, está ai uma salada autêntica. Deves ajustar a fauna ao ph e principalmente às compatibilidades comportamentais..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais