Novo projecto - Rocky Blossoms


Psyfactor

Recommended Posts

Olá a todos

 

Depois de dois meses de projectos e de recolha de materiais, eis que está quase tudo pronto para arrancar com o meu aqua Malawi

 

O aqua tem as dimensões de 120, 42, 76, num total de 380 Litros

 

Já lhe fiz o leaking test, e está perfeito. Prevejo que, no total, irá ter uns 300L úteis.

 

- O aqua (SunSUn) vinha com um filtro, que verte a água ppr uma flauta. Faz 1200L/h e tem 4 compartimentos para matérias filtrantes (sendo que na parte de cima dessas "caixas" vem com uma esponja para filtração mecânica, num total de 4 esponjas. A este filtro vou juntar um fluval 404. Duas questões surgem: que matérias filtrantes colocar, sendo que tenho um total de 8 compartimentos (4 são mais pequenos e os outros são os do Fluval).. A outra pergunta é: 1200 + 1300 = 2500L/h... chega? (quase 8 vezes o volume da água, se considerarmos os 300L úteis).

 

- Iluminação: o aqua vinha com uma calha de três lâmpadas de 39W cada. Não sei os kelvins, mas duas são brancas e uma é vermelha. As lâmpadas são finas. Não querendo fazer modificações em termos do tipo de lâmpadas, pergunto: devo colocar lâmpadas com mais W? Posso trocar a vermelha por uma azul? Quantas horas por dia deverei ter as lâmpadas ligadas? E devem estar todas ligadas ao memso tempo ou a azul (se colocar) só deverá ser ligada quando desligar as outras duas' Tava a pensar fazer umas 8 horas de lâmpadas brancas e 2 horas só com a lâmpada azul..

 

- Substracto: comprei areia de coral... na Redfish, o sr. (que tem sido impecável e incansável a explicar-me muitas coisas sobre o Malawi, sem eu sequer comprar um único item na loja) disse-me que areia de sílica branca teria sido melhor, mas que o que tinha dava +erfeitamente... que acham? fico com o que tenho ou vendo e compro areia de sílica branca?

 

Aquecimento: o aqua terá, no total, 400W divididos por 2 termos.. é demais?

 

Não queria pôr plantas.. mas poderei pôr umas valisnérias... terei de fazer mais do que dar, todos os dias, o suplemento da JBL? (n me lembro do nome, mas é um kk coisa 24).

 

-Que tipo de cola usam para colar as rochas? Aquelas que vem em dois tubos em que temos de misturar, silicone ou as outras colas (de aquário, claro) que vêm em bisnagas normais?

 

Preciso ainda de algumas rochas... irei ao MaxMat do seixal vêr "pedra regional", mas não sei se encontrarei o que quero.. que zonas próximas da grande lisboa são boas para colecta de rochedo?

 

Quanto à fauna, ainda não decidi. Só sei que devo evitar a todo o custo os tropheus. Quando tiver uma lista daqueles que gosto (e após ter lido sobre os seus hábitos) posso colocar aqui para ser submetida à vossa apreciação?

 

Desde já o meu muito obrigado. Decerto que terei muito mais dúvidas, especialmente aquando da escolha da fauna. Tentarei colocar algumas fotos quando tiver o aqua montado, antes da introdução de peixes (n sei bem como, visto que n tenho máquina, mas há-de se arranjar um método). Mesmo que não obtenha respostas, agradeço na mesma, pois já aprendi muito lendo algumas coisas por aqui (muitas e muitas horas).

 

:crazyeyes:

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Cá vai a opinião de alguém que pode ter menos experiência que tu, por isso ela vale o que vale... espera por opiniões mais esclarecidas.

 

Vou só opinar pelo que penso que posso...

 

Lâmpadas: deves ter umas T5. São eficientes e pode ser que não seja necessário mais. O aquário deve ganhar com uma actínica, por isso a mudança da vermelha pode ser uma boa opção (eu também mandei vir uma actínica);

Areia: eu só não comprei de coral porque me ficava mais caro (demasiado)... a areia de coral é boa, fica com isso!

Rochas: também estive no maxmat, há lá rocha regional. Acabei por recolher algumas na Arrábida. Também vi um viveiro de plantas ém setúbal que tinha muita rocha. Pelos lados de Sintra não haverá nada?

Aquecimento: Metade era capaz de chegar, mas quando estiver à temperatura desejada, eles desligam!

Matérias filtrantes: o recomendado pelas marcas. As melhores? Cilindricas marca branca, esponjas marca branca (nem que as faças a partir de placas grandes); biológicas... substract pro eheim. (isto é discutível, muito)

Plantas: tenho a ideia

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Vamos ver se consigo ajudar!

 

 

- O aqua (SunSUn) vinha com um filtro, que verte a água ppr uma flauta. Faz 1200L/h e tem 4 compartimentos para matérias filtrantes (sendo que na parte de cima dessas "caixas" vem com uma esponja para filtração mecânica, num total de 4 esponjas. A este filtro vou juntar um fluval 404. Duas questões surgem: que matérias filtrantes colocar, sendo que tenho um total de 8 compartimentos (4 são mais pequenos e os outros são os do Fluval).. A outra pergunta é: 1200 + 1300 = 2500L/h... chega? (quase 8 vezes o volume da água, se considerarmos os 300L úteis).

 

A filtragem chega perfeitamente. No caso dos Malawi a filtragem biológica é bem mais importante do que a mecânica pois não havendo (muitas) plantas a mecânica só vai "limpar" os "cócós" e restos de comida. Eu também tenho dois filtros. Um está só a fazer filtragem biológica (cerâmicas, bio balls, coral partido grosso) e o outro está 50% mecânica e 50% biológica. Para além das já indicadas, podes usar esponjas e lã de vidro.

 

- Iluminação: o aqua vinha com uma calha de três lâmpadas de 39W cada. Não sei os kelvins, mas duas são brancas e uma é vermelha. As lâmpadas são finas. Não querendo fazer modificações em termos do tipo de lâmpadas, pergunto: devo colocar lâmpadas com mais W? Posso trocar a vermelha por uma azul? Quantas horas por dia deverei ter as lâmpadas ligadas? E devem estar todas ligadas ao memso tempo ou a azul (se colocar) só deverá ser ligada quando desligar as outras duas' Tava a pensar fazer umas 8 horas de lâmpadas brancas e 2 horas só com a lâmpada azul.

 

Francamente, acho que é luz a mais! Corres o risco de, com poucas ou nenhumas plantas, teres um boom de algas indesejável! A luz actínica pode melhorar o contraste das cores dos peixes, mas eu pessoalmente não aprecio os tons azulados que provoca.

 

- Substracto: comprei areia de coral... na Redfish, o sr. (que tem sido impecável e incansável a explicar-me muitas coisas sobre o Malawi, sem eu sequer comprar um único item na loja) disse-me que areia de sílica branca teria sido melhor, mas que o que tinha dava +erfeitamente... que acham? fico com o que tenho ou vendo e compro areia de sílica branca?

 

Areia de coral tem a vantagem de contribuir para o aumento da Dureza da Água e do seu pH. A areia de sílica, assim como a areia da praia (essencialmente sílica) que eu uso, têm o inconveniente de aumentar os silicatos na água e isso implica... Algas.

 

 

Aquecimento: o aqua terá, no total, 400W divididos por 2 termos.. é demais?

 

É de facto muito... mas sem problemas... como o AGA disse... eles desligam-se.

 

Não queria pôr plantas.. mas poderei pôr umas valisnérias... terei de fazer mais do que dar, todos os dias, o suplemento da JBL? (n me lembro do nome, mas é um kk coisa 24).

 

Não tens que por plantas! A sua principal função é estética, mas não podemos descurar o seu contributo para baixar (ou pelo menos manter mais ou menos estável) o nível nitratos da água, sendo esta uma ajuda preciosa no combate às algas!

 

Não percebi essa do suplemento bowdown

 

-Que tipo de cola usam para colar as rochas? Aquelas que vem em dois tubos em que temos de misturar, silicone ou as outras colas (de aquário, claro) que vêm em bisnagas normais?

 

Acho má ideia colar rochas! Se amanhã precisares de apanhar um ou mais peixes (e isso vai acontecer) e ele(s) se esconderem nas rochas... como vais fazer?

 

Rochas bem assentes e verificadas várias vezes é o qb!

 

 

 

- O aqua (SunSUn) vinha com um filtro, que verte a água ppr uma flauta. Faz 1200L/h e tem 4 compartimentos para matérias filtrantes (sendo que na parte de cima dessas "caixas" vem com uma esponja para filtração mecânica, num total de 4 esponjas. A este filtro vou juntar um fluval 404. Duas questões surgem: que matérias filtrantes colocar, sendo que tenho um total de 8 compartimentos (4 são mais pequenos e os outros são os do Fluval).. A outra pergunta é: 1200 + 1300 = 2500L/h... chega? (quase 8 vezes o volume da água, se considerarmos os 300L úteis).

 

A filtragem chega perfeitamente. No caso dos Malawi a filtragem biológica é bem mais importante do que a mecânica pois não havendo (muitas) plantas a mecânica só vai "limpar" os "cócós" e restos de comida. Eu também tenho dois filtros. Um está só a fazer filtragem biológica (cerâmicas, bio balls, coral partido grosso) e o outro está 50% mecânica e 50% biológica. Para além das já indicadas, podes usar esponjas e lã de vidro.

 

- Iluminação: o aqua vinha com uma calha de três lâmpadas de 39W cada. Não sei os kelvins, mas duas são brancas e uma é vermelha. As lâmpadas são finas. Não querendo fazer modificações em termos do tipo de lâmpadas, pergunto: devo colocar lâmpadas com mais W? Posso trocar a vermelha por uma azul? Quantas horas por dia deverei ter as lâmpadas ligadas? E devem estar todas ligadas ao memso tempo ou a azul (se colocar) só deverá ser ligada quando desligar as outras duas' Tava a pensar fazer umas 8 horas de lâmpadas brancas e 2 horas só com a lâmpada azul.

 

Francamente, acho que é luz a mais! Corres o risco de, com poucas ou nenhumas plantas, teres um boom de algas indesejável! A luz actínica pode melhorar o contraste das cores dos peixes, mas eu pessoalmente não aprecio os tons azulados que provoca.

 

- Substracto: comprei areia de coral... na Redfish, o sr. (que tem sido impecável e incansável a explicar-me muitas coisas sobre o Malawi, sem eu sequer comprar um único item na loja) disse-me que areia de sílica branca teria sido melhor, mas que o que tinha dava +erfeitamente... que acham? fico com o que tenho ou vendo e compro areia de sílica branca?

 

Areia de coral tem a vantagem de contribuir para o aumento da Dureza da Água e do seu pH. A areia de sílica, assim como a areia da praia (essencialmente sílica) que eu uso, têm o inconveniente de aumentar os silicatos na água e isso implica... Algas.

 

 

Aquecimento: o aqua terá, no total, 400W divididos por 2 termos.. é demais?

 

É de facto muito... mas sem problemas... como o AGA disse... eles desligam-se.

 

Não queria pôr plantas.. mas poderei pôr umas valisnérias... terei de fazer mais do que dar, todos os dias, o suplemento da JBL? (n me lembro do nome, mas é um kk coisa 24).

 

Não tens que por plantas! A sua principal função é estética, mas não podemos descurar o seu contributo para baixar (ou pelo menos manter mais ou menos estável) o nível nitratos da água, sendo esta uma ajuda preciosa no combate às algas!

 

Não percebi essa do suplemento ;)

 

Preciso ainda de algumas rochas... irei ao MaxMat do seixal vêr "pedra regional", mas não sei se encontrarei o que quero.. que zonas próximas da grande lisboa são boas para colecta de rochedo?

 

Serra da Arrábida e Serra dos Candeeiros (mais a Norte Torres Novas), Zona litoral do Oeste / Estremadura em particular a zona da Lourinhã até às Caldas!

 

Quanto à fauna, ainda não decidi. Só sei que devo evitar a todo o custo os tropheus. Quando tiver uma lista daqueles que gosto (e após ter lido sobre os seus hábitos) posso colocar aqui para ser submetida à vossa apreciação?

 

Atenção que Tropheus são do Lago Tanaganyika e parece que queres um aquário do Lago Malawi!!! bowdown

 

Todavia, não percebo porque os queres evitar a todo o custo :?... será cisma?! ;)

 

Se falas em Suplementos da JBL (não percebi) presumo que queiras Mbunas..., mas esses e Tropheus...

 

Tens outras opções no Malawi (Haps e Peacoks) mas apesar dos 380 litros, 1,20 m é curto para esses meninos (lindos por sinal)!

 

Desde já o meu muito obrigado. Decerto que terei muito mais dúvidas, especialmente aquando da escolha da fauna. Tentarei colocar algumas fotos quando tiver o aqua montado, antes da introdução de peixes (n sei bem como, visto que n tenho máquina, mas há-de se arranjar um método). Mesmo que não obtenha respostas, agradeço na mesma, pois já aprendi muito lendo algumas coisas por aqui (muitas e muitas horas).

 

Continua que o pessoal ajuda no que puder e souber.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então vamos lá..

 

João (posso chamá-lo só assim?), realmente enganei-me! Eu quero Malawi, e realmente tropheus são tanganika! Li mal, mas não se preocupe.. eu para já só quero ter o "meio aquático" bem feito, prometo que lerei muuuuito sobre a fauna, para não cometer erros destes!

 

A ambos: muito obrigado relativamente à questão da filtragem... acho que vou fazer colocar da seguinte forma. No filtro "rasco" (com compartimentos mais pequenos): cerâmicas, bio balls, coral partido grosso, substract pro eheim (se n for assim muuuito caro). N esquecer que cada uma destes compartimentos recebe a água individualmente, mas todos têm esponja por cima (vou trocar a original, n me fio muito naquilo). NO 404: lã de vidro, cerâmicas, bioballs e o outro logo se vê (carvão vale a pena?).

 

Iluminação: Vou, então, ficar só com uma branca de 39W e arranjar outra de actínica (que, segundo percebi, funciona quase como um néon azul, certo?) num total de 78W. Só uma questão: ambas as lâmpadas devem ficar ligadas ao mesmo tempo ou deve ser à vez?

 

Substrato: João e ADA fico mais descansado depois de ter visto os vossos conselhos! Vou mesmo ficar com a areia de coral (o sr. Oliveira tb mo tinha recomendado, assim tenho a certeza que não faço nenhuma asneira!). 4cm acham que chega?

 

Rochedos: fui ao maxmat e arranjei as pedras lá. (pedra regional)... A "main rock" é uma menina com 30 quilos ou mais.(devido a este facto, coloquei uma base de esferovite com 2cm de espessura entre o aqua e o móvel). Daí ter perguntado se 4cm de areia chegavaacham melhor aumentar para 6? Além disso, o móvel (bolas que os chineses são complicados, as instruções não serviram para nada) vinha com uns pés para montar.. optei por não os montar, porque eram de plástico.. acham conveniente meter outra placa de esferovite entre o chão e o móvel (estética não é problema, o aqua vai estar na garagem, onde não entra nenhum carro)?

 

Disposição dos calhaus: tirando a parte estética, existe alguma vantagem em algum dos seguintes tipos de disposição (ex: melhor delimitação de território?)

1- Rochas todas no meio formando um monte, com as laterais despidas

2- DOis montes nas laterais, meio despido

3-Monte grande numa lateral, algumas rochas no meio e monte mais pequeno na outra lateral

 

 

João: quanto à questão do suplemento, foi uma péssima construção frásica da minha parte. O que queria perguntar era se bastava fertilizar as valisnérias com um produto da JBL: o JBL Ferropol 24, ou se teria de usar mais algum tipo de fertilização.

 

~João (desculpa ADA, só me estou a dirigir ao João, mas não leves a mal, até porque, como podes ver, tudo o que disseste está a ter impacto decisivo nas minhas decisões finais): relativamente ao não colar as rochas, realmente eu tenho umas mais pequenas que podem muito bem servir como "travões" para impedir quedas. Mas o meu medo mantém-se.. por este facto, julga aconselhável colocar alguma coisa por baixo do areão, de forma a suavizar eventuais quedas? (e se, caso caiam, tenha a sorte de atingirem directamente o areão sem baterem em nenhum vidro lateral ou peixe). Vi que pelo menos um membro fez isso, mas sinceramente preferia não ter de colocar... será o areão suficiente?(again a questão dos 4cm.. serão realmente suficientes?)

 

Um abraço aos dois e a todos os eventuais futuros opinadores! Bem sei que, devido à qualidade de Malawis que tenho visto aqui no forum, tenho obrigação de construir um pelo menos "suficiente" :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(...) (vou trocar a original, n me fio muito naquilo). NO 404: lã de vidro, cerâmicas, bioballs e o outro logo se vê (carvão vale a pena?).

 

Não te fias... tem mau aspecto?

Carvão não vale a pena usar permanentemente. Só para retirar alguns compostos do aquário pontualmente (por exemplo: medicamentos, no fim do tratamento)

Só uma questão: ambas as lâmpadas devem ficar ligadas ao mesmo tempo ou deve ser à vez?

Tens 3 lâmpadas - tens de ver se te agrada o aspecto dos peixes com elas, se os consegues ver bem, com boas cores! Podes ter tudo ligado (ou duas como refere o João) mas também podem existir alturas em que adicionas a actínica - aqui não há o problema das plantas ficas mais "à vontade"! (mas espera por outras opiniões)

devido a este facto, coloquei uma base de esferovite com 2cm de espessura entre o aqua e o móvel).

Então e entre o aquário e as pedras? Com uma rede plástica em cima da esferovite? Sim... dentro do aquário, para evitar que alguma aresta de pedra ajude a quebrar o vidro... Quem sabe disto também recomenda que as pedras assentem directamente na rede (ou esferovite) e não no areão. (as grandes, claro)

 

~João (desculpa ADA, só me estou a dirigir ao João, mas não leves a mal, até porque, como podes ver, tudo o que disseste está a ter impacto decisivo nas minhas decisões finais)

 

EhEh! Deixa-te de coisas. Fazes as perguntas que tens de fazer a quem tens de fazer. :D

 

Aqui para nós, se eu estivesse a fazer perguntas também as fazia ao João :blush: - eu ainda vou ter CAS, ele já os deve ter "há séculos" :sleep:

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Resumidamente o que o amigo AGA (desta vez estou a acertar no teu nome) disse está correcto!

 

Quero só reforçar algumas ideias:

 

- Iluminação - volto a dizer que acho luz a mais. Claro que os peixes não se vão queixar e tu muito menos pois vais conseguir vê-los e fotografa-los sem problemas. O problema serão mesmo as algas... Aqui, se optares por Mbunas (o que ainda não disseste, mas que recomendo face à dimensão do aquário) também não se importarão muito pois sempre vão debicando aqui e ali mas não deverão conseguir manter isso controlado.

 

- Rochas - estas deverão ser "SEMPRE" colocadas antes do areão, das mais pequenas às maiores, a não ser que as pequenas sejam mesmo pequenas. Aconselho-te também a meteres pelo menos 5 cm de areão, 6 cm é óptimo e 4 cm pouco. Deverás meter um placa de esferovite no fundo do aquário e eventualmente uma rede de plástico por cima.

 

Quanto à disposição das rochas é importante que definas a tua fauna pois isso é fundamental.

 

AGA o tempo aqui não conta... o conta é aprender e ensinar sempre que possível, seja muito ou pouco... esse é o espírito deste espaço e todos os inputs são e serão sempre bem vindos.

 

Abraços

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, um MUITO OBRIGADO aos dois!É de louvar o vosso esforço, até me sinto mal, pois não sei mesmo nenhuma forma de agradecer!

 

Ainda não tinha dito, mas sim, é para Mbunas!

 

Então, como seria de esperar, mais umas dúvidas..

 

AGA: realmente, não têm lá muito bom aspecto... ainda vou levar aquilo a uma loja e perguntar se são de fiar..

 

A ambos: realmente, vou então colocar uma esferovite e uma rede.. duas questões... como a esferovite boia, é suposto colar a placa com silicone? No tópico do outro membro vi que ele tinha uma esferovite maleável azul.. nas lojas de aquariofilia parece que não sabem do que se trata.. uma placa normal servirá? Quanto à rede, não sei se conhecem, mas há umas redes que se colocam por baixo dos tapetes para as pessoas não escorregarem.. eu acho que é perfeito, mas espero opiniões..

 

Acham melhor um termómetro ou dois é melhor solução?

 

Relativamente à filtragem, a disposição que disse parece-vos bem?

 

Manutenção.. a experiência que tenho com outros aquários mais pequenos não me parece que valha grande coisa aqui.. a manutenção que tenho em mente é esta:

TPA's semanais de 30% com aspiração do fundo

Limpeza total dos filtros: duas vezes por mês (ou seja, cada filtro é totalmente limpo de 30 em 30 dias)

Não sei é de quanto em quanto tempo deverei substituir as bioballs, cerâmicas, substracto da eheim, esponjas, corais.... podem ajudar-me?

 

E pronto, para já é isto.. sei que estou a ser muuuito chato, mas como isto são perguntas muito específicas, não encontro em outros tópicos respostas para as mesmas..

MUITO obrigado! banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Vou dizer o que penso, posso errar aqui ou ali!

 

Agradecimentos: agradeces um dia destes, quando esclareceres uma dúvida que eu tenha ;)

Esferovite: flutua, mas não com 50 kg de pedras em cima... não é necessário colar.

Rede: desconheço a que mencionas, mas eu vou colocar uma rede de plástico branca, com orifícios quadrados de uns 0,5 cm (mais ou menos)

Termostatos: se um te aquecer a água à temnperatura que queres (no Malawi não é necessário muito elevado) não vejo necessidade de estares a colocar mais um no aquário - menos uma coisa para "esconder"

TPA´s: os tais 30% semanais são o normalmente recomendado. Há quem faça em aquários grandes 15 dias... mas isso também vai depender da flora... testar os nitratos pode ser um bom ponto de partida para ver se os 30% semanais são suficientes...

Manutenção: limpar filtros 1 vez por mês também é o normalmente recomendado. Confesso que não sou metódico nisso, pois tenho a ideia que o meu se aguenta muuuito mais. Limpo um pré-filtro com as TPA´s o filtro até posso fazer uma limpeza ligeira mensal, mas também posso andar 2 meses sem o limpar - desde que o caudal se mantenha mais ou menos igual... mas cada filtro é um filtro e o tempo disponível, no meu caso, também conta. Há filtros que podemos alargar os intervalos... um seco-húmido pode (eventualmente deve) ter intervalos mais alargados, depende.

Esponjas: a lã (mecânica fina) deve ser sempre substitída com a limpeza do filtro (eu às vezes só limpo, não substituo - depende do estado dela); A esponja azul (mecânica) nunca substituí - continua igual, como se fosse nova, lavo bem e volta a bombar... - massas filtrantes - nunca substituí as minhas (cilindros e substract pro da eheim)... sei que faço mal (embora a carteira agradeça), mas como tenho um filtro sobredimensionado elas aguentam-se (amónia e nitritos sempre a zeros, que é o que se quer)

Corais dentro do filtro- nunca usei, mas presumo que aquilo seja para ir "dissolvendo"... eu não pensaria em substituir.

Disposição de filtrantes: o princípio é mais ou menos este: a primeira coisa que a água encontra são esponjas para filtração mecânica "grossa" - as esponjas azuis, por exemplo; depois cilindos, depois filtragem biológica e por fim aquela espécie de lã, para filtrar mecanicamente partículas mais finas. As variantes devem adaptar-se mais ou menos a isto.

 

Espera por opinião do João, ele pode aferir um ou outro ponto - ok, não é só uma questão de tempo, mas ele tem efectivamente mais conhecimento e experiência que eu, e isso é uma mais valia.

 

Cumprimentos aos dois

 

Aníbal Alves

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Vou dizer o que penso, posso errar aqui ou ali!

 

Agradecimentos: agradeces um dia destes, quando esclareceres uma dúvida que eu tenha :Fade-colorA ver vamos se eu um dia terei algum tipo de conhecimentos que o sr. não tenha! :P

Esferovite: flutua, mas não com 50 kg de pedras em cima... não é necessário colar. Ehehe lógico, às vezes uma pessoa não pensa mesmo! :P

Rede: desconheço a que mencionas, mas eu vou colocar uma rede de plástico branca, com orifícios quadrados de uns 0,5 cm (mais ou menos)

Termostatos: se um te aquecer a água à temnperatura que queres (no Malawi não é necessário muito elevado) não vejo necessidade de estares a colocar mais um no aquário - menos uma coisa para "esconder"Sim, mas eu estava a falar de termómetros e não de termostatos :) Acho que vou colocar só um mesmo :)

TPA´s: os tais 30% semanais são o normalmente recomendado. Há quem faça em aquários grandes 15 dias... mas isso também vai depender da flora... testar os nitratos pode ser um bom ponto de partida para ver se os 30% semanais são suficientes...Interiorizado e será feito!

Manutenção: limpar filtros 1 vez por mês também é o normalmente recomendado. Confesso que não sou metódico nisso, pois tenho a ideia que o meu se aguenta muuuito mais. Limpo um pré-filtro com as TPA´s o filtro até posso fazer uma limpeza ligeira mensal, mas também posso andar 2 meses sem o limpar - desde que o caudal se mantenha mais ou menos igual... mas cada filtro é um filtro e o tempo disponível, no meu caso, também conta. Há filtros que podemos alargar os intervalos... um seco-húmido pode (eventualmente deve) ter intervalos mais alargados, depende.

Esponjas: a lã (mecânica fina) deve ser sempre substitída com a limpeza do filtro (eu às vezes só limpo, não substituo - depende do estado dela); A esponja azul (mecânica) nunca substituí - continua igual, como se fosse nova, lavo bem e volta a bombar... - massas filtrantes - nunca substituí as minhas (cilindros e substract pro da eheim)... sei que faço mal (embora a carteira agradeça), mas como tenho um filtro sobredimensionado elas aguentam-se (amónia e nitritos sempre a zeros, que é o que se quer)Bom ponto de vista! Vou monitorizar com testes e ver qual o melhpor esquema para mim:)

Corais dentro do filtro- nunca usei, mas presumo que aquilo seja para ir "dissolvendo"... eu não pensaria em substituir.muito bem, vou-me informar=)

Disposição de filtrantes: o princípio é mais ou menos este: a primeira coisa que a água encontra são esponjas para filtração mecânica "grossa" - as esponjas azuis, por exemplo; depois cilindos, depois filtragem biológica e por fim aquela espécie de lã, para filtrar mecanicamente partículas mais finas. As variantes devem adaptar-se mais ou menos a isto.Gracias=)

 

Espera por opinião do João, ele pode aferir um ou outro ponto - ok, não é só uma questão de tempo, mas ele tem efectivamente mais conhecimento e experiência que eu, e isso é uma mais valia.

 

Cumprimentos aos dois

 

Aníbal Alves

 

Muito obrigado!!=)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E lembrei-me agora... tendo em conta que não tenho plantas e a altura é de 76cm, e embora um dos filtros seja em flauta, devo pôr bomba de ar, não? Se sim, deverei investir naquelas em tubo, que distribuem ar por uma área maior?

 

Outra questão.. já ouvi falar em stripping fry. Sei que fry é alevim mas com uma tradução à letra não faz muito sentido.. de que se trata?

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E lembrei-me agora... tendo em conta que não tenho plantas e a altura é de 76cm, e embora um dos filtros seja em flauta, devo pôr bomba de ar, não? Se sim, deverei investir naquelas em tubo, que distribuem ar por uma área maior?

 

Outra questão.. já ouvi falar em stripping fry. Sei que fry é alevim mas com uma tradução à letra não faz muito sentido.. de que se trata?

 

 

Boas,

 

para oxigenação podes optar por uma Power-Head (cabeça motorizada), faz maravilhas! :mrgreen:

 

A técnica Stripping Fry é a "operação" que se realiza para retirar os alevins da boca da fêmea, ou seja, com muito cuidado abrimos a boca da fêmea através por exemplo de um palito com as pontas cortadas e deixamos os alevins sair livremente. Desta forma a taxa de sucesso da reprodução é quase ou mesmo de 100%. De qualquer forma aconselho apenas o recurso a esta prática a pessoas que já tenham alguma experiência.

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sem problema, não utilizarei a técnica, pelo menos no início. Muito obrigado.

Amanhã, se arranjar alguém que me ajude a levantar o aqua para o por no móvel, já deverei ter o layout iniciado. Se arranjar maneira de tirar fotos, postarei!

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Então cá estou novamente.

O aqua está quase quase pronto, só me façta um pouco de areão e um termostato (tenho um de 200 e to a espera de outro de 150), além da luz actínica.

 

Dúvidas:

 

Filtração: como vos disse, tenho dois filtros, um rasco e um 404. O rasco tem 4 compartimentos pequenos e em cima de cada um leva uma esponja para filtração grossa. O 404 tem 4 cestos e mais um espaço para 4 esponjas de filtração grossa.

Actualmente, a minha disposição é a seguinte:

Filtro rasco: as tais esponjas e dentro dos cestos coloquei cascas partidas. Ou seja, é mesmo só filtração mecânica.

404: as esponjas iniciais de filtração grossa. Os dois primeiros cestos (os de baixo) têm lã. Os dois últimos têm substract pro eheim, mas os da JBL, que são equivalente e, consta, melhores.

A questão é: não será mecânica a mais e bio a menos? Tenho ideia que as cerâmicas porosas da JBL são muito muito boas, mas deverei colocar mais biológicas? Se sim, onde? Num dos cestos do 404 ou num dos mini cestos do filtro rasco? Lembro-vos que no filtro rasco os cestos não têm ligação entre si.

 

Layout: ainda não tirei fotos ao actual hardscape. O que posso dizer é que basicamente existem 3 montes. O do lado esquerdo consiste numa só rocha, com outra a tombar sobre ela, fazendo um túnel. No meio está um aglomerado, também com algumas pedras em cima das outras. O último monte é semelhante ao do meio. No entanto, quase não há espaço entre os 3 montes, embora exista algum espaço livre tanto à frente do monte do meio e do do lado direito, nos lados (junto ao vidro) e na parte de trás dos dois montes anteriormente referidos. Acham correcto? Eu sei que sem imagens é complicado mas... A minha maior preocupação é mesmo quase não haver espaço entre os três montes, mas como há outros espaços... será suficiente para delimitaçºao de território?

 

Abraços !! E muito obrigado por todas as dicas! Sem vocês teria aindado completamente às aranhas!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então cá estou novamente.

O aqua está quase quase pronto, só me façta um pouco de areão e um termostato (tenho um de 200 e to a espera de outro de 150), além da luz actínica.

 

Dúvidas:

 

Filtração: como vos disse, tenho dois filtros, um rasco e um 404. O rasco tem 4 compartimentos pequenos e em cima de cada um leva uma esponja para filtração grossa. O 404 tem 4 cestos e mais um espaço para 4 esponjas de filtração grossa.

Actualmente, a minha disposição é a seguinte:

Filtro rasco: as tais esponjas e dentro dos cestos coloquei cascas partidas. Ou seja, é mesmo só filtração mecânica.

404: as esponjas iniciais de filtração grossa. Os dois primeiros cestos (os de baixo) têm lã. Os dois últimos têm substract pro eheim, mas os da JBL, que são equivalente e, consta, melhores.

A questão é: não será mecânica a mais e bio a menos? Tenho ideia que as cerâmicas porosas da JBL são muito muito boas, mas deverei colocar mais biológicas? Se sim, onde? Num dos cestos do 404 ou num dos mini cestos do filtro rasco? Lembro-vos que no filtro rasco os cestos não têm ligação entre si.

 

Layout: ainda não tirei fotos ao actual hardscape. O que posso dizer é que basicamente existem 3 montes. O do lado esquerdo consiste numa só rocha, com outra a tombar sobre ela, fazendo um túnel. No meio está um aglomerado, também com algumas pedras em cima das outras. O último monte é semelhante ao do meio. No entanto, quase não há espaço entre os 3 montes, embora exista algum espaço livre tanto à frente do monte do meio e do do lado direito, nos lados (junto ao vidro) e na parte de trás dos dois montes anteriormente referidos. Acham correcto? Eu sei que sem imagens é complicado mas... A minha maior preocupação é mesmo quase não haver espaço entre os três montes, mas como há outros espaços... será suficiente para delimitaçºao de território?

 

Abraços !! E muito obrigado por todas as dicas! Sem vocês teria aindado completamente às aranhas!

Boas!

Uma opinião pouco entendida...

 

Quanto ao termostato, um de 200 é capaz de ser suficiente (nunca se aquece assim tanto um Malawi, pelo que deve ser mais que suficiente).

 

Quanto à filtragem. Se queres mais biológica é simples: tiras lã! Muitas vezes a lã que se coloca nos filtros é só uma placa com uns 2 cm de espessura, e tu tens 2 cestos. Substitui pelo menos um deles.

 

Já agora, sugiro que coloques a lã no final, apenas para reter as partículas finas, antes destas entrarem no aquário, a não ser que o fabricante do filtro mande fazer de outra forma.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas de novo

 

Bem, o rocky blossoms já está montado há dois dias e com muitos habitantes!! (estou a brincar:p era mesmo só para o arrepiozinho na espinha:p).

 

Estou agora a ciclá-lo assim: dia sim, dia não, ponho um bocado de comida (muito pouca) e também coloquei o filter start e o filter boost da JBL. (ou fluval? desculpem agora não me lembro da marca). Ainda vou adicionar umas bactérias (tenho de ver o programa).

Adquiri um produto para aumentar o ph (aquilo parece que é específico para malawi e tanganyka).

Ainda não fiz medições, isso só a partir da pr+oxima semana.

 

Iluminação: tal como me foi recomendado, fiquei apenas com uma branca e uma actínica, ambas de 39W. Acho que em termos de luz é suficiente.

 

Filtros: no filtro rasco, ficaram 4 compartimentos com esponja em cima de cada um e as tais conchas (portanto é filtração apenas mecânica)

No 404, a água vai ter este percurso: Esponjas grossas verticais --> cerâmicas ´porosas que também fazem mecânica (logo temos aqui bio + mecânica) --> cerâmicas porosas da JBL para filtração bio (2 cestos) --> lã de vidro.

Recolhendo os dados que vocês me deram, acho que tenho uma boa filtragem (ah, e no total são 2500l/h). Concordam?

 

Substracto: areão de coral

 

Flora: eu não queria por Valisnérias, pois são asiáticas, mas vai mesmo ter de ser, para esconder tubos e outros materiais.

 

Temperatura regulada a 24 graus

 

Já comecei a fazer o estudo da fauna. Ainda não tenho nada definido. Aqui vai uma lista dos que gostei

labidochromis caeruleus

 

Aulonocara Nyassae (não é mbuna)

 

Pseudotropheus crabro

 

MELANOCHROMIS JOANJOHNSONAE

 

Metriaclima estherae (laranja)

 

Pseudotropheus Demasoni “Pombo Rocks”

 

Labidochromis Hongi (este é mbuna?)

 

Cyrtocara moorii

 

Iodotropheus Sprengerae

 

Pseudotropheus saulosi

 

Metriaclima sp. Msobo “Magunga Reef”

 

Metriaclima Lombardoi

 

uns "acei" mas ainda não vi quais.

 

Claro que não estou a pensar colocar isto tudo (não tenho nem espaço nem eles são compatíveis entre si), mas gostava que me dessem alguma opinião, se for poss+ivel! E também ainda vou ver mais hipóteses que não mencionei aqui.

 

Infelizmente ainda não tenho fotos para vos mostrar, mas também fiz este post mais para vos agradecer por tudo! Muito obrigado!

 

João Costa

Editado por Psyfactor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Grande Psyfactor, ora aqui temos finalmente um grande projecto!!

Os meus parabéns pela evolução :P

Não que te possa ajudar alguma coisa em termos de africanos, já que sou totalmente leigo... talvez um dia te peça umas opiniões :P

Mas era só mesmo para dar um apoio moral :Fade-color

 

Força nisso! Abraço

 

PS: Saulosi :twisted:

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, está visto que estou com um problema enorme!!!:P Não sei que espécies escolher! Quero todas... grrrr :silly:

 

Então, após algum estudo, ficaram seleccionados 21 espécies:

 

 Cynotilapia afra "Cobwe"

 Cynotilapia sp. "Hara" trio

 Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

 Labeotropheus trewavasae "Thumbi West"

 Labidochromis caeruleus

 Labidochromis sp. "Mbamba"

 Melanochromis cyaneorhabdos

 Metriaclima estherae "Minos Reef"

 Metriaclima estherae "Minos Reef" OB

 Metriaclima hajomaylandi

 Metriaclima sp. "Zebra Chilumba Luwino Reef"

 Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks"

 Pseudotropheus flavus

 Pseudotropheus saulosi

 Pseudotropheus socolofi

 Pseudotropheus sp "Daktari"

 Pseudotropheus sp. "Elongatus Mpanga

 Pseudotropheus sp. "Kingsizei"

 Pseudotropheus sp. "Perspicax Orange Cap"

 Pseudotropheus sp. Acei "Msuli"

 Pseudotropheus sp. Zebra Long pelvic Mdoka

 

 

Com algum sofrimento á mistura, lá fui eliminando espécies, e fiquei com 11... não consigo eliminar mais, dai vir aqui pedir ajuda:P

 

 Labeotropheus fuelleborni "Yelow Sided"

 Melanochromis cyaneorhabdos

 Metriaclima estherae "Minos Reef" (se escolher esta espécie, só colocarei fêmeas, são laranjas :-D)

 Metriaclima hajomaylandi

 Pseudotropheus flavus

 Pseudotropheus saulosi (só fêmeas, amarelas)

 Pseudotropheus sp. "Elongatus Mpanga

 Pseudotropheus sp. "Kingsizei" esbranquiçados

 Labidochromis caeruleus

 Pseudotropheus demasoni "Pombo Rocks"

 Labidochromis sp. "Mbamba"

 

Se me pudessem ajudar, agradecia imenso... Gostaria que me dissessem quais as espécies mais interessantes e qual o ratio aconselhado :-D Há casos em que não consigo perceber se é melhor um casal ou um trio. MUITO OBRIGADO!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...