substracto do filtro.


ruymar

Recommended Posts

Comprei um filtro eheim 2028 e trás cerâmica, esponjas e substracto. A minha dúvida é a seguinte:

 

que é este substracto, de que é feito?

 

É bom para um plantado ou devo elimina-lo?

 

No meu filtro antigo filtrava com turfa, devo continuar neste também?

 

Se sim, devo eliminar alguma coisa para por a turfa , é incompativel com o substracto?

 

 

Espero respostas de entendidos, obrigado......

Editado por ruymar

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comprei um filtro eheim 2028 e trás cerâmica, esponjas e substracto. A minha dúvida é a seginte:

 

que é este substracto, de que é feito?

 

É bom para um plantado ou devo elimina-lo?

 

No meu filtro antigo filtrava com turfa, devo continuar neste também?

 

Se sim, devo eliminar alguma coisa para por a turfa , é incompativel com o substracto?

Espero respostas de entendidos, obrigado......

Parabéns! Compraste um excelente filtro.

Penso que os teus filtrantes são o kit de filtrantes que a eheim tem para o filtro em questão. Na minha opinião deves usar isso tudo! (o filtro foi optimizado para funcionar com eles).

O substrato a que te referes deve ser o substract pro, uma das melhores massas filtrantes do mercado ao nível biológico, se o quizeres eliminar diz-me onde é o teu caixote do lixo :D

 

Agora a sério, usa-o! é ele que faz uma grande parte do trabalho.

 

Eu penso que podes adicionar turfa ao filtro, mas vê no manual se eles recomendam alguma acção, para não reduzir muito o caudal, por exemplo. (Muitas vezes eles também têm placas com carvão ou outras que recomendam colocar em determinados locais no filtro, vê se há indicações - eu como não uso turfa não tenho presente qual o local ideal.

 

Pode ser necessário retirar um pouco desse substracto, mas só o estritamente necessário para poderes colocar um pouco de turfa (que presumo que vás usas apenas para amolecer a água / tornar a água um pouco mais ácida)

 

P.S. - fui procurar e eles têm pelets de turfa para os filtros, tens informação aqui (e provavelmente no site da eheim e no manual)

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só falta responderes a uma coisa se souberes: de que é feito esse substracto? ( é o que vem no filtro )

"Article Description:

EHEIM Torf-Pellets -natural acid peat is rich in valuable substances, such as humic matter and trace elements. EHEIM peat pellets reduce the pH value and the carbonate hardness of the water, and are suitable for all water conditions from tropical clear water to blackwater, in particular. EHEIM recommends 1 litre of peat on 80 to 100 litres of aquarium water. Peat expands in water. For this reason, irrigate the peat (but avoid leaching) prior to use. Replace the peat after three to six weeks. Do not use peat and activated carbon at the same time. "

Aqui diz que deve-se ter 1 litro de turfa para cada 80 a 100 litros, eu tenho 400 litros efectivos, devia entao ter 4 litros de turfa, nao será demais?

Diz também aqui que se deve mudar a turfa a cada 3 a 6 semanas, isso fica muito caro para além de a água ficar sempre amarela ( cor de chá). Tenho visto que a turfa nos primeiros tempos deixa a água um pouco cor de chá mas depois com as tpa´s que vai ao lugar ( cristalina).

Estou a ponderar o uso ou nao da turfa pelas seguintas razoes:

 

poe a agua cor de cha.

Consequente tira um pouco de luz as plantas.

Para alem de dar um aspecto de aquario sujo.

 

as vantagens que vejo sao:

 

torna a agua mais acida, baixa o kH e liberta oligoelementos para as plantas.

 

corrijam-me se estiver enganado ( aguardo consenhos )

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

O substract pro da eheim é feito à base de silica, componente de que se faz o vidro (sintered glass é o nome em inglês) produzido de forma a ficar muito poroso ("microporos"), por forma a aumentar bastante a área de superfície de contacto entre as bactérias e a água. Eles anunciam uma área muito grande (não me lembro se 350 se 450 m2 por litro).

 

Quanto à utilização de turfa... usa só se necessitares, na minha opinião. Se optares por usar, na minha opinião deves ir com calma, para conseguires o pH e dureza desejados, e colocar só essa quantidade.

 

Eu não uso, mas pelo que tenho lido acho que o poessoal faz mais ou menos assim. Se não gostas da cor de chá e se queres mesmo a água mais mole e mais ácida, podes optar por injectar CO2 (acidifica) e/ou investir num aparelho de osmose inversa (vai tornar a água mais mole e acidificar). Há aparelhos de osmose a pouco mais de 50 euros, pelo menos não tens que ter a cor de chá (já que não gostas) e escusas de andar permanentemente preocupado com a turfa e o seu controle. Para além disso, escusas de estar a ocupar uma parte do filtro com turfa, deixando-a livre para as tais massas filtrantes que certamente te farão uma filtragem biológica mais eficaz que a turfa.

 

Resumindo: Se for mesmo necessário baixares a dureza e pH, considera a hipótese de "temperar" a tua água com água de osmose, evitando a turfa.

 

Espera por mais opiniões, especialmente os que têm experiência com turfa e os que possam ter deixado de a usar porque optaram por osmose.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tenho co2 de garrafa, so ponho 1 bolha por sec. num aqua de 400 litros efectivos. O meu problema é o kH que nao baixa de 13 dº ( 1 dº = a 17 mg/l ) nem sei bem se é muito mau para as plantas ou nao. uso a trufa tambem para libertar os tais oligoelementos para a agua, acho que ajuda a fertilizar a agua, ajudando assim as plantas. A osmose pelo contrario prejudica as plantas, tirando todos esses elementos da agua. nao achas?

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu ja tenho co2 de garrafa, so ponho 1 bolha por sec. num aqua de 400 litros efectivos. O meu problema é o kH que nao baixa de 13 dº ( 1 dº = a 17 mg/l ) nem sei bem se é muito mau para as plantas ou nao. uso a trufa tambem para libertar os tais oligoelementos para a agua, acho que ajuda a fertilizar a agua, ajudando assim as plantas. A osmose pelo contrario prejudica as plantas, tirando todos esses elementos da agua. nao achas?

Por isso eu disse que usarias a osmose para "temperar" a água, ou seja, irias colocar uma percentagem de água de osmose apenas para atingires a dureza e acidez "alvo".

 

É mais normal o pessoal preocupar-se com a dureza da água devido aos peixes que devido às plantas (essa dureza que tens é a que acontece devido ao ião carbonato). (tens de ver se peixes e plantas que pretendes manter suportam os teus valores de GH e KH)

 

Estou a achar esse valor de kH elevado, mas só tenho a minha por referência.

 

Primeiro tens de ver se esse valor é fiável e se ele está assim à saída da torneira (e passadas umas horas, num copo de vidro - só para ver).

 

O GH também dava jeito... não sei se não poderás ter alguma coisa no aquário a endurecer a água (tudo hipóteses).

O teste da jbl diz que a maioria dos peixes e plantas pode ser tratada com uma dureza (KH) entre 3 e 15... não deve ser difícil baixares isso para valores pouco superiores a 10. (com alguma água de osmose, se tiver de ser... será mesmo necessário? vê plantas e peixes, o que querem!)

 

Quanto aos oligoelementos da turfa... pode até ser (deve fornecer alguns) mas uma fertilização com micros dá muito mais garantias (digo eu... há pessoal que percebe de plantas, eu sou apenas um aprendiz).

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes da sera:

 

kH= 13

gH= 3

Estes valores sao iguais aos que saem na torneira ou seja, o k tenho no aquario é os mesmos valores da agua canalizada.

Estes valores foram testados e comparados com uma loja aqui perto de mim que faz o teste gratuito da agua ( didus farm).

Já baixei entretanto, o kH para 7dº com acido cloridrico ( 100 ml a 25% diluidos em 20 litros de agua) fiz isto muito lentamente e na tpa semanal de 20% do volume de agua ( cerca de 80 litros).

Reparei que deixei de ter pearling depois de ter baixado o kH de 13 para 7, nao sei se teve influencia mas foi a unica coisa que fiz de diferente.

Agora vou deixar o kH subir outra vez para os 13 para ver se volto a ter pearling.

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

testes da sera:

 

kH= 13

gH= 3

Estes valores sao iguais aos que saem na torneira ou seja, o k tenho no aquario é os mesmos valores da agua canalizada.

Estes valores foram testados e comparados com uma loja aqui perto de mim que faz o teste gratuito da agua ( didus farm).

Já baixei entretanto, o kH para 7dº com acido cloridrico ( 100 ml a 25% diluidos em 20 litros de agua) fiz isto muito lentamente e na tpa semanal de 20% do volume de agua ( cerca de 80 litros).

Reparei que deixei de ter pearling depois de ter baixado o kH de 13 para 7, nao sei se teve influencia mas foi a unica coisa que fiz de diferente.

Agora vou deixar o kH subir outra vez para os 13 para ver se volto a ter pearling.

Esses teus valores deixam-me baralhado! De acordo com o GH a tua água é muito macia.

 

O gH mais baixo que o kH e ainda por cima tão mais baixo... não sei o que te diga!

Mas olha que adicionar HCl é arriscado, exige muito controle. Enquanto a água tiver efeito tampão (relacionado com o kH) o valor de pH vai manter-se mais ou menos estável, mas quando o anulares tens uma descida brusca de pH, mesmo que adiciones uma pequena quantidade de ácido...

 

Na minha opinião deves evitar alterar a água desta forma, não só por ser arriscado, como também por dar trabalho (ou seja, passa a ser uma "chatisse" ao fim de uns tempos!

 

Espera que isso estabilize e vê que valores consegues manter e se eles são compatíveis com a flora e fauna que queres, ou então arranja peixes e plantas adequadas à água.

 

A osmose é uma solução para amolecer, mas continuo a não perceber os teus valores de GH!

 

Pode ser que alguém com valores idênticos te ajude.

 

Cumps

Editado por AGA

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Extraordinario ou nao, hoje fiz uma troca de agua de 25%, obviamente o kH subiu um pouco ( de 7 subiu para 10 ) ate aqui nada de especial mas.... se antes nao tinha perling desde que baixei o kH de 13 para 7, hoje voltei a ter perling!!!!! Com apenas um bolhinha por segundo de co2. Que reparo tiro disto tudo!? O kH ajuda as plantas na fotossintese, da entender que elas usam os carbonatos da agua para fazer a fotossintese.

Este topico começou sobre os substractos do filtro e mudou um pouco de rumo mas..... uma coisa leva a outra e.... deu com uma revelaçao. Queria no entanto ver se alguem tambem deu com o mesmo efeito ( relaçao kh fotossintese ) perling. Para quem nao sabe, perling é as bolhinhas de oxigenio que as plantas deitam quando fazem a fotossintese.

aguardo comentarios.....

a experiencia partilhada fez-me ver a importancia das tpa´s!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso HCL para baixar PH e KH, o que faço é preparar a água préviamente, uma percentegam da água que vou utilizar baixo o KH para zero com o HCL depois misturo com a água da torneira. Assim, o risco de fazer asneira penso que seja menor.

 

Sei que uma osmose seria a melhor opção, mas por viver num apartamento não sou favorável ao seu uso.

 

1º porque o espaço fisico não abunda para esse tipo de aparelhos

2º porque sou contra ao desperdicio de água.

 

Para quem mora numa moradia com jardim, aí já acho bem se houver aproveitamento da água para regas por exemplo.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu uso HCL para baixar PH e KH, o que faço é preparar a água préviamente, uma percentegam da água que vou utilizar baixo o KH para zero com o HCL depois misturo com a água da torneira. Assim, o risco de fazer asneira penso que seja menor.

 

Sei que uma osmose seria a melhor opção, mas por viver num apartamento não sou favorável ao seu uso.

 

1º porque o espaço fisico não abunda para esse tipo de aparelhos

2º porque sou contra ao desperdicio de água.

 

Para quem mora numa moradia com jardim, aí já acho bem se houver aproveitamento da água para regas por exemplo.

A tua solução parece-me uma boa forma baixar o risco de que falei... a partilha de conhecimento tem destas coisas, às vezes há soluções simples que não estamos a ver e que os outros já aplicam!

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais