Troncos acidificam a água?


Recommended Posts

Boas,

 

Em virtude de uma discussão "saudável" neste tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=80071

Gostava de saber as vossas opiniões sobre o facto dos troncos acidificarem a água!

Esqueçam a informação que há na NET... Já alguém fez testes?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Movido para fórum mais correcto.

 

Na minha modesta opinião, sim.

 

Toda a matéria orgânica ao entrar em decomposição vai formar ácidos que irão acidificar a água. Agora se o seu efeito é ou não perceptível a curto prazo, aí julgo que dependerá não só da quantidade introduzida no aquário mas principalmente do tipo de madeira e da sua velocidade de decomposição que poderá variar bastante, entre poucas semanas até vários anos.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Sr. Filipe Oliveira

 

é um facto provado e comprovado que um tronco novo (ou seja, que ainda não tenha estado demasiado tempo de molho) altera o ph da agua baixando-o.

 

eu proprio ja o comprovei, na altura que tinha solhas, atravez de testes.

 

Respeitaveis cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Na minha modesta opinião, sim. Toda a matéria orgânica ao entrar em decomposição vai formar ácidos que irão acidificar a água.

Olá Zé,

 

Na teoria as coisas funcionam dessa forma e na prática?

Depois de testar alguns tipos de madeira chego á conclusão que a acidez depende muito do tratamento dado ao tronco e do tipo de madeira que se utiliza no aquário.

 

No caso de se utilizar madeira deste tipo:

mvc179f4.jpg

Independentemente do volume do tronco era visível a sua porosidade e mesmo fervido várias vezes, teimava em não afundar e deixava a água bem amarela. No entanto depois de encharcar e poder ser colocado no áqua, notei que o pH baixava coisa mínima 0.1 ou 0.2 antes da TPA semanal.

Realmente o pH baixava mas não era nada de especial visto que também possuía bastante fauna na altura, o que poderia provocar tal oscilação. Uma vez que fazia TPAS semanais de 20% o pH oscilava no máximo 0.2 passando de 7.2 para 7.0!

 

Agora se o seu efeito é ou não perceptível a curto prazo, aí julgo que dependerá não só da quantidade introduzida no aquário mas principalmente do tipo de madeira e da sua velocidade de decomposição que poderá variar bastante, entre poucas semanas até vários anos.

Uma vez que deixei de usar este tipo de troncos há mais ou menos 2 anos, arrumei-os a um canto. Há coisa de 6 meses atrás e após arrumar alguma da tralha que por aqui andava, peguei nos troncos e meti-os num balde com água e nunca mais lhe mexi. Como surgiu esta discussão, cheguei hoje a casa e a 1ª coisa que fiz foi medir o pH desse balde. Meio balde de água, 6 meses com os troncos de molho, alguma água da chuva apesar de ter chovido muito pouco, nunca mudei a água e completamente parada... pH 6.6

 

Com os troncos habituais (raizes ramificadas), talvez por ser um tipo de madeira mais rija e menos porosa, o pH é sempre igual!

No caso do 240L como tem injecção de co2 (e não é pouco! 3bps num reactor venturi e válvula solenoide) o pH é forçado a descer, mas no 120L o pH mantém-se sem problema. Não faço qualquer injecção de co2, Tpa regular semanal e nada!!!

 

Conclusão, dependendo do tipo de troncos que se use e sem injecção de co2, o pH pode oscilar 0.1 a 0.2 no pior do cenários.

Mas agora coloco uma questão, serão apenas os troncos os responsáveis por baixar o pH? Afinal todos nós temos peixes e por vezes acima um pouco do indicado...

Sabemos também que em determinados substratos e uso de turfa faz baixar o pH, não serão eles responsáveis por essa acidez?

0.1 a 0.2 será algo que possa ser contabilizado como um factor?

 

Caro Sr. Filipe Oliveira

 

é um facto provado e comprovado que um tronco novo (ou seja, que ainda não tenha estado demasiado tempo de molho) altera o ph da agua baixando-o.

Caríssimo Sr Luís Rodrigues,

Por acaso o excelentíssimo fez questão de tratar previamente o tronco antes de ser colocado no aquário?

Pode por favor dizer-me se essa situação se verifica apenas com troncos novos e com que tipo de troncos?

 

eu proprio ja o comprovei, na altura que tinha solhas, atravez de testes.

 

Respeitaveis cumprimentos

Os testes que efectuou davam uma diferença em que valores?

Por acaso fazia TPAS regulares e injectava CO2 nesse aquário?

Quantos discos tinha e qual o volume do aquário? Pode parecer uma pergunta no mínimo estranha mas como deve saber os Discos defecam e urinam que se farta, logo a acidez poderia ser proveniente de tal facto! Isto considerando que não usava turfa no filtro (algo usual para manter um pH indicado para discos) bem como um aquário dimensionado para a espécie e lotação em causa.

 

Atentamente,

 

Filipe Oliveira

Ps. tu pediste!!! :twisted:

 

 

O Filipe é teimoso... Lalalalalalala :P banana rock banana rock

Não comento...

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Editado por FAAO

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, pouca experiência em aquariofilia e pelo muito que tenho lido na internet e não só, a madeira têm efectivamente uma certa influência no ph da agua, assim como as pedras calcárias o têm, sendo no caso do tronco para o descer e no caso das pedras para o subir, pelo menos eu tinha isso como um facto assente!

 

Pela experiência que tenho cá em casa, tenho 2 aquários, um de ciclideos e outro plantado. Como curioso que sou realizei testes somente com a agua que sai da torneira ca da zona e verifiquei que a mesma tendia para um ph alto. Agora, no aquário de ciclideos, onde tenho só rocha calcária, o ph subiu ainda mais, no plantado que tenho madeira, akadama, plantas (como é óbvio), o ph desceu e não foi pouco. Agora pergunto: O que fez baixar o ph no plantado? foram as plantas? foi a akadama? ou foi o tronco?.

 

Só queria assinalar que a madeira lá utilizada foi fervida vezes sem conta com sal.

 

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Na minha modesta opinião, pouca experiência em aquariofilia e pelo muito que tenho lido na internet e não só, a madeira têm efectivamente uma certa influência no ph da agua, assim como as pedras calcárias o têm, sendo no caso do tronco para o descer e no caso das pedras para o subir, pelo menos eu tinha isso como um facto assente!

As pedras calcárias, conhas e areia coralina sobem e não é pouco o pH, por esse mesmo motivo é usada em aquários de ciclideos africanos de forma a manter um pH de 8.0+

Agora com troncos já não é bem assim... não quero vir para aqui afirmar que tudo o que foi dito sobre os troncos está errado, mas sim que existem troncos e troncos e não podem ser classificados da mesma forma.

O tronco que aparece na foto a cima é mais poroso e de uma madeira mais mole que os de mopani e raízes ramificadas, logo poderá acidificar a água de uma forma mais acentuada que os restantes. Lembro-me de ferver variadíssimas vezes o tronco e sempre que mudava de água para voltar a ferver ficava semelhante a um chã! Os restantes já não, nomeadamente as raízes ramificadas nunca me deixaram a água do áqua escura nem desceram o pH. Julgo que o mopani por ser uma madeira mais dura faça o mesmo...

 

 

...no plantado que tenho madeira, akadama, plantas (como é óbvio), o ph desceu e não foi pouco. Agora pergunto: O que fez baixar o ph no plantado? foram as plantas? foi a akadama? ou foi o tronco?.

Tens CO2? Usas turfa? Como tens o kH?

Com kH muito baixo podes ter um pico brutal de pH quando injectas CO2, talvez seja esse o factor de teres um pH baixo no plantado.

O William queixou-se durante muito tempo de ter um pH de 5.0 e não tinha troncos nem akadama, apenas areia silica...

O problema pode estar no kH!

 

Só queria assinalar que a madeira lá utilizada foi fervida vezes sem conta com sal.

A madeira é igual á foto que está a cima?

 

 

Eu bem queria que o meu tronco provocasse a descida do ph, mas...

Não acontece! Pelo menos no meu caso.

Sem injecção de CO2 tive durante dois meses ph constante a 7.5.

Que tipo de tronco tinhas no áqua? É o mesmo que no atual plantado?

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estou a falar deste aquário.

No outro tinha troncos mopani e só consegui baixar o ph com turfa no filtro...

Quer dizer que a minha teoria não está errada... mopani e raizes ramificadas sendo mais duras que os restantes troncos não alteram o pH!

Afinal a informação generalizada não se aplica a todos os casos...

Aguardo por mais opiniões!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha modesta opinião, tanta prática como teórica, os troncos Mangrove e Jati baixam o pH, já Mopani (Mogno) Videira e Savanna (peço desculpa só sei o nome das madeiras da Amtra), não baixam.

 

Estou em permanente contacto com pessoas que possuem qualquer um destes tipos de troncos, e o feedback que me chega é que apenas o Mangrove e Jati baixam realmente o pH.

 

Cumprimentos,

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Falando por mim, os troncos baixam o pH. Mas há muitos factores a considerar, como tu referiste e bem Filipe.

 

Será que só os troncos é que modificam o pH de um aquário? Não!!

 

Será que se eu colocar um tronco dentro de um balde com água o pH vai descer? Pode ou não... depende do que já estiver dissolvido na água :bad-words:

 

Será que se eu colocar um tronco dentro de um aquário com um susbtracto tipo akadama vou ver o pH a baixar? Não sei...

 

Como em tudo, é uma questão do que já existe dissolvido na água... Quem é que puxa mais? O tronco ou o substracto? Querem tirar as dúvidas? Experimentem...

 

Cada caso é um caso... ou se preferirem, cada aquário é um aquário banana rock

 

Abraço.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

peguem em dois baldes com a mesma agua, e num põe o dito tronco e no outro apenas a água. ao fim de algum tempo façam o teste de pH... desculpem a banalidade da resposta... é só uma sugestão.

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião eu penso que troncos podem ou não baixar o PH do aquário.

 

Se colocarmos um tronco não tratado no aqua a libertação de taninos e a decomposição da madeira pode originar uma descida do PH.Com um tronco tratado,já ''habituado'' à água a descida do PH pode não ser significativa.

 

Também conta o tipo de madeira que utilizamos.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Cada madeira é um pau, cada àgua é uma àgua.... :crazyeyes:

Na àgua de osmose, ou da chuva (kh=0), "qualquer pau vai fazer baixar o Ph....obviamente uns mais que outros.

Na água do meu furo, salvo seja, kh=17....é preciso mergulhar uma floresta.

Ou seja...o Kh é importante.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Cada madeira é um pau, cada àgua é uma àgua.... :wub:

Na àgua de osmose, ou da chuva (kh=0), "qualquer pau vai fazer baixar o Ph....obviamente uns mais que outros.

Na água do meu furo, salvo seja, kh=17....é preciso mergulhar uma floresta.

Ou seja...o Kh é importante.

JPM

 

 

boas, grande joao, tiraste-me as palavras da boca...

 

ja enchi um aqua de troncos, e nem mexeu o ph..

 

com a agua, ja "cozinhada" , nota-se uma descida

 

 

Será que se eu colocar um tronco dentro de um aquário com um susbtracto tipo akadama vou ver o pH a baixar? Não sei...

 

Como em tudo, é uma questão do que já existe dissolvido na água... Quem é que puxa mais? O tronco ou o substracto? Querem tirar as dúvidas? Experimentem...

 

no meu caso, concordo, plenamente

guppys de linhagens puras;compro, vendo ou troco matrizes


um abraço
Joao Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tens CO2? Usas turfa? Como tens o kH?

Com kH muito baixo podes ter um pico brutal de pH quando injectas CO2, talvez seja esse o factor de teres um pH baixo no plantado.

O William queixou-se durante muito tempo de ter um pH de 5.0 e não tinha troncos nem akadama, apenas areia silica...

O problema pode estar no kH!

 

Será que só os troncos é que modificam o pH de um aquário? Não!!

Será que se eu colocar um tronco dentro de um balde com água o pH vai descer? Pode ou não... depende do que já estiver dissolvido na água :wink:

Será que se eu colocar um tronco dentro de um aquário com um susbtracto tipo akadama vou ver o pH a baixar? Não sei...

Como em tudo, é uma questão do que já existe dissolvido na água... Quem é que puxa mais? O tronco ou o substracto? Querem tirar as dúvidas? Experimentem...

Cada caso é um caso... ou se preferirem, cada aquário é um aquário :P

 

Cada madeira é um pau, cada àgua é uma àgua.... :x-mas:

Na àgua de osmose, ou da chuva (kh=0), "qualquer pau vai fazer baixar o Ph....obviamente uns mais que outros.

Na água do meu furo, salvo seja, kh=17....é preciso mergulhar uma floresta.

Ou seja...o Kh é importante.

 

ja enchi um aqua de troncos, e nem mexeu o ph..

com a agua, ja "cozinhada" , nota-se uma descida

Será que se eu colocar um tronco dentro de um aquário com um susbtracto tipo akadama vou ver o pH a baixar? Não sei...

Como em tudo, é uma questão do que já existe dissolvido na água... Quem é que puxa mais? O tronco ou o substracto? Querem tirar as dúvidas? Experimentem...

 

O Filipe é teimoso... Lalalalalalala ;):);)

Percebeste agora Fábio? Não é teimosia, trata-se de perceber o que pode ou não alterar os parâmetros da água dos aquários e não ligar a tudo o que se escreve na NET!!!

As informações são demasiado generalistas e não podemos dizer que os troncos baixam o pH sem conhecer os restantes factores!!!

Noto que muito pessoal que aqui anda faz uma pesquisa no google e apenas lê os 1ºs resultados da pesquisa... por muito incompletos que estejam, já para não falar em errados, usam-nos como se a maior das verdades se tratatasse.

 

Feliz 2008!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Noto que muito pessoal que aqui anda faz uma pesquisa no google e apenas lê os 1ºs resultados da pesquisa... por muito incompletos que estejam, já para não falar em errados, usam-nos como se a maior das verdades se tratatasse.

 

Feliz 2008!!!

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

 

Isso mesmo acontece no fórum, penso que não se pode criticar assim. Toda a Internet (e fóruns) são pontos de encontro de pessoas onde partilham experiências e conhecimentos. Por vezes muitos conhecimentos são passados erradamente e por isso mesmo originam pesquisas e experiências. Neste momento, Filipe, seria altura de fazer uma dessas experiências em vez de criticar os conhecimentos que gentilmente vamos passando de pessoa em pessoa. Contacto com muitas pessoas da aquariofilia, e por isso mesmo apercebi-me que cada caso é um caso! Um tronco pode baixar o pH no aquário de X e não baixar no aquário da pessoa Y. Mais uma vez, cada caso é um caso. Se queres tirar a limpo faz experiências e elabora um texto sobre isso mesmo. Ou seja, torna credível a tua teoria que os troncos não baixam o pH.

 

Por exemplo, a minha experiência diz-me que certo troncos baixam pH. Mas é a minha experiência sobre este hobbie. Tenho um aquário onde tenho pedaços de mangrove e Aquasoil, e o ph está nos 6,5 e o KH nos 3. Já no aquário que está a 5cm dele, tenho Aquasoil e pedras, o pH está nos 6,9 e o KH nos 4.

 

No entanto sei de um aquário, de 1,2x0,6x0,6 com Aquasoil e troncos Mopani (Mogno) e o pH está nos 7,8!!!

 

Não é só os troncos que influenciam. Há outras coisas que a meu ver vão influenciar e bastante mais que os troncos. Substratos à base de argila, turfa (esta sim é bastante mais poderosa que troncos) e a própria água da rede.

 

Bom 2008

 

Fernando

 

(Edit: eu se quisesse baixar o meu pH não era com troncos, mas sim com turfa)

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fernando,

 

Vamos lá ver se nos entendemos :rainbowafro:

Isso mesmo acontece no fórum, penso que não se pode criticar assim. Toda a Internet (e fóruns) são pontos de encontro de pessoas onde partilham experiências e conhecimentos.

Mas eu disse o contrário? O que eu quis dizer é que as pessoas em geral são "preguiçosas", lêem na diagonal e não pesquisam correctamente; aliás o campo pesquisar está no tópico deste fórum, mas em vez de o usarem, criam tópicos repetidos, afirmam coisas ao qual nunca testaram e pior ainda, podem até não perceber nadinha do que estão a escrever mas ainda se dão ao luxo de comentários deste género "eu não sei ou não percebo, mas faz assim..." O melhor que essas pessoas devem fazer se pretendem ajudar, é pesquisar muito bem e então sim, depois de perceber os motivos devem aconselhar mas não afirmar!

Se calhar eu sou assim devido á minha profissão...

 

Por vezes muitos conhecimentos são passados erradamente e por isso mesmo originam pesquisas e experiências.

Só pesquisas e experiências? Não achas que alguns conhecimentos passados de forma errada podem trazer danos irreparáveis e por vezes morais?!

 

Neste momento, Filipe, seria altura de fazer uma dessas experiências em vez de criticar os conhecimentos que gentilmente vamos passando de pessoa em pessoa.

Mas por acaso o meu 2º comentário a este tópico foi apenas teorias!? Ora lê bem...

 

Contacto com muitas pessoas da aquariofilia, e por isso mesmo apercebi-me que cada caso é um caso! Um tronco pode baixar o pH no aquário de X e não baixar no aquário da pessoa Y. Mais uma vez, cada caso é um caso.

Mas isso é o que aqui já foi referido, todos os factores contam e o mais importante é o que está dissolvido na água.

 

Se queres tirar a limpo faz experiências e elabora um texto sobre isso mesmo. Ou seja, torna credível a tua teoria que os troncos não baixam o pH.

Mesmo que eu faça testes, será credível?! Volto a repetir... o meu 2º comentário a este tópico não foi escrito á base do palpite...

 

Por exemplo, a minha experiência diz-me que certo troncos baixam pH. Mas é a minha experiência sobre este hobbie. Tenho um aquário onde tenho pedaços de mangrove e Aquasoil, e o ph está nos 6,5 e o KH nos 3. Já no aquário que está a 5cm dele, tenho Aquasoil e pedras, o pH está nos 6,9 e o KH nos 4.

Aí está! Experimentaste e testaste!

Isso é que conta, dá-te o direito de afirmares que com os parâmetros A, B e C; com substrato XTPO obtiveste pH com oscilações.

Mas voltamos ao mesmo... será que tens a mesma dosagem de CO2 em ambos aquários, foram montados ao mesmo tempo, mesma litragem... blá..blá..

Terão sido os troncos a baixarem o pH? Se calhar sim... ou talvez não! Cada aquário é um aquário!

Há algum tempo atrás em conversa com uma pessoa, disse-me que tinha o CO2 desligado num áqua de 600Lt porque tinha usado ADA aquasoil + powersand e tinha pH 5.0; e não tinha toncos... O que terá originado esta descida ou será normal?

Dou-te outro exemplo... os meus áquas!

O de 60L com CO2 caseiro (2bps 24h - renovado todos os sábados), basaltos e Elos terra; pH 6.0

O de 240L com bastantes troncos, xistos, Elos terra, Co2 (2bps, reactor REA30, solenoide, pressurizado); pH 6.5

gH e kH andam entre os 5-7...

 

No entanto sei de um aquário, de 1,2x0,6x0,6 com Aquasoil e troncos Mopani (Mogno) e o pH está nos 7,8!!!

Agora imagina... a pessoa que tem esse áqua, "alimenta" um blog e escreve lá: os troncos de mopani fazem subir o pH...

Ele até pode escrever isso, está apenas a partilhar informação... mas não achas isso estranho? Tu podes achar, mas muitas pessoas que estão a iniciar podem não achar... e depois começam a afirmar "Se queres subir o pH usa troncos mopani, eu nunca usei... mas sei que sobe!"

Percebes agora onde eu pretendo chegar?

 

Não é só os troncos que influenciam. Há outras coisas que a meu ver vão influenciar e bastante mais que os troncos. Substratos à base de argila, turfa (esta sim é bastante mais poderosa que troncos) e a própria água da rede.

Não é só a tua opinião, mas sim a de muita gente que testa e pesquisa... ou melhor, se interessa pelo assunto!!!!

 

Fernando, vê este exemplo Diary of an Oscar Tank e dá-me a tua opinão! :)

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me inegável que os troncos acidificam a água e, em consequência, baixam o PH. Trata-se de matéria orgânica em decomposição que, além disso, liberta taninos. Poderá é suceder que os troncos, devidamente tratados, não acidifiquem a água a ponto de a diferença no PH ser mensurável no período de tempo que se esteja a considerar. No caso dos aquas, e nomeadamente por efeito das TPAs, a agua vai sendo periodicamente renovada e, por ser assim, a acidificação poderá não ser perceptível. Assim sendo, e indubitavelmente, a regra é a de que os troncos acidificam a água. Tal acidificação poderá ser significativa ou não.

 

Seguindo a argumentação que me parece que o Filipe está a utilizar, poder-se-ia dizer que as pedras calcárias não alteram o PH e a dureza da água ou que "cada pedra é uma pedra, cada aqua é um aqua"! É que, efectivamente, um pequeno seixo de 100 gramas num aqua de 500 lts sujeito semanalmente a TPAs de 30% jamais libertará minerais em quantidades que seja de molde a observar-se - com os testes que utilizamos - qualquer diferença no PH ou dureza da água! Alguém duvida, porém, que as pedras calcárias afectam aqueles valores?

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Filipe!

 

Antes de mais deixa-me só dizer que com esta conversa espero desenvolver um diálogo que nos leve a alguma (mesmo que pequena) conclusão.

 

Mas eu disse o contrário? O que eu quis dizer é que as pessoas em geral são "preguiçosas", lêem na diagonal e não pesquisam correctamente; aliás o campo pesquisar está no tópico deste fórum, mas em vez de o usarem, criam tópicos repetidos, afirmam coisas ao qual nunca testaram e pior ainda, podem até não perceber nadinha do que estão a escrever mas ainda se dão ao luxo de comentários deste género "eu não sei ou não percebo, mas faz assim..." O melhor que essas pessoas devem fazer se pretendem ajudar, é pesquisar muito bem e então sim, depois de perceber os motivos devem aconselhar mas não afirmar!

Podem ser preguiçosas, mas assim vão evoluir. Só quando pesquizarem e experimentarem por elas próprias é que vão poder confirmar que afinal certas coisas variam de aquário para aquário. Por isso é que pessoas comos nós (que experimentaram) vão poder guiá-las no snetido correcto da aquariofilia. Demonstrar que não é feita de mitos, mas sim de coisas claras e comprovadas.

 

Só pesquisas e experiências? Não achas que alguns conhecimentos passados de forma errada podem trazer danos irreparáveis e por vezes morais?!

Sim, por isso mesmo é que existem pessoas que com vontade de aplicar uma ética correcta na aquariofilia que vão demonstrar às pessoas que não é um caso que vai desmentir toda uma pesquisa e experimentação! Pessoas que podem influenciar correctamente pessoas e demonstrá-lo.

 

Mas por acaso o meu 2º comentário a este tópico foi apenas teorias!? Ora lê bem...

Tives-te um caso de um tronco num balde à chuva. Ora bem, qual é o pH da Chuva aí no Porto? Se for 7.0, e o pH estava a 6,6, sim, o tronco baixou o pH. Mediste mais alguma coisa? kH?

 

Mas isso é o que aqui já foi referido, todos os factores contam e o mais importante é o que está dissolvido na água.

Respondo com este post do José Cruz Silva:

Toda a matéria orgânica ao entrar em decomposição vai formar ácidos que irão acidificar a água. Agora se o seu efeito é ou não perceptível a curto prazo, aí julgo que dependerá não só da quantidade introduzida no aquário mas principalmente do tipo de madeira e da sua velocidade de decomposição que poderá variar bastante, entre poucas semanas até vários anos.

Portanto, dependendo da madeira e do tempo em contacto com a àgua, sim, pode baixar o pH.

 

Há algum tempo atrás em conversa com uma pessoa, disse-me que tinha o CO2 desligado num áqua de 600Lt porque tinha usado ADA aquasoil + powersand e tinha pH 5.0; e não tinha toncos... O que terá originado esta descida ou será normal?

São efeitos dos substratos da ADA. Demorará cerca de 1 mês até deixares de ter flutuações tão grandes no aquário. É à base de argila, que influencia mais o pH que os troncos (a meu ver).

 

Percebes agora onde eu pretendo chegar?

Sim percebo. Mas uma pessoa que tem um caso destes em casa, sabe que o problema não é dos troncos nem do substratos, mas sim da natureza da água da sua casa. E sabe ainda mais que o caso dele não é suficiente para desmentir dezenas ou até centenas de outros casos em que acontece exactamente o contrário!.

 

Fernando, vê este exemplo Diary of an Oscar Tank e dá-me a tua opinão!

Já vi. Aquário feiote :P. Mas ali o problema, na minha opinião, está ou na água da rede dele, ou mais provavelmente no areão que ele usou! Já tive casos de pessoas que faziam tudo bem no seu aquário, e tinham o pH nos 8. Após uma investigação a tudo o que era inerte no aquário, o areão de rio que usou era calcário. Não o vi tentar investigar a origem do problema do pH tão alto. Em termos de quantidade de Areão VS Troncos, o areão ganha largamento, por isso mesmo o pH está tão alto.

Aliás, aqui cometes um erro. Estás a mostrar-me um aquário. Que é feito aqui, neste caso, da pesquisa? Da procura de descobrir onde está o erro e comprovar que realemnte os troncos não descem pH? Este é de todo um mau exemplo!

 

 

Um abraço

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Parece-me inegável que os troncos acidificam a água e, em consequência, baixam o PH... Assim sendo, e indubitavelmente, a regra é a de que os troncos acidificam a água. Tal acidificação poderá ser significativa ou não.

O que aqui estamos a debater não são suposições, mas sim testes efectuados e experiências obtidas.

Uma vez que “parece-me” é bem diferente de “é” vou considerar que se trata de apenas uma teoria sem fins válidos para o que estamos a tentar apurar.

 

Seguindo a argumentação que me parece que o Filipe está a utilizar, poder-se-ia dizer que as pedras calcárias não alteram o PH e a dureza da água ou que "cada pedra é uma pedra, cada aqua é um aqua"!

Que raio de exemplo estás tu a dar… seria a mesma coisa que dizer turfa não desce o pH e que podem colocar a que quiserem porque cada áqua é um áqua…

 

Antes de mais deixa-me só dizer que com esta conversa espero desenvolver um diálogo que nos leve a alguma (mesmo que pequena) conclusão.

Espero bem que sim! Porque depois de tanto escrever se não nos leva a lado nenhum… pode-se dizer que seria uma total perda de tempo.

 

Podem ser preguiçosas, mas assim vão evoluir. Só quando pesquizarem e experimentarem por elas próprias é que vão poder confirmar que afinal certas coisas variam de aquário para aquário. Por isso é que pessoas comos nós (que experimentaram) vão poder guiá-las no snetido correcto da aquariofilia. Demonstrar que não é feita de mitos, mas sim de coisas claras e comprovadas.

Mitos, agora referiste a palavra certa e no momento exacto.

Andas com certeza no mundo da aquariofila há bastante tempo e sabes que muita coisa mudou! Novos produtos chegaram, nomeadamente hardscape e mais concretamente troncos diferentes dos usados há anos atrás. Muitos dos comentários feitos e explicações sobre determinadas coisas hoje em dia não têm o mínimo significado a não ser que usemos os mesmos produtos; coisa que não se verifica olhando á situação actual.

Por este motivo acho que muitas das explicações dadas sobre este tema estão incompletas ou desactualizadas e que podem induzir em erro as pessoas que estão a iniciar ou que simplesmente não se interessam por testar os produtos; baseiam-se em relatos antigos de outras pessoas em virtude de testarem o que usam.

 

Sim, por isso mesmo é que existem pessoas que com vontade de aplicar uma ética correcta na aquariofilia que vão demonstrar às pessoas que não é um caso que vai desmentir toda uma pesquisa e experimentação! Pessoas que podem influenciar correctamente pessoas e demonstrá-lo.

Por este motivo criei este tópico para que seja possível chegarmos a alguma conclusão!

Pelos vistos partilhamos da mesma opinião que certos troncos acidificam a água (mesmo que por pouco seja) e outros não fazem qualquer efeito; a teoria dos “troncos acidificarem a água” não se aplica a todos os troncos e como é óbvio o ponto fundamental da questão está no que se encontra dissolvido na água.

 

 

Tives-te um caso de um tronco num balde à chuva. Ora bem, qual é o pH da Chuva aí no Porto? Se for 7.0, e o pH estava a 6,6, sim, o tronco baixou o pH. Mediste mais alguma coisa? kH?

Não era esse o exemplo...

No que citaste, mesmo que o tronco acidifique a água, sabes perfeitamente que água parada, mais a água da chuva e sem qualquer tipo de circulação (não é oxigenada) faz com que o ph desça... certo?!

 

Estava-me a referir a isto:

Com os troncos habituais (raizes ramificadas), talvez por ser um tipo de madeira mais rija e menos porosa, o pH é sempre igual!

No caso do 240L como tem injecção de co2 (e não é pouco! 3bps num reactor venturi e válvula solenoide) o pH é forçado a descer, mas no 120L o pH mantém-se sem problema. Não faço qualquer injecção de co2, Tpa regular semanal e nada!!!

 

Conclusão, dependendo do tipo de troncos que se use e sem injecção de co2, o pH pode oscilar 0.1 a 0.2 no pior do cenários.

Mas agora coloco uma questão, serão apenas os troncos os responsáveis por baixar o pH? Afinal todos nós temos peixes e por vezes acima um pouco do indicado...

Sabemos também que em determinados substratos e uso de turfa faz baixar o pH, não serão eles responsáveis por essa acidez?

0.1 a 0.2 será algo que possa ser contabilizado como um factor?

Abraço,

 

Filipe Oliveira

 

Mas isso é o que aqui já foi referido, todos os factores contam e o mais importante é o que está dissolvido na água.

Portanto, dependendo da madeira e do tempo em contacto com a àgua, sim, pode baixar o pH.

Ora aí está! "dependendo da madeira" "pode baixar o pH"; não se pode aplicar "chapa 5" a todo tipo de materiais (troncos).

Tenta procurar na net qualquer relato sobre mopani e raizes ramificadas (Red moorwood) que digam que baixam o pH... eu não encontrei!

 

São efeitos dos substratos da ADA. Demorará cerca de 1 mês até deixares de ter flutuações tão grandes no aquário. É à base de argila, que influencia mais o pH que os troncos (a meu ver).

Mas o que acho estranho é que existem vários substratos de argila e apenas conheço esse relato sobre os da ADA. Que os outros baixem um pouco... mas o da ADA baixa mesmo muito....

 

Sim percebo. Mas uma pessoa que tem um caso destes em casa, sabe que o problema não é dos troncos nem do substratos, mas sim da natureza da água da sua casa. E sabe ainda mais que o caso dele não é suficiente para desmentir dezenas ou até centenas de outros casos em que acontece exactamente o contrário!.

Sim, ele sabe porque se informou e fez testes... mas também poderia se lembrar de dizer que desde que colocou os troncos o pH subiu... e também poderia colocar num blog ou webpage! Seria um relato errado sobre os factos, mas estaria disponível para consulta ou não? Cada um depois interpretava como bem lhe entendesse... certo?

 

Já vi. Aquário feiote :wacko:. Mas ali o problema, na minha opinião, está ou na água da rede dele, ou mais provavelmente no areão que ele usou! Já tive casos de pessoas que faziam tudo bem no seu aquário, e tinham o pH nos 8. Após uma investigação a tudo o que era inerte no aquário, o areão de rio que usou era calcário. Não o vi tentar investigar a origem do problema do pH tão alto. Em termos de quantidade de Areão VS Troncos, o areão ganha largamento, por isso mesmo o pH está tão alto.

Eu mostrei este exemplo não pela estética nem para dizer que mesmo com troncos o pH se mantinha, mas sim para mostrar a cor da água e os troncos usados!

Estes são os troncos que para mim provocam a tal acidez na água. Olhando para a cor da água originada pela libertação dos taninos, deveria no mínimo oscilar um pouco aquando da introdução do 2º tronco.

No entanto a falta de informação do kH e setup completo do áqua, leva a entender que os troncos não fazem descer o pH, certo? Para mim os troncos deste aquário sim fazem descer o pH e agora?

Aqui está o tal problema que sempre referi desde o inicio… uma pessoa ao ler o que lá está escrito fica com a ideia que estes troncos não baixam ligeiramente o pH como ainda o sobe após a introdução do 2º tronco!!! A informação “generalista” existente na net de que os troncos baixam o pH está errada, se reparares onde esta informação está referenciada trata-se sempre do mesmo tipo de madeira.

 

Aliás, aqui cometes um erro. Estás a mostrar-me um aquário. Que é feito aqui, neste caso, da pesquisa? Da procura de descobrir onde está o erro e comprovar que realemnte os troncos não descem pH? Este é de todo um mau exemplo!

Não é mau exemplo se levares isto como uma má pesquisa, tal como acontece ao contrário… quando as pessoas afirmam o oposto! bigsmile

 

Abraço,

 

Filipe Oliveira

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Seguindo a argumentação que me parece que o Filipe está a utilizar, poder-se-ia dizer que as pedras calcárias não alteram o PH e a dureza da água ou que "cada pedra é uma pedra, cada aqua é um aqua"!

 

Que raio de exemplo estás tu a dar… seria a mesma coisa que dizer turfa não desce o pH e que podem colocar a que quiserem porque cada áqua é um áqua…

 

Não sei porque será um "raio de exemplo", julgas que com por exemplo com um KH de 10 e GH de 14 ela baixa alguma coisa?

 

Por essa ordem de ideias eu poderia dizer " a turfa não baixa nem PH nem GH"

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vá, já estamos a desviar um pouco a conversa para o lado oposto do inicialmente previsto...

Mitos, agora referiste a palavra certa e no momento exacto.

Andas com certeza no mundo da aquariofila há bastante tempo e sabes que muita coisa mudou! Novos produtos chegaram, nomeadamente hardscape e mais concretamente troncos diferentes dos usados há anos atrás. Muitos dos comentários feitos e explicações sobre determinadas coisas hoje em dia não têm o mínimo significado a não ser que usemos os mesmos produtos; coisa que não se verifica olhando á situação actual.

Por este motivo acho que muitas das explicações dadas sobre este tema estão incompletas ou desactualizadas e que podem induzir em erro as pessoas que estão a iniciar ou que simplesmente não se interessam por testar os produtos; baseiam-se em relatos antigos de outras pessoas em virtude de testarem o que usam.

Não ando assim à tanto tempo na aquariofilia. Falo e pratico a minha aquariofilia na companhia de grandes mentores e pessoas que ajudar a catapultar a aquariofilia para o nível que se vê hoje. Os adeptos subiram tanto que o apoio a amigos aquariofilistas e a busca de mais conhecimentos em busca de respostas é cada vez mais importante. Por exemplo, já reparas-te na falta de informação que há sobre as cyanobactérias(BGA) e a Alga de tufo negro? Que só recentemente foram lançados pela Brightwell e a Seachem produtos para combater esta segunda alga? Interessantíssimo! Quer dizer que algo a nível da aquariofilia antes não potenciava o crescimento destas duas algas e agora é cada vez mais frequente! Esse é o objectivo de um bom aquariofilista e de um entusiasta do Hobbie! O saber e ajudar! Reparas-te no nível que certos aquários já atingem? Agora com a variedade de material a nível de Hardscape, com um bom apoio e jeito, fazes um belo aquário!

Concordo contigo em induzir em erro. Bem á pouco tempo um membro tinha Cyanobactérias no aquário, e devias ver bem a barbaridade de coisas que se lá disse! Desde apagões, a chamarem fungo... Incompreensível! Querem ajudar mas onde se vão basear para dizerem aquilo? Apagões? Isso ainda se faz? Não sabem os problemas a nível de flora que isso trás?! Aqui inevitavelmente posso concordar contigo, sem dúvidas! Mas se dizemos alguma coisa nestes tópicos chamam-nos logo "maus da fita"... Enfim...

 

Pelos vistos partilhamos da mesma opinião que certos troncos acidificam a água (mesmo que por pouco seja) e outros não fazem qualquer efeito; a teoria dos “troncos acidificarem a água” não se aplica a todos os troncos e como é óbvio o ponto fundamental da questão está no que se encontra dissolvido na água.
Ora aí está! "dependendo da madeira" "pode baixar o pH"; não se pode aplicar "chapa 5" a todo tipo de materiais (troncos).

Certo e apoio a 100%. Depende do tronco e da água.

 

Mas o que acho estranho é que existem vários substratos de argila e apenas conheço esse relato sobre os da ADA. Que os outros baixem um pouco... mas o da ADA baixa mesmo muito....

Aqui encontro-me com uma questão: O Aquasoil é argila cozida, logo baixa o pH. Mas a Akadama e o ELOS Terra também o são. Não me parece que será isto que influencia mais esse abaixamento brutal de pH. Penso (e sublinho penso) que será o Power Sand. Isto porque no meu aquário de Invertebrados usei Aquasoil e não usei Power Sand, e não tive os problemas que tive no aquário do lado que tem Aquasoil e Power Sand. Parece-me (e volto a sublinhar) que aqui o factor da flutuação e abaixamento de pH no início do aquário será do Power Sand. Mas vou investigar e falar com pessoas que tenham usado os dois, ou só um deles. Mais tarde falamos sobre isto. Já agora Filipe, com ELOS qual é a flutuação que tens no 1º mês dos teus aquário. Agradecia-te, por favor, que me dissesses de todos os que montas-te e tens registo em que usaste exclusivamente substratos da ELOS.

 

Sim, ele sabe porque se informou e fez testes... mas também poderia se lembrar de dizer que desde que colocou os troncos o pH subiu... e também poderia colocar num blog ou webpage! Seria um relato errado sobre os factos, mas estaria disponível para consulta ou não? Cada um depois interpretava como bem lhe entendesse... certo?

Agora aqui prende-se, para mim, a verdadeira questão deste tópico: A falta de informação. Penso que algumas pessoas com alguma experiência diriam o mesmo que nós dissemos aqui "Certos troncos baixam, e a água também é um factor importantíssimo". Mas certas pessoas não se informam sobre a sua água antes de afirmar o que quer que seja. "Se no meu aquário aconteceu, acontece em todos" obviamente é absolutamente errado este tipo de raciocínio! Mas tento fazer com que uma maior capacidade de análise e abordagem a certos problemas será o verdadeiro factor de evolução na aquariofilia. Penso que concordamos que só o aquariofilista que testa e analisa os problemas do aquário é o único que evolui! Certo?

Portanto: Antes de dizer o que quer que seja, analisar e pesquisar. "Estudar, Experimentar,Estudar, Experimentar, Estudar,Experimentar..."

 

Eu mostrei este exemplo não pela estética nem para dizer que mesmo com troncos o pH se mantinha, mas sim para mostrar a cor da água e os troncos usados!

Eu sei, era só para descomprimir um pouco pá! :wink:

 

Estes são os troncos que para mim provocam a tal acidez na água. Olhando para a cor da água originada pela libertação dos taninos, deveria no mínimo oscilar um pouco aquando da introdução do 2º tronco.

Na minha opinião, não! Nem pensar! Ninguém diz que lavou os troncos! Imagina que trituras os troncos todos, e metes a mistura triturada num balde. Tritura todo o areão e mete em vários baldes. Se o areão for calcário, não concordas que a quantidade de troncos colocada, neste caso, foi quase insignificante? Eu acho que sim!

 

No entanto a falta de informação do kH e setup completo do áqua, leva a entender que os troncos não fazem descer o pH, certo? Para mim os troncos deste aquário sim fazem descer o pH e agora?

E agora digo que se não há informação sobre a dureza, se não há registo de o areão é, ou não, calcário (o que francamente parece-me), nada se pode concluir uma vez que não nos são mostrados todos os dados essenciais ao problema, certo?

 

Aqui está o tal problema que sempre referi desde o inicio… uma pessoa ao ler o que lá está escrito fica com a ideia que estes troncos não baixam ligeiramente o pH como ainda o sobe após a introdução do 2º tronco!!! A informação “generalista” existente na net de que os troncos baixam o pH está errada, se reparares onde esta informação está referenciada trata-se sempre do mesmo tipo de madeira.

Ok, por isso é que existem fóruns onde um maior número de pessoas visitam em busca de soluções para o seu aquário! Que é para não visitarem Blogs ou Web Pages e serem induzidas em erros.

 

Eu continuo na minha, ajudar e direccionar as pessoas para uma aquariofilia com ética e correcta! Não é isso que devemos fazer? :snipersmile:

É "missão" dos membros mais experientes e de membros entusiastas ajudarem os mais recentes e, digamos, alertar membros para informações que sejam mal dadas.

Eu por exemplo agradeço imenso ao André Silvestre por um dia escrever-me um testamento em MP acerca da criação de Ramirezis, como tu uma vez esclareceste duvidas minhas por MP acerca de substratos! (já foi à tanto tempo...). Agiram mais que correctamente e direccionaram-me para uma aquariofilia correcta e que cedo deu frutos!

 

Abraço,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.