Filtro UV, Aquecedor Externo


Recommended Posts

  • 2 semanas depois...

a pergunta que colocas é um pouco vaga, mas vou dar a minha opinião

filtro UV uso em aquas onde se tem peixes mais sensiveis (ou caros) como por exemplo em discus.

No meu caso concreto ajuda especialmente no combate às algas, já que meto "muita" comida e logo tenho excesso de nutrientes.

Nos aquas de criação de discos tambem me parece boa ideia usar (existe um tópico na secção DIY do David que ensina a fazer um filtro uv - muito bom)

Termos externos são tão bons quanto os outros internos. é mais uma questão de gosto, nomeadamente se gostas de ver equipamento no aqua. tambem são mais caros. No meu caso concreto, como não gosto de ver equipamento no aqua, troquei todos os internos por esternos.

 

cumps

"Muito louvor mereceis, peixes, por este respeito e devoção" Discurso de Santo António aos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço as vossas respostas e vou então tentar ser mais específico.

No que diz respeito ao filtro UV essencialmente o que pretendo saber é se é realmente útil, isto é, se a sua utilização se reflete em termos benéficos na qualidade da água, na eliminação do desenvolvimento das algas e na melhoria da saúde dos peixes, pois teoricamente o filtro UV elimina os organismoa nocivos presentes na água.

No que respeita ao termóstato externo, a minha dúvida tem a ver com a sua eficácia, isto porque pelo que vejo aqui no fórum não tenho a ideia de ser um equipamento muito utilizado, será por ser mais caro ou porque não funciona muito bem?

Nas lojas inclusivamente é muito raro ver-se este tipo de aquecedores à venda, a explicação que me têm dado tem a ver realmente com o preço e com alguns problemas de fiabilidade, isto é, avariam com facilidade e há perdas de calor´no percuso da água até ao aquário.

Daqui nascem as minhas questões, que usa filtros UV sente que vale a pena?

Quem tem termóstatos externos tem tido problemas com eles?

 

Abraço

 

 

Zé Martins

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço as vossas respostas e vou então tentar ser mais específico.

No que diz respeito ao filtro UV essencialmente o que pretendo saber é se é realmente útil, isto é, se a sua utilização se reflete em termos benéficos na qualidade da água, na eliminação do desenvolvimento das algas e na melhoria da saúde dos peixes, pois teoricamente o filtro UV elimina os organismoa nocivos presentes na água.

No que respeita ao termóstato externo, a minha dúvida tem a ver com a sua eficácia, isto porque pelo que vejo aqui no fórum não tenho a ideia de ser um equipamento muito utilizado, será por ser mais caro ou porque não funciona muito bem?

Nas lojas inclusivamente é muito raro ver-se este tipo de aquecedores à venda, a explicação que me têm dado tem a ver realmente com o preço e com alguns problemas de fiabilidade, isto é, avariam com facilidade e há perdas de calor´no percuso da água até ao aquário.

Daqui nascem as minhas questões, que usa filtros UV sente que vale a pena?

Quem tem termóstatos externos tem tido problemas com eles?

 

Abraço

Zé Martins

Tenho um 2128 da eheim há mais de 5 anos, é um termofiltro. A única desvantagem que lhe vejo é ter sido mais caro que o 2028! Sempre fiável e a manter a temperatura onde eu quero (o liga/ desliga é controlado electronicamente, o indicador/ controlador de temperatura é digital, ao décimo de grau e o equipamento está feito para permitir variações de meio grau (entre o liga/desliga).

Perdas de calor no caminho para o aquário não podem ser significativas, dado que a temperatura a que sai a água será apenas pouco maior do que no aquário (o caudal não permite grandes aquecimentos), a mangueira é curta e má condutora de calor.

 

Estou tão satisfeito com o desempenho do bicho que, para o meu novo aquário, para além de um 2080 comprei outro termofiltro e seco-húmido, o 2329.

 

Quanto a dispositivos de UV, ainda não usei, mas comprei agora um que pretendo instalar. Parece-me que os beneficios são maiores que os prejuísos, sendo que o principal contra são os preços. Pelo que tenho lido, deve evitar ligar-se quando se fertiliza micros (durante umas horas) e claro, quando se medica.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.