Filtragem e Iluminação


Recommended Posts

Caros amigos.

Apesar de este ser o meu primeiro post, desde que me inscrevi neste site, a consulta é quase diária.

Já há mais de 17 anos que estava afastado deste hobby, mas o tempo livre que entretanto arranjei ( e conseguir convencer a mulher ), fizeram-me regressar a este maravilhoso "mundo".

Comecei como quase toda a gente. Primeiro com um aquario oferecido de 80x40x50 ( com o vidro de trás partido, colado com silicone ) e que durou cerca de 2 anos, até, alguns anos depois acabar por eu próprio contruir o meu aquário em vidro de 12mm com 150x60x60 e caixilho em aço inox. Este aquário ainda hoje o guardo e logo que mude de casa irei usá-lo, pois por têr sido eu a construí-lo, tem um valor pessoal inestimável. Mas como este aquário é grande e vivo num apartamento, tive que optar por um panorâmico de 120x31x45.

 

- Apesar deste aquário vir equipado com aqueles filtros "colados" na parte interior do aquário, ajudado por uma bomba de àgua, resolvi pôr o meu antigo Fluval 403 a funcionar.

Ora, aqui começam as minhas dúvidas.

O Fluval tem 3 compartimentos para matéria filtrante, enquanto o filtro "interno" tem uma esponja e espaço por cima da mesma de cerca de 25 cm para se pôr lá o que quiser.

Ora no meu "tempo" as matérias filtrantes reduziam-se à turfa, carvão activado, algumas resinas e pouco mais.

Entretanto apareceram outros tipos de matérias, como argilas, bioballs, cerâmicas, etc.

Comprei o Sera Siporax e Sera Biobox.

Agora a minha dúvida é: - Devo pôr os dois no fluval (por que ordem?); pôr as biobox no interno e o siporax no fluval ou utilizar outro tipo de matérias filtrantes?

O aquário será tipicamente comunitário, com guppis, espadas, gouramis, mollys, corrydoras, otocinclus, etc.

 

- Em relação à iluminação também já estou a tratar de alterar a calha, uma vez que vem equipada com 2 tubos T8 de 30W.

Estou a pensar retirar os tubos T8 e aplicar 4 lâmpadas compactas de 36W cada. o que dizem? Quais os espectros que devo escolher?

 

- Em relação ao CO2, já arranjei um extintor de co2 de 5Kg, faltando comprar o resto do material.

 

Desculpem o testamento, mas não encontrei no fórum o local para fazer apresentações. Se o mesmo existe peço imensa desculpa.

Um bem haja a todos.

 

Atentamente

José Martins

Editado por Joedguma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem vindo ao Fórum ;)

 

Estás no bom caminho.

 

Quanto ás dúvidas...

 

As matérias filtrantes nunca usei essas não sei se são boas ou não ;)

 

Estás a pensar em fazer um plantado com plantas exigentes ou com plantas de baixa manutenção?

Independente disso, eu optava por 3 t5 em vez das compactas.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas e sê bem vindo!

 

Eu também concordo com o João. As T5 sempre dão outra luz...e já dá para colocar plantas mais exigentes.

Em relação às matérias filtrantes eu conheço a cerâmica Siporax da Sera. Não sei que quantidade compraste, mas eu colocava tanto as biobolas como a Siporax no interno e comprava Ehfisubstrat PRO para o externo.

 

Força nisso!

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha eu tenho um Fluval 305 e coloquei as seguintes matérias filtrantes:

 

2065155011_ee9fa1af74.jpg?v=02065155003_74c789bdbe.jpg?v=0

 

Fluval305 visto de cima

2065154997_315e525102.jpg?v=0

 

Disposição das matérias filtrantes por gaveta

2065154993_21e432cede.jpg?v=0

 

Secção 1 - 2 x Espuma (vêm de origem) + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda (ver figura)

Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica

Gaveta 4 e 5 - Siporax (3 sacos de 200g que vêm de origem, repartidos pelas duas secções da gaveta)

Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g (vêm de origem 3), um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro)

 

Espero ter ajudado

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Olha eu tenho um Fluval 305 e coloquei as seguintes matérias filtrantes:

 

2065155011_ee9fa1af74.jpg?v=02065155003_74c789bdbe.jpg?v=0

 

Fluval305 visto de cima

2065154997_315e525102.jpg?v=0

 

Disposição das matérias filtrantes por gaveta

2065154993_21e432cede.jpg?v=0

 

Secção 1 - 2 x Espuma (vêm de origem) + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda (ver figura)

Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica

Gaveta 4 e 5 - Siporax (3 sacos de 200g que vêm de origem, repartidos pelas duas secções da gaveta)

Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g (vêm de origem 3), um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro)

 

Espero ter ajudado

 

Boas!

 

Excelente resposta. Uma imagem vale mais que mil palavras, por conseguinte só fazia uma alteração: RETIRA o carvão activo que não tem interesse e substitui por mais Siporax ou Ehfisubstrat PRO.

 

Boa filtragem.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pelas respostas.

Em relação à filtragem, vou seguir os vossos conselhos, mas em relação à iluminação a calha que tenho não me permite colocar 3 T5. Estão instaladas 2 T8 e já não tenho espaço para mais. A calha é igual à do membro William ( se não estou enganado ) em que os balastros ficam dentro do perfil de alumínio, onde vão apertar as 2 lampadas ( uma de cada lado ). Assim, a escolha para mais luz, sem têr que fazer alterações à tampa do aquário, passa pela colocação das compactas. Nestas quais são as combinações de espectros que me aconselham? A intenção é têr um aquário agradável e bem plantado. De início irei apostar nas plantas de crescimento rápido ( para competirem com as algas ), mas mais tarde queria aventurar-me nas plantas mais difíceis. Em relação ao substracto, já aqui ouvi falar na akadama. Será que vale a pena para um aquário comunitário ou será preferível o Sera Floradepot.

Em relação ao Siporax, comprei 2 caixas, pois os copos do Fluval são grandes.

Desde já o meu obrigado.

Editado por Joedguma
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Excelente resposta. Uma imagem vale mais que mil palavras, por conseguinte só fazia uma alteração: RETIRA o carvão activo que não tem interesse e substitui por mais Siporax ou Ehfisubstrat PRO.

 

Boa filtragem.

 

Carlos Salgueiro.

 

O carvão activo coloquei para fazer uma primeira limpeza da água, dado estar com algumas impurezas pois montei o aqua recentemente. Irei tirá-lo daqui a uns tempos tipo umas duas semanas, conforme o estado da água.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Após alguma pesquisa deparei-me com algumas duvidas na ordem das matérias filtrantes que coloquei no meu FLUVAL 305.

Alguém pode dar um feedback?

 

Neste momento está assim (conforme mensagens anteriores):

 

Secção 1 - 2 x Espuma + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda

Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica

Gaveta 4 e 5 - Siporax (nas duas secções da gaveta)

Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro)

 

Dúvidas:

 

Secção 1 - 2 x Espuma + Lã de vidro no espaço que sobra mais à esquerda--> Em vez da lã de vidro, colocar mais uma placa de espuma, ou até SERA Biofibres (acho que é assim que se chama)

Gaveta 2 e 3 - Lã de vidro no fundo + Areia vulcânica --> Colocar apenas areia vulcânica

Gaveta 4 e 5 - Siporax (nas duas secções da gaveta) --> Penso não haver dúvidas

Gaveta 6 e 7 - Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta+ Lã de vidro) --> Colocar antes pela ordem Areia vulcânica (uma camada de 1 a 1,5cm) + Lã de vidro + Carvão (2 sacos de 70g, um por cada secção da gaveta).

 

Futuramente o carvão sairá para dar lugar a mais areia vulcânica

 

Já agora, deve-se atafulhar as gavetas com os vários materiais ou deve-se deixar os materiais à solta?

 

Que sugestões fazem, relativamente aos materiais a usar/ordem de colocação?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensei que haveria interessados em colocar mais dúvidas sobre o assunto e responder a esta questão.... :mrgreen:

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.