Joedguma

Membro
  • #Conteúdo

    4
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Sobre Joedguma

  • Aniversário 12/03/1971

Formas de Contacto

  • Website URL
    http://
  • ICQ
    0

Informação de Perfil

  • Localização
    Carvalhos - V. N. de Gaia

Joedguma's Achievements

Newbie

Newbie (1/14)

0

Reputação

  1. Obrigado Luís Fortunato. Mas de facto pesquisei no google mas, não dava os resultados que eu queria. Obrigado.
  2. Alguém me sabe dizer a relação entre kelvins e as lâmpadas PL ( casquilho 2G11 )da Osram? Ou seja, a lâmpada Osram "830" tem "x" kelvins, a "840" tem "y" e assim sucessivamente...?! Obrigado.
  3. Obrigado a todos pelas respostas. Em relação à filtragem, vou seguir os vossos conselhos, mas em relação à iluminação a calha que tenho não me permite colocar 3 T5. Estão instaladas 2 T8 e já não tenho espaço para mais. A calha é igual à do membro William ( se não estou enganado ) em que os balastros ficam dentro do perfil de alumínio, onde vão apertar as 2 lampadas ( uma de cada lado ). Assim, a escolha para mais luz, sem têr que fazer alterações à tampa do aquário, passa pela colocação das compactas. Nestas quais são as combinações de espectros que me aconselham? A intenção é têr um aquário agradável e bem plantado. De início irei apostar nas plantas de crescimento rápido ( para competirem com as algas ), mas mais tarde queria aventurar-me nas plantas mais difíceis. Em relação ao substracto, já aqui ouvi falar na akadama. Será que vale a pena para um aquário comunitário ou será preferível o Sera Floradepot. Em relação ao Siporax, comprei 2 caixas, pois os copos do Fluval são grandes. Desde já o meu obrigado.
  4. Caros amigos. Apesar de este ser o meu primeiro post, desde que me inscrevi neste site, a consulta é quase diária. Já há mais de 17 anos que estava afastado deste hobby, mas o tempo livre que entretanto arranjei ( e conseguir convencer a mulher ), fizeram-me regressar a este maravilhoso "mundo". Comecei como quase toda a gente. Primeiro com um aquario oferecido de 80x40x50 ( com o vidro de trás partido, colado com silicone ) e que durou cerca de 2 anos, até, alguns anos depois acabar por eu próprio contruir o meu aquário em vidro de 12mm com 150x60x60 e caixilho em aço inox. Este aquário ainda hoje o guardo e logo que mude de casa irei usá-lo, pois por têr sido eu a construí-lo, tem um valor pessoal inestimável. Mas como este aquário é grande e vivo num apartamento, tive que optar por um panorâmico de 120x31x45. - Apesar deste aquário vir equipado com aqueles filtros "colados" na parte interior do aquário, ajudado por uma bomba de àgua, resolvi pôr o meu antigo Fluval 403 a funcionar. Ora, aqui começam as minhas dúvidas. O Fluval tem 3 compartimentos para matéria filtrante, enquanto o filtro "interno" tem uma esponja e espaço por cima da mesma de cerca de 25 cm para se pôr lá o que quiser. Ora no meu "tempo" as matérias filtrantes reduziam-se à turfa, carvão activado, algumas resinas e pouco mais. Entretanto apareceram outros tipos de matérias, como argilas, bioballs, cerâmicas, etc. Comprei o Sera Siporax e Sera Biobox. Agora a minha dúvida é: - Devo pôr os dois no fluval (por que ordem?); pôr as biobox no interno e o siporax no fluval ou utilizar outro tipo de matérias filtrantes? O aquário será tipicamente comunitário, com guppis, espadas, gouramis, mollys, corrydoras, otocinclus, etc. - Em relação à iluminação também já estou a tratar de alterar a calha, uma vez que vem equipada com 2 tubos T8 de 30W. Estou a pensar retirar os tubos T8 e aplicar 4 lâmpadas compactas de 36W cada. o que dizem? Quais os espectros que devo escolher? - Em relação ao CO2, já arranjei um extintor de co2 de 5Kg, faltando comprar o resto do material. Desculpem o testamento, mas não encontrei no fórum o local para fazer apresentações. Se o mesmo existe peço imensa desculpa. Um bem haja a todos. Atentamente José Martins