valores de gh


Recommended Posts

É verdade que o ph e o kh estão dentro dos valores.

 

Mas sendo o gh tão elevado não o deveria fazer baixar? e como? através de tpa's?

 

Que implicações poderá ter um valor de gh desta grandeza?

 

JCF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É verdade que o ph e o kh estão dentro dos valores.

 

Mas sendo o gh tão elevado não o deveria fazer baixar? e como? através de tpa's?

 

Que implicações poderá ter um valor de gh desta grandeza?

 

JCF

 

Boas!

 

Terás que ter algumas pedras calcárias dentro do aquário, ou conchas ou mesmo alguma decoração. Podes colocar o setup? A água da torneira sai com que valor de GH?

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Terás que ter algumas pedras calcárias dentro do aquário, ou conchas ou mesmo alguma decoração. Podes colocar o setup? A água da torneira sai com que valor de GH?

 

 

 

Boas,

 

Os valores da água da torneira são:

 

ph- 7,4

 

Kh- 2

 

Gh- 5

 

PO4- entre 0,25 e 0,50

 

NO3- 1

 

 

Há já algum tempo que não fazia TPA's e apenas estava a juntar água para repor níveis. Ontem fiz uma TPA de 20% e os valores agora são estes:

 

ph- 7,0

Kh-3

Gh-15

PO4- 2

No3- 30

 

Parecem-me mais equilibrados embora os nitratos ainda estejam altos. No vidro tenho algumas green spots.

 

Qual a tua opinião?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Os valores da água da torneira são:

 

ph- 7,4

 

Kh- 2

 

Gh- 5

 

PO4- entre 0,25 e 0,50

 

NO3- 1

Há já algum tempo que não fazia TPA's e apenas estava a juntar água para repor níveis. Ontem fiz uma TPA de 20% e os valores agora são estes:

 

ph- 7,0

Kh-3

Gh-15

PO4- 2

No3- 30

 

Parecem-me mais equilibrados embora os nitratos ainda estejam altos. No vidro tenho algumas green spots.

 

Qual a tua opinião?

 

 

Boas!

 

O problema do GH está explicado, não chega só adicionar a água que evapora já que os sais não evaporam ficam lá em mais concentração. TPA'S.

Em relação às Green Spot elas acabam por aparecer sempre, mais cedo ou mais tarde, mas os valores de nitratos estão realmente muito altos, portanto cuidado com as algas. Eu não sei o valor ao saír da torneira, mas se fôr elevado a solução é plantar bem com plantas de crescimento rápido (algumas) e adicionar fertilizante de potássio para ajudar as plantas a assimilarem esses nitratos.

Outra solução entre outras seria utilizar água de osmose.

 

Carlos Salgueiro.

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O problema do GH está explicado, não chega só adicionar a água que evapora já que os sais não evaporam ficam lá em mais concentração. TPA'S.

Em relação às Green Spot elas acabam por aparecer sempre, mais cedo ou mais tarde, mas os valores de nitratos estão realmente muito altos, portanto cuidado com as algas. Eu não sei o valor ao saír da torneira, mas se fôr elevado a solução é plantar bem com plantas de crescimento rápido (algumas) e adicionar fertilizante de potássio para ajudar as plantas a assimilarem esses nitratos.

Outra solução entre outras seria utilizar água de osmose.

 

Carlos Salgueiro.

 

Obrigado pela tua pronta resposta.

 

Relativamente ao valor dos nitratos, a água da torneira tem o valor de 1. Penso que a solução que apontas de colocar plantas de crescimento rápido é uma boa solução. Contudo acontece que a minha iluminação é insuficiente, pois só tenho 60W para um aquário destas dimensões. Estou à espera de umas calhas de iluminação que a Naturline vai ter nos próximos dias. Aproveitava para perguntar duas coisas:

 

- Que plantas de crescimento rápido sugeres?

 

- Que iluminação recomendas para este aquário (objectivo formar um plantado)?

 

Actualmente só tenho valisnéria americana, fetos de java, anúbias e amazonenses.

 

Até lá penso que com mais umas TPA's os nitratos ficarão controlados, pois só com uma TPA de 20% desceram de 40 para 30. Penso que o nível ideal é de 10. Confirmas?

 

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela tua pronta resposta.

 

Relativamente ao valor dos nitratos, a água da torneira tem o valor de 1. Penso que a solução que apontas de colocar plantas de crescimento rápido é uma boa solução. Contudo acontece que a minha iluminação é insuficiente, pois só tenho 60W para um aquário destas dimensões. Estou à espera de umas calhas de iluminação que a Naturline vai ter nos próximos dias. Aproveitava para perguntar duas coisas:

 

- Que plantas de crescimento rápido sugeres?

 

- Que iluminação recomendas para este aquário (objectivo formar um plantado)?

 

Actualmente só tenho valisnéria americana, fetos de java, anúbias e amazonenses.

 

Até lá penso que com mais umas TPA's os nitratos ficarão controlados, pois só com uma TPA de 20% desceram de 40 para 30. Penso que o nível ideal é de 10. Confirmas?

JCBF

 

Boas!

 

Podes colocar setup completo do aquário? Capacidade, substrato fértil, ilumanação, filtragem, etc. etc.

O valor 10 para os nitratos depende da flora e outros factores; com plantas de crescimento rápido, com boa luz, CO2 e substracto fértil tudo bem, caso contrário eu optaria por estabilizá-lo entre 5 e 7.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores da água do meu aquário são os seguintes:

 

ph - 7

 

kh - 3

 

gh - 25

A que se pode dever um valor tão exagerado do gh e o que fazer?

 

JCBF

 

 

 

 

Boas,

 

Aqui fica o setup:

 

SETUP MARCA/Modelo

 

Filtragem Filtro EHEIM 2213

Filtro Biológico Bioballs Dupla

Filtro mecânico Cerâmica/Esponja filtrante EHEIM e lã filtrante

 

Calor Aquecedor T 150 - Tetra

 

Luz Reflector c/ 3-T5x54W Life-Glo - 6700K + 2xBio - 10000K

Período de luz 8 horas/dia

 

Inertes Substracto fértil - 5L (Dupla?)

Substracto cobertura grânulos vulcânicos (biogrânulos)

Troncos

Xistos

Rocha vulcânica

 

Flora Hygrophila polysperma

Microsorum pteropus

Vallisnéria americana (gigantea)

Anúbia barteri (nana)

Cabomba caroliniana

Echinodorus bleheri

 

Fauna Corydora aeneus (albina)

Corydora aeneus (bronze)

Corydora paleatus (pimenta)

Hypostomus plecostomus

Labeo bicolor

Capoeta trezone

Balanteocheilus melanopterus

Botia palhaço

Xiphophorus maculatus

Xiphophorus helleri

Poecilia sphenops

Branchydanio rerio

Pterophyllum scalare

 

Fiz esta semana o upgrade da iluminação pois tinha apenas duas lâmpadas de 30W cada. Coloquei já cabombas e a Hygrophila polysperma, conforme sugerido.

 

Com as mudanças de água os nitratos já estão em 20. Penso que com mais uma mudança nó próximo fim de semana os valores fiquem normais.

 

Tens alguns comentários?

 

 

JCF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Podes colocar setup completo do aquário? Capacidade, substrato fértil, ilumanação, filtragem, etc. etc.

O valor 10 para os nitratos depende da flora e outros factores; com plantas de crescimento rápido, com boa luz, CO2 e substracto fértil tudo bem, caso contrário eu optaria por estabilizá-lo entre 5 e 7.

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Boas,

 

Está aqui o Setup. Não tens comentários?

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Está aqui o Setup. Não tens comentários?

 

JCBF

 

Boas!

 

Com um Kh de 3 e um Gh de 25, não é muito normal. O teste de Gh está bom? A água da torneira sai com esse valor? Sinceramente e se o teste estiver bom, para baixares esse Gh só com água de osmose, ou fazeres TPA´s com outra água que não a da torneira. Contudo estive a ler melhor os teus post's e verifiquei que já tiveste o Gh a 5 salvo erro! Só pode haver algo dentro do aquário que esteja a elevar o Gh e se não são pedras só pode ser esse substrato "bio". Isso também é fácil verificar, coloca uma quantidade numa garrafa e mede os valores pasados uns dias, ou mais rápido deita vinagre em cima das pedras que tiveres inclusivamente o areão. Se ferver já sabes...

Em relação aos nitratos fertiliza com potássio, para ajudar a assimilação do NO3. Devias verificar também o valor do PO4 e Fe pois são essenciais num plantado.

 

Desculpa a ajuda ser pouca, mas talvez os homens da Química te possam ajudar de certeza melhor que eu!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os valores da água da torneira são:

ph- 7,4

Kh- 2

Gh- 5

PO4- entre 0,25 e 0,50

 

Eu não sou quimico mas.....

Experimenta fazeres TPAS DIÁRIAS de 10 a 20% e daqui por uma semana vais ver que o Gh desceu muito.

Parece uma osmose LOL.

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Com um Kh de 3 e um Gh de 25, não é muito normal. O teste de Gh está bom? A água da torneira sai com esse valor? Sinceramente e se o teste estiver bom, para baixares esse Gh só com água de osmose, ou fazeres TPA´s com outra água que não a da torneira. Contudo estive a ler melhor os teus post's e verifiquei que já tiveste o Gh a 5 salvo erro! Só pode haver algo dentro do aquário que esteja a elevar o Gh e se não são pedras só pode ser esse substrato "bio". Isso também é fácil verificar, coloca uma quantidade numa garrafa e mede os valores pasados uns dias, ou mais rápido deita vinagre em cima das pedras que tiveres inclusivamente o areão. Se ferver já sabes...

Em relação aos nitratos fertiliza com potássio, para ajudar a assimilação do NO3. Devias verificar também o valor do PO4 e Fe pois são essenciais num plantado.

 

Desculpa a ajuda ser pouca, mas talvez os homens da Química te possam ajudar de certeza melhor que eu!

 

Abraço

 

Carlos Salgueiro.

 

 

Ora viva,

 

Neste momento as coisas estão um pouco alteradas. O Gh já não é de 25, mas de 14, o que foi conseguido a partir do momento em que retomei as tpa's semanais de 20%. Acho por isso que está num valor aceitável.

 

Quanto aos nitratos estão a 20 e já comecei a fertilização com K. Os fosfatos estão com um valor de 4, o que é também elevado. Fiz entretanto uma lavagem do filtro que já estva bastante sujo e penso que possa vir daí o valor tão elevado dos fosfatos.

 

Estou a adubar com Fe da Elos.

 

Relativamente aos substracto, ele é rico em magnésio e tem total ausência de calcário, daí que, com a ausência de tpa's que ocorreu durante algum tempo, em que só fazia reposição de níveis de água, se tenha gerado uma concentração de magnésio que terá provocado o aumento do Gh.

 

De momento já não me recordo qual o Gh da água da torneira, mas é bastante mais baixo, talvez à volta dos 5.

 

Parece que a coisa está a ir no bom caminho. Agora é só reduzir o nível de fosfatos e nitratos. Entretanto coloquei cabombas e higophila polysperma, para ajudar a consumir os nitratos.

 

Um abraço,

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Neste momento as coisas estão um pouco alteradas. O Gh já não é de 25, mas de 14, o que foi conseguido a partir do momento em que retomei as tpa's semanais de 20%. Acho por isso que está num valor aceitável.

 

Quanto aos nitratos estão a 20 e já comecei a fertilização com K. Os fosfatos estão com um valor de 4, o que é também elevado. Fiz entretanto uma lavagem do filtro que já estva bastante sujo e penso que possa vir daí o valor tão elevado dos fosfatos.

 

Estou a adubar com Fe da Elos.

 

Relativamente aos substracto, ele é rico em magnésio e tem total ausência de calcário, daí que, com a ausência de tpa's que ocorreu durante algum tempo, em que só fazia reposição de níveis de água, se tenha gerado uma concentração de magnésio que terá provocado o aumento do Gh.

 

De momento já não me recordo qual o Gh da água da torneira, mas é bastante mais baixo, talvez à volta dos 5.

 

 

Parece que a coisa está a ir no bom caminho. Agora é só reduzir o nível de fosfatos e nitratos. Entretanto coloquei cabombas e higophila polysperma, para ajudar a consumir os nitratos.

 

Um abraço,

 

JCBF

 

 

 

 

 

Boas,

 

Entretanto os fosfatos continuam em 4 e estou com dificuldade em baixá-los.

 

A que é que isso se deverá e o que se pode fazer?

 

JCBF

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Entretanto os fosfatos continuam em 4 e estou com dificuldade em baixá-los.

 

A que é que isso se deverá e o que se pode fazer?

 

JCBF

 

Boas!

 

Deve-se sobretudo a excesso de peixes e alimentação excessiva. Planta o máximo que puderes e continua a fertilizar com potássio cerca de 20ml/dia, caso seja o da Horizonte Aquático, pois se fôr outra marca terás que ver as concentrações.

Com TPA's mais frequentes também resolves o problema.

Editado por aquapego

O MEU AQUÁRIO

Carlos Salgueiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.